1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Culturas religiosa dos povos da Terra-média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por DarkRider, 4 Abr 2004.

1. DarkRider

DarkRider Só uma torturazinha.

Eu hoje estive me preguntando se os elfos tinham templos religiosos. Disso daí me veio uma outra dúvida.
    Quais são as culturas dos povos da TM?

Será que os elfos eram como nós, tinham templos e orações em homenagem a Eru e aos Valar? Ou talvez como nós, quando acontecia alguma coisa diziam: Meu Eru! Meu Iluvatar! Ou coisas do gênero? Existiam religiões para os elfos?

E os homens? Sabemos muito bem que eles tinham Meneltarma para homenagear Eru. Mas será que depois da Queda de Númenor eles continuaram "religiosos", fiéis aos Valar?

Os hobbits? Quais são os seus costumes? Será que eles realmente acreditavam em Eru, ou viviam normalmente, simplesmente vivendo?

2. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

pelo q eu saiba eles ateh acreditam em eru o ilúvatar etc, mas nao tem uma seita com rituais padronizados... os hobbits eu nem imagino....

3. Os Elfos revereciavam os Valar e Eru. Acho q não tinham templos, mas tinahm orações sim, por exemplo a invocação q eles fazem: "Elbereth Gilthoniel..."

Sobre Homens e Hobbits não sei muita coisa.

4. Turgon

Turgon 孫 悟空

naum sei muito sobre isso mas acho que eles naum idolatravam sim Eru......

5. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Pois é a unica coisa que eu lembrei agora foi a invocação a Varda...
    Nao existe muita coisa a esse respeito.

6. Ephemera

Ephemera Usuário

A unica coisa que eu me lembro de ter lido a respeito foi tb o Elbereth Gilthoniel, acho que ja li algum texto do tolkien explicando sobre as crenças dos povos da TM talvez seja uma carta ou algo do tipo se alguem ja tiver lido e lembrar manda o site :wink:

7. Decipher

Decipher Usuário

Acho que templos não tinha não, só sei que os elfos é o negócio que todos colocaram : ElberethGilthoniel, os hobbits e os homens não faço a mínima idea...

8. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

ah, agora eu to lembrando do frodo gritando: POR ELBERETH, A GITHONIEL, qdo tavam levando ele a valfenda e os nazgûl começaram a rir...

9. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Os elfos não tinham templos, e nem mesmo os Homens fiéis a Eru construíam templos. A Meneltarma era um local de reverência a Eru, mas não havia nenhuma construção em seu topo, era simplesmente uma montanha.
    Tolkien falou sobre isso em suas cartas, eu posso ficar de procurar. Os templos na Terra-Média (e em Númenor) eram relacionados à cultos negros, devotados a Sauron ou a Melkor, e eram totalmente condenáveis. A única aparição de um templo de adoração é exatamente em Númenor, quando Sauron encheu muitos homens com mentiras e os fez adorar Melkor. Podemos supor na Terceira Era ele induziu homens do Sul ou do Leste a adorarem-no, pois ele mesmo desejava ser considerado um deus.

Entretanto, nem mesmo os Valar, nem Manwë ou Varda deveriam ser adorados. Tolkien deixou claro que apenas o Um era realmente o criador. Os nomes de Varda eram apenas invocados em momentos de necessidade, na necessidade de "luz", como o Frodo fez na toca da Laracna; mas não era adoração.

Edit.: Achei aqui uns trechinhos que são sobre isso:

Da carta 153: "There are no temples or 'churches' in the sense of worship. For help they may call on a Vala (as Elbereth), as a Catholic might on a saint (...) I do not think hobbits practised any form of worship or prayer (unless through exceptional contact with the Elves). The Numenóreans (and others of that branch of Humanity, that fought against Morgoth, even if they elected to remain in Middle-Earth and did not go to Númenor: such os the Rohirrim) were pure monotheists. But there was no temple in Númenor (until Sauron introduced the cult of Morgoth). The top of the mountain, the Meneltarma or Pillar of Heaven, was dedicated to Eru, the One, and there at any time privately, and at certain times publicy, God was invoked, praised, and adored(...)"

"Não há templos ou 'igrejas' no sentido de adoração. Para juda eles devem invocar um Vala (como Elbereth) (...) Eu não acho que hobbits praticavam alguma forma de culto ou oração (a não ser através de um contato exceptivo com os elfos). Os Numenoreanos (e outros daquele ramo da Humanidade, que lutaram contra Morgoth, ainda que tenham preferido permanecer na Terra-Média e não tenham ido a Númenor: como os Rohirrin) eram monoteístas puros. O topo da montanha, a Meneltarma ou Pilar do Céu, era dedicado a Eru, o Único, e lá algumas vezes de forma privada, e em certas ocasiões publicamente, Deus era invocado, louvado, e adorado(...)"

10. Pensei numa hipotese aqui: Se Tolkien colocou a construção de Templos como uma atitude condenavel na TM, será q não seria isso um forma de critica? uma ideia q Tolkien tinham, q templos eram perda de tempo e q os religiosos deviam fazer como os numenorianos, apenas invocar, louvar e adorar deus ao inves de construir templos?
    :o?:

11. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

É, eu também acabei tendo uma impressão parecida. Eu acho que Tolkien condenava "templos" no sentido materialista. Os fiéis não deveriam dar mais ou tão valor ao templo e ao aspecto material da religiosidade. Mas essas são conclusões nossas, interpretações. A palavra de Tolkien é o que eu copiei em itálico.

12. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Os elfos eram fieis a Eru. Alguns homens também, outros não tinham religião, e outros adoravam Melkor, assim como orcs e dragões (esses últimos sonhavam em seus tesouros a sua volta). Hobbits não tinham religião, e anões adoravam apenas a Aulë, seu criador.

(Obs: adorar ou ser fiel não significa a construção de templos, e sim ser apenas a idéia de que “esse ser” eram o mais adoráveis entre os povos, uma espécie de religião).

13. DarkRider

DarkRider Só uma torturazinha.

Eu sei, só quis ver se a "religião" deles era parecida com as que temos por aqui.
    Em todo o caso, acho que Tolkien queria passar uma idéia de como os fiéis deveriam ser, quando menciona os elfos. Mais ou menos assim: Não ficar rezando de hora em hora, só se confortar com a existência do seu Deus. Não como certos "fiéis" que existem por aqui, que dizem que só é fiel a Deus, Alá, Buda, quem seja, rezando de hora em hora. Os elfos cantam sobre Varda, mas não acho que aquilo seria uma oração propriarmente dita.

14. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

hh, essa e a canção mais presente dentro do livro d tolkien, eu newm sei elfico e nem sei cantar ela... mas deve ser assim mesmo... mas e no caso dos ents, eles adorasm a yavanna?

15. Gary

Gary ~ Renan®

Tolkien era mt relioso, assim acho q ele seguiu a biblia, aonde se fala q nao se deve seguir templos e sim os mandamentos... Algo do tipo...
    É um ponto de vista bem interenssante... Nunca tinha para para ver por esse lado... Gostei sim dessa ideia... :D

16. Angulókion

Angulókion Usuário

c pararmos para pensar, a historia segue um pouco a biblia, no caso do morgoth, q virou o " diabo"... seila eu vejo assim, como lucifer q era o anjo mais poderoso e virou o capeta...

Compartilhar