1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Curiosidades Tolkienianas!

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Ravanoc, 26 Nov 2008.

  1. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Saudações, Valinorianos!
    Como sei que muitos daqui, ou pelo menos parte dos Valinorianos de Valinor gostam das curiosidades do grande autor Tolkien, pesquisei na revista Super Interessante, editora Abril.Encontrei várias referências que ajudaram Tolkien à compôr o Senhor dos Anéis, e uma de suas obras.Diz respeito às suas influências.Achei-o peculiarmente interessante, por isso resolvi compartilhar!

    Fonte

     
  2. Fuinithil Draug

    Fuinithil Draug Astrônomo amador

    Saudações!
    Valeu por todas essas curiosidades.:mrgreen:
    Acredito sim que Tolkien tenha se inspirado em parte na lenda do Anel de Nibelungo.
    Um certo dia, meu pai estava olhando os apêndices do SdA, e ao ver os que falavam sobre o Sindarin e o Quenya, comentou sobre sua semelhança com o Latim.
    Acredito que houve inspiração no Latim, pois apesar de que existem algumas semelhanças entre esta e o Finlandês, esta última deriva de outro grupo lingüístico, que abrange também o Estoniano e muitas línguas já mortas.
     
  3. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Não sabia dessa do latim.Aliás, por ser uma língua obsoleta e linda e rica, acho boa para influências.Também fico satisfeito ao saber que Tolkien não criava tudo sozinho, pois isso seria espantoso!
     
  4. Yohan-san

    Yohan-san Jogando cartas com um

    Acho q Tolkien tb teve alguma inspiração pelos celtas...povo Nórdico. Apesar dessas histórias de elfos, fadas e tudo mais serem originadas do Norte (INglaterra), ele abriu um mundo inexplorado, e sem fim. A história do Senhor dos Áneis pode ter acabado, mas as possíveis histórias que aconteceram ou irão acontecer na Terra Média, são inesgotáveis.
     
  5. servo de Eru

    servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

    esse Thantalas não para quieto nenhum minuto tá sempre criando tópicos,pelo menos são bons
    tenho algo interessante a dizer sobre as curiosidades tolkenianas

    li um livro onde um personagem fala um pouco de mitologia nórdica

    o que ele falou explodiu minha cabeça

    o tal personagem falou que os antigos povos nórdicos acreditavam que o mundo era dividido em Asgard,onde era a morada dos deuses,Midgard onde as pessoas moravam e utgard,onde moravam os trolls.Midgard se localiza entre Asgard e Utgard

    isso é bem parecido com Arda:Asgard=Aman,Midgard=Terra média e Utgard=angband ou Mordor


    acredito que muitos já saibam disso mas pra mim isso foi um choque
     
  6. Tilion

    Tilion Administrador

    Não é exatamente a mesma coisa, pois Mordor não é uma região à parte, e sim é parte da própria Terra-média. Seria o mesmo se Utgard ficasse em Midgard.

    No mais, o próprio Tolkien disse que o nome "Terra-média" (Middle-earth, no original) é justamente uma tradução do inglês médio middel-erde, que por sua vez deriva do inglês antigo middangeard, que por sua vez tem seu equivalente no nórdico antigo miðgarðr.

    Quanto a essa divisão do mundo, é algo recorrente em outras culturas também (terra dos deuses, terra dos mortais, terra dos monstros/mortos, etc).
     
  7. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Esse cara é completamente sábio quando se trata de Tolkien.Parabéns, Tilion, e obrigado pelo apoio constante, que não pára :yep:
     
  8. osilmarillion

    osilmarillion Usuário

    Gostei muito das curiosidades... principalmente da analogia com a segunda guerra, um professor meu quando eu estava no Ensino Médio comentou isso uma vez, a da Europa disfarçada eu já até havia comentado em outro tópico, e eu também tinha visto em um livro de História muito antigo sobre os povos que formaram o hoje reino unido e espanhóis e eles se referiam a terra européia como terra média, logo depois do descobrimento de novas terras. E isso não saiu mais da minha cabeça...
    Mas a mais polêmica é questão da visão de Shakespeare a respeito dos elfos, eu também não gosto, fica como se elfos fossem o masculino de fadas, como eu já vi muita gente pensando.
     
  9. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Obrigado pelo comentário.Eu também os achei interessantes a primeira vista; e continuam sendo após muito lê-los.Sim, são bacanas.Só pra compartilhar com ocês..
     
  10. Jhulha

    Jhulha Lurker

    Que interessante não sabia que o mestre Tolkien tinha utilizado o Finlandês como base para a língua elfica, nem sobre os ents e as arvores do livro de Shakespeare.
     

Compartilhar