• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Culpa de Eru

Galera, como assim essa história de que Eru teria criado o Reino de Arda para que seus filhos sofressem, guerreassem e o escambau; um mero projeto de feira-de-ciências de Eru?

Lembrem-se todos de que o maior de todos os presentes de Eru foi dado aos homens, justamente aos seres mais "frágeis" de Arda, por serem mortais, flagelados por doenças, etc. Eru lhes deu a morte e para onde vão, nem mesmo os sábios sabem.

Apesar da vida passageira neste mundo terreno, há o mundo extra-terreno, onde todas as nossas angústias e sofrimentos são mitigados, havendo toda uma eternidade pela frente em alegria e adoração a Eru.
 
Última edição:
Ele não era bondoso. Pense, por exemplo, que Eru afundou Númenor com todas as suas mulheres, crianças, seus velhinhos, doentes, conhecimento, trabalho, etc. Um ser bondoso iria apenas punir os que guerreavam contra Valinor, não trucidar todo mundo.
Se for por isso, Bang, Deus também é beeeeem malvado: criou um dilúvio que matou geral e só se salvou quem entrou na arca de Noé; sem falar de Sodoma e Gomorra, que foram destruídas e só se salvou quem foi embora sem olhar pra trás. Nem por isso Ele foi considerado "maligno" ou "não tão bonzinho"...
Aí é uma questão complexa. O livre-arbítrio é algo muito discutido na obra de Tolkien. Eu, pela minha interpretação de O Silmarillin, acredito que sim, ele sabia de tudo mesmo antes de acontecer. Sabia, inclusive, de tudo o que ocorreria em Arda.
é, faz sentido...
 
Se for por isso, Bang, Deus também é beeeeem malvado: criou um dilúvio que matou geral e só se salvou quem entrou na arca de Noé; sem falar de Sodoma e Gomorra, que foram destruídas e só se salvou quem foi embora sem olhar pra trás. Nem por isso Ele foi considerado "maligno" ou "não tão bonzinho"...

Bom, então Deus é malvado também. :dente:

Mas, não mudo minha opinião: Eru não era completamente bondoso.
 
Mas, não mudo minha opinião: Eru não era completamente bondoso.

Ora ora ora! Para q serve o "Temor de Deus"?
Claro que Eru, tal como Deus (cristão), não é de todo bondoso/misericordioso, mas sim TODO PODEROSO. Afinal precisamos temê-lo para respeitá-lo.
Hoje, com o domínio humano sobre o mundo, com toda a tecnologia que temos, não vemos muito porque rogar a Deus para que nos favoreça diante das adversidades climáticas, etc... mas antigamente, e na mente de Tolkien ao elaborar o SDA, as coisas não eram bem assim. Deus, Eru, deveria ser temido também, ao menos até a queda de Númenor, a partir de quando retomou uma ALIANÇA com os homens, prometendo não mais realizar tal tipo de destruição em massa, tal qual Deus fez a aliança com Abraão.
 
Ora ora ora! Para q serve o "Temor de Deus"?
Claro que Eru, tal como Deus (cristão), não é de todo bondoso/misericordioso, mas sim TODO PODEROSO. Afinal precisamos temê-lo para respeitá-lo.
com isso eu não concordo. eu Deus, nem Eru quer que alguém o tema...quer só o respeito e a devoção pelo livre arbitrio...
 
Galera, só mais uma coisinha... em relação a eru, não cabe este julgamento de Bondoso/Maldoso. Eru é O Criador, o princípio e o fim do que, a partir de suas criações, venha a ser "bom" ou "mal" estando num ou noutro grupo apenas como forma de posicionamento, pelo uso ou não do tal "livre arbítrio", que é um poço sem fundo para quem quer discutir Tolkien. Com relação às suas criações, se ainda for necessário classificar o comportamento de Eru, ele seria JUSTO (nem bom nem mal, mas para todos aqueles que sofressem seu julgamento, aí sim, para ELES ele poderia ser bom ou mal).
No fim de todas as coisas, Eru terá de volta todo o seu poder, toda a sua força vital desprendida na criação de Arda (o que, diga-se de passagem, para ele é menos que um grão de areia no oceano) e o tempo e a história serão outra vez só música, num coro que agora contará com outras vozes (quem sabe as humanas?)
 
Eu acho que tanto Deus quanto Eru precisam ser temidos porque se não o mundo virava uma zona, todo mundo ia fazer o que desse na cabeça e pronto. Mas como foi citado em posts acima, há o livre arbítrio.

Mudando um pouco de assunto, alguém lembrar se Tolkien fala de algum tipo de culto (missa?) para Eru? Eu não lembro. Mas acabo de pensar que Eru talvez merecesse ter alguma celebração, festa ou culto entre aqueles que acreditavam nele.:think:
 
Era um lugar sagrado para Eru, os reis de númenor iam lá de vez em quando.
Deve ter na Akallabêth e no CI. Mas eu não tenho o CI e você mesma pode ler a akallabêth. Ou procurar na enciclopédia Valinor, cujo link está na minha assinatura.
 
Ah gente, a interpretação é a mesma que eu (e muita gente) daria para o caso do Deus cristão. Tem de haver o temor a Deus, sabe? Mas para isso ele não rpecisa ser malvado. O que não significa que ele tem de ficar livrandoa cara de todo mundo. Os serem teoricamente tem de viver suas vidas da forma que lhes convém, e serem gratos apesar dos sofrimentos pois foi-lhes dado o dom da vida. Se ele acham que esse "presente", a vida, é ruim pois eles sofrem e talz, há solução, afinal, pra que serve o suicídio?
 
Já esqueci de que? Que tirar a própria vida é pecado? Oh, esqueci que ela teoricamente tbm não é minha. Bem, freira eu não sou não...
Mas para o inferno, acho que eu não vou.
 
elfah disse:
Já esqueci de que? Que tirar a própria vida é pecado? Oh, esqueci que ela teoricamente tbm não é minha. Bem, freira eu não sou não...
Mas para o inferno, acho que eu não vou.

Suicídio = Passagem só de ida pro inferno.:hellboy:
Sacristã!
 
se fosse a quinhetos anos o povo iria queimar o pessoal daqui vivo XD.

Eru não é mal, mas ele é justo.
Se Eru fosse mal nem mesmo Isildur e os outros fugitivoc partiriam de Númenor. Se a prestarem a devida atenção vocês verão que todo o mundo de Númenor começou a adorar Melkor...pelo amor de Eru tenham bom senço...adorar Melkor (uma criatura má e que fez tantos humanso INOCENTES sofrerem).
Eru castigou apenas quem merecia, o pessoal que permaneceu fiel a Eru fugiu junto de Anárion.
E, se eu não me engano, depois da ida de Sauron para Alqualondë (esta é acapital de Númenor?) começou a ter até mesmo sacrificios humanos e mesmo assim os valar mandaram mensageiros para alertá-los...Eru até que foi complacente demais.
 
se fosse a quinhetos anos o povo iria queimar o pessoal daqui vivo XD.

Eru não é mal, mas ele é justo.
Se Eru fosse mal nem mesmo Isildur e os outros fugitivoc partiriam de Númenor. Se a prestarem a devida atenção vocês verão que todo o mundo de Númenor começou a adorar Melkor...pelo amor de Eru tenham bom senço...adorar Melkor (uma criatura má e que fez tantos humanso INOCENTES sofrerem).
Eru castigou apenas quem merecia, o pessoal que permaneceu fiel a Eru fugiu junto de Anárion.
E, se eu não me engano, depois da ida de Sauron para Alqualondë (esta é acapital de Númenor?) começou a ter até mesmo sacrificios humanos e mesmo assim os valar mandaram mensageiros para alertá-los...Eru até que foi complacente demais.

Ditto. Ele não tem nada de malvado, inclusive, ele é/foi bem benevolente em várias ocasiões.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo