• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Culto aos Valar na 3ª Era

Dúnadan Thorongil

Mensageiro de Gondor
Eu estava pensando e percebi que na 3ª Era, parece que o culto aos Valar meio que estava "fraco". Não sei se é por que diretamente não influenciaram na história e por isso ficaram meio de segundo plano na narrativa. Aí vem a dúvida:

Na Terceira Era existia esse culto aos Valar como antigamente (louvando eles e Ilúvatar), ou era como eu disse aí em cima?







[Ah, se o tópico estiver repetido me desculpem, eu procurei só que não achei nada parecido com esse]
 
Última edição:
sim sim sim !!
havia (sempre houve) culto aos Valar ! *reverencia*

você pode ver isso nos canticos entoados por elfos ..
mas como se trata de terceira era .. trata-se de SDA .. ou seja, fala-se pouco de Valar ou elfos no SDA >< *na vdd quase nada oO*
mas nas poucas falas deles, ha citaçoes aos valar ..
a canção de Gildor qnd encontra frodo eh um otimo exemplo .. a canção a Varda ... "oh elbereth oh gilthoniel d halito puro e claro olhar .. *se me lembro direito eh assim xD*

o frasco contendo a luz da Silmaril vespertina era evocado com um clamor d ajuda aos Valar xD ..
sem contar o namarie xD lah a Sra Galadriel clama por Varda xD
o "culto" aos valar na TM nessa epoca se aplica aos Elfos xD .. e na maioria adoram a Varda !!
mas num deixa de ser uma devolção !!


qnt a Illuvatar .. sinceramente .. eu costumo dizer q os elfos glorificam mais aos Valar q a ele proprio ..
mas tem uma certa hora no SDA em q Legolas grita por Eru .. ma seu procurei e num achei >< assim q eu achar eu t falo xD


sayooo ;**
kisu
 
Acho que o povo que menos cultuava os valar eram os homens, isso após a queda de Númenor. Os fiéis que se salvaram mantiveram o respeito para com os Grandes, mas com o tempo e a miscigenação dos dúnadan, acho que foi perdendo um pouco desse culto e glorificação.
 
Bem, após Valinor ser retirada do plano da Terra, acredito que os Valar acabaram se tornando seres distantes no pensamento das criaturas que habitavam a TM, apesar de alguns seres como os Elfos ainda cultuarem sua existência, afinal eram milenares e sabiam que na verdade os Valar ainda tinham pleno conhecimento sobre tudo o que acontecia.
 
Existia na Terceira Era a colina sagrada em que Isildur lá fez o túmulo de Elendil, O Fiel.

E que estava protegido pela graça dos Valar.

E que nenhum homem poderia perturbar a colina e a floresta a baixo a não ser que fosse herdeiro de Elendil.

E que lá posteriormente fora o grande juramento de Cirion e Eorl, O Jovem.
 
Sempre houve culto aos Valar, embora talvez com o passar do tempo e como eles não mais interferiam na TM, eles possam ter sido esquecidos pelos povos. Ou ainda assim como nós, existem os que tem muita fé também existem os de pouca fé, na TM seria a mesma coisa, alguns sempre cultuando os Valar enquanto outros (a grande maioria eu acredito) não eram tão "religiosos"!!
 
Por parte dos homens em geral, não há referências sobre o culto aos Valar. Desde a Queda de Númenor, os dúnedain evitavam esse tipo de reunião para não atrair os espiões de Sauron. Somente em Imladris, a lembrança do Antigo Oeste mantinha-se viva (lembrando que apenas Aragorn e, talvez alguns dúnadan, tiveram contato com Galadriel. A única testemunha viva do esplendor dos Ainur em seu apogeu). Mesmo em Gondor não havia nada que remetesse à Valinor, além do Cetro de Annúminas, ou a Manwë, Varda ou Yavanna.

Para os homens comuns, os Poderes que governavam Arda eram rumores e lendas contadas pelos viajantes que chegavam à Bri.
 
Na primeira era e segunda esse culto ainda é bastante forte, a partir da terceira esse culto enfraquece bastante, até por parte dos elfos, além dos hobbits, homens, anões pouco se fala dos valar..., eu realmente não entendi bem esse efastamento com referencia aos valar na terceira era, o por que disso, não acho que seja por causa do temor a represálias de Saurom, mas talvez por se preocuparem exclusivamente com as movimentações de Saurom.
 
eu n acho q da parte dos elfos tenha havido !!
no sda qnd se refere ao um elfo semrpre se refera a Vala ...
mas .. o SDA q narra mais detalhadamente a TE, quase n fala d elfos .. *e qnd fala tem referencia aos Vala* ...

e tbm tem o fato d os elfos nessa epoca estarem partindo ! eram poucos, escondidos e de partida ...

qnt aos homens, dps de Numennor ... deixou d existir !! Elessar soh adorava os Valar pois foi criado por Elfos xD
 
qnt aos homens, dps de Numennor ... deixou d existir !! Elessar soh adorava os Valar pois foi criado por Elfos xD
Não acho certo isso.

Sim, este fora criado por Elrond e tem muita influencia nas histórias élficas com o mesmo.

Mais esta no sangue de Aragorn respeitar e adorar os elfos e os Valar.

Pois ele é de linhagem de Elendil e por fim descendentes dos antigos Reis de Númenor, que outrora fora concebida pelos Ainur em Aman.

-

Mais é relatado muito pouco no filme sobre Númenor e Valar.

Na versão estendida Elrond fala de ir para Valinor, e apenas na versão normal consta que Elrond fala em Númenor.

Porém eles falam mais nas Terras do Oeste e nas Terras Imortais, não colocando em letra como Valinor ou Aman entre outros nomes.
 
Eu creio que o mais correto seria afirmar que os homens descendentes de Bëor prestavam uma grande reverência aos Altos-Elfos. Desde o encontro dos primeiros edain com os elfos escuros e, posteriormente, com Finrod Felagund, todos os amigos-dos-elfos passaram a utilizar nomes élficos, seu idioma foi alterado pelo Quenya e Sindarin e suas armas foram forjadas com técnicas élficas.

Ironicamente, o único Vala a se apresentar aos homens em Hildórien foi Morgoth e mais tarde, o seu ex-Lugar-Tenente Sauron.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo