• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curiosidades idiotas...

Saindo um pouco do assunto de Morgoth e Luthien, obrigada pelo esclarecimento sobre Aman e Valinor aê!^^
ué!! Se já está provado que elfos têm orelhas pontudas, pke as pessoas ainda discutem tanto isso??
Ah, e qto à comitiva naum cortar o cabelo, eu quis dizer: como eles faziam pra cortar o cabelo mesmo depois de a Comitiva ter se separado?
O Frodo e o Sam passaram mto tempo sem estar num lugar...digamos...civilizável...
Os outros inda passaram um tempo só lutando e andando a cavalo de um lugar pra outro...
 
Sarah fã do Frodo disse:
Ah, e qto à comitiva naum cortar o cabelo, eu quis dizer: como eles faziam pra cortar o cabelo mesmo depois de a Comitiva ter se separado?
O Frodo e o Sam passaram mto tempo sem estar num lugar...digamos...civilizável...
Os outros inda passaram um tempo só lutando e andando a cavalo de um lugar pra outro...

Eles devian deixar crescer e cortar com a espada (já viu "Mulan", da Disney?).
 
Sarah fã do Frodo disse:
ué!! Se já está provado que elfos têm orelhas pontudas, pke as pessoas ainda discutem tanto isso??

Por quê?

Porque essa "prova" só aparece no H0ME 12- The Peoples of ME, mas não tem nada sobre as orelhas dos elfos nas narrativas principais. E como nem tudo do HoME é a opinião final do Tolkien e além disso ele era uma pessoa que sempre mudava de opinião, então fica a dúvida se isso realmente seria aproveitado.

Sem contar que ele era um autor que descrevia demais as coisas, então se ele realmente quisesse que isso fosse uma característica dos elfos você não acha que isso apareceria no Senhor dos Anéis? No Hobbit? Ou até mesmo nas histórias da Primeira era?

Sei lá, eu sou uma pessoa meio suspeita pra falar dessas orelhinhas, já disse que eu não gosto. E com certeza quando eu li o Senhor dos Anéis (o primeiro que eu li) eu não imaginei os elfos assim, e continuo não imaginando. Sei lá.... orelhinhas pontudas me faz lembrar de Jornada nas Estrelas...... não...... pelo amor de Deus....

:)
 
Morgoth fala...

Aredhel disse:
Por quê?

Porque essa "prova" só aparece no H0ME 12- The Peoples of ME, mas não tem nada sobre as orelhas dos elfos nas narrativas principais. E como nem tudo do HoME é a opinião final do Tolkien e além disso ele era uma pessoa que sempre mudava de opinião, então fica a dúvida se isso realmente seria aproveitado.

Sem contar que ele era um autor que descrevia demais as coisas, então se ele realmente quisesse que isso fosse uma característica dos elfos você não acha que isso apareceria no Senhor dos Anéis? No Hobbit? Ou até mesmo nas histórias da Primeira era?

Sei lá, eu sou uma pessoa meio suspeita pra falar dessas orelhinhas, já disse que eu não gosto. E com certeza quando eu li o Senhor dos Anéis (o primeiro que eu li) eu não imaginei os elfos assim, e continuo não imaginando. Sei lá.... orelhinhas pontudas me faz lembrar de Jornada nas Estrelas...... não...... pelo amor de Deus....
:)


No History 12 tem também??? Bom, o único lugar que eu vi foi no History 5 - The Lost Road and another Writtings. Lá fala que os elfos (quendi)possuem as orelhas levemente pontudas, em formato de folha. Neste mesmo History fala-se dos hobbits também, que teriam as orelhas da mesma forma :)
 
Aredhel disse:
Sem contar que ele era um autor que descrevia demais as coisas, então se ele realmente quisesse que isso fosse uma característica dos elfos você não acha que isso apareceria no Senhor dos Anéis? No Hobbit? Ou até mesmo nas histórias da Primeira era?

Curioso.. por que esse raciocínio não se aplicaria a "asas" de Balrogs? As orelhas pelo menos foram mencionadas, não é? E a defesa das asas ignora esse argumento fantástico que você mesma acabou de citar, pra ficar apenas nas frases de sentido dúbio.. :twisted:
 
Hm...er....não querendo defender as asinhas dos Balrogs...já que eu sei que elas nao existem (:cry:), tem uma parte, no Anduin, quando a besta alada se aproxima que o Gimli acha que é um Balrog..entao...o bicho tava voando....logo, o Gimli pode ter visto asas no Balroguisinho :mrgreen:

é apenas para complementar...:roll:

hihihi
 
No History 12 tem também??? Bom, o único lugar que eu vi foi no History 5 - The Lost Road and another Writtings. Lá fala que os elfos (quendi)possuem as orelhas levemente pontudas, em formato de folha. Neste mesmo History fala-se dos hobbits também, que teriam as orelhas da mesma forma

Morgoth, eu não conheço esse trecho, conheço o do Etimologias (HoME-12) e sobre os hobbits eu conheço o das Cartas.

Mas se você pensar que no prólogo do Sda, com o nível de detalhamento que Tolkien descreve os hobbits, e ele não fala das orelhas, então eu fico na dúvida se ele iria colocar isso como uma característica deles.

-----
Não acho que podemos comparar as asas de Balrog com as orelhas dos elfos. Pq?

Pq posso tirar argumento do SdA, um livro finalizado e publicado pelo próprio Tolkien.

Curioso.. por que esse raciocínio não se aplicaria a "asas" de Balrogs? As orelhas pelo menos foram mencionadas, não é?

Realmente curioso, porque, metáfora ou não, Tolkien escreveu claramente a palavra asas no capítulo de Moria.

Diferente das orelhas, será que vocês tariam defendendo as orelhas se CT não tivesse publicado o HoME? (livros que nem tudo seria aproveitado, e que, dizem as más línguas, foram lançados apenas com fim comercial)

:?[/quote]
 
Realmente curioso, porque, metáfora ou não, Tolkien escreveu claramente a palavra asas no capítulo de Moria.
Isso é prova? Nesse mesmo livro, Tolkien dizia que Felaróf (cavalo de Eörl) tinha "asas nos pés". Seria um cavalo parecido com o Namor, príncipe submarino? Ou apenas mais uma metáfora? :wink:

Diferente das orelhas, será que vocês tariam defendendo as orelhas se CT não tivesse publicado o HoME? (livros que nem tudo seria aproveitado, e que, dizem as más línguas, foram lançados apenas com fim comercial)
Cê falou bem: más línguas. Na verdade, a gente sabe que aquilo é uma coletânea dos rascunhos do professor, que refletem bem seu processo criativo. E lá está definida claramente a forma das orelhas, sem a menor sombra de dúvida ou metáfora.

Aredhel disse:
Pq posso tirar argumento do SdA, um livro finalizado e publicado pelo próprio Tolkien.
E não acho legal colocar tanta ênfase no "publicado por Tolkien". A gente sabe que ele só chegou a realmente publicar o SdA por pressão dos editores, talvez por ele a coisa ficasse sempre na base do rascunho. E aí, o famoso SdA deveria ser desconsiderado também, da forma como os HoME (injustamente) são? 8O
 
Gildor disse:
Aredhel disse:
Pq posso tirar argumento do SdA, um livro finalizado e publicado pelo próprio Tolkien.
E não acho legal colocar tanta ênfase no "publicado por Tolkien". A gente sabe que ele só chegou a realmente publicar o SdA por pressão dos editores, talvez por ele a coisa ficasse sempre na base do rascunho. E aí, o famoso SdA deveria ser desconsiderado também, da forma como os HoME (injustamente) são? 8O

Só fazendo um adendo ao que o Gildor escreveu(e que pra variar eu concordo...hehehe)

O Hobbit também foi "publicado por Tolkien" mas ainda sim Tolkien queria re-editá-lo e mudar muita coisa. A mitologia Tolkeniana vivia sendo revisada e refinada o tempo todo, tanto antes como depois do SDA. :wink:
 
Gildor, eu não to aqui discutindo as asas dos Balrogs. Mas convenhamos, prova ou não, as discussão sobre isso só começou por causa desse trecho.

E pressão ou não, se o Senhor dos Anéis e O Hobbit foram publicados, isso quer dizer que o autor tinha uma certa segurança com o que ia publicar. Mas você pode falar isso do HoME? Poderia me dizer o que realmente seria aproveitado da coletania caso o autor tivesse publicado?

:?
 
E pressão ou não, se o Senhor dos Anéis e O Hobbit foram publicados, isso quer dizer que o autor tinha uma certa segurança com o que ia publicar. Mas você pode falar isso do HoME? Poderia me dizer o que realmente seria aproveitado da coletania caso o autor tivesse publicado?
Isso não é argumento pra nenhum dos lados. Da mesma forma, você também não sabe o que NÃO seria publicado. Isso faz com que tudo aquilo deva ser desconsiderado? Na minha opinião, não mesmo. O que importa é que foi escrito, e não havendo nada que renegue um certo trecho, ele é válido.

E como o Glaurung bem disse, isso não faz mesmo a menor diferença. Ele queria mudar o Hobbit, não queria? Mesmo depois de ser publicado? Onde está a segurança aí? ;)
 
Gildor disse:
Isso não é argumento pra nenhum dos lados. Da mesma forma, você também não sabe o que NÃO seria publicado. Isso faz com que tudo aquilo deva ser desconsiderado? Na minha opinião, não mesmo.

É justamente isso o que eu quero dizer...

Aredhel disse:
E como nem tudo do HoME é a opinião final do Tolkien e além disso ele era uma pessoa que sempre mudava de opinião, então fica a dúvida se isso realmente seria aproveitado.

Também não acho que o HoME tem que ser desconsiderado, longe disso, mas também não acho que sirva de prova ou afirmação de alguma coisa, justamente por causa do que você mesmo disse: Da mesma forma, você também não sabe o que NÃO seria publicado.

A maior parte do HoME são apenas rascunhos e falar que só porque ele escreveu algum dia e em algum lugar, não significa que entraria na história, e o próprio HoME tem vários exemplos disso.

E como o Glaurung bem disse, isso não faz mesmo a menor diferença. Ele queria mudar o Hobbit, não queria? Mesmo depois de ser publicado? Onde está a segurança aí?

Isso vai pelo bom senso, não há escritor que publique um livro e não concorde com aquilo que escreveu. Mas se depois que um tempo o Tolkien passou a sentir insegurança, então a questão é outra.

Ah Gildor, você nunca se lembrou de algo que fez e pensou: "Nossa, eu devia ter feito isso de outra forma!"? :?
Mas isso muda seu passado? Não!

Essa sensação deve ser muito comum a todos os escritores que analisam seus livros depois de um tempo publicados. E se pensar que o Tolkien passou uma vida escrevendo praticamente uma única história, então a coisa deve ser até mais difícil.

No entanto, isso não muda o fato de O Hobbit ser uma versão final. Escrita, publicada e revisada pelo próprio autor e, portanto, canônica. E o mesmo vale para o Senhor dos Anéis.

:)
 
Hehe, engraçado, neh...no senhor dos aneis, tolkien naum usa sequer uma metáfora(coisa q ele usa MUITO), naum cita em momento algum a possibilidade de elfos terem orelhaas pontudas....contudo, ele afirma isso no HoME 12...
porem, há varias metáforas(ou nao) falando sobre supostas "asas" de balrogs, mas em lugar algum ele menciona concretamente essas asas ou algum voo de Balrog....
 
Depois que o Morgoth falou, eu resolvi conferir, agora que to com tempo, onde tava o Etimologias e ele tá certo... é no HoME 5.... :)

Nût-búrz, o problema é que ele não afirma, ele apenas cita... e você só chega a conclusão das orelhas pontudas, assumindo que LAS significa orelha em Quenya (tb pode ser folha), e a coisa fica mais estranha, pq o Etimologias foi criado antes do Sda... e mesmo assim ele não citou nadinha sobre essas orelhas...

:)

Mithrellas disse:
Mas ele queria dizer poder, não? (tsc tsc...odeio essa historia...)

A resposta é talvez. Depende da sua interpretação. :)

O que cada lado diz:
Anti-asas: de que asas é usado como metáfora (assim como vc mesma disse)
Pró-asas: de que asas aparece no sentido literal

Qual tá certo? Ninguem sabe a resposta, se não esse assunto já estaria encerrado há muito tempo.
Na verdade, nenhum dos dois estão errados, pq não há nada que negue ou afirme ambos os lados.

:)
 
NUNCA VI TANTA PERGUNTA IDIOTA NA MINHA VIDA POR METRO QUADRADO!!!!
ALGUEM QUER SABER COMO AROGON LAVA CUECA??? PASTA DE DENTE ELFICA????

TEM CERTEZA QUE VC GOSTA DE TOLKIEN, OU ACHA COISA DE CDF E SÓ LEU PRA TIRAR ONDA COM A NOSSA CARA!!!!??????????
 
Morgoth fala...

Aredhel disse:
Nût-búrz, o problema é que ele não afirma, ele apenas cita... e você só chega a conclusão das orelhas pontudas, assumindo que LAS significa orelha em Quenya (tb pode ser folha), e a coisa fica mais estranha, pq o Etimologias foi criado antes do Sda... e mesmo assim ele não citou nadinha sobre essas orelhas...

De fato. Entretanto, a menção dessa característica nas etimologias do HoME 5 mostra que Tolkien chegou a imaginar os elfos com orelhas pontudas, assim como os Hobbits. Nada impede que ele tenha mudado de idéia, mas como vamos saber se ele mudou de idéia realmente? Será que "O Hobbit" e o "Senhor dos Anéis" são os locais adequados que Tolkien poderia falar das orelhas daquelas raças? Lembrem ainda que estes dois livros, segundo a concepção tolkieniana, foram escritos por hobbits, que por sua vez já possuíam orelhas pontudas, não tendo o porque mencioná-las :P

Aredhel disse:
O que cada lado diz:
Anti-asas: de que asas é usado como metáfora (assim como vc mesma disse)
Pró-asas: de que asas aparece no sentido literal

A incerteza na existência de asas físicas ou não pode ter vindo da incerteza dos hobbits que escreveram o livro e viram o balrog :P
Mas um outro trecho da mesma parte do livro me leva a crer que "asas", no caso, é metáfora sim: "sua sombra se espalhou como duas grandes asas"... mas esse assunto não vai levar a lugar algum mesmo e eu já não consigo mais discutí-lo :P
 
Aredhel disse:
Gildor, eu não to aqui discutindo as asas dos Balrogs. Mas convenhamos, prova ou não, as discussão sobre isso só começou por causa desse trecho.

E pressão ou não, se o Senhor dos Anéis e O Hobbit foram publicados, isso quer dizer que o autor tinha uma certa segurança com o que ia publicar. Mas você pode falar isso do HoME? Poderia me dizer o que realmente seria aproveitado da coletania caso o autor tivesse publicado?

:?


Com relação as orelhas de hobbits e elfos, Tolkien as descreveu pontudas e em nenhum momento jamais "desmentiu" as palavras. Então qual o problema de assumir que elfos e hobbits tinham orelhas pontudas?

Afinal de contas, a maioria de outras obras que tiveram alguma influência Tolkeniana descreveram elfos com orelhas pontudas. Será que tanta gente tem a idéia errada do que Tolkien queria? I don't think so!
:wink:
 
Aredhel disse:
com certeza quando eu li o Senhor dos Anéis (o primeiro que eu li) eu não imaginei os elfos assim, e continuo não imaginando. Sei lá.... orelhinhas pontudas me faz lembrar de Jornada nas Estrelas...... não...... pelo amor de Deus....
Eu tbm nunca os imaginei com orelhas pontudas...é feiu...esquisitu...eu pelo menos achu...e num consigo imaginar elfos com algo feiu...
 
Sarah fã do Frodo disse:
Aredhel disse:
com certeza quando eu li o Senhor dos Anéis (o primeiro que eu li) eu não imaginei os elfos assim, e continuo não imaginando. Sei lá.... orelhinhas pontudas me faz lembrar de Jornada nas Estrelas...... não...... pelo amor de Deus....
Eu tbm nunca os imaginei com orelhas pontudas...é feiu...esquisitu...eu pelo menos achu...e num consigo imaginar elfos com algo feiu...
A MELHOR COISA DOS ELFOS SÃO JUSTAMENTE AS ORELHAS!!!
Eu adoro elas!
Elfos sem orelhas pontudas é algo que nunca aceitarei!!!!
Agora vai dizer q todos os RPGS do mundo estão errados?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo