• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cumbica terá hotel, shopping e monotrilho entre os terminais

Turgon

Mugiwara no Ichimi
O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), terá hotel, terminal de ônibus e uma espécie de shopping exclusivo para passageiros.

O terminal 3, com capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, não saiu do chão. Por exigência do governo federal, que o concedeu à iniciativa privada, tem de ser estar pronto até a Copa-2014.

A fundação começa nas próximas semanas; o prédio inteiro acaba em março de 2014, segundo a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que ontem oficialmente passou a fazer parte da administração de Cumbica, com a Infraero. Em fevereiro, a estatal deixará a gestão e a concessionária assume sozinha.

O novo terminal será só para os voos internacionais.

12228879.gif


A principal mudança em relação aos terminais 1 e 2 é que as lojas e o hotel ficarão depois da imigração -ou seja, só passageiros terão acesso; quem levar os parentes para se despedir, não.

O conceito é comum no exterior. O modelo para o terminal 3 é o de uma espécie de shopping de luxo, com grifes nacionais e internacionais.

O hotel será destinado aos passageiros em conexão. A operadora não está definida. O terminal de ônibus, uma espécie de rodoviária, servirá a linhas municipais e ao turismo, diz a concessionária.

A inspiração para o projeto sairá de aeroportos como Changi (Cingapura), entre os mais modernos do mundo.

A proposta é que o terminal 3 seja automatizado e que o passageiro faça check-in e despache a bagagem sem ir ao balcão. Poderá fazer a partir do estacionamento, segundo a concessionária, por meio de uma esteira. Outra esteira, de cerca de 500 metros, conectará os passageiros do terminal 3 aos terminais 1 e 2.

MONOTRILHO

O investimento até 2014 será de R$ 2 bilhões. Entre os planos também está um monotrilho entre o terminal 4, hoje usado pela Webjet, ligando-o aos outros terminais, em um trajeto de pouco mais de 1 km. A intenção é levar os passageiros que desembarquem do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) -haverá uma parada no local; o trem da CPTM está previsto para 2014.

Fonte: Folha de S.Paulo
_________________________________________

A ideia do terminal é muito boa e irá melhorar em muito a questão do desembarque em dias mais movimentados. Só espero que a ideia não se limite apenas ao terminal 3 e se estenda aos terminais 1 e 2. Evitar filas para o check-in e despache seria ótimo!
 
É difícil conseguir informações de vôo no aeroporto do Rio. O passageiro as vezes não encontra o portão por falta de organização e desinformação dos funcionários (e olha que isso ocorre em vôo internacional, imagina nos nacionais). Tem que mudar urgentemente a gestão das pessoas que usam o serviço. Da vez que eu fui nem o guia da agência sabia, nem o funcionário do balcão de informação nem os funcionários dos portões. Quer dizer, o deslocamento e a organização interna estão deficientes no país.
 
Última edição:
Aqui em São Paulo não é muito diferente. Já peguei vários funcionários que não sabiam me dizer aonde eu poderia fazer o check-in ou até mesmo embarcar. Precisa melhorar bem isso.
 
Aqui em Minas existe um grupo de empresário que querem implantar o Monotrilho ligando o centro de BH com o aeroporto de Confins. Seria uma alternativa interessante por ser menos onerosa que a implantação do metrô tradiocional.

___________________________________________________________________________________


8 de agosto de 2012 - Um trem rápido que corre sobre um trilho pode resolver boa parte dos problemas do transporte coletivo em Belo Horizonte. Não é cena de filme de ficção científica e a capital pode ter cara de cidade futurística, em um tempo nem tão longe assim. O projeto já foi apresentado a representantes do poder público e, caso aprovado, pode ficar pronto para Copa do Mundo.

O projeto prevê 18 estações que ligariam a região central ao Aeroporto de Confins, passando pela Universidade Federal, Mineirão, aeroporto da Pampulha e Cidade Administrativa. Seriam 44 quilômetros de trilhos e alcançaria ainda as cidades de Lagoa Santa e Vespasiano.

O monotrilho é economicamente mais viável. Enquanto um quilômetro de metrô pode custar até R$ 222 milhões, o de monotrilho não passa de R$ 70 milhões. Além de levar três vezes menos tempo para ser construído, é mais silencioso, não polui e alcança uma velocidade de 80 km/h. Além disso, não há necessidade de grandes desapropriações pois é construído no canteiro central das avenidas.

Mesmo com a implantação do monotrilho, o metrô vai continuar sendo o meio de transporte coletivo mais viável. O reforço vem para suprir a alta demanda de passageiros da capital e de quebra deixar a cidade com cara de mais moderna.

Em média, cerca de 250 mil pessoas vão poder ser transportadas por esse veículo de primeiro mundo, com ar condicionado e sistema de som. Para o bolso do passageiro, deve ser o mesmo valor da passagem do metrô que hoje é de R$ 1,80.

Fonte: http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=7&id_noticia=84788/noticia_interna.shtml
 
Em SP já estão construindo um monotrilho que ligaria Congonhas até a Berrini. Eu acho uma solução interessante. Aqui em BH algus corredores seriam bem atendidos pelo monotrilho, apesar de que outros, eu penso que não tem como substituir o projeto do metro como a região do Barreiro.
 
Turgon virou o Morfindel da aviação?

Eu nunca tive problema com nenhum aeroporto, exceto o Santos Dumont (Rio), que, por algum motivo, não define o portão de embarque até, bem, a hora do embarque. Lembro uma vez que meu sapato estava matando meu pé e o aeroporto trocando o portão do meu voo.
 
Quanto a essas obras em Cumbica cabe aquele comentário de sempre: Demorou!!!

Até porque ainda tem muita coisa a ser feita lá dentro em melhorias, pra poder ser um aeroporto que consiga atender bem a crescente demanda mantendo um mínimo de conforto e organização.

Em SP já estão construindo um monotrilho que ligaria Congonhas até a Berrini. Eu acho uma solução interessante.

Essa linha que parte de Congonhas chamada Linha Ouro terá como ponto final o estádio do Morumbi :D

Turgon virou o Morfindel da aviação?

Eu já tava pra postar isso. Desse jeito vai ter que se criar uma nova área no fórum chamada Aviação. :lol:

E olha que antigamente quando o Omykron que tem mais 18.000 posts aqui no fórum, quando estava numa fase bem mais atuante na Valinor quem mais postava sobre o assunto era ele e diga-se de passagem com bom conhecimento de causa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo