• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

D&D Insider - Vale a pena pagar?

Até agora, apesar dos pesares, eu ainda estou animado em jogar e narrar. Principalmente quando volto a jogar algum rpg eletrônico, pois é difícil não se lembrar do D&D jogando um Warcraft da vida por exemplo.

E a facilidade que o sistema dá de adaptar jogos, animes e etc tb me anima em criar coisa própria para o sistema.

Acho que uma das únicas coisas que sinto falta era do toque especial que a magia tinha antigamente, o tom épico que ela dava a coisa toda. Sei que não tem como trazer a magia antiga pra nova, pois vai contra a idéia de equilibrio, mas ainda assim...

Felizmente RPG não é que nem sistema operacional, vc pode continuar jogando tranqüilamente seu D&D3.x ou até mesmo AD&D sem problema algum. Posso continuar jogando edições antigas assim como as novas sem aquela sensação de "ultrapassado" como costuma acontecer com sistemas operacionais e jogos (e olha que apesar de "velhos" ainda curto pra chucrute ficar jogando jogos do Super Nintendo, como Super Metroid, Zelda, Chrono Trigger, Final Fantasy 4, etc).


Não sei se com o tempo o 4ªEdição irá ocupar o lugar que o 3.5 ocupa em meu coração, mas que ele também terá seu cantinho especial, eu creio que terá.
 
Eu não costumo "abandonar" jogos. Eu ainda considero o D&D3.5 excelente, se o grupo quiser jogar eu jogo... Mas eu prefiro a 4E. Talvez ainda chegue o ponto em que eu perceba falhas críticas no D&D4E, ou as que eu percebi se revelem intoleráveis, mas eu não creio.
 
Por enquanto também adotamos o 4ed. De maneira geral o pensamento do grupo esta na mesma direção, queremos algo mais simples e fácil de jogar. O ponto alto foram alguns combates que simulamos e que ficaram mais dinâmicos e rápidos, principalmente pro mestre que não precisa ficar com o livro do jogador no colo como anexo da fixa de um npc mago de alto nível. Enfim, também detectamos várias falhas mas preferimos a nova versão. Eu diria que não houve evolução, trata-se de um jogo bastante DIFERENTE.
 
Eu acho que uma das principais razões pra eu estar jogando tanto 4e é o apoio do Living Forgotten Realms, da RPGA.

Toda semana tem uma aventura pronta de qualidade disponível de graça no site da Wizards. E o estilo de LFR, com aventuras episódicas, tá sendo o ideal pro grupo, porque tava ficando muito difícil organizar um horário em que todos pudessem jogar sempre e as campanhas pudessem continuar. Assim, um jogador pode faltar alguma seção sem perder muito, além de ser muito mais fácil pro mestre se preparar.
 
Onde especificamente no site que eles disponibilizam essas aventuras?
 
Eu geralmente uso só algumas partes mesmo, até parei de comprar os livros de aventuras porque é desperdício de dinheiro. Eu gosto de ambientes prontos, como cidades e dungeons. Os encontros são os que menos aproveito e se aproveitar mudo alguma característica do monstro/npc. Mas...é sempre um bom pontapé inicial.
 
Eu também não gosto de aventuras prontas. Pelo menos para mestrar. Para jogar, eu acho que depende mais do mestre do que da aventura... se o mestre conseguir mestrar a aventura pronta, para mim é quase o mesmo que se fosse uma aventura criada por ele. O problema é que aventuras prontas em geral não são muito compatíveis com o estilo do mestre, então tem que adaptar muito... E eu sempre tive o problema de, como não fui eu quem criou a aventura, ficar menos familiarizado com a história e me embolar todo. Algumas aventuras também tem outros tipos de problemas (tipo as aventuras para uma sessão da RPGA, que são absolutamente Hack'n'Slash).
Eu também não gosto muito de cenários prontos (incluindo cidades), pelas mesma razões. Acho até muito interessante de ler, por exemplo, mas são poucos os que eu gostaria de mestrar - e mesmo assim só mais por alto, eu prefiro eu mesmo criar os detalhes conforme necessário.
 
Onde especificamente no site que eles disponibilizam essas aventuras?

Você precisa estar cadastrado na RPGA pra baixar. Até onde eu, você consegue se cadastrar indo em eventos da RPGA.

Se não for, mande um e-mail para dci@wizards.com e fala que você quer começar a mestrar aventuras da RPGA e não sabe como. Eles devem ter uma resposta.

Algumas aventuras também tem outros tipos de problemas (tipo as aventuras para uma sessão da RPGA, que são absolutamente Hack'n'Slash).

Algumas aventuras da RPGA são bastante Hack'n'Slash, mas não todas. Há muitas aventuras muito boas da RPGA. Living Grayhawk tinha uma maravilhosas, totalmente roleplay. As de LFR ainda não são todas assim, mas acho que vai melhorar quando mais opções surgirem.
 
Mas uma coluna Ampersand da Dragon que vem com informações boas.

Primeiro, o Bill Slavicsek confirma algumas demissões que sairam na EnWorld. Ele não chega a falar o nome dos demitidos, mas fala o nome de quem continua no time. Segundo ele, a Wizards consolidou a parte de jogo digital da empresa, seja lá o que isso significa.

Teve também uma breve descrição do que será a aventura H1, na qual, segundo ele, os personagens recebem uma missão da Raven Queen em pessoa, e a aventura passa então a explorar a vida, a morte e o início do tempo em D&D. Deve ser bem louco! (isso, claro, se não for apenas uma desculpa pra mais dungeon crawling)

Ele mostra também um Epic Destiny, chamado Primal Avatar, que é para classes com power source Primal. O mais interessante é que ele finalmente nomeia quais são as quatro classes: barbarian, druid, shaman e warden. Meus palpite é que shaman é leader e warden, defender.

Por fim, ele dá um preview das cartinhas que vão vir com as novas miniaturas, com os dois lados com a ficha pra RPG. Nada demais aí.
 
É lógico que Warden é defender. Quer dizer, meio que literalmente, guardião (o que mostra a "sabedoria" de quem não traduziu Ranger como guardião...). O Shaman era uma classe que todo mundo já esperava, só resta saber como vai ficar.

Quanto à aventura, eu não sei. Detesto quando deuses interferem diretamente na história... no máximo um sonho ou oráculo que os jogadores interpretam assim e assim. E aventuras que revelam demais podem acabar acabando com parte do misticismo e mistério do cenário. Mas, se for bem feita, pode ficar interessante (não que eu vá jogar, contudo).
 
Viram que saiu o Beta do Character Builder? Tem opção de construção de personagens até lvl 3, muito bom. Lembra a construção de personagens passo-a-passo que vemos em jogos como Neverwinter Nights e Baldurs Gate. Em 5 minutos você faz a ficha e vem tudo explicado, como feats, powers, etc. Poderiam lançar ele à parte do D&D insider...
 
Estou assinando, sim, vale a pena, especialmente se você é mestre.

Vou no Encounter Build e seleciono os monstros que eu quero. Depois vou no Compendium (que tem todos os monstros 4E publicados), pego as fichas de cada um, colo no Word, edito e imprimo.

O Character Builder é exeelente.

As Dragons são ótimas, as Dungeon a parte mais fraquinha.
 
Vale muito a pena pela Dragon. O resto é bônus.

Saiu o Invoker, que é um controler divino. Ele tem uns poderes de summoning, apesar de que não tá explicado exatamente como funciona no preview (o poder de summoning tem uma keyword nova, que estaria explicada em outro lugar no livro).

O conceito dele é até interessante. Os primeiros invokers foram os mortais que auxiliaram os deuses no combate com os primordials. Tanto que, apesar de ser a primeira classe que exige que tenha o mesmo alinhamento do deus, eles seriam capazes de se aliar com servos de outros deuses se fosse pra enfrentar os primordials. E eles também fazem parte de organizações específicas.
 
O D&DI tá sendo motivo de piada por toda a internet. O pessoal tem elogiado bastante as revistas eletrônicas, mas toda a promessa que a Wizards fez em volta do character builder e a virtual game table, comparando com o que realmente está acontecendo, queimou e muito o filme da empresa. Isso sem falar no lance do aumento dos preços...
 
O D&DI tá sendo motivo de piada por toda a internet. O pessoal tem elogiado bastante as revistas eletrônicas, mas toda a promessa que a Wizards fez em volta do character builder e a virtual game table, comparando com o que realmente está acontecendo, queimou e muito o filme da empresa. Isso sem falar no lance do aumento dos preços...

Mas é isso mesmo. Aquela promessa toda que aconteceu antes foi totalmente ignorada. Só que a parte que me interessou desde o princípio (revistas e compendium) já tá funcionando, e relativamente bem (o compendium ainda pode ter algumas melhoras pra ficar mais fácil de usar).

Pra ser honesto, eu ficaria muito satisfeito se eles, no futuro, dessem a opção de ter acesso só às revistas e o compendium por um preço menor (tipo esse de 5 dólares por mês). Nada mais que eles prometeram despertou o meu interesse.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo