• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

d20 - Um jogo de suplementos colecionáveis?

O fato é que hoje em dia o que dá dinheiro é combates de 1 hora, Efeitos especiais, e uma desculpa de história no fundo. O que é aquele Piratas do Caribe 3? Meu deus, e ainda querem comparar essa série com Indiana Jones...
O fato é que tá tudo conciliado e versátil. Piratas do Caribe lado a lado com o novo do Indiana Jones 4, e uma nova animação de tartarugas ninja e mais surpreendente, As aventuras de tintin, personagem dos quadrinhos europeu dos anos 50, que também vai ganhar versão animada produzida e dirigida por Spielberg e Peter Jackson.

Combates de 1 hora dá dinheiro? Claro que dá, mas dizer que estamos restritos a só isso é só querer ver um lado da moeda, apenas para impor seu ponto de vista. O que eu quis dizer é que foi possivel achar um meio termo no mercado de games, filmes e televisão, menos no RPG.

..como um exemplo de vídeo-game no cinema. Fala sério, apesar de não ter lido todos os livros, o que lí me agradou e mostrou muito mais susbtância do que os filmes com roteiros de vídeo-game e seus "combates épicos"
Como sugetão leia tudo e você verá que é impossivel trazer todo o feeling literário de Tolkien para as telas. E que os filmes alavancaram as vendas do Senhor dos Anéis, inclusive no Brasil, pais de pouca tradição literária.

E a mesma discussão vale para qualquer filme adaptado de algum livro, desde o primeiro filme adaptado de alguma peça de Shakespeare em meados de 1920.

Beleza, vamos esperar e compará-lo com Blade Runner. Qual você acha que será mais "Style" (ação com efeitos especiais e roteiro de vídeo-game), e qual será "Substance". Eu aposto, de cara, em Blade Runner como o mais "Substance" e maior retentor das convenções cyberpunk.
Aliás Blade Runner também foi fracasso de bilheteria... bem lembrado.
 
Última edição:
Talvez o problema seja maior que isso. Nossa cultura é consumista, nosso povo quer tudo na hora, coisa rápida e mastigada de preferência. O RPG, como os games e o cinema, se adaptaram a esse povo. Em vez de um conjunto de regras para criar seu personagem, eles te dão tudo pronto, basta escolher e anotar. Interpretação é coisa cult...

Talvez isso se deva também a banalização do RPG promovido pela revista Dragão Brasil. Dizendo que RPG é fáil de jogar, não é arte é só um jogo, qualquer um pode jogar, misturando anime e RPG... Esses são os efeitos. E novamente não podemos falar em certo ou errado, mas fica mais dificil sair material para os jogadores veteranos...

Tipo veio o D&D, veio o AD&D, veio o GURPS, veio o D20 e o que virá depois? Qual o próximo grande sistema?
 
Talvez o problema seja maior que isso. Nossa cultura é consumista, nosso povo quer tudo na hora, coisa rápida e mastigada de preferência. O RPG, como os games e o cinema, se adaptaram a esse povo. Em vez de um conjunto de regras para criar seu personagem, eles te dão tudo pronto, basta escolher e anotar. Interpretação é coisa cult...
Não tenho certeza se o RPG se adaptou a isso. Olho pro d20 (referencia de mercado) e vejo mta coisa retrógoda e um monte de coisa sem sentido nos dias de hoje. Não vejo mudanças, apenas dor de cabeça. O que o d20 tem de revolucionário? A licença aberta do RPG mais famoso do mundo. Só.

Quando você diz que "eles te dão tudo pronto, basta escolher e anotar." Isso existe desde 1974. Onde vc escolhia uma classe, jogava 3d6 6 vezes e saia jogando. Aliás fazer um personagem de d20 na mão é um saco.

Em tempo: nossa dinamica consumista eh um problema? Qual o problema de querer tudo pronto quando se quer diversão. O RPG teria que se adequar a isso de tempos em tempos, o mundo é assim.
 
Última edição:
Em tempo: nossa dinamica consumista eh um problema? Qual o problema de querer tudo pronto quando se quer diversão. O RPG teria que se adequar a isso de tempos em tempos, o mundo é assim.

Usei o termo problema, mas foi mum lapso. Como eu disse embaixo não podemos falar em certo ou errado.

Quando você diz que "eles te dão tudo pronto, basta escolher e anotar." Isso existe desde 1974. Onde vc escolhia uma classe, jogava 3d6 6 vezes e saia jogando. Aliás fazer um personagem de d20 na mão é um saco.

Sim, porque na época visava os jogadores de war games. Mas vieram novos sistemas que romperam com essa mecânica, como o GURPS e o Storyteller que te fornecia elementos e você criava seu personagem, mas eis que o D&D volta com a velha mecânica e ela cai bem em nossos tempos.
Quais novidades? Licença aberta, belas ilustrações, mecânica mais ágil, ataques de oportunidade... Basicamente isso. Esses são os méritos do D&D. Mas ele não estimula tanto a criação quanto os outros RPGs, funciona basicamente com esteriótipos. Tem um quantidade enorme de limitações também...

Concordo que o RPG precisa se adptar à nossa sociedade e não vejo isso como um problema. RPG nunca vendeu tanto como agora e nunca foi tão popular, devemos estar feliz. Ganhamos em quantidade, mas tenho a impressão que perdemos em qualidade.
 
Última edição:
Cara, vejo um Armitage como um grande velho. Velho e rabugento. Deixe os combates "epicamente chatos" de uma hora pra lá. Deixe que nós, jovens consumistas, nos divertamos.
Há ainda quem gosta do que vocês chamam de estereótipos e há quem aprecie Hack'nSlash. Deixem-nos dar ataques de oportunidade à vontade. Os video-games, filmes sem conteúdo e o d20 estão aí. Adaptem-se, velhos.

Tudo bem, o d20 pode até ser parte de tudo isso que vocês disseram, mas há quem interprete, há quem "role-playe" jogando d20.

E a Wizards quer vender, que culpa tem ela? Essa foi uma estratégia, e uma ótima, que ela arrumou pra fazer isso. Ela vende, eu compro, e fico feliz. Não vejo porque teria que ser diferente. Vocês é que estão exigentes demais.

Armitage disse:
Pois é Saiff.
E depois fala de mim :lol:

Só o que eu penso, o que eu sei, não é muito. Afinal não costumo fazê-lo com freqüencia.
 
queria saber quem tem livros do D&d e do Daemon para me arrumar do precisando para mestrar! alguem pode me ajudar? Preciso de livros em português!
 
...mais "vídeo-gamização". :mrgreen:


Até Vampire se vídeo-gamizou, depois que lançou suas classes de prestíg... digo, bloodlines. É a influência dos WoWs, MU Onlines, etc. sobre o RPG de mesa.

O Vampire sempre teve seu lado apelão. Na verdade o Vampire é o RPG com maior potencial de destruição e apelação de todos no mercado.

Só se for dentro da sua definiçãod e ROLE-PLAYING GAME. Na minha opinião, o único "RPG" que os vídeo-games se aproximaram foi o "simulador de combate com rótulos medievais" , AKA Dungeons and Dragons. :roll:

Na verdade, em termos de estrutura, o RPG que menos se assemelha aos video games é o D&D. Se tu analisar bem, tu vai notar que nos RPGs eletrônicos tu demora bem menos pra evoluir e evolui aos poucos, diferente do D&D onde tu demora pra evoluir e, quando evolui, ganha várias bonificações. Os RPGs eletrônicos possuem uma pseudo-complexidade em suas histórias, tramas e personagens, enquanto o D&D é assumidamente simplista (como vocês não cansam de apontar: é chutar a porta e matar o orc).

...como um exemplo de vídeo-game no cinema. Fala sério, apesar de não ter lido todos os livros, o que lí me agradou e mostrou muito mais susbtância do que os filmes com roteiros de vídeo-game e seus "combates épicos" (epicamente chatos pra mim). Mas hey, eu não sou o público alvo dos filmes - não sou nem fã de carteirinha de tolkien, e nem viciado em Final Fantasies, e WoWs.

O SdA é uma das melhores adaptações livro-cinema da história, IMO.

coisa ruim tem faz tempo.

Sim, olha há quanto tempo o GURPS se segura semi-vivo! :lol:
 
o RPG que menos se assemelha aos video games é o D&D. Se tu analisar bem, tu vai notar que nos RPGs eletrônicos tu demora bem menos pra evoluir e evolui aos poucos, diferente do D&D onde tu demora pra evoluir e, quando evolui, ganha várias bonificações.
Bom, ae eu sou obrigado a discordar. D&D 3E apresenta um ritmo de evolução bem mais rápido que qualquer outro RPG, até mesmo em relação as suas edições anteriores. Na verdade isso fez com que os epicos se tornassem mais comuns, se comparados com outros titulos.

Sim, olha há quanto tempo o GURPS se segura semi-vivo!
Bem, d20 como conhecemos em seus poucos anos de existência já juntou mais falha que o GURPS, com certeza. (3.5?!?!? até agora nao me conformo)
 
Bom, ae eu sou obrigado a discordar. D&D 3E apresenta um ritmo de evolução bem mais rápido que qualquer outro RPG, até mesmo em relação as suas edições anteriores. Na verdade isso fez com que os epicos se tornassem mais comuns, se comparados com outros titulos.

Isso não é verdade. No Call of Cthulhu, por exemplo, tu melhora as tuas skills em todas as sessões, praticamente. E o D&D ficou mais rápido em relação ao AD&D só, e por causa dos conceitos de challenge rating e de encounter level, que faz com que o DM possa montar um desafio à altura dos PC's com maior facilidade.

(3.5?!?!? até agora nao me conformo)

O que não me conforma é lançarem a 4a edição de um RPG totalmente morto, que nem o GURPS e ainda me falarem em ressucitar o MERP!
 
O que não me conforma é lançarem a 4a edição de um RPG totalmente morto, que nem o GURPS e ainda me falarem em ressucitar o MERP!
então estamos na mesma, vc indignado com GURPS eu com d20... ueh. QUanto ao MERP... tah, os caras são loucos.
 
O fato é que hoje em dia o que dá dinheiro é combates de 1 hora, Efeitos especiais, e uma desculpa de história no fundo. O que é aquele Piratas do Caribe 3? Meu deus, e ainda querem comparar essa série com Indiana Jones...

Em parte sim, o cinema mudou. Mas acho que tb tem mto a ver de gosto. Gosto de Cidadão Kaine, Laranja Mecânica, Ben-Hur, Ladrão de Bicicleta, Planeta dos Macacos (original) e nem por causa disso vou deixar de assistir filmes recentes. E não sou gosto mto de dizer que filmes Y não tem história. Ele pode não ter uma história que te agrade, mas tem história. Tomamos o Piratas do Caribe, por exemplo. Pode ter seus cliches, mas eu gosto daquele tipo de história. E além do mais, é um filme de aventura, com elementos de filme de aventura (ação, efeitos especiais tb estão inclusos em aventuras, geralmente).

Na minha opinião, o único "RPG" que os vídeo-games se aproximaram foi o "simulador de combate com rótulos medievais" , AKA Dungeons and Dragons.

Isso é sua visão sobre D&D. Quem faz o jogo ser assim são os jogadores, pois vc pode jogar mto bem apenas interpretando, numa boa. E não me venha falar de simulador de combate de maneira depreciativa, pq o GURPS faz isso tb, e não apenas com combate (cavar buraco, lembra????). Só pq D&D tenta simular combates medievais épicos, isso é ruim?? Vc pode não gostar do estilo, tudo bem, mas tome cuidado em tachar de ruim apenas por gosto. E assim como D&D tenta simular combate épico medieval, Gurps tenta simular combates realistas e até mesmo combates cinematográficos (lembra de Artes Marciais???).


Beleza, vamos esperar e compará-lo com Blade Runner. Qual você acha que será mais "Style" (ação com efeitos especiais e roteiro de vídeo-game), e qual será "Substance". Eu aposto, de cara, em Blade Runner como o mais "Substance" e maior retentor das convenções cyberpunk. A não se que os produtores de Neuromancer não se importem em agradar 'as massas de jovens.


Blade Runner rules!!!! Blade Runner é f****da, ele é considerado um dos melhores filmes de Ficção Ciêntifica já feitos.


misturando anime e RPG...

E isso é algo ruim? Depende tb do gosto da pessoa. Não necessariamente um rpg meio anime é sem conteudo e "video-gamista". É só ver animes como AKIRA, Evangelion, Elfen Lied e FullMetal Alchemist. Nem todo anime é como DragonBall Z.

E para quem não gosta de anime: anime é apenas uma maneira de expressão. Vc pode expressar a mesma história de maneiras diferentes, seja por um filme, seja por livro, seja por uma hq, ou seja por um anime. Se não gosta do traço, tudo bem, mas falar que é ruim aí tb é sacanagem...

E o esteriotipo do rpgista "atual" aqui no Brasil é mais ligado a anime doq hq. Mtos verenos (de mais de "vinte a lá vai bolas" anos) são mais ligados a hqs pq justamente não havia espaço e oportunidade para animes/mangás. Hj temos até bastante, embora mto longe de ser como Japão (sem comparação...).

E não necessariamente só pq a molekada gosta de animes significa que eles são mais imaturos e querem mais ação que conteudo... é errado pensar assim... isso acaba parecendo até preconceito contra animes... é sem sentido isso, afinal, tem mto anime com mais conteudo e "feeling" que mta hq e filme por aí....

Enfim, não acho que juntar anime e rpg seja algo ruim, vc pode ter bons resultados. Uns gostam do estilo outros não.
 
Última edição:
Ok, Arcanjo. Fui um poquito pré-conceituoso com os animes. SÓ com os animes.

- - -

Cara, vejo um Armitage como um grande velho. Velho e rabugento

Eu SOU velho e rabugento Alpharaz. Pede a benção pro tio, pede. :cool:

- - -

Taverneiro, não quis dizer que TUDO que sai hoje é bosta. Não sou tão radical a esse ponto. E concordo contigo nas demais colocações.

- - -

Quanto 'a D&D ser o modelo seguido pelos jogos de vídeo-game, Sky, deixe-me explicar: não é um detalhe como "tempo de evolução, etc.", mas as convenções básicas que D&D criou de "como se jogar RPG", diga-se:

Matar -> Pilhar -> Ganhar XP -> Subir de "Nível" -> (volta pro início);

É esse o "modelo" que foi seguido pela indústria de vídeo-games desde os primórdios. A primeira vez que joguei um RPG de vídeo-game (Phantasy Star, de 1988, do master system), fiquei encucado com o fato de, ao matar um monstro, aparecer um "baú de tesouro" (!!!). Só muito depois fui entender o porquê: D&D. E até hoje ainda não inventaram outra forma de se distanciar disto. Mesmo os jogos mais "diferentes", como Planescape: Torment, Fallout, Darklands, Ultima, etc. não conseguiram se ver totalmente livres deste modelo (talvez System Shock e Deus Ex sejam os mais revolucionários. Assim como Ultima Online e Eve Online, no campo dos MMORPGs.)

Tanto que Diablo é considerado um dos melhores "RPGs" dos ultimos tempos por muita mulecada. Detalhe: não há um pingo sequer de Role-Playing em Diablo, mas para o mainstream, role-playing é sinônimo de: classes, níveis, XP, e matar monstros.
 
Última edição:
É esse o "modelo" que foi seguido pela indústria de vídeo-games desde os primórdios. A primeira vez que joguei um RPG de vídeo-game (Phantasy Star, de 1988, do master system), fiquei encucado com o fato de, ao matar um monstro, aparecer um "baú de tesouro" (!!!). Só muito depois fui entender o porquê: D&D. E até hoje ainda não inventaram outra forma de se distanciar disto. Mesmo os jogos mais "diferentes", como Planescape: Torment, Fallout, Darklands, Ultima, etc. não conseguiram se ver totalmente livres deste modelo (talvez System Shock e Deus Ex sejam os mais revolucionários. Assim como Ultima Online e Eve Online, no campo dos MMORPGs.)



De fato, acho que essas características de video-games se deve a D&D sim, mas veja bem, para mta gente, jogar um jogo de video-game de rpg, fps, (enfim, a maioria dos jogos, fora esportes) sem ter "porrada" é xato. Mta gente acharia jogos só e dialogos algo entediante...(por isso que criaram o IceWind Dale, uma versão mais porrada e menos dialogo de Baldur's Gate, que tem muuuuito dialogo, interação).

*Deus Ex é realmente diferente, não apenas como rpg, mas como fps. mas ele ainda tem os combats, como mtos (quase todos) fps, embora vc não ganhe xp por isso.

Até em um RPG eletronico de Vampiro/Storyteller vc ganha xp de combate...
¬¬

Se existe mtos rpgs voltados para o combate é pq tem um mercado que apoie, é pq tem consumidores para segurarem esse mercado.


*= CORRIGIDO
 
Última edição:
Mas aí é que está! Os jogos de video game vieram do D&D, não o contrário. Os jogos de video game se limitam a essa tua visão, até porque praticamente todo mundo passa as partes de diálogos rapidamente, diferente da mesa, onde se fica interpretando.
 
Pois é. Isso que eu quis dizer. O que acontece com RPGs eletrônicos um pouco mais "interpretativos" (Planescape, Fallout) ??? Não vendem. E são substituídos por Final Fantasies, Diablos, WoWs, etc.

Lembrando que já houve um tempo, lá entre o fim dos ´80 e fim dos ´90, em que os RPGs eletrônicos eram mais diversos, inclusive com mais títulos "interpretativos" (Ultima 4, Wasteland, A Mind Forever Voyage, Deus Ex, etc.). Mas hoje em dia a coisa é só:

"mata, mata, level up! mata, mata, level up!"

Curiosamente, traçando um paralelo indústria RPG e indústria eletrônica, nessa mesma época de diversidade eletrônica, a diversidade na mesa também era maior.

(se bem que hoje o cenário do RPG está ficando muito bom. O internacional, digo. Tem MUITA variedade de títulos, gêneros e estilos. E com muita qualidade também. Seria a melhor época pra ser RPGista? Acho que isso vale um tópico heim... :think:)
 
Mas hoje em dia a coisa é só:

"mata, mata, level up! mata, mata, level up!"

Curiosamente, traçando um paralelo indústria RPG e indústria eletrônica, nessa mesma época de diversidade eletrônica, a diversidade na mesa também era maior.

(se bem que hoje o cenário do RPG está ficando muito bom. O internacional, digo. Tem MUITA variedade de títulos, gêneros e estilos. E com muita qualidade também. Seria a melhor época pra ser RPGista? Acho que isso vale um tópico heim... :think:)

O WOW e o LOTRO estão mudando este estereótipo descerebrado.
 
Para quem acha que tem poucas opções de RPG, aí vai uma lista, tirado do wikipedia:

Fantasy Genre
Adventurers of the North - Kalevala Heroes (a.k.a. ANKH)
Alshard (Japanese) - fantasy with mecha like Final Fantasy
Alshard Gaia (Japanese) - a contemporary fantasy with Alshard system
Amber Diceless Roleplaying - based on the works of Roger Zelazny
Arduin - The First cross-genre RPG, written by David A. Hargrave
Aria
Arianrhod RPG (Japanese) - MMORPG-like
Ars Magica
Battleaxe fantasy roleplaying by Sixteen Coal Black Horses
BattleDragons Play as dragons in a fantasy world by Spartacus Publishing.
The Black Company Campaign Setting based on the *The Black Company book series by Glen Cook, using the d20 system.
Blue Rose by Green Ronin Publishing
The Burning Wheel - High fantasy
Castles and Crusades - OGL System fantasy RPG published by Troll Lord Games
Castle Falkenstein - steampunk fantasy
Chivalry and Sorcery
Les Chroniques d'Erdor, an unusual French RPG of oneiric fantasy using a 54 card game, edited by Boite a Polpette.
Conan (a GURPS version by SJGames, and an OGL System version by Mongoose Publishing)
Corum - an addendum to the Stormbringer RPG (aka Elric!)
Cursed Empire (formerly Crimson Empire, changed its name for trademark reasons)
Dangerous Journeys - created by E. Gary Gygax
The Dark Eye - Germany's most popular RPG, known in Germany as Das Schwarze Auge
Deliria: Faerie Tales for the New Millennium - by Phil Brucato. Published by Laughing Pan Productions
Donjon - by Clinton R. Nixon
DragonMech - Where fantasy meets mecha!
Drakar och Demoner (Dragons and Demons) - Swedish fantasy RPG
DragonQuest - a now out-of-print RPG, suppressed by TSR
DragonRaid - a Christian RPG, created by Dick Wulf in 1984
Dragon Warriors - An easy-to-use RPG published in paperback format.
Dungeons & Dragons - created by Dave Arneson and E. Gary Gygax, further editions by TSR, Inc. and Wizards of the Coast
Dying Earth - based on the stories of Jack Vance
Earthdawn
Elemental Axes by Crosstime Games of British Columbia
Elfquest by Chaosium - based on the works of Richard Pini and Wendy Pini
Elric!, by Chaosium, based on Michael Moorcock's Elric of Melniboné stories
Empire of the Petal Throne - set in M. A. R. Barker's world of Tekumel
Everquest - Pencil & Paper version of the popular MMORPG, Published by White Wolf, Inc.
Everway
Exalted
Fabula
Faery's Tale
Fantasy Hero by Hero Games
Fantasy Imperium
The Fantasy Trip
Furry Pirates
A Game of Thrones - based on the eponymous fantasy novel
HackMaster
HârnMaster/Hârn
High Adventure Role Playing by Iron Crown Enterprises
Hawkmoon - an addendum to the Stormbringer RPG (aka Elric!)
Hero Wars/HeroQuest (role-playing game)
In Nomine - Based on the In Nomine Satanis / Magna Veritas French roleplaying game
Iron Gauntlets by Precis Intermedia
Ironclaw - Edited by Sanguine Productions Ltd
Jadeclaw - Edited by Sanguine Productions Ltd
Jorune (or "Skyrealms of Jorune")
Legend of the Five Rings Role-Playing Game - Asian-themed RPG, published by Alderac Entertainment Group
Lejendary Adventure, created by Gary Gygax and published by Hekaforge Productions
Lone Wolf
Lord of the Rings Roleplaying Game - based on the fantasy works of J. R. R. Tolkien
Maelstrom (role playing game)
Man, Myth & Magic by Yaquinto - RPG drawing on 4000 B.C. to 1000 A.D. Earth legends.
Meikyu kingdom (Japanese) - members of tiny kingdom's court explore dungeons
Middle Earth Role Play - based on the fantasy works of J. R. R. Tolkien
Midgard - the oldest German fantasy RPG
Monastyr (Polish), Monastery by Portal
Multiverser by E.R. Jones and M. Joseph Young
Night Wizard! (Japanese) - wizards in contemporary
Nobilis by R. Sean Borgstrom
Palladium
Rêve: the Dream Ouroboros by Denis Gerfaud (french, Rêve de Dragon)
Riddle of Steel by Driftwood Publishing
Rifts by Palladium Games - crossover system
RMFRP (Rolemaster Fantasy Role Playing) by Iron Crown Enterprises - fully expandable and customizable rules system
RuneQuest originally by Chaosium, and later by Avalon Hill
Seventh Sea Swashbuckling Adventure and sorcery by Alderac Entertainment Company
Shadowrun (cyberpunk fantasy)
Stormbringer, by Chaosium, based on Michael Moorcock's Elric of Melniboné stories
Swordbearer by Heritage Games and Fantasy Games Unlimited
Sword World RPG (Japanese)
Tagmar (Portuguese) - First RPG created in Brazil.
Talislanta by Bard Games
Terra the Gunslinger (Japanese) - western and steampunk, use playing cards instead of dice
The Riddle of Steel by Driftwood Publishing
The Slayers d20 by Guardians of Order
Tribe 8 (RPG) by Dream Pod 9
Tunnels and Trolls by Flying Buffalo
Usagi Yojimbo - based on the furry comic book series, Usagi Yojimbo, by Stan Sakai
Warhammer Fantasy Roleplay by Games Workshop
Weapons of the Gods by Eos Press - a wuxia-style game based on the manhua comic of the same name.
The Wheel of Time Roleplaying Game - based on The Wheel of Time novel series by author Robert Jordan
Wiedźmin (Polish) by MAG (game)
World Of Warcraft by White Wolf -- a roleplaying game book based on the popular computer game by Blizzard
World Tree (role-playing game) -- roleplaying in a high-magic, highly civilized world populated by many sentient species, none of them human.

Science fiction genre
2300 AD by GDW
Aftermath! (1981) - by Fantasy Games Unlimited
A I F - free SF rpg by NastiDyne
Albedo RPG - Based on the furry comic book series, Erma Felna by Steve Gallacci
Alternity by TSR
Battlelords of the 23rd Century by SSDC, Inc.
Battletech
Blue Planet by Biohazard Games
Conspiracy X by Eden Studios, Inc. - aliens, UFOs, and government coverups
C°ntinuum - time travel adventure
Cyberpunk 2020 by R. Talsorian Games; based on the mirror shades authors
Cybergeneration by R. Talsorian Games (alternate setting for Cyberpunk 2020)
d20 Future by Wizards of the Coast
Doctor Who RPG - based on the BBC television series
Dragonstar - where science fiction and fantasy blend perfectly.
Deadlands: Hell on Earth-post-apocalyptic western.
Etherscope
Ex Machina
EXO (Spanish - By Ediciones Sombra)
Fading Suns
Fringeworthy by Tri Tac Games
FTL:2448 by Tri Tac Games
Gamma World by TSR
Gatecrasher - A tongue-in-cheek science-fiction & fantasy setting by Grey Ghost Games.
Hard Nova 2 by Precis Intermedia
Heavy Gear by Dream Pod 9
Incursion by Tri Tac Games
Jovian Chronicles by Dream Pod 9
Judge Dredd by Games Workshop
Judge Dredd by Mongoose Publishing
Legionnaire by FASA (Standalone roleplaying game for the Renegade Legion universe)
Living Steel by Leading Edge Games - Futuristic game on the world of Rhand. Power armor galore.
The Mechanoid Invasion by Kevin Siembieda
Mekton - by R. Talsorian Games (based on Anime Mecha science fiction)
Metabarons Roleplaying Game by West End Games (based on Metabarons comic)
Metamorphosis Alpha (1976)
The Morrow Project
Multiverser by E.R. Jones and M. Joseph Young
Mutant (Target Games)
Mutant Chronicles
Neuroshima (Polish) by Portal
Paranoia - a satire of dystopian futures
Pax Draconis by Technicraft Design - a detailed rules heavy space opera with a percentile system
Phoenix Command by Leading Edge Games
Prime Directive by Task Force Games
Reich Star by Simon Bell and Ken Richardson (1991) as Creative Encounters. Fight Nazis in space.
Rifts by Palladium Games - crossover system
Ringworld by Chaosium - based on Larry Niven's Ringworld novels
Serenity by Sovereign Press, based on the television series Firefly and the film Serenity.
Shadowrun (cyberpunk fantasy)
Shatterzone
Jorune/Skyrealms of Jorune
SLA Industries
Space 1889 by GDW - Victorian Era Sci-Fi (steampunk)
Spacemaster - the SF adaptation of Rolemaster
Space Opera - by Fantasy Games Unlimited
Star Ace by Pacesetter Ltd
Star Frontiers by TSR
Stargate SG-1 (RPG) by AEG
Star Hero - the SF adaptation of Hero Games' Hero System
Star Trek RPG
Star Wars - the D6 System ancestor published by West End Games
Star Wars - the D20 System version published Wizards of the Coast
Squawk - is about intelligent archosaurs in another star system, by the Game Arts Guild.
Tales from the Floating Vagabond
Time Lord — Adventures through Time and Space, a Doctor Who RPG
Timemaster by Pacesetter Ltd
Tokyo NOVA (Japanese) - cyberpunk
Transhuman Space
Traveller - by GDW, Marc Miller
Trinity - by White Wolf
Twilight 2000 by GDW(1984)

Horror Genre
All Flesh Must Be Eaten - Zombie survival horror game by Eden Studios, Inc.
Beyond the Supernatural
Bureau 13: Stalking the Night Fantastic by Tri Tac Games
Buffy the Vampire Slayer - based on the Buffy the Vampire Slayer TV show by Eden Studios
Call of Cthulhu - based on the works of H. P. Lovecraft
Chill
Deadlands: The Weird West
Dead Inside - A small-press RPG where the characters attempt to rebuild their lost souls through selfless and noble actions (and get superhuman powers along the way)
In Dark Alleys Modern horror using the Organic Rules Components system by Vajra Enterprises.
Kult - A Swedish game of Kabbalistic origins; The tag line is "Death is only the beginning", and the game is widely perceived as one of the darkest RPGs ever created.
Little Fears - The Roleplaying Game of Childhood Terror
My Life with Master An independently-published comic horror game.
Nephilim by Chaosium
Nightbane
Over the Edge
Unknown Armies
The Whispering Vault - a RPG about god-hunting
WitchCraft RPG by Eden Studios
World of Darkness product line by White Wolf Game Studio
Vampire: The Masquerade
Werewolf: The Apocalypse
Mage: The Ascension
Wraith: The Oblivion
Changeling: The Dreaming
Demon: The Fallen
Mummy: The Resurrection
Vampire: Kindred of the East
Hunter: The Reckoning
World of Darkness (new) new product line by White Wolf Game Studio
Vampire: The Requiem
Werewolf: The Forsaken
Mage: The Awakening
Promethean: The Created


Satire/Humor Genres
Big Eyes, Small Mouth by Guardians of Order - anime based RPG
Bunnies and Burrows
The Extraordinary Adventures of Baron Munchausen, a storytelling RPG by James Wallis based on the novel of Baron Munchausen
Fanhunter Spanish game based on the series of comics of the same name
Ghostbusters RPG based on the Ghostbusters film series.
HackMaster
Human Occupied Landfill
In Nomine Satanis / Magna Veritas (french) by Croc (Siroz) (satirical gang and spy wars involving angels and demons in the contemporary world)
Kalmo Finnish zombie rpg
Macho Women with Guns
MOU: Misadvetnures Of Unhappyland
Murphy's World
Ninja Burger
Pandemonium
Paranoia
Pokéthulhu
Rocky and Bullwinkle RPG
Shab-al-Hiri Roach, which could also fit in the horror category.
Tales from the Floating Vagabond
Teenagers from Outer Space, an anime based RPG.
Toon - Cartoon adventure inspired by the classic cartoon series from Warner Brothers and MGM
TWERPS
Wuthering Heights by Philippe Tromeur, a parody of the novel Wuthering Heights
Zone (french) by Siroz (satiristic gang wars in the contemporary suburbs)

Superhero Genre
Aberrant by White Wolf
Adventure!
Beyond Mere Mortals by Noble Hero Press
Big Bang Comics
Blood of Heroes
Brave New World
Capes
Cartoon Action Hour by Spectrum Games
Champions by Hero Games
City of Heroes by Eden Studios, Inc., the tabletop companion to the City of Heroes MMORPG.
Comic Book Heroes 2nd Edition by SteelMagic Studios
DC Heroes by Mayfair Games
DC Universe Roleplaying Game by West End Games
Double Cross - Superhero whose powers brought from virus (Japanese)
Godlike: Superhero Roleplaying in a World on Fire, 1936-1946
Golden Heroes by Games Workshop
GURPS Supers by Steve Jackson Games
GURPS Wild Cards by Steve Jackson Games (based on the Wild Cards novels, requires GURPS Supers)
Hero System
Heroes Unlimited by Palladium Games
Marvel Universe Roleplaying Game by Marvel Publishing Group
Marvel Super Heroes Role-Playing Game by TSR
Mutants and Masterminds by Green Ronin Publishing
Omlevex
PowerGame
Silver Age Sentinels by Guardians of Order
Superhero 2044
Super Squadron - an Australian game "inspired" by Villains and Vigilantes
Superworld by Chaosium
Teenage Mutant Ninja Turtles and Other Strangeness by Palladium Games - based on the Teenage Mutant Ninja Turtles comic books.
Trinity (role-playing game)
Underground by Mayfair Games
Villains and Vigilantes by Fantasy Games Unlimited
Wild Talents
With Great Power...

Contemporary Action/Espionage/Adventure
AssassinX by E.N. Publishing - violent adventure
d20 Modern by Wizards of the Coast
Danger International by Hero Games - espionage adventure
Espionage! by Hero Games - based on Second Edition Champions
Feng Shui - based on Hong Kong martial arts movies
Hong Kong Action Theater
James Bond 007 by Victory Games - based on the James Bond books and films
Live Free or Die, the Game of Suburban Insurgency - Free military RPG - Written by an Army officer and Iraq veteran
Merc 2000 (Twilight 2000 updated for the post-Cold War '90s)
Mercenaries, Spies and Private Eyes
Ninjas and Superspies by Palladium Books - martial arts and espionage adventure
Recon by Palladium Books - Vietnam War adventure
Shadowforce Archer by Alderac Entertainment Group - a setting for Spycraft
Spycraft by Alderac Entertainment Group - espionage adventure
Top Secret by TSR - espionage adventure
Trauma (french) by Chroniques d'Outre-Monde (contemporary police and counter-terrorism adventures)
Zone (french) by Siroz (satiristic gang wars in the contemporary suburbs)


Period Adventure/Alternate History Genres
Adventure! - Pulp adventure by White Wolf
Arkéos - Pulp adventure by Extraordinary Worlds Studio (eWs)
Avant Charlemagne by François Nédelec (french - early Middle-Age)
Baron Munchausen - based on the tall tales of Baron Munchausen
Boot Hill - TSR - Wild West adventure
Bushido - samurai RPG
Cliffhanger by Fantasy Games Unlimited - 1930s adventure
Coyote Trail by Precis Intermedia
d20 Past by Wizards of the Coast
Daredevils - pulp era mystery (not about the marvel character)
Dark Continent - colonial African horror
Deadlands: The Weird West
Dogs in the Vineyard - loosely based on the Mormon State of Deseret in pre-statehood Utah by Lumpley Games
Draug - Norwegian RPG set in medieval times based on the FUDGE engine.
Dzikie Pola (Wild Fields), a set in 17th century Polish-Lithuanian Commonwealth
En Garde! - Duellists from 17th century France published by Game Designers' Workshop and SFC Press.
Fantasy Imperium - An Interactive Storytelling Game of Historical Fantasy by Shadowstar Games, Inc.
Forgotten Futures
Gangbusters by TSR - 1930s urban crime adventure
Godlike: Superhero Roleplaying in a World on Fire, 1936-1946
Indiana Jones (role-playing game) by TSR - based on the Indiana Jones films
Justice, Inc. by Hero Games - 1930s Pulp fiction oriented adventure
Légendes Celtiques (french)
Légendes de la Vallée des rois (french - ancient Egypt)
Miles Christi (french) - (Crusades and knights Templar)
Pendragon (or King Arthur Pendragon) Arthurian legend
Skull and Crossbones - Pirate Adventures on the Spanish Main by FGU
Space 1889 by GDW - Victorian Era Sci-Fi
Tibet -Historical fantasy set in Tibet circa 1959 during the Chinese invasion. Vajra Enterprises.
Twilight 2000 by GDW(1984)
Valley of the Pharaohs by Palladium Books
Wuthering Heights by Philippe Tromeur, a parody of the novel Wuthering Heights


Universal Roleplaying Systems
Action! System - Gold Rush Games' - Open game
Active Exploits
Amazing Engine
Basic Role-Playing by Chaosium
d6 System - West End Games' in-house system, based on the Star Wars RPG
d20 System - based on Dungeons & Dragons 3rd Edition rules
EW-System - open game system by Extraordinary Worlds Studio (eWs)
FATE - Fantastic Adventures in Tabletop Entertainment based on the FUDGE engine
Fastlane - Fastlane, by Twisted Confessions, the only roleplaying game to use the roulette wheel
FUDGE - Free, Universal, Do-it-Yourself Gaming Engine by Steffan O'Sullivan
Fuzion
GURPS - Generic Universal Role Playing System by Steve Jackson (US)
HARPE - The Hugely Adaptable (action/anime) Role-Playing Engine, Free and quite adaptable
Hero System by Hero Games
JAGS - Just Another Gaming System (JAGS-2, a compatible rules-medium version is an open game under the FDL)
Masterbook by West End Games
Megaverse by Palladium Games
OGL System by Mongoose Publishing
OSIRIS RPG
Phoenix Command
Q10
Risus
Savage Worlds
Story Engine by Precis Intermedia
Sundered Epoch: Generations by Randal Snyder
Theatrix published by Backstage Press (1993)
TORG - published by West End Games
Tri-Stat dX - universal system used in Big Eyes, Small Mouth
True20 - Published by Green Ronin Publishing
TWERPS
Unisystem by Eden Studios, Inc.
URPG a free RPG Rules System
WikiRPG
The Window
Worlds of Wonder by Chaosium
Wushu
Zen and the Art of Mayhem
 
ueh, vc listou a maioria dos RPGs criados ao longo de 30 anos! Nem todos estão disponiveis. Pelos deuses tem ateh Boot Hill!!!! Tenho uma revista de 82 q fala desse jogo!
 
Porra Arcanjo, tem jogo aí que até meu bisavô jogava! :lol:


O WOW e o LOTRO estão mudando este estereótipo descerebrado.

Elminster, eu não conheço LOTRO, mas WoW eu joguei e não vi nada de diferente ali. O único MMORPG diferente hoje em dia é EVE Online, que junto com o pioneiro Ultima Online, formam os unicos que fugiram dessa fórmula D&Deística.

Deus Ex não é realmente diferente

Não? Existiu algum jogo antes dele que misturasse Role-Playing com Shooter, com Sneaker ? (System Shock chegou perto). Deus Ex quebrou as regras , Arcanjo. E quebrou muito bem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo