• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crônicas Saxônicas (Bernard Cornwell)

Não sei se já foi postado no tópico. Esse site é um museu viking de Haithabu (Hedeby). Há várias fotos de utensílios, armas etc do tempo dos vikings. E esse site contém informações sobre Os Evangelhos de Lindisfarena, onde constam relatos das primeiras incursões vikings às Ilhas Britânicas.
 
Eu gostei de como terminou! A série da Netflix tá indo pra outros caminhos, curiosa pra ver como vão finalizar. Após a 5ª temporada terá também um filme, que estão filmando agora.
 
Eu gosto de ver a serie da netflix, mas como uma historia independente, porque desde a época em que pertencia a BBC ela passava ares completamente diferentes, até hoje não perdoou não terem escolhido um loiro para Urthed, mas juro que não lembrava mais desta ultima temporada.
 
Terminei A Guerra do Lobo, o 11º livro.

Me pareceu relativamente curto, mas gostei - provavelmente mais pq não lia sobre Uthred há muito tempo.

Infelizmente a filha de Uthred, Stiorra, morre em um ataque do norueguês Sköll Grimmarson à cidade de Eoferwic. Uthred e Sigtryggr, seu ex-genro, conseguem sua vingança ao atacarem o forte de Heahbruh onde se estabeleceu Sköll e seu exército de berserkers.

Sem dúvida o destaque da história é o "padre" nortumbriano Ieremias que acompanha Uthred. Durante o ataque há um enfrentamento de maldições entre Ieremias e Snorri, o feiticeiro de Sköll, que afeta toda a psicologia da batalha.
 
Última edição:
Terminei A Guerra do Lobo, o 11º livro.

Me pareceu relativamente curto, mas gostei - provavelmente mais pq não lia sobre Uthred há muito tempo.

Infelizmente a filha de Uthred, Stiorra, morre em um ataque do norueguês Sköll Grimmarson à cidade de Eoferwic. Uthred e Sigtryggr, seu ex-genro, conseguem sua vingança ao atacarem o forte de Heahbruh onde se estabeleceu Sköll e seu exército de berserkers.

Sem dúvida o destaque da história é o "padre" nortumbriano Ieremias que acompanha Uthred. Durante o ataque há um enfrentamento de maldições entre Ieremias e Snorri, o feiticeiro de Sköll, que afeta toda a psicologia da batalha.
É o último?

Confesso que bodiei já.
 
E vale a pena retomar?

Dado que...
...Uthred já reconquistou Bebbanburg....
...e que...
...o que resta para o desfecho da história provavelmente é a queda da Notrúmbria como reino pagão...
... eu diria que não. Digo, estou gostando de reler, mas por enquanto não estou sentindo muito mais emoção.

Quando eu terminar eu comento aqui e quem sabe eu te motivo a ler os três últimos.
 
Ainda falto ler o último. É fato que houve uma queda nos últimos 2 ou 3 volumes, mas ter chegado tão longe e não concluir a série é uma coisa que não entra na minha cabeça. :lol:
 
Ainda falto ler o último. É fato que houve uma queda nos últimos 2 ou 3 volumes, mas ter chegado tão longe e não concluir a série é uma coisa que não entra na minha cabeça. :lol:
Eu ignorei completamente que a qualidade da historia e quantidade de paginas ficaram menores. Eu juro que estou me segurando para não ler o sword of kings, por causa da sensação de estar mais próximo do fim.
 
Terminei A Espada dos Reis, o 12º livro e o penúltimo das Crônicas Saxônicas. E tem nome pra caralho nesse livro, nomes que não podem ser ignorados (como normalmente faço com os nomes dos soldados de Uthred).

O Rei Eduardo morreu e decidiu dividir o reino em dois: Mércia para Æthelstan (filho de seu primeiro casamento, invalidado politicamente pela Igreja) e Wessex e Ânglia Oriental para Ælfweard, filho de seu segundo casamento e herdeiro ao trono.

Uthred odeia Ælfweard. Ele é sobrinho de Æthelhelm, o jovem, filho de Æthelhelm, o velho. A família de Æthelhelm é a mais rica de Wessex. Anos antes dos eventos, Æthelhelm, o velho, e sua filha Ælswyth, de fato foram reféns de Uthred em Bebbanburg (guerra é guerra), mas foram muito bem tratados. Æthelhelm recebeu muitos cuidados, mas faleceu de febre. Ælswyth, por sua vez, se apaixonou e casou com o filho de Uthred. Æthelhelm, o jovem, no entanto difamou Uthred dizendo que em Bebbanburg seu pai fora assassinado e sua irmã estuprada. Æthelhelm, o jovem, também sabe que Uthred tem como prova que Æthelstan é herdeiro legítimo de Eduardo.

Uthred é #teamÆthelstan, pois ajudou no seu treinamento e criação, pq sabe que ele é filho legítimo do Rei Eduardo e, só Freud explica, pq Æthelstan o faz lembrar de seu avô Rei Alfredo (que tinha uma relação de amor e ódio com Uthred). Além disso, como Uthred odeia a familia de Æthelhelm, ele fez um juramento para Æthelstan que mataria Æthelhelm, o jovem, e também o herdeiro Ælfweard.

Esse livro é basicamente sobre batalhas para conquista Lundene (Londres) que é uma cidade vital nesse contexto de divisão de reinos criada pela morte de rei Eduardo. Uthred vence, Æthelstan vira rei e Æthelhelm, o jovem, e Ælfweard, o herdeiro, viram comida de minhoca.

Destaque do livro fica para Uthred sendo feito de refém pelos inimigos, humilhado, despojado de sua espada Bafo de Serpente, sendo arrastado nu e levando mijada dos inimigos. Acabaram com a moral do velho, mas agora passa bem.

Agora falta só um livro para terminar a saga!
 
Última edição:
Terminei em um dia e meio o último livro, O Senhor da Guerra. Gostei muito de ter acompanhado a saga de Uthred e da criação da Inglaterra. Acho que alguns livros são bem sem graça, mas os dois últimos foram excelentes. Recomendo, @Neithan!

Durante a primeira metade do livro a tensão gira muito em torno de duas forças: Rei Æthelstan , que quer demonstrar sua autoridade para todo o continente e Uthred, que só quer ficar em paz em Bebbangurd. Os dois se desentendem, Uthred mata aliados do Rei, num dado momento parece que Æthelstan vai sitiar a fortaleza, mas depois geral se junta para bater nos escoceses. Eventualmente os escoceses se aliam aos noruegueses, recriando um exército aparentemente tão poderoso quanto o de Guthrum, dos primeiros livros. Na verdade, o líder norurguês é neto de Guthrum, assim como Æthelstan de Alfredo, e seus exércitos se enfrentam numa luta que remete à Batalha de Ethandum, também dos primeiros livros.

Uthred obviamente já está velho, com mais de 60 anos. Embora o protagonismo dessa batalha seja do Rei Æthelstan, é curioso pensar nesse Uthred sexagenário em uma parede de escudos, como de fato ocorre. Claro, ele não passa a batalha inteira na parede, mas ele esteve lá.

Eu gostei do fim da história, com Uthred sendo reconhecido como um senhor da guerra que de fato ele é, respeitado por saxões, noruegueses, escoceses, reis e guerreiros. Ele conquista Bebbangurd e faz de tudo para manter a fortaleza. Mantém-se fiel aos juramentos, que são destinados a pessoas que ele admira e não a alguma causa específica. Ele não deseja a criação da Ængland, mas observa como parece algo inevitável com a unificação gradual do idioma (ænglisc) e da fé (cristã) no continente.
 
Véi... eu li o 13 antes de ter lido o 12! :rofl: Só percebi porque fui lançar no Censo agora e notei que o último tinha sido o 11.

Acho que o que me confundiu foi que, depois do 11, levou bastante tempo até a tradução seguinte sair. Daí, quando eu soube do "novo livro das Crônicas Saxônicas", achei que era o próximo que eu faltava ler. Mas já era o segundo lançamento desde o último que eu tinha lido, e eu passei batido...

Bem que eu tive impressão de ele citar, em retrospectiva, eventos que me pareciam novos, mas eu achei que era porque já tinha esquecido, de tanta coisa que já aconteceu com Uhtred nesses tantos anos de leitura - sem contar as versões da série The Last Kingdom. :lol:

Bom, pelo menos as Crônicas Saxônicas ainda não acabaram para mim. :dente:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo