• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cursos de RPG

Estava tentando entrar num curso de rpg, mas falta dinheiro...

Vcs fazem? onde? Vale a pena?

Peguei algumas imformações que podem interessar a vcs...

::Curso: Personagem em RPG - 09 / 05 / 2003 ::

Local: PUC - Rio - CCE
Endereço: Av. Marechal Câmara, 186/7o andar Centro. - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Organização do Evento: nome(s): Carlos Klimick
telefone: 0800 90 9556
e-mail: www.cce.puc-rio.br
Contato na Devir: sem info
Detalhes: TÍTULO: Personagem em RPG

PROFESSORES: Carlos Eduardo Klimick Pereira
Eliane Bettocchi Godinho

DATA: 09/05 à 11/07/2003
HORÁRIO: 6as feiras, das 19 às 21:30hs

CARGA HORÁRIA: 22,5 horas.

OBJETIVO: Apresentar e debater a construção de personagens em RPG como um processo contínuo, para fins lúdicos, educacionais, experimentais e comerciais, e suas possíveis correlações com outras mídias. No final do curso, cada aluno, individualmente ou em grupo, deverá apresentar uma pequena série de personagens para um RPG.

PROGRAMA:

.O que é RPG - panorama geral e demonstração.
.Conceitos de personagem (literatura, teatro, cinema, HQ, videogame) .Conceitos de figura heróica (Freud, Campbel, Zyzek)
.Personagem em RPG: construídos por jogadores x construídos pelos autores
.Construção de personagem em RPG: tradições e possibilidades
.Visualidade da personagem em RPG.: tradições e possibilidades
.Exercícios.
.Apresentação e avaliação das personagens.

PÚBLICO: praticantes de RPG interessados em aprofundar e/ou formalizar seus conhecimentos. Pessoas interessadas em conhecer a mídia do RPG e suas possíveis aplicações (entretenimento, educação, pesquisa etc.). Curiosos sobre o RPG.
PRÉ-REQUISITO: possuir primeiro grau completo (ensino fundamental). Não é necessário conhecimento prévio de RPG.

DADOS DOS PROFs.:
. Nome: Carlos Eduardo Klimick Pereira
. Ocupação Atual e Titulação: bacharel em Administração de Empresas (PUC-RJ), mestrando em Design (PUC-RJ). Autor de RPG há 10 anos. Trabalha com RPG aplicado à educação há 5 anos.

.Nome: Eliane Bettocchi Godinho
. Ocupação Atual e Titulação: pós-graduação em Teoria da Arte (UERJ), mestre em Design (PUC-RJ). Autora, ilustradora e desginer gráfica de RPG há 11 anos.

Matrícula:
Até 30 de abril de 2003
A matrícula poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
1. pela Internet: www.cce.puc-rio.br
2. Pela Central de Atendimento: 0800 90 9556
3. Presencial: Comparecimento do candidato à CCE na Rua Marquês de São Vicente, 225/ casa XV na Gávea ou na Av. Marechal Câmara, 186/7o andar Centro.

Preço:
para matrículas até 24/03 desconto de 5% no primeiro pagamento. Após esta data, o curso poderá ser pago em 3 parcelas de R$ 125,00, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subseqüentes.
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.

::Curso Básico de Design de RPG (Role Playing Game) - 04 / 10 / 2002 ::

Local: PUC-Rio
Endereço: - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Organização do Evento: nome(s):
telefone: 0800 90 9556
e-mail:
Contato na Devir: sem info
Detalhes: Curso Básico de RPG (Role Playing Game)
Objetivo: Apresentar os passos báscios para o design de um livro de RPG, lúdico ou educacional. No final do curso, cada aluno, individualmente ou em grupo, deverá apresentar um projeto para um RPG.
Público: Praticantes de RPG interessados em aprofundar e/ou formalizar seus conhecimentos. Pessoas interessadas em conhecer a mídia do RPG e suas possíveis aplicações (entretenimento, educação etc).
Programa:
O que é RPG - Panorama geral e demonstração
Cenário - fantasia, ficão científica, terror, histórico
Personagem - figura heróica x anti-heróica
Narrativa - tema, clima, ambiente
Aplicações - lúdico, educacional, terapêutico
Conteúdo - componentes do livro propriamente dito
Texto: escrita + visualidade (Formalizar visualmente a proposta do livro)
Exercícios
Apresentação e avaliação de projetos
Período: Turma Gávea - de 04/10 à 13/12/2002 6as feiras, das 19:00 às 21:00h
Pagamento: 3x R$ 110,00 (1+2). American Express, Mastercard e Visa
Informações: 0800 55 9556 ou www.cce.puc-rio.br ou www.historias.interativas.com.br
Professores:
Carlos Klimick - mestrando em Design Educacional - PUC-RJ. Autor de RPG há 10 anos (Desafio dos Bandeirantes, Império, Era do Caos, Esferas. Trabalha com RPG aplicado à eucação há 5 anos.
Eliane Bettocchi - mestre em Design pela PUC-RJ com pesquisa sobre RPG. Ilustradaora de RPG há 11 anos (Tagmar, Desafio dos Bandeirantes, Império, Era do Caos). Autora de RPG há 5 anos (Era do Caos).

O melhor curso é a experiência. Fazer um curso de RPG é como fazer um curso de como jogar Counter Strike ou coisa parecida.

apesar de que atualmente há workshops e tal para quem quer jogar CS =)

só acho que não vale a pena e não vale a pena gastar dinheiro com isso.. que o mais divertido é aprender jogando =)

Um jogador experiente vai criar um personagem para você a partir do que você descreveu. Via de regra, nunca deixe um novato fazer a sua própria ficha, se não ele pensa que o jogo inteiro se resume a isso.
Depois, óbviamente, vc aprende a fazer os personagens, mas este primeiro se for num jogo bom é levado como base para todos no futuro.

ou se torna um plaer meia boca que nem eu... coitadinho... sério se for para começar o lmelhor é estereotipar e ter fichas para ele receber.. daih ele escolhe do tipo.. ei! eu prefiro o Arqueiro Caçador.. ou Eu Prefir o Guerreiro Brigão!! esse tipo de coisa fica cfácil... e o idela é não complicar com Magia por exemplo.. nada de clérigos também por causa das divindades.. a não ser que você queira q o guri jogue com aquilo que VC deseja que ele jogue.. daih vale aé fazer a lisa de magias do perso.. + pra simplificar eu acho q o melhor é isso =)

Q isso..curso de RPG? nunca tinha ouvido falar q existia tal coisa..se for assim vo comecar a da aula...eeee...legal...mais um trampo! :D

Slicer disse:
Um jogador experiente vai criar um personagem para você a partir do que você descreveu. Via de regra, nunca deixe um novato fazer a sua própria ficha, se não ele pensa que o jogo inteiro se resume a isso.
Depois, óbviamente, vc aprende a fazer os personagens, mas este primeiro se for num jogo bom é levado como base para todos no futuro.

Eu tentei fazer isso... Olha o que me perguntaram:

Qual a raça mais fodida?
Qual a classe mais poderosa?
Qual o melhor ataque?

Meu personagem vai ser poderoso! Eu quero que ele seja um heróis bonito e poderoso!

Tem futuro? :eh:

Eu acho que não vale apena, pois você tem que mestrar do fundo do seu coração, não tudo decoradinho... :wink:

O problema é que o objetivo dos cursos não é ensinar a mestrar. ¬¬'

Leiam o que o Sauron colocou os cursos. :tsc: Seriam mais como grupos de discussões que desenvolvem a capacidade criativa e ajudam no trabalho de jogar e mestrar. Claro que tem o clássico "O que é RPG?" e etc, mas esses cursos podem ser muito úteis pra quem se dedicar. Gostaria de fazer esses cursos para ver uma perspectiva diferente sobre certos aspectos do RPG. Na minha opinião seria muito interessante participar de qualquer um deles. Mas enquanto nenhum deles chega mais perto de onde moro, paciência! :mrgreen:

Estranhamente as pessoas que se interessam por isso são justamente aquelas que ja sabem jogar.

Vinci disse:
Olha o que me perguntaram:

Qual a raça mais fodida?
Qual a classe mais poderosa?
Qual o melhor ataque?
Fala pra ele que uma boa cobinação é um guerreiro kobold atacando com uma adaga :mrgreen:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back