• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curso de Quenya em Formato Livro - Parte II

Qual a melhor opção?

  • Fonte 11 com entrelinha 13

    Votos: 0 0,0%
  • Fonte 11 com entrelinha 14

    Votos: 0 0,0%
  • Fonte 11,5 com entrelinha 14

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    644

Deriel

Administrador
Esta é uma espécie de "tudo o que você gostaria de saber" sobre o projeto do Curso de Quenya em Formato Livro e eu vou tentar colocar claramente todas as informações e decisões que temos até agora e detalhar as opções doi que ainda está um pouco nebuloso.

1) Qual a idéia do Curso de Quenya em Formato Livro?
Não é segredo nenhum que a Valinor está sempre buscando nossas possibilidades de suprir o fandom tolkieniano brasileiro com mais, melhor e mais acessíveis informações sobre todos os aspectos da obra de Tolkien. E temos verificado que o Curso de Quenya da Ardalambion é uma das seções que mais atrai atenções e interesse, mas também uma que frusta o pessoal, pois ler no computador é bem ruim e imprimir todas as páginas do curso leva quase á falência qualquer pessoa. A idéia inicial eram apostilas prontas pro pessoal, umas 100, mas o custo individual (cerca de R$30,00) se mostrou proibitivo. Ao invés de desistirmos (a maldição dos que insistem em pensar pequeno) analisamos a possibilidade de um livro, como pouco esperança, mas não é que se mostrou viável? Para uma tiragem de 1.000 exemplares o custo individual fica entre R$ 10,00 e R$ 15,00, dependendo de quantidade de páginas e outros detalhes. Então, por que não fazer?

2) O Curso de Quenya vai ser retirado da Ardalambion?
Não, o Curso de Quenya continuará lá, bonitinho, em PDF, gratuito, para todos que desejarem obtê-lo e sendo revisado se e quando surgir necessidade. A existência do livro não descarta de forma alguma a existência do download gratuito em PDF

3) De onde o dinheiro?
Este é o nosso atual maior problema. A tiragem total vai sair por volta de R$ 12.000,00. Logicamente não temos todos esse dinheiro. O que temos pode ser conferido nas prestações públicas de contas de abril/2004 e maio/2004 e não é muito. Em cima disso eu vou colocar umas economias pessois minhas, mas o total não chega a 1/3 do valor exigido. Nossa negociação atual com as editoras vai se basear em grande parte na forma de pagamento, tentando algo como até mesmo 10 parcelas, o que ficaria viável, pois o livro iria se vendendo e se pagando. Mas vamos tornar públicas as negociações seja o que acabar se resolvendo.

4) Qual o tamanho do livro?
Esse foi o aspecto que mais nos surpreendeu. Esperávamos algo em trono de 300 páginas, mas depois da editoração infelismente o total gira de 450 e 550 páginas, dependendo do tamanho da fonte e do espaçamento de linhas utilizados. A fonte utilizada será a Garamond e vocês podem conferir por si mesmo a primeira página de cada um dos quatro testes que estamos fazendo.

Página de 14 x 21 cm
Margem lateral, esquerda e direita: 1,5 cm
Margem Superior e inferior: 2 cm
Fonte Garamond


Fonte 10,5 e entrelinha 13: 475 páginas
Fonte 11 e entrelinha 13: 492 páginas
Fonte 11 e entrelinha 14: 536 páginas
Fonte 11,5 e entrelinha 14: 550 páginas

A decisão sobre qual será escolhido dependerá de acerto com as editoras. Gostaria de pedir o auxílio de vocês: imprimam cada um deles (no monitor não vale!!) e votem na Enquete!

5) Qual a qualidade do livro?
Capa duas dores, papel 75 g, acabamento costurado. Vou dar alguns exemplos práticos de livros com exatamente estas características, se alguém tiver o livro poderá conferir:
O Hobbit, J.R.R. Tolkien, Martins Fontes, 6a. tiragem
O Livro dos Códigos, Simon Singh, Record
Harry Potter e a Ordem de Fênix, J.K. Rowling, Rocco

Meu livro base em termos de qualidade é O Livro dos Códigos. Tem ótima legibilidade, bom papel, acabamento excelente e ótimo ângulo de abertura (dá pra abrir bem sem "quebrar").

Caso seja possível e barato, tentaremos as seguintes melhorias de qualidade: capa 4 cores, papel 90g e talvez algumas ilustrações P&B (nesta ordem de prioridade). Mas de novo depende de negociação com editoras.

6) E como andam as negociações?
Estou com negociações adiantadas com 3 editoras sendo uma de São Paulo, uma de Campinas e uma de Curitiba. Já tenho os preços das tiragens e vou negociar em cima deles e das formas de pagamento. Amanhã tenho uma reunião aqui em Curitiba, espero já poder anunciar mais detalhes.


7) Quando sai o livro?
Empora estejamos bastante adiantados na negociação, revisão e editoração calculo em pelo menos mais um mês trabalhando nesses detalhes e cerca de dois meses para a produção pela gráfica. Ou seja, entre 90 e 120 dias deveremos ter a primeira leva de livros disponíveis.


8) Enfim, qual o valor final do livro para o comprador final?
Como não temos custos de direitos autorais, tradução ou editoração e a Valinor não tem quaisquer lucro, os custos serão aqueles da editora/gráfica escolhida. Segundo análises inicias os valores podem variar entre R$ 10,00 e R$ 15,00 por livro, preço final. Adiantando as negociações, vamos poder dar números mais realistas


9) Como vai ser possível obter o livro?
De duas formas. Nas cidade de Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro teremos pessoas da Equipe Valinor com exemplares para pronta-entrega, em mãos, com pagamento à vista em dinheiro (Pô, vai querer parcelar 12 reais?). Para as demais cidades o sistemas será envbio por encomenda simples (entre R$ 3,00 e R$ 7,00 de custos) ou SEDEX, à escolha e custas do comprador e o pagamento será por depósito bancário.


10) Vai ter pré-venda?
Acredito que sim. Pré-venda e ou lista de reserva, mas não antes de termos entregue para a gráfica produzir o livro, ou seja, não antes de 30 dias.


11) Como posso ajudar?
Divulgando e divulgando. Quanto mais gente ficar sabendo e comprar o livro, melhor, pois mais livros sairão. Disponibilizaremos cartazes e folhetos pra serem impressos e colocados em gibitecas, lojas de RPG, universidades, enfim, onde exitir público alvo.


12) O que vocês ganham com isso?
O mesmo que todos vocês: o Livro de Quenya! Nossa meta é sempre produzir material que nós, como fãs de Tolkien, gostaríamos de possuir! E, repetindo: a Valinor não possui lucro algum.


13) Existem mais livros em vista?
Sim, existem. Temos pelo menos mais 4 possibilidades em vistas, todas dependendo da vendagem desse primeiro volume, do Curso de Quenya.


14) Tenho outra dúvida...
Poste aqui ou envie diretamente para bettega@valinor.com.br que eu a responderei e/ou corrigirei a questão que provocou dúvidas.





Ufa! Enfim era isso, gente, por enquanto.
 
3) De onde o dinheiro?

Como disse o Deriel, a Valinor não tem todo aquele dinheiro que foi citado, portanto p/ ajudarmos, vc (é vc mesmo que esta lendo) poderia se tiver dinheiro, compre um e-mail Valinor :mrgreen: ... Bem pelo menos foi essa a ajuda e conselho que eu dou :wink:

(editado :mrgreen: )


Votei no Fonte 11 com entrelinha 13...
 
Sr. Cachopardo,vale lembrar que o Google fiscaliza as páginas que têm os banners e cancelam o contrato com as que tem propagandas do tipo da que você fez :wink:
 
Nossa, depois disso, não tenho mais dúvida alguma sobre o assunto! He he he he he... :mrgreen:
Deriel, eu posso te enviar um outro tipo de dúvida, bem diferente do assunto?
 
Lord Meneltar disse:
Sr. Cachopardo,vale lembrar que o Google fiscaliza as páginas que têm os banners e cancelam o contrato com as que tem propagandas do tipo da que você fez :wink:

iiihhh... foi mal, eu não sabia, mas mesmo assim não custa lembrar... é obrigação nossa ajudar o tio dé e os outros :mrgreen:

:obiggraz:
 
Escolhi a segunda opção. A primeira é só um pouco diferente da segunda (assim como a segunda para a terceira, e a terceira para a quarta), mas não quero usar lupas para ler (apesar de ser pequena a possibilidade de eu comprar este livro).
 
Nob disse:
Se houvesse uma loja onde eu pudesse comprar, eu compraria.

:mrgreen: Mas o bichinho ainda stá sendo feito... Logo ele stará disponível, talvez ñ na loja, mas em um cantinho perto d vc... Na pior das hipóteses, ainda temos a net...
 
Úvatar disse:
Nob disse:
Se houvesse uma loja onde eu pudesse comprar, eu compraria.

:mrgreen: Mas o bichinho ainda stá sendo feito... Logo ele stará disponível, talvez ñ na loja, mas em um cantinho perto d vc... Na pior das hipóteses, ainda temos a net...

Falando, ou melhor, escrevendo desse jeito não é um bom incentivo. :?

Não votei em que fonte ainda por não ter o Acrobat Reader aqui instalado, isso posso ver depois, mas de qualquer forma, se for feito uma lista de espera mesmo, entrarei nela com maior prazer. 8-)
 
Votei no Fonte 11 com entrelinha 13, e por favor como já disse disponibilizem na net para venda pois onde moro (interior do Ceará) só vai dar para comprar pela net e quero muito compra-lo!!!! :wink:
 
Sprong disse:
Falando, ou melhor, escrevendo desse jeito não é um bom incentivo. :?
Não votei em que fonte ainda por não ter o Acrobat Reader aqui instalado, isso posso ver depois, mas de qualquer forma, se for feito uma lista de espera mesmo, entrarei nela com maior prazer. 8-)

Bem, a priori ele ñ seria vendido mesmo em livrarias... Mas ond então vc adkiriria eles?... Em feiras, encontros, universidads e um mont d lugar q ñ tem aki ond moro :osigh: ... Enfim, um trabalho d fã pra fã...
Sobre o Adobe Reader, o download pod ser feito aki...
http://www.adobe.com.br/products/acrobat/readstep2.html

Manú Arwen disse:
Votei no Fonte 11 com entrelinha 13, e por favor como já disse disponibilizem na net para venda pois onde moro (interior do Ceará) só vai dar para comprar pela net e quero muito compra-lo!!!! :wink:

E eu moro no interior de Rondônia [ :o?: ond? - alguém dev ter pensado]... Mas assim mesmo sei q esse livro chega até aki e desbrava por mais recondidos desse país...
 
A que eu achei melhor foi a de fonte 11 com entrelinha 14. Para mim até a primeira fonte seria bom , mas imagino que para aqueles que usam óculos assim deve ficar melhor.
 
Fonte 10,5 e entrelinha 13: 475 páginas

E, sinceramente, prefiria a fonte ainda menor, como aquela dos apêndices do Retorno do Rei, por exemplo. Não gosto de ler livros com fonte muito grande.

Mas como temos que pensar em todo tipo de leitor, votei na 10,5 mesmo. :)
 
Bom, pelo menos no minha edição, as fontes dos Apêndices são 11, mais ou menos (pra mais) :think:

Ah, vou tentar esclarecer melhor as formas de venda. Logicamente que vai dar pra comprar pela internet :mrgreen: Enfim, hoje estarei indo para uma reunião com uma editora aqui de Curitiba, 18:00. Desejem-nos sorte :D
 
Uau!!! Faz tempos que não passeava por aki...
Bem, é bom estar de volta! :D

Indo ao assunto, um Curso de Quenya seria simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O!!! Me interesso tremendamente por Lingüística, mas torna-se difícil estudar em frente ao PC, e imprimir sai caro mesmo :?

O livro está saindo por um bom preço, e acho que não será difícil vender 1000 exemplares não. Vamos divulgar e ajudar!!! Vai dar certo, e cada cez mais teremos material de qualidade pra estudar! Pensamento positivo e força sempre!

E Deriel, boa sorte :wink:
Foi seu mail lá na lista da Lambelindi que me fez vir até aqui. Agora vou ser uma boa garotinha e divulgar na lista da Toca - MG. 8-)

Beijos a todos e não desistam!!!

Lady Lorien

*** já juntando a grana e divulgando pra geral ***
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo