• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Culinária nas obras de Tolkien

CaiÒ.ó

Usuário
Yoo minaa *o*

Olha eu aqui de novo ^_^

Esses dias, quando estava em um dos meus estados de profunda meditação e reflexão, sobre assuntos como a origem da vida, teorias de física de Einstein, entre outros assuntos simples e cotidianos...
* Realidade:na verdade estava dormindo*... :obiggraz:

Comecei a pensar sobre o uso da culinária nas obras de Tolkien, e para mim - vale ressaltar que essa é uma opinião minha, não a verdade universal x.x - esse assunto ficou pouco explorado.

Claro que temos alguns exemplos, como lembas, que é a 'iguaria' dos elfos, ou o exemplo dos hobbits, que comem de tudo - esse aspecto, eu sou mesmo um hobbit bonzinho-. :confete:

Mais eu acho que isso poderia ser muito mais explorado pelo Tolkien-sensei - De novo vou ressaltar que isso é só minha opinião, meu desejo com esse tópico não é fazer uma critica ou tentar desvalorizar a obra do sensei, só discutir esse assunto-, não só diferenciando os habitos alimentares entre homens, elfos e anões, mais diferenciando também os habitos alimentares dos diferentes 'grupos' entre essas raças.

Claro que isso, não tem a mesma importância de criar linguas completas e complexas para os seus personagens, e para muitos, isso seria algo completamente inútil e trivial. Mais acho que isso seria um diferencial, e algo que iria caracterizar ainda mais seus personagens *o*

- E ai? Quem concorda comigo?

- *cri, cri*~

- E quem me odeia? *o*

- :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop::stop::stop::stop::stop::stop::stop:

- 8-O
 
Apesar de Tolkien ter criado um mundo totalmente novo, ele talvez tenha deixado mesmo escapar o detalhe da culinária, mas qualé... ele criou línguas, vestuário, arquitetura, paisagens... alguma coisa tinha que ficar para trás né?! :lol:

Agora é sério, não acho que destacar a culinária seria de fato tão importante. Poderia enriquecer
mais do já é
a obra. Mas não senti falta na literatura.
 
hehehehe uiaaa, alguem respondeu *o*

Sim sim, claro, eu aprecio a grandiosidade das obras dele como qualquer um aqui... Seria até um 'crime' criticar a obra dele, que ele dedicou praticamente a vida, por algo tão 'fútil'... Mais é algo que eu... Hmm... Não exatamente senti falta, mas... Percebi que podia ser explorado :think:
 
O seu tópico é bem legal! :D

Além dos lembas que era um dos pratos dos elfos, temos também que lembrar que os anões gostavam muito de carne salgada, como de porco, e imagino que tanto os elfos como os dúnedain e os demais povos comiam desde legumes a pratos com base na carne.

O povo de Valle e Esgaroth por exemplo tinham uma grande iguaria, que era uma outra espécie de pão, o Cream, que os anões e Bilbo comeram quando foram para a Montanha Solitária.
 
No filme tem o *maravilhoso* ensopado da Eowyn, que, como cozinheira, é uma ótima donzela-guerreira.... :D

 
Última edição por um moderador:
aquele rango que a Sociedade bate pouco antes dos crebain da Terra Parda passarem por eles (no filme), que tem salsicha, pão e não sei mais o que, sempre me deu água na boca... adoro comida de acampamento...:yep:

e gostaria de experimentar nenúfares brancos tbm...:yep:
 
Pois é, esse exemplo do pão dos Orcs passou despercebido para mim. Mais acho que o Tolkien decidiu mesmo deixar isso meio que de lado, por que alguem que criou linguas complexas para seus personagens, faria descrições muito detalhadas sobre os costumes alimentares dos povos da Terra Média, ele preferiu penas fazer uma referência geral do assunto, ( elfos = comida mais leve e até um pouco 'divina" (lembas), orcs uma comida mais 'podre' e humanos e anões, um meio termo, bem semelhantes)
 
Bom em relação a lembas e cram são alimentos usados em viagens, o cram se assemelha muito com os biscoitos e o Onigiri bolinho de arroz usado pelos Samurais na idade média, minha vó mesmo tem uma receita bem rudimentar de biscoito/bolacha que bem embrulhadinho em guardanapos acho que duram quase 1 ano rs.... parece muito com o Cram do povo do lago, quanto a esse pão Orc também deve ser alimento p/ viagem e longas marchas, em tempos de guerra alimentos deviam ser um problemão.

Mas olhando a cultura Hobbit, Élfica e Orc do que eles se alimentavam ? não de cram, lembas e pão mofado em tempo de paz.

Que eu lembro os Hobbits se alimentavam de Ovos, Salsicha, Bacon, cogumelos, pães, Bolos de sementes, batatas, vinho e cerveja como é citado no livro.

Faz um tempinho que li o Sr. Dos anéis não me lembro se é citado algum tipo de alimento em algum banquete élfico ou dos outros povos mas a culinária não deve ser muito diferente da culinária medieval da europa.
 
Cerveja!!! Como puderam esquecer a grandiosissima cerveja do condado! Servida na melhor das casas noturnas da vila. O espetacular "Dragão Verde"! ???
 
DRAGÂO VERDE??? nao to lembrada desse bar ai nao...rss

Um leitor do The One Ring.net disse ao site que os cenários para a Vila dos Hobbits, em Matamata, Nova Zelândia, estão terminados!
Escreveu o “espião”:
Estive em Matamata hoje. A construção das tocas hobbits foi concluída, agora falta apenas o “verde” ser finalizado. A Ponte e o Dragão Verde estão também terminados, faltando apenas alguns toques externos para serem concluídos. Tirei muitas fotos, mas tive que assinar um contrato de confidencialidade, me comprometendo a não publicá-las na internet. Eu queria que vocês vissem Bolsão. Está quase que 100% perfeito. O jardineiro-chefe esteve no local acompanhando nossa visita para ter certeza de que não tocaríamos em nada. A parte mais espetacular para mim foi a Ponte e o Dragão Verde. Quando estive lá em março, era apenas uma encosta coberta de grama. Vê-los agora, praticamente como aparecerão no filme, foi de tirar o fôlego. Oh, há cinco novas tocas hobbit. Uma em particular será a residência de um personagem principal (pois têm muito mais detalhes e é muito mais complexa do que as outras). A toca de Sam está de volta tal como vocês a viram no final do Retorno do Rei. E a vegetação ao redor de Bolsão, aparentemente, está acabada desde a última semana ou algo assim.

Fonte: http://www.valinor.com.br/15973

Mais tarde trago a referencia dos livros, pois não lembro as páginas e estou no trabalho:mrgreen:
 
DRAGÂO VERDE??? nao to lembrada desse bar ai nao...rss
O Dragão Verde é um "bar" (uma hospedaria como o "Pônei Saltitante", pra ser mais exato) localizado em Beirágua, perto da Vila dos Hobbits. Algumas referências:

Carta de Thorin a Bilbo n'O Hobbit disse:
Thinking it unecessary to disturb your esteemed repose, we have proceeded in advance to make requisite preparations and shall await your respected person at the Green Dragon Inn, Bywater, at 11 a.m. sharp.

A Sociedade do Anel disse:
As conversas no Dragão Verde de Beirágua, numa noite na primavera do quinquaségimo aniversário de Frodo[...]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo