• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curso/Informações sobre Libras

Alanië

Usuário
Bem, pessoal, ultimamente o meu interesse em aprender a linguagem de sinais (libras) aumentou depois que eu assisti a uma palestra onde uma pessoa "traduzia" o que o orador dizia em gestos.
E aqui no trabalho há pessoas que são surdas/mudas e eu vejo elas se comunicando com aqueles gestos e eu gostaria muito de aprender também.
Porém, não sei onde encontrar informações sobre cursos ou livros que ensinem essa linguagem. Por isso, se alguém tiver alguma informação, por favor me passem que eu realmente quero fazer.
Aqui na empresa até chegaram a abrir inscrições para um curso rápido, mas quando fui fazer a minha já tinham se esgotado e, pelo que vejo, vai demorar muito tempo até aparecer outra turma.

Enfim, se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito! :D
 
Você pode dar uns passos iniciais com um dicionário.
Esse aqui pode ser adquirido gratuitamente.
Sempre que posso, dou uma conferida e treino um pouco. :mrgreen:
 
No google da pra achar fácil um dicionário de LIBRAS. Mas acho que o melhor mesmo é travar amizade com a turma que usa isso no dia a dia.
 
No google da pra achar fácil um dicionário de LIBRAS. Mas acho que o melhor mesmo é travar amizade com a turma que usa isso no dia a dia.

Sim claro! Prática faz você se acostumar e ficar em claro na sua mente sem precisar de esforço. :yep:
 
Você pode dar uns passos iniciais com um dicionário.
Esse aqui pode ser adquirido gratuitamente.
Sempre que posso, dou uma conferida e treino um pouco. :mrgreen:
Puxa, que máximo Úvatar!! E é de grátis!!! :mrgreen:

Obrigada meso pela dica, vou já enviar o email.

E é verdade, pessoal, só mesmo com prática que se consegue gravar. Pena que aqui no trabalho não tem uma pessoa pra eu praticar, só em outras empresas aqui do prédio. Mas, assim que eu tiver craque, treino com eles mesmo. :hanhan:
 
Mas acho que o melhor mesmo é travar amizade com a turma que usa isso no dia a dia.
Uma coisa é certa: os deficientes auditivos tem verdadeiro prazer em ajudar/ensinar/apoiar outras pessoas a aprenderem Libras.

Eu acho que o básico da comunicação em Libras deveria ser ensinada na nas escolas da rede pública, assim como acontece com inglês.

assim que eu tiver craque, treino com eles mesmo. :hanhan:
Vale lembrar que Libras é uma linguagem alheia ao português. A estrutura sintática é diferente.

Um exemplo pobre de como funciona:

Português
Você gosta de gatos?
Eu amo minha gata.

Libras
Você / gostar / gato *expressão facial interrogativa*
Eu / gostar-coração / me (pronome obliquo) / gato
 
Última edição:
Permita-me, M'Lady Alanië...*Reverencia*

Freqüentei por dois anos Cursos Profissionalizantes na Fundação dos Rotaryanos de São Paulo.
Lá, é mantida uma Escola para crianças do primeiro ao quarto ano do Ensino Obrigatório portadoras de deficiência auditiva, onde os pais também freqüentam um Curso de Libras gratuitamente.
Este Curso é aberto a qualquer pessoa interessada.
Procure informar-se sob estes direcionamentos, pois creio que em outras unidades do ROTARY, haja o mesmo tipo de Serviço Social...

Espero ter-vos sido útil...
 
Para aqueles que, como eu, amam as línguas de sinais:


A demanda pelo aprendizado de Libras no Brasil tá crescendo bem nos últimos anos. Tenho uma prima que dá aula dessa disciplina em faculdades há mais de 10 anos e pra ela nunca falta lugar pra dar aula, justamente por ter o total domínio dessa importante língua de sinais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo