1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cumbica terá hotel, shopping e monotrilho entre os terminais

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Turgon, 16 Ago 2012.

1. Turgon

Turgon 孫 悟空

O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), terá hotel, terminal de ônibus e uma espécie de shopping exclusivo para passageiros.

O terminal 3, com capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, não saiu do chão. Por exigência do governo federal, que o concedeu à iniciativa privada, tem de ser estar pronto até a Copa-2014.

A fundação começa nas próximas semanas; o prédio inteiro acaba em março de 2014, segundo a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que ontem oficialmente passou a fazer parte da administração de Cumbica, com a Infraero. Em fevereiro, a estatal deixará a gestão e a concessionária assume sozinha.

O novo terminal será só para os voos internacionais.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

A principal mudança em relação aos terminais 1 e 2 é que as lojas e o hotel ficarão depois da imigração -ou seja, só passageiros terão acesso; quem levar os parentes para se despedir, não.

O conceito é comum no exterior. O modelo para o terminal 3 é o de uma espécie de shopping de luxo, com grifes nacionais e internacionais.

O hotel será destinado aos passageiros em conexão. A operadora não está definida. O terminal de ônibus, uma espécie de rodoviária, servirá a linhas municipais e ao turismo, diz a concessionária.

A inspiração para o projeto sairá de aeroportos como Changi (Cingapura), entre os mais modernos do mundo.

A proposta é que o terminal 3 seja automatizado e que o passageiro faça check-in e despache a bagagem sem ir ao balcão. Poderá fazer a partir do estacionamento, segundo a concessionária, por meio de uma esteira. Outra esteira, de cerca de 500 metros, conectará os passageiros do terminal 3 aos terminais 1 e 2.

MONOTRILHO

O investimento até 2014 será de R$ 2 bilhões. Entre os planos também está um monotrilho entre o terminal 4, hoje usado pela Webjet, ligando-o aos outros terminais, em um trajeto de pouco mais de 1 km. A intenção é levar os passageiros que desembarquem do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) -haverá uma parada no local; o trem da CPTM está previsto para 2014.

Fonte: Folha de S.Paulo

A ideia do terminal é muito boa e irá melhorar em muito a questão do desembarque em dias mais movimentados. Só espero que a ideia não se limite apenas ao terminal 3 e se estenda aos terminais 1 e 2. Evitar filas para o check-in e despache seria ótimo!

2. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

É difícil conseguir informações de vôo no aeroporto do Rio. O passageiro as vezes não encontra o portão por falta de organização e desinformação dos funcionários (e olha que isso ocorre em vôo internacional, imagina nos nacionais). Tem que mudar urgentemente a gestão das pessoas que usam o serviço. Da vez que eu fui nem o guia da agência sabia, nem o funcionário do balcão de informação nem os funcionários dos portões. Quer dizer, o deslocamento e a organização interna estão deficientes no país.

Última edição: 16 Ago 2012
  3. Turgon

Turgon 孫 悟空

Aqui em São Paulo não é muito diferente. Já peguei vários funcionários que não sabiam me dizer aonde eu poderia fazer o check-in ou até mesmo embarcar. Precisa melhorar bem isso.

4. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Aqui em Minas existe um grupo de empresário que querem implantar o Monotrilho ligando o centro de BH com o aeroporto de Confins. Seria uma alternativa interessante por ser menos onerosa que a implantação do metrô tradiocional.

___________________________________________________________________________________

8 de agosto de 2012 - Um trem rápido que corre sobre um trilho pode resolver boa parte dos problemas do transporte coletivo em Belo Horizonte. Não é cena de filme de ficção científica e a capital pode ter cara de cidade futurística, em um tempo nem tão longe assim. O projeto já foi apresentado a representantes do poder público e, caso aprovado, pode ficar pronto para Copa do Mundo.

O projeto prevê 18 estações que ligariam a região central ao Aeroporto de Confins, passando pela Universidade Federal, Mineirão, aeroporto da Pampulha e Cidade Administrativa. Seriam 44 quilômetros de trilhos e alcançaria ainda as cidades de Lagoa Santa e Vespasiano.

O monotrilho é economicamente mais viável. Enquanto um quilômetro de metrô pode custar até R$ 222 milhões, o de monotrilho não passa de R$ 70 milhões. Além de levar três vezes menos tempo para ser construído, é mais silencioso, não polui e alcança uma velocidade de 80 km/h. Além disso, não há necessidade de grandes desapropriações pois é construído no canteiro central das avenidas.

Mesmo com a implantação do monotrilho, o metrô vai continuar sendo o meio de transporte coletivo mais viável. O reforço vem para suprir a alta demanda de passageiros da capital e de quebra deixar a cidade com cara de mais moderna.

Em média, cerca de 250 mil pessoas vão poder ser transportadas por esse veículo de primeiro mundo, com ar condicionado e sistema de som. Para o bolso do passageiro, deve ser o mesmo valor da passagem do metrô que hoje é de R$ 1,80.

Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Como eu gostaria disso aqui. Já ouvi falarem sobre, mas nada saiu do papel.

6. Pearl

Pearl Usuário

Em SP já estão construindo um monotrilho que ligaria Congonhas até a Berrini. Eu acho uma solução interessante. Aqui em BH algus corredores seriam bem atendidos pelo monotrilho, apesar de que outros, eu penso que não tem como substituir o projeto do metro como a região do Barreiro.

7. Tek

Tek Girls tend not to like me

Turgon virou o Morfindel da aviação?

Eu nunca tive problema com nenhum aeroporto, exceto o Santos Dumont (Rio), que, por algum motivo, não define o portão de embarque até, bem, a hora do embarque. Lembro uma vez que meu sapato estava matando meu pé e o aeroporto trocando o portão do meu voo.

• LOL LOL x 2
  8. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Quanto a essas obras em Cumbica cabe aquele comentário de sempre: Demorou!!!

Até porque ainda tem muita coisa a ser feita lá dentro em melhorias, pra poder ser um aeroporto que consiga atender bem a crescente demanda mantendo um mínimo de conforto e organização.

Essa linha que parte de Congonhas chamada Linha Ouro terá como ponto final o estádio do Morumbi :D

Eu já tava pra postar isso. Desse jeito vai ter que se criar uma nova área no fórum chamada Aviação. :lol:

E olha que antigamente quando o Omykron que tem mais 18.000 posts aqui no fórum, quando estava numa fase bem mais atuante na Valinor quem mais postava sobre o assunto era ele e diga-se de passagem com bom conhecimento de causa.

9. Turgon

Turgon 孫 悟空

Seria muito bem vinda uma área só de aviação no fórum. :mrgreen:

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar