• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Custo de vida

Essas contas são um tantinho controversas. "Viver dignamente" é um parâmtro meio subjetivo.

E tem outro fator: onde a pessoa mora. Sou de Botucatu, no interior, e moro em Sampa. O custo de vida na capital é simplesmente mil vezes maior do que o custo de vida no interior. Todas as coisas são mais caras.

Isso dava pra ver bem quando aumentou o preço da carteira de motorista. Enquanto alguns lugares iam cobrar 500 reais, outros subiram para 1200, variando em relação ao estado.

É difícil encontrar valores que agradem todo mundo, pois há uma variação enorme entre o que uns ou outros consideram justo. Vendo as letras pequenas no site da DIEESE, por exemplo:

A família considerada é de dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto. Ponderando-se o gasto familiar, chegamos ao salário mínimo necessário.

A Lei não estipula o que é a família, quantas pessoas o mínimo deve sustentar, se a criança consome o mesmo que os adultos etc.. Cada um que calcular o valor chegará a um número diferente, com uma variação considerável, creio eu.

Além disso, é preciso pensar que o salário hoje é usado para compensar a deficiência dos serviços públicos, mas que o mínimo não foi feito para isso. Saúde e educação, por exemplo, deveriam ser de graça. Se o governo fizesse sua parte em outros setores, o custo de vida diminuiria drasticamente.
 
Pois é, isso é algo bem difícil de ser calculado, e com resultados diferentes de pessoa pra pessoa.

Além do que o Bagrong já disse, leva-se em conta também com o que seria gasto esse dinheiro, além do básico (contas da casa, alimentação e tal). Vivemos em um mundo capitalista, então algumas coisas simplesmente não "podem" ser consumidas por todas as pessoas.

E aí vem a diferenciação entre classes sociais e blablablá. =/
 
Acho que o estudo do DIEESE deve ter crédito. Aposto que eles levaram em consideração as coisas básicas, para uma pessoa viver com o mínimo de dignidade e com uma pessoa da família só recebendo salário.
Pra uma família com 2 crianças, e só um responsável empregado, esse é um valor justo considerando que essa família vive em uma cidade grande. Criança tem um gasto imenso.
Se vc considerar vestuário dentro das necessidades básicas (o que é o certo), comprando em um lugar onde vendem com preço relativamente bom, (Não to dizendo roupa de pessima qualidade do Brás não), e sapato de qualidade relativamente boa tb, se bobear nem isso dá. As pessoas muitas vezes esquecem que a gente come e paga as contas de casa mas a gente tb tem q se vestir. E se vestir com qquer trapo não é algo muito "digno".
O que vc compra com 465 reais por mês? Isso não é nem o que a gente gasta de compra de mês aqui, e somos só dois. E olha que eu não fico "luxando" com comida não, vou no mercado mais barato e faço pesquisa de preço.
Queria muito que o salário mínimo fosse esse :P
 
Nanda disse:
Acho que o estudo do DIEESE deve ter crédito. Aposto que eles levaram em consideração as coisas básicas, para uma pessoa viver com o mínimo de dignidade e com uma pessoa da família só recebendo salário.
Pra uma família com 2 crianças, e só um responsável empregado, esse é um valor justo considerando que essa família vive em uma cidade grande. (...)
As pessoas muitas vezes esquecem que a gente come e paga as contas de casa mas a gente tb tem q se vestir. E se vestir com qquer trapo não é algo muito "digno". (...)

Isso mesmo Nanda! :sim:
E se esquecem também de transporte que em São Paulo por exemplo, é muuuito caro (e ainda tudo é longe pra k7) só pra lembrar que em fevereiro um bilhete do metrô passará a custar exorbitantes r$ 2,55!!!
Faça as contas de alguém que precisa ir de metrô pro trabalho e pra escola, cinco vezes por semana, sem falar no preço do ônibus... :susto:

E refeições decentes?

E cultura?
As pessoas que freqüentam este fórum, mais do que a maioria dos brasileiros, sabem bem o custo de um livro (mesmo em sebos) um CD ou uma entrada pro cinema.

"A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte..."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo