• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curiosidades do mundo da música

Progger58

Usuário
- O hoje famosíssimo artista newage KITARO fez parte de uma banda progressiva japonesa dos anos 70 chamada Far East Family Band. Banda esta aliás excelente, notadamente o disco Nipponjin.

- Lobão, Lulu Santos e Ritchie também fizeram parte de uma banda prog/psicodélica nos idos dos anos 70. Chamava-se Vímana, encontrando-se informações mais detalhadas sobre o grupo nos seguintes links:

http://www.tosembanda.com/colunista2/coluna3.asp?id_coluna=78&id_colunista=4#

http://www.bandavimana.cjb.net/

- A nossa querida Jane Duboc também fez parte de uma das melhores bandas de progressivo já surgidas no cenário nacional, o Bacamarte.

- Quem também por pouco não entrou para a cena progressiva foi o Elton John. Ele chegou a ser cogitado para ser o vocalista da banda King Crimson no disco In the Wake of Poseidon, mas Robert Fripp (líder do KC) acabou não gostando dele.

- Por pouco o ELP (Emerson, Lake & Palmer) não se chamou HELP, ou mesmo FELP. É que tanto o Jimi Hendrix quanto o Robert Fripp manifestaram, no início, aspiração em fazerem parte do grupo que o Keith Emerson estava formando.

- Esta eu não sei se é verídica ou não, mas já li em algum lugar que aquele olho vazado do David Bowie foi resultado de uma briga com o Peter Frampton quando eram adolescentes e estudavam na mesma escola.

- O que alguns artistas faziam antes de ingressarem na música: Elvis Presley foi motorista de caminhão; Sting foi leiteiro e professor; Joe Cocker foi encanador; Fish (ex-Marillion) foi lenhador; e Rod Stewart foi coveiro.


- E sabem quem foi o inventor da guitarra elétrica de corpo sólido? Para quem não sabe, foi LES PAUL (pois é, o criador das famosas Gibson Les Paul). Além de inventor também era músico, e criou novos métodos para gravações musicais, sendo, por exemplo, um dos pioneiros no processo de gravação multi-tracking, combinando diversas gravações numa mesma canção. Como solista de técnica primorosa, foi capaz de criar efeitos de slide e reverberação inusitados na época.


- E quem aqui já ouviu falar de DICK DALE? Pois saibam que este homem foi uma das figuras mais importantes para a história do rock!!! Foi o inventor da Surf Music (ou Surf Rock, como preferirem), isso no final dos anos 50!!! Ostenta o título de "The King of the Surf Guitar", sendo também o primeiro músico da história a praticar um determinado esporte (no caso o surf) e desenvolver música especificamente para esse fim.

Foi o responsável pela necessidade de criação de amplificadores de guitarra e caixas de som muito mais potentes do que os existentes na época, já que estourou um monte deles depois de ganhar do Leo Fender uma guitarra Fender Stratocaster e tocá-la sempre a volumes insanos, conseguindo queimar nada menos que 49 amplificadores Fender com seus respectivos falantes, até que o Leo Fender em pessoa, depois de assistir a um show do Dale e constatar in loco o que acontecia (conta-se que ninguém jamais tocou tão alto na história do rock), conseguiu finalmente desenvolver, em conjunto com a fábrica de caixas JBL, um amp e uma caixa que agüentassem o tranco do Dale (por isso mesmo vindo ele também a receber o título de “Vovô do Heavy Metal”, quando esse gênero foi criado muito tempo depois). Ou seja, contribuiu para demonstrar as limitações eletrônicas de amplificadores e caixas acústicas da época e para o conseqüente desenvolvimento de novas tecnologias que atendessem às novas demandas. Daí a razão pela qual o cidadão também é conhecido como “o pai dos amplificadores PA”, ou ainda como “o Mike Tyson das seis cordas”.

Foi também o responsável pela criação do dispositivo chamado “Fender Tank Reverb" (ou reverb de mola), desenvolvido pela Fender a seu pedido. A idéia desse acessório surgiu porque Dale costumava cantar em suas apresentações e sentiu a necessidade desse acessório para conferir um certo efeito à sua voz. Certo dia, Dick resolveu plugar sua Stratocaster nessa unidade (o Fender Tank Reverb), e descobriu como fazer o que estava procurando há muito: o som do mar. Desta forma, Dale achou o seu som. E o reverb de mola passou a fazer parte do seu timbre, por assim dizer.

Contribuiu tanto no desenvolvimento de guitarras e acessórios Fender que a fábrica acabou lançando uma série em sua homenagem, chamada “Dick Dale Signature Stratocaster”.

Influenciou uma enorme geração de guitarristas que vieram depois dele, dentre os quais Eddie Van Halen e Jimi Hendrix (por sinal diz a lenda – e o próprio Dale confirma isso – que deu aulas de guitarra para o Hendrix). O próprio Hendrix, por sinal, compôs uma música (Third Stone From The Sun) em sua homenagem ao saber que Dale havia sido desenganado pelos médicos por estar com câncer (do qual viria depois a se curar totalmente).

Ah, essa figuraça também parece ter sido o primeiro a tocar guitarra do lado esquerdo sem inverter a posição das cordas.


- E o primeiro a tocar uma guitarra de dois braços na história, alguém sabe? Quem aí pensou que fosse o Jimmy Page se enganou redondamente. Na verdade foi um cara chamado JOE MAPHIS, no início dos anos 50!!! Sua habilidade e velocidade impressionantes faziam com que Maphis conseguisse pular de um braço para o outro, conseguindo assim uma gama de variações sonoras inimagináveis até então. E isso no início dos anos 50!!! Outro que também utilizou bastante o mesmo tipo de guitarra gêmea foi Larry Collins, que foi quem acabou popularizando essa versão do instrumento.


E aí, quem tem mais curiosidades para nos contar?

Saudações,
Demétrio.
 
Última edição:
Sim.... Porgger desta vez não cometerei a mesma garfe infeliz de não ler o primeiro post do tópico e falar besteira....temos que vencer a preguiça :oops: .

Colocarei poucas curiosidades que me lembro e tenho acesso agora...

*-O Tecladista Edgar Froese, lídero do Tangerine Dream deveria ter processado o grupo brasileiro, RPM, pois este Plagiou descaradamente a composição Stumann, gravada por Edgar Froese em 1979. O hit plagiado foi Olhar 43. Sim...o RPM é um ladrão safado :evil: .

* Em uma bela noite, em mais um ensaio o baterista do Krisiun recebeu p demônio em seu corpo, já é notória sua velocidade como baterista, mas ele exaagerou um pouco, e tocou em uma velocidade brutal, talvez 1000 por hora ou 2000, não importa, o que se sabe é que a velocidade foi tamanha que a parede começou a rachar, e alguns pedaços cairam, até o baterista voltar ao normal. Tem pessoas que acham que isso é lenda....mas do baterista do Krisiun de nada pode se duvidar :disgusti:
 
Retificando a curiosidade sobre o David Bowie, postada na minha mensagem inicial: na verdade o olho esquerdo do Bowie sofreu danos em consequência de uma briga com um colega de escola de nome George Underwood, em 1962 (não foi o Peter Frampton, portanto). Por conta disso, sua pupila ficou paralisada, sem poder dilatar ou contrair, de acordo com a luminosidade. E é em razão disso que o olho esquerdo de Bowie aparenta ter uma cor diferente de seu olho direito, parecendo verde ou marrom, de acordo com a luz ambiente.

Aproveitando o ensejo, aqui estão mais algumas curiosidades dignas de registro:

- O tecladista Patrick Moraz, após sua saída do YES (ele fez parte da banda durante o disco Relayer), morou algum tempo no Brasil, tentando aqui montar uma nova banda com ex-integrantes do Vímana. O projeto acabou não dando certo, por conta de desentendimentos.

- O mesmo Patrick Moraz tocou no primeiro disco de Zé Ramalho, faixa Avohai...

- Consta que, no inicio da carreira, cds do Evanescence eram vendidos em lojas de artigos evangélicos. É que a cena underground do Arkansas tem muitas bandas de rock cristão, e eles acabavam sendo associados a isso.

Demétrio.
 
Continuando a falar de David Bowie,

Seu verdadeiro nome é David Jones, mas trocou o sobrenome devido ao seu homônimno famoso do grupo americano The Monkees. Seu primeiro grupo ainda se chamou David Jones and the Lower third, chegando a gravar um disco sem repercussão alguma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo