• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cuivienen, onde está?

abylos

USS Voyager - NCC-74656 - Classe Intrepid
Usuário Premium
Minha duvida é: existem relatos mais precisos de onde ficava cuivienen(pelo que me lembro do silmarillion, não eram relatos muito precisos)?
Existe alguma informação se essa região continuou existindo depois que valinor foi oculta?
E, por fim, onde será que fica hoje essa região que foi escolhida para o primeiro lar dos primogenitos?
 
Então... No livro The Shaping of Middle Earth existe um mapa no meio do livro mas que é pouco preciso e pouco exato no capítulo Ambarkanta que localiza Cuivienen (ou Kuivienen) a leste de Helcar. Segundo o mapa, podemos ver que Beleriand fica no norte do norte do mundo. Cuivienen está a sudeste das Ered Lindon (no que seria a área a leste das montanhas depois de Thargelion e que está faltando nos mapas do Silmarillion) existe uma área com água com o tamanho de praticamente toda Beleriand com a inscrição de Sea of Helcar (um mar interior).

A partir de Cuivienen há um pontilhado que mostra a marcha dos elfos que contornaram a margem norte do Sea of Helcar e atravessaram as montanhas buscando o oeste. Já ao sul, a uma distãncia que caberia o tamanho 2 ou 3x terras do norte se encontra o Mar de Ringil. Quer dizer, depois das montanhas do leste e depois do Sea of Helcar estaria o lugar do desperatar.

Entretanto vale lembrar que eu não sei se existe um mapa definitivo para o esboço do nascimento dos elfos em que este é um desenho extremamente pálido e pouco nítido com inscrições, bordas e legendas muito apagadas. (imagino se a imagem original obtida pelo livro não tenha sido feita a lápis ou alguma caneta muito fina, porque os contornos são mesmo muito suaves)

Depois das guerras do norte, na guerra da Ira em que Melkor foi banido a região mudou a primeira vez. Com o afundamento de Númenor o que restava do antigo continente mudou pela segunda vez. Finalmente, após a terceira era também houve cataclismas que mudaram novamente a forma do mundo. Resultado, é mais provável que atualmente seja mais fácil encontrar ruína do local de despertar dos homens que dos elfos.
 
Última edição:
Segundo O Atlas da Terra-média, de Karen Wynn Fonstad (Martins Fontes, 2004) páginas 4 e 5, Cuiviénen ficava no extremo leste, bem além das terras de Beleriand.
Compare esse primeiro mapa com o mapa localizado nas páginas 38 e 39.

Mantenha como pontos de referência as Orocarni (Montanhas do Leste) e verá que o local onde ficava Cuiviénen é indicado como sendo o território de Rhûn (O Leste). Assumindo que o que foi apontado no Atlas estiver correto, a região onde ficava o lago sofreu drásticas modificações resultantes da Guerra da Ira e das subsequentes remodelações que o continente sofreu na Segunda Era.

Consegui encontrar umas imagens dos mapas mencionados, acho que deve servir de base para quem não tiver o livro em mãos.

Mapa da Primeira Era
Atlas of Middle-earth - The First Age of Arda.jpg

Mapa da Segunda Era
Atlas of Middle-earth - The Second Age of Arda.jpg
 
Boa idéia, a imagem do atlas posiciona os elementos de forma semelhante e correspondente ao que se encontra disposto no The Shaping of Middle Earth. Vide imagem fornecida pelo usuário Neithan que é uma imagem parecida com a que tenho:

http://forum.valinor.com.br/attachment.php?attachmentid=24921&d=1292422790

No tópico Mapas de Arda na 1ª Era existe um outro mapa em que Cuivienen está mais ao norte e um pouco diferente da versão do HOME e do atlas. Nesta outra versão fica difícil de os elfos terem circundado pelo norte de Helcar o que me leva a pensar sobre a idade das duas versões.

http://forum.valinor.com.br/attachment.php?attachmentid=24909&stc=1&d=1292303430

E é importante ressaltar uma pequena diferença (mas que é crucial) entre a imagem do atlas e a do Shaping of Middle Earth que está no fato de que no livro Shaping (que á parte 4 do HomE) existe um "Xis" marcando o ponto específico de partida dos elfos e um pontilhado a partir dele até as praias do oeste como se fosse um "mapa do tesouro". Talvez possamos até pensar em cruzar os detalhes dos dois mapas (descrição do território do Atlas + localização exata do despertar e pontilhados do Shaping).

Como podemos ver, deve ter havido em algum momento uma discussão sobre a versão final do lugar de nascimento dos elfos no mapa. Mas também é notável que outros povos também tinham pouca informação além de ela ser nebulosa igual ao que houve com a origem dos homens e dos anões.

O tópico:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo