• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cronologia diferente nos filmes????

Arauto

Usuário
E ai pessoal !!!
Eu pude perceber que nos filmes a cronologia dos acontecimentos do Senhor dos anéis mudou!!!
Será que alguém já tentou organizar os fatos dessa nova cronologia como Tolkien chegou a fazer!!!!
Seria um bom desafio e bem interessante!!!
Abração!!!
 
Eu suspeito que ele esteja falando, por ex, de casos como Sam e Frodo contra Laracna, que é uma cena do vol. 2, mas que foi exibida no filme RdR. Entretanto, segundo o livro, a luta com Laracna cronologicamente ocorreu em paralelo aos eventos de Gondor. O problema é que a forma como os capítulos são ordenados confunde o leitor quanto à sequência dos eventos: uma parte com Gandalf, Aragorn e os demais, depois outra parte apenas com Frodo e Sam. Só os apêndices colocam as diversas histórias em paralelo.

Portanto, Laracna não está deslocada no RdR. Assim como aquela cena do início do 1o. filme com a Última Aliança enfrentando Sauron não está deslocada, mesmo que o livro não comece por ali.
 
O Engethor explicou tudo. O que deve ter confundido o Arauto é certas cenas terem sido passadas de um livro para outro - mas a verdade é que, cronologicamente, estão todas pela ordem correcta, e a cronologia até estaria incorrecta em algumas se tivessem sido mantidas nos respectivos volumes. Para além do já mencionado confronto com Shelob, que apesar de estar no 3º volume em vez do 2º está bem colocado, há outras: a morte de Boromir, nos livros narrada no 2º mas que nos filmes se passa no 1º, e a conversa com Sauron, que nos livros é no 2º enquanto que no filme se passaria no 3º (e na Versão Estendida passa-se mesmo) - mas todas estão bem ordenadas.
 
Valeu pela atenção???
É claro que conforme Tolkien narra os fatos do SEnhor dos Anéis ele não segue uma linha cronológica ,só nos Apendices ele organiza os fatos por dia, mês e ano.
O mesmo Jackson fez nos filmes (uma espécie de linha narrativa similar é seguida) e eu acho muito bem realizado!!!
O que eu quero dizer é alguns momentos como:
Em AS duas torres , antes de se separar de Aragorn , Gandalf fala para ele em cinco dias olhar para o leste.Ou seja se passaram cinco dias da partida de Edoras até o fim da Batalha no abismo de Helm e no livro isso acontece acho que dois dias depois que o rei deixou Edoras.Será que alguém poderia conferir???
Só isso já altera bastante a cronologia original e mais:
Tb em As duas torres Barbárvore ,Merry e Pippin chegam a ver a partida dos exércitos de Isengard e só em seguida começa o Entebate!!! No original a partida acontece quando os Ents já marcham contra Isengard ,(parece que eles,os ents, estão descendo o vale quando vêem os Orcs partindo para a guerra)!!!Então quanto tempo os hobbitis passaram em Fangorn??? Lembra-se dos cinco dias que Gandalf falou???
Quem quiser conferir e debater o assunto será bem vindo!!!
Até!!!
 
Existem algumas coisas nos filmes que realmente teve a cronologia alterada, como a reforja de Nársil.
 
Na verdade a cena da Laracna está realmente fora de lugar. Pela cronologia, o Frodo entra na toca da Laracna enquanto o Gandalf e o Pippin cavalgam em direção a Minas Tirith.
 
E ai pessoal!!!
Pra esquentar ainda mais o debate um colega me lembrou outro fato em O retorno do Rei:
_Quando Pippin usa a palantír no dia seguinte gandalf o pega e parte para Minas tirith, só no dia seguinte a sua chegada ele faz o hobbit acender o farol do Amon Din e assim os demais faróis começam a ser ACESOS tb!!!
No original entre a partida de Gandalf até sua chegada em minas tirith ,Aragorn já havia tomado as Sendas dos mortos!!!Mas no filme ele ficou aguardando ainda em Edoras até que viu o sinal dos faróis!!!Quanto tempo teria levado???Uns dois ou três dias de diferença do original até ele entrar nas Sendas dos Mortos???
Falou pessoal!!!Quem encontrar outras diferenças é só postar!!!
Abração!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo