• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

Bom, primeiramente, eu não li todas as postagens, pois são muitas, e não sei se "minha pergunta já foi respondida". Mesmo assim, aí vai:
Estou lendo o livro Curso de Quenya e tentando aprender a falar a língua. Porém, sou um tanto quanto jovem, e o que eu sei sobre inglês é muito pouco, além de eu não saber nada sobre alemão. Por isso, eu "empaquei" na parte da pronúncia dos dígrafos HY e HW, além do uso do H (peço desculpas ao cara que postou um pouco antes de mim sobre os H's, mas é que eu não sei muito bem sobre aspirado, mudo, etc). Como não sei sobre os sons surdos, ficou complicado a parte dos dígrafos. Alguém poderia me dizer qual é a pronúncia certa deles, utilizando um meio de explicação beeeem simples?
Muito obrigado.
 
Bem eu ja postei essa pergunta em um topico com o mesmo titulo porem nao tinha visto esse pois me parece mais "atual" bem ser for algum tipo de flood me desculpe.

Tipo eu vejo pessoas juntando palavras p/ formar nomes com significados, bom eu li (nao lembro bem,mais fonte confiavel) que vc pode pegar uma palavra terminada em AR e substituir o AR por ON (masculino) ou Ë (feminino) gostaria de saber se pode dos dois geitos ou qual esta errado.

EXP: Ohtar (Guerreiro) - Ohton (Homem Guerreiro?Ou coisa parecida?)

PORFAVOR ME RESPODA!

OBRIGADO
 
Não está funcionando temporariamente, mas voltará em breve.

O outro modo é comprar o livro. Ele já está esgotado na editora (que está providenciando a segunda edição), mas ainda pode ser adquirido em algumas livrarias e/ou nos sites destas, como a Livraria Cultura.
 
Almarë, meldë meldar!
Eu postei esta dúvida em outro tópico de dúvidas sobre Quenya, mas ela não foi solucionada.
Ela é sobre as vogais. Existem vogais como É em "café" ou Ó como em "cipó" no Quenya?
É isso!
Hantalë!

Sílala Menelo eleni ortuvar ar cenuvalvë i melmë Eruva.
 
Tipo...eu não consigo falar fluentemente o Quenya e nem escrever com o Tengwar(escrito errado) isso e um problema comigo ou é q não da mesmo?
porfavor me ajude alguem..!
OBS: so consigo formar penas frases mas se forem traduzir ao pe da letra ja viram né!
 
Ohton disse:
Tipo...eu não consigo falar fluentemente o Quenya e nem escrever com o Tengwar(escrito errado) isso e um problema comigo ou é q não da mesmo?
porfavor me ajude alguem..!
OBS: so consigo formar penas frases mas se forem traduzir ao pe da letra ja viram né!
Relaxe, rapaz. :lol: Parece até que vc está subestimando as criações de Tolkien! Não são rebentos de uma pressa criativa e amadora, mas invenções minuciosas de um filólogo. É necessário um bom estudo, com dedicação de tempo e disposição, para entender e aprender a falar corretamente o Quenya. É como qualquer outro idioma.

Quase o mesmo acontece com o Tengwar, que também é uma realização lingüística. Você já leu o curso inteiro do MTP, e praticou bastante?

Eu (creio) consigo entender e escrever corretamente o Tengwar, e mesmo para isso levei algum tempo, e errei muitas vezes, publicamente, aqui neste fórum. Do Quenya, sei pouquíssimo, porque ainda não arranjei um bom tempo pra me dedicar em seu estudo. Não acho o aprendizado de nenhum dos dois tão simples assim como vc suspeita.
 
Já comecei a ler o curso, acho que realmente seria mais útil aprender uma língua usada para empregos e etc... mas eu agora estou bem interessado no Quenya e vou tentar aprender muito : )
 
Aprender Quenya pode realmente te ajudar com as línguas mais "úteis", pois te dará noções gerais de gramática que podem e serão usadas no aprendizado de qualquer outro idioma.
 
O curso do quenya insere diferentes estilos, tanto de pronúncia, como de gramática, o que facilita muito o aprendizado de outros idiomas...por exemplo, no quenya existe o Aoristo, um tempo verbal "diferente" dos tempos que usamos por aqui...
 
Valeu, Gabriel!

Baixei o Curso e vou começar a estudar desde já. Espero em breve trazer minhas dúvidas para vc.

abraço
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo