• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

D&D 3.0, D&D 3.5 e agora D&D4° edição Alguem se sentiu LESADO?

Vou dar minha opinião. Eu comprei o LdJ da 3.0, bem pouco tempo antes de sair a 3.5 nos EUA. Eu me senti lesado aí, sim, porque a tradução saiu no Brasil havia relativamente pouco tempo antes de sair uma "meia edição" nova, que na verdade era uma errata tão grande que acharam melhor fazer uma 3.5.

Mas quanto à 4ª, não acho nada de mal. Porque ninguém precisa usar a nova edição. Te gente, como o TT1, que gosta do AD&D e continua usando os livros da década de 90, sem problema nenhum. Muita gente adora a 3.5 e acho que vai continuar nela. E muitos que hoje fazem cara feia vão ver a 4ª, e depois de um estranhamento inicial (e um pouco de teimosia), depois vão ver como os novos conceitos e novidades são legais e correr pra comprar os novos livros.
 
Exatamente Maglor, aconteceu quase o mesmo comigo.

E a questão de toneladas de suplementos, é bom pra ninguém falar que é muito "padrão". E tudo vai de saber administrar. Dar um leque de opções abrangente, mas evitar deixar usar todo e qualquer suplemento encontrado por ai. Se não, não há mesa que aguente livros e impressos......... E fica tudo um pé no saco.
 
Tem vários suplementos, como Heroes of Battle, Heroes of Horror, os livros de ambiente, os livros de criaturas, que são excelentes e que servem para adicionar uma nova dimensão à campanha; mas o bom da 4ª Edição é que agora parece que eles vão planejar melhor para evitar livros como os Completes e os Races of. Esses foram lançados porque as classes básicas não atendiam às campanhas comuns, era muito difícil fazer multiclasse para alguns conceitos, os guerreiros (e outras classes, como bardo e ladino) tinham poucas opções boas de feats, entre outros problemas. Eliminando esse tipo de suplemento, mesmo que eles lancem o dobro de suplementos ainda está ótimo.
 
Eu comprei a 3E logo que saiu (o meu ainda tem o código de produto padrão TSR, não WOTC!!!) e não dei bola pa 3.5, ou seja: tá mais do que na hora de vir um joguinho novo pro titio aqui!!!
 
Eu não comprei nenhum livro de D&D até hoje, só o mestre (e, em um grupo, um jogador) tinham os livros, mas estava pensando em comprar... Para mim, o momento é ainda melhor para lançarem a nova edição.
 
Eu comprei agora, no mesmo ano de publicação da 4ª edição, livros usados da 3ª edição e da 3.5, FR novo, e dados + mapas em geral.

A paixão pelo D&D, de estar numa cidade, entar numa floresta, atravessar uma ponte ou entrar num castelo vai ser SEMPRE A MESMA, o que muda é só o jeito de como você interpreta as regras, o jeito de joogar o seus d10 ou d12, até o pequeno d4 naquela adaga, vai ser SEMPRE O MESMO ;)

E se minha paixão não esfriar denovo, ja faz 1 decada que eu não jogava, vou comprar a 4ª edição sim!
 
Cada um joga com o que e como quiser! Aeeee! Anarquia!:joy:

Mas, exageros à parte, acredito que as pessoas precisam de mais bom senso... nossa senhora! Parece que o mundo acabou porque vão lançar uma edição nova! Quem não gostar, não compra e não joga. Simples. E quem se interessar, compre em inglês mesmo porque a tradução da Devir vai ser um luuuxo! hehe
 
Como jah foi comentado antes: Nós brasileiros mal temos 3.5 por causa dos atrazos da Devir, logo uma 4ªE acaba sendo uma facada, principalmente após o a "mudança" de 3.0 para 3.5... mas, lá fora o 3.5 já tem mais tempo de vida que aki e se consideram o 3.0 e o 3.5 como uma edição só e compativeis entre sim, então serão 8 anos de 3ªEdição. Não é tão pouco tempo assim.

Para nós brasileiros pode parecer injusto, mas lá fora, nem tanto.

Eu nem tou tão animado mais em comprar produtos 3.5... irei esperar dar uma olhada no 4ªE para ver oq eu faço...

mas uma coisa é certa: com ou sem 4ª edição de D&D, eu não abro mão do Arcana Evolved.
 
Eu sempre gostei de regras novas. Tanto que uso coisas como o Book of Nine Swords e outros.

Concordo com qualquer mudança que eu considere benéfica para o jogo. Muitos dos problemas que o pessoal da Wizards apontou como justificativa para a 4e são problemas que eu também sinto.

E não me sinto lesado porque não considero RPG como um hobby tão caro assim. Se todos os dias que eu jogo RPG eu ao invés fosse ao cinema, ia gastar pelo menos 3 vezes mais.
 
Afinal, quais são as mudanças de regras (sou um mestre mal!!!)?
eu me senti meio lesado pq custei a juntar umas pratinhas pra comprar o D&D 3ªedição em um sebo perto de casa e de repente, alguns meses depois, aparece o 3.5 como se ele tivesse cobrindo algum erro que cometeram...
me despeço com uma citação anonima que eu encontrei na internet:
Se não puder ajudar, atrapalhe! o importante é participar!
 
Última edição por um moderador:
Afinal, quais são as mudanças de regras (sou um mestre mal!!!)?
eu me senti meio lesado pq custei a juntar umas pratinhas pra comprar o D&D 3ªedição em um sebo perto de casa e de repente, alguns meses depois, aparece o 3.5 como se ele tivesse cobrindo algum erro que cometeram...


Sim o nome desse erro é o D&D 3.0. Ele realmente é um trabalho mal acabado.

:]

XD
 
Eu tenho todos os livros da 3.0 e praticamente todos da 3.5e. E não me sinto nem um pouco lesado com o lançamento da 4e. Claro, não dá pra aproveitar stat-blocks e estatísticas, mas muita coisa pode se aproveitar. Dos suplementos de Forgotten, por exemplo, mais da metade dos livros se aproveita.

Por outro lado, o fato da 4ª edição estar por aí não significa que eu nunca mais vou jogar 3e. Eu acho a 3ª edição do D&D (e o d20 System como um todo) um RPG muito bem feito. Existem problemas, claro, qualquer um tem, e pelo menos já os conheço bem. Algumas campanhas combinam mais com a 3ª edição.

E isso nao me faz nem um pouco menos entusiasta da nova edição, a qual já mestrei/joguei mais de 20 sessões!

Daniel Anand
http://www.rolando20.com.br
 
Os livros são apenas guias e sugestões. Você precisa mesmo só do CORE (livro dos monstros, mestre e do jogador) o resto tudo pode ser muito bem inventado e combinado.

Um mestre que não é capaz de fazer uma aventura D&D futurista, com armas lazers, aliens e etc.. não é capaz de jogar sem uma biblioteca inteira de auxílio, e são estes que se sentem lesados com novas versões.

Pessoalmente, não gostei da D&D4 porque achei os magos (classe que mais jogo) meio "harry porter". Porém, outras idéias já considerei muito boas e as absorvi em minhas mesas. Chame de D&D 3.7 :D.

A gente tem que lembrar que o D&D é um jogo de imaginação.. então... seja criativo e Imagine.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo