1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[CTHULHU] Nova aventura

Tópico em 'Play by Forum' iniciado por Jeff Donizetti, 4 Nov 2011.

1. Jeff Donizetti

Jeff Donizetti Quid est veritas?

Com a aproximação do final do cenário "O Rei em Amarelo", começo a pensar em uma nova aventura para um RPG lovecraftiano. Ainda não decidi o sistema (pode ser o tradicional Call of Cthulhu, o novo Rastro de Cthulhu ou mesmo algo mais simples como
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ou
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ). Como meu tempo livre não anda dos maiores, desta vez decidi por um cenário pronto ao invés da trabalheira de usar uma aventura self -made. Assim, elenquei algumas sugestões para que os interessados possam escolher a trama da qual desejam tomar parte:

O ideal seria um grupo entre quatro e cinco players que não precisam conhecer o sistema mas devem necessariamente gostar de jogos de horror e investigação.

Fica o convite; aguardo candidatos e sugestões do sistema de jogo e do cenário.

Última edição: 4 Nov 2011
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. haereticus

haereticus Horror psicológico

Nas trincheiras esse é foda, *-*. Faço a votação por ele.

Sistema - Trail of Cthulhu acho bem superior ao antigo e rola mais rápido o jogo.

Se puder jogar eu tô dentro, vou começar a aventura do começo no O rei em amarelo tava meio perdido que nem tiroteio.

JeffDonizetti tenta ver com algum conhecido (caso tenha) pra abrir subforuns com os jogos e a gente sendo moderador. Porque a grande falha deste forum é esta a zona do ON e OFF.

3. Jeff Donizetti

Claro que pode, Phillipe. Vamos ver com o Fëanor, que tem o nick "vermelhinho", sobre a possibilidade dessa alteração.

Primeiros votos:
    Sistema: Rastro de Cthulhu (1)
    Cenário: Nas Trincheiras (1)

4. haereticus

vou anunciar em outros fóruns sua aventura.

Quantas vagas ?

Futuramente vou tentar mestrar uma aventura no
    lá achei massa.

5. Jeff Donizetti

Belê,

Então, de início são até cinco vagas, mas se a aventura for a 2 ou a 6, até rola ter mais jogadores pelo cenário militar.

6. Garudius

Garudius Nível 4

Gostaria de participar, mas não sei como é o sistema e precisaria de algumas orientações. Agora sobre a escolhe de qual aventura jogar, eu gostei de duas, uma é "Nas Trincheiras" e a outra é "Para além do mal". Todas as aventuras tem uma sinopse interessante, mas fiquei mais empolgado com essas duas mesmo. Espero que aceitem-me como jogador, mesmo não conhecendo o sistema.

7. Jeff Donizetti

Claro que sua inscrição está aceita, Garudius. Quanto ao sistema, nenhum problema: todos são bem simples e intuitivos e quando chegarmos a uma decisão, posso fazer ou indicar um "fast play" das regras. Obrigado pelo interesse.

Votação até o momento:
    Sistema: Rastro de Cthulhu (1)
    Cenário:
    - Nas Trincheiras (2)
    - Para além do mal (1)

Jogadores interessados (2/5):
    Phillipehugo;
    Garudius.

Última edição: 4 Nov 2011
  8. Carranca

Carranca Usuário

Opa, também tô dentro!

O phillipehugo que me indicou o jogo aqui! O problema é que eu não conheço nada do sistema, mas se colocar um fast play, eu desenrolo. Desses sistemas aí, eu só joguei o "Call of". Ah, e dentre as tramas apresentas, meu voto é o do "Nas Trincheiras"! Segunda opção seria "Chuva de Átomos", muito foda também.

Aguardo a aprovação!

9. Jeff Donizetti

Salve, Carranca. Seja bem-vindo!

Votação até o momento:
    Sistema:
    Rastro de Cthulhu (1)
    Call of Cthulhu (1)

Cenário:
    - Nas Trincheiras (3)
    - Para além do mal (1)
    - Chuva de átomos (1)

Jogadores interessados (3/5 ou mais):
    Phillipehugo;
    Garudius;
    Carranca

10. haereticus

Uma aventura pronta de DELTA GREEN também cairia bem. :hihihi:

11. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Me interesso em participar.

Sobre sistema, por mim tanto faz, já que conheço pouquíssimo dos sistemas de CoC.

Sobre os cenários, Nas Trincheiras e Olhos na Escuridão foram os que mais me interessaram a princípio.

Compreendo que seria melhor, mas algumas questões de ordem técnica meio que inviabilizam essa ideia. De qualquer maneira, vou ver se consigo pensar em algo que possa melhorar a dinâmica dos jogos. Enquanto isso, seguimos assim.

12. Arthen

Arthen Usuário

ah.. jeff quero participar também. fiquei meio receoso de pedir pq já jogo dois pbfs, e logo começa o pbf do arquivo x do phillipe, mas acho que eu consigo conciliar todos.

se eu pudeur jogar, voto no trail of cthulhu como sistema. eu já o conheço, acho que isso facilita um pouco a vida do mestre, e ele é simples de aprender; quanto aos deafios, eu gostei bastante de Nas Trincheiras. a Olhos na Escuridão e a Chuva de Átomos parecem ser fodas também, mas meu voto fica com a Nas Trincheiras mesmo.

13. Jeff Donizetti

Ok, Fëanor: inscrito.

Sobre os tópicos, entendo as possíveis dificuldades, já que o fórum Valinor não é exclusivamente pra PBF; de toda forma, valeu.

Arthen: inscrito.

Votação até o momento:
    Cenário:
    - Nas Trincheiras (5)
    - Para além do mal (1)
    - Chuva de átomos (2)

- Olhos na escuridão (2)

Jogadores interessados (5):
    Phillipehugo;
    Garudius;
    Carranca;
    Fëanor;
    Arthen
    .

Já que todos votaram nesse cenário, já fica definida a aventura: vai ser Nas Trincheiras, mesmo. E por ser uma ambientação militar, até cabem mais do que cinco ou seis jogadores: talvez o limite seja em 8; mais do que isso pode tornar a história muito difícil de conduzir. Vou esperar outros.

Sobre o cenário, acho melhor usar o Call of Cthulhu, já que essa estória foi toda planejada para um torneio desse jogo, ficando mais complicada a conversão pro Rastro por não se voltar tanto para a investigação típica do GUMSHOE.

• Gostei! Gostei! x 1
  14. haereticus

Jeff já vou fazer minha história então... e te mando até o final desta semana via PM.

15. Jeff Donizetti

Tranquilo, mas só te peço pra esperar eu postar alguns parâmetros pra construção dos personagens, ok?

• Ótimo Ótimo x 1
  16. Garudius

Garudius Nível 4

Estou um pouco boiando em como deverei construir meu persoangem, então esperarei pos esse parâmetros e quem sabe com eles eu entenda como devo moldar meu personagem!

17. Jeff Donizetti

Então, antes de postar o resumo de regras para construção da ficha, queria que pensassem na história de seus personagens, imaginando A pessoa por trás dele antes da guerra, com suas motivações, interesses e medos.

Por conta da estória, todos deverão ser soldados norte-americanos de um mesmo Regimento de Infantaria (o 308º, da 77ª Divisão de Infantaria) durante o Combate de Argonne e o evento do
    . Decida se seu PC foi um voluntário ou é um militar de carreira. De um jeito ou de outro, o Tio Sam não mandou seus sobrinhos para a Europa sem um treinamento pesado de alguns meses (ou anos, no caso dos conscritos).

Imagine como era a imagem da I Guerra para ele antes do embarque para o Velho Mundo, já que os EUA só entraram no combate em 1917. Pense também em como a vida na Guerra afetou seu soldado, em como ele se adaptou aos horrores da guerra: como ele relembra de sua casa e de sua vida civil? Como ele passa o tempo entre as batalhas (jogando baralho, escrevendo cartas, lendo, desenhando)? Como está seu humor com a vida nas trincheiras? Ele usa algum tipo de droga para esquecer o que está vivendo (bebida, morfina, cigarro, haxixe)? Acredita em alguma coisa como deus e a salvação?

Seus personagens não são veteranos, mas já viram vários dos horrores dos combates: gente morrendo por tiros, por explosões, asfixiada por gases, pessoas cegas e aleijadas... talvez até algum colega de grupo já tenha morrido.

A vida dos soldados nas trincheiras da Primeira Guerra foi horripilante e embora isso por si só possa abalar suas mentes, a luta para se manter vivo podia trazer à tona o que havia de melhor (ou pior) dentro de cada um.

Última edição: 7 Nov 2011
  18. Garudius

Garudius Nível 4

Blz mestre!!! Eu entendi!!! XD

19. haereticus

Vou usar um personagem que foi usado um tempo atrás.

Última edição: 7 Nov 2011
  20. Jeff Donizetti

Maldita insônia... segue resumo para criação de personagens no Call of Cthulhu. Há ainda um

CRIAÇÃO DE SOLDADOS

Um bom criador de personagens para CoC é o Byakhee, que pode ser baixado do site:

Em todo caso, mando em anexo também PDFs com a ficha do investigador (em português e inglês)

CARACTERÍSTICAS
    - Dados básicos: Nome; Sexo; Profissão Civil; Idade; Nacionalidade; Residência; Grau de Instrução; além de Títulos Acadêmicos e Transtornos Mentais, se for o caso.
    - Nacionalidade: Como eu já disse acima, todos devem ser cidadãos norte-americanos
    - Sexo: obviamente, apenas homens, já que a ação se passa na frente de batalha.
    - Idade, Patente: Entre 18 e 35 anos. Todos serão inicialmente soldados (privates).
    - Atributos: 100 pontos p/ distribuir entre estes oito atributos, tomando como média para um ser humano o valor 10 e como VALOR MÁXIMO 18, exceto para EDU, que pode chegar a 21:

STR (Força) CON (Compleição) SIZ (Tamanho) DEX (Destreza)
    APP (Aparência) INT (Inteligência) POW (Poder) EDU (Educação)

Os outros atributos são derivados:
    SAN (Sanidade) = POW x 5
    Idea = INT x 5 Luck = POW x 5 Know (Conhecimentos)= EDU x 5
    99 – Cthulhu Mythos (Sua Sanidade Máxima)

Sanity Points = Luck
    Magic Points = POW
    Hit Points = SIZ + CON / 2

Bônus e Penalidades por idade:
    Some + 1 EDU p/ cada 5 anos acima dos 40 anos de idade;
    Em compensação, reduza 1 ponto em (STR, CON, APP, DEX) [escolha dois] p/ cada 5 anos acima dos 40. Exceção: Se tiver uma profissão que envolva condicionamento físico (p.e: atleta, policial), diminua 1 ponto de dois desses atributos entre os 40-50 anos; depois, reduza normalmente: 1 ponto para cada 5 anos acima dos 50.

PROFISSÕES: Ver anexo em PDF

HABILIDADES
    Para definir as habilidades que tem seu investigador, é preciso basear-se na Profissão que escolheu para ele.
    Para saber quantos pontos você tem para dividir entre as habilidades de carreira do investigador, multiplique EDU x 15. Esse valor é exclusivo para as perícias de sua profissão. Note que algumas habilidades, na Ficha de PC, já têm uma porcentagem básica, então é só somar o número de pontos que deseja gastar nela a esse valor.
    Depois disso, você terá mais INT x 6 pontos para dividir entre as habilidades que quiser, sendo ou não de sua profissão. A exceção entre as habilidades é Cthulhu Mythos, proibida a princípio para qualquer investigador.
    Como resultado do treinamento militar, cada um recebe ainda 100 pontos extras para gastar apenas com as seguintes habilidades:
    Climb (Escalada), Conceal (Ocultamento-objeto), First Aid (1ºs Socorros), Sneak (Furtividade), Rifle, Machine Gun, Hide (Esconder-se), Listen (Ouvir), Bayonet, Throw (Lançamento)

Dinheiro não é algo muito importante nessa aventura, dadas as condições gerais.
    O equipamento eu passo depois, mas são as tralhas típicas de um soldado, além do que você quiser que seu personagem carregue como pertences pessoais.

Arquivos Anexados:

Última edição: 8 Nov 2011
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar