• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curiosidades de J.R.R Tolkien

Era dificil entender a dicção do Mestre, afinal ele vivia com o cachimbo entre os dentes

O problema de dicção dele ia além do uso do cachimbo: afinal, ele não falava sempre com um cachimbo na boca.

Quando era adolescente, ele jogava rugby no colégio e em uma partida num lance ele acabou mordendo a própria língua com tanta força que isso lhe deixou seqüelas para toda a vida, influenciando na dicção.
 
Há uma coincidência curiosa que acredito ser do conhecimento da maioria, mas por desencargo de consciência vou postá-la. :)

Partamos desse trecho:

Três anéis para os Reis Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Reis dos Homens fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono.

Se invertermos a ordem dos números correspondentes à quantidade de anéis, teremos 1, 9, 7 e 3, ou, se preferirem, 1973, ano da morte de Tolkien.
 
Nosssssaaaaa!
Dessa eu não sabia.
Poxa, bacana.Obrigado por nos revelar.Será coincidência?
 
Provavelmente é coincidência, já que ele escreveu o livro antes de morrer, né??
 
Coincidências eu não sei, mas que é interessante isso sim.
Essa da mordida na lingua não sabia. Deve ter doido pra caramba. :blah:
 
-Toda essa amizade inspirou Colin Duriez a escrever um livro:
"Tolkien e C. S. Lewis - O Dom da Amizade.Contando biografias, diários,
memórias e correspondencias. Da editora Nova Fronteira
Gostaria de ler esse livro do Colin Duriez. Acho legal a amizade deles e tudo o que passaram.

Provavelmente é coincidência, já que ele escreveu o livro antes de morrer, né??
Ou ele preveu a morte, mas não disse a ninguém. E depois descobriu-se que ele teria escrito aí nos versos 8-O
.
.
.
.
.
.
.
.

:lol: Brincadeira
 
Talvez ele tenha dito para seus filhos, para porem o número de anéis conforme o dia de sua morte.É uma possibilidade.Não sei se Tolkien gostaria e estava em seu pensamento, mas vai saber!?Talvez não, talvez sim, seria impossível descobrir.Por ora, digamos que é conincidência.

E essa do Rugby, aiai, que dor....
 
Isso de ele pedir para os filhos colocarem o número de anéis conforme a data de sua morte é uma teoria da conspiração mais do que impossível, já que primeiro Tolkien nem de perto gostava desses esoterismos e, segundo, o SdA foi publicado em 1954, quase 20 anos antes da morte dele, e o poema do Anel já constava com esses números na primeira edição.

Vocês gostam de procurar pêlo em ovo, hein? :lol:
 
-Aos 16 anos Tolkien começa a namorar uma jovem 3 anos mais velha que ele, mas as escondidas, por estar sob a tutela do Padre Francis Morgan e quando este descubriu, proibiu Tolkien de ve-la antes de completar 21 anos. Quando atingiu esta idades Tolkien escreveu para Edith e a pediu em casamento. Mesmo estando comprometida ela aceitou e também converteu ao catolicismo. Juntos tiveram 4 filhos.
Essa história aqui é extremamente interessante, quando Tolkien namorava as escondidas com Edith.
Tolkien mesmo, conta de que o Padre que era seu tutor, era que nem Thingol e que Tolkien e Edith eram Beren e Luthien. O conto que mais marcou as obras de Tolkien.
O conto de Beren e Luthien, Tolkien fez em base do amor que tinha e que viveu com Edith, começou a escreve-lo na época em que os dois ainda estavam sujeitos a não se ver diariamente por causa do Padre Tutor de Tolkien, entre muitas outras coisas.
Isto esta tudo no livro "O Dom da Amizade".
Esta data e época que Tolkien narra detalhadamente sobre os acontecimentos restantes é extremamente perfeito e interessante para se ler.
 
Essa história aqui é extremamente interessante, quando Tolkien namorava as escondidas com Edith.
Tolkien mesmo, conta de que o Padre que era seu tutor, era que nem Thingol e que Tolkien e Edith eram Beren e Luthien. O conto que mais marcou as obras de Tolkien.
O conto de Beren e Luthien, Tolkien fez em base do amor que tinha e que viveu com Edith, começou a escreve-lo na época em que os dois ainda estavam sujeitos a não se ver diariamente por causa do Padre Tutor de Tolkien, entre muitas outras coisas.

E como já foi dito há disponível na Valinor o artigo A Oxford de Tolkien, com uma foto do túmulo de Tolkien, onde também esta enterrada sua esposa com a escrição referindo a Luthien . Segue o link da página a que me referi: http://www.valinor.com.br/artigos/textos-e-ensaios/a-oxford-de-tolkien/20/
 
Última edição:
Foi mal pelo tempo sem posta alguma curiosidade,
mas é que estava difícil de achar algo que julgo curioso.
Chega de papo vamos para elas:

-Das lembranças da África, onde Tolkien viveu por pouco tempo na infância,
foram bastante vívidas, como por exemplo seu encontro com uma grande aranha...
a qual iria mais tarde influenciar suas histórias na forma de aranhas gigantescas
e pavorosas.

-A inspiração de Tolkien para o conto Beren e Lúthien veio de um dia em que
Edith veio andando por entre as árvores, num pequeno bosque e ela dançou para ele.

-Tolkien foi um dos fundadores de um grupo de amigos de Oxford,
com interesses literários similares conhecidos como Inklings.
A origem deste nome é puramente de diversão, pois soava como Anglo Saxão.
Um dos membros deste grupo foi Lewis.

Fontes: www.duvendor.com.br
 
Há uma coincidência curiosa que acredito ser do conhecimento da maioria, mas por desencargo de consciência vou postá-la. :)

Partamos desse trecho:

Três anéis para os Reis Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Reis dos Homens fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono.

Se invertermos a ordem dos números correspondentes à quantidade de anéis, teremos 1, 9, 7 e 3, ou, se preferirem, 1973, ano da morte de Tolkien.

PUTZ! Eu nunca repararia isso!!!
Eu costumo usar a frase "Coincidências não existem!" mas agora vejo que será dificil afirmar o contrário...:mrgreen:
E a história do tumulo, em?!, Eu ja sabia, mas ela é uma das mais curiosas...
 
Última edição:
Nossa, muito interessante não sabia dessas coisas sobre meu escritor favorito. Legal! Cara, se poder postar mais sobre ele eu agradeceria bastante.
 
Foi mal a demora mas estava dificil achar alguma coisa e graça a ajuda de Fëaléron consegui algo para postar aqui.

- O nome de Tolkien foi usado como adjetivo no Daily Telegraphy (29/06/1972). Tolkien respondeu (escreveu) ao Editor do jornal e considerou injusto usar seu nome como adjetivo quaificador de melancolia, especialmente pelo contexto no qual foi inserido se tratar de árvores. (Baseado na carta 339)

- Tolkien escreveu o início de uma história que se passavaria ao final do reinado de Eldarion, cerca de 100 anos após a morte Aragorn. Por volta dessa época, surgiria uma certa inquietação relacionada ao tédio invitável dos Homens com o bem: haveriam sociedades secretas praticando cultos sombios e "cultos órquicos" entre os adolescentes. (Baseado na carta 338)

- Tolkien recebeu de um fã um cálice de aço com as "terríveis palavras do Anel" gravadas nele. Ele nunca bebeu no cálice, mas o usava como cinzeiro. (Baseado na carta 343)

- Tolkien gostava muito de máquinas de escrever. Um de seus desejos era ter dinheiro suficiente para encomendar uma máquina elétrica de escrever, de acordo com suas especificações, para datilografar com a escrita Fëanoriana. (Baseado na carta 272)

Só não entendi o porque de ligar Tolkien à melancolia, mas tudo bem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo