1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cultos orkcos para Morgoth???

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por <_Witch King_>, 10 Ago 2005.

  1. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Tenho uma duvida que me inplica muito.
    Como os Orcs temem Morgoth mais do que qualquer coisa, eles fazem algum tipo de culto das trevas a seu poderoso criador em respeito e medo de Morgoth os amaldiçoar???
    Pensei assim por ver que os orcs são primitivos em inteligência, que eles temem Morgoth, que Morgoth era orgulhoso.
    Se eles não fizerem culto a Morgoth, será que eles fazem pelo menos a Sauron??

    Obrigado a quem responder. Esponham a suas opiniões e tiraremos conclusões produtiavs a respeito e, em especial, tirarei essa duvida de minhas costas.
     
  2. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Acho que cultos não, a não ser forçados. Eles temiam e odiavam Morgoth mais do que tudo, eles não o iriam cultuar somente por temência. Eles não encaravam Morgoth como "seu deus".
     
  3. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    É verdade... foi só uma curiosidade, pois se olharmos bem, veremos que muitas pessoas fazem culto ao nosso Deus por temerem sua justiça. Pensei que os Orcs encarassem da mesma maneira.
    Mas uma coisa é certa: enquanto Morgoth estava caminhando pela TM, ele com certesa forçava os orcs a fazerem festas em sua homenagem, hehehe...
     
  4. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Morgoth não faria, mas Sauron sim, pois está dito no Silma que Morgoth tinha prazer em deformar o mundo e destruir as coisas belas, enquanto Sauron se deliciava no fato de ter servidores aos seus pés. Portanto é muito mais provável que Sauron organizasse um culto ao Escuro.
     
  5. Eol

    Eol Bardo Salva-Donzelas

    Quanto à seu último comentário, acho que os orcs eram mais inteligentes que os humanos, ao não cultuarem um deus por amor e sim por medo........
     
  6. Bagrong

    Bagrong RaG

    Cultuar um Deus por medo não é nada inteligente, IMO.

    Concordo com vocês, creio que os Orcs não faziam qualquer tipo de culto à Morgoth, e acho que nem à Sauron. Eles provavelmente tinham um grande respeito (talvez por medo) de ambos, mas imagino que os tratavam como chefes, reis, senhores de guerra, e que no fundo os odiavam.

    O tratamento à Morgoth devia ser o mais submisso, talvez um pouco menos à Sauron ou Saruman (muito pouco) e bem menos para os Grão-Orcs. Mas cultos, eu acho que não existiam na cultura Orc.
     
  7. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    É verdade... mas certamente Sauron fazia festas para aumentar seu ego...
     
  8. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    A relação de Orcs com os seus senhores é de ódio.

    Existem pontos sobre essa questão no ensaio de Tolkien sobre os bichanos, disponível na Valinor:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  9. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Valeu, Lordpas...
    Dei uma lida e realmente é incrível...
    Os Orcs odiavam pra valer Morgoth, não tinha idéia de que era tanto...
     
  10. Morpheu

    Morpheu Chato

    De fato, a relação entre os orcs e seus senhores (exceto Saruman, ao que conste) se limitava ao ódio e ao temor.

    Todavia, é interessante o fato de o culto à Sauron ser feito na verdade pelos homens, seus servos do sul e do leste da Terra-média, como mostra O Silmarillion: "Para eles, Sauron era tanto rei quanto deus; e sentiam um pavor extremo dele, pois sua morada era cercada com fogo.". E até mesmo pelos numenorianos, no tempo de sua degradação.
     
  11. Fharallwad

    Fharallwad Usuário

    Olhe eu acho que nao pois mesmo com uma certa inteligencia a adoração e um passo muito maio que o medo. :think:
     
  12. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    O primeiro passo é o medo, depois é a veneração, e o último e a adoração.

    Os gregos, por exeplo, tinham temor do q seus deuses poderiam fazer... E o astecas, que le imolavam humano para q ele não ficasse bravo e destruisse o mundo :D
     
  13. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    Acredito que na verdade Sauron poderia fazer alguns cultos sim, em relação aos homens do leste e sul, mas também os orcs, mesmo que a contra gosto, lembrem-se que quando ele foi para númenor, ele construiu um templo lá, fazia cultos e sacrificando homens, parecia que ele tinha uma tendência a esse lado, então acredito que ele podia fazer cultos sim
     
  14. larissa arwen

    larissa arwen eu sou eu mesma

    eu acho que quem fazia us cultos a sauron poderia ser por gostarem dele ou alguns por muito medo
     

Compartilhar