1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI

Crônicas Saxônicas #10: O Portador do Fogo (Bernard Cornwell)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Eriadan, 1 Ago 2017.

  1. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Uhtred é o senhor de Bebbanburg e nada nem ninguém ficará no seu caminho para reconquistá-la nesse décimo volume da série Crônicas Saxônicas. A Britânia enfim encontra um momento de paz. Sigtryggr, senhor da Nortúmbria, e a rainha Æthelflaed, senhora da Mércia, chegaram a um acordo e decretaram uma trégua, com o apoio do maior guerreiro da época, Uhtred de Bebbanburg. Uhtred vê então a chance de recuperar suas terras, tomadas por seu tio tantos anos — e agora mantidas por seu ardiloso primo. Mas os inimigos que Uhtred fez depois de tantos anos em guerra e os juramentos que prestou, além de uma rede intrigas, o desviam temporariamente do sonho de recuperar Bebbanburg. E isso abre espaço para o surgimento de um novo inimigo, o temível Constantin da Escócia, que aproveita o clima de incertezas para comandar seu exército para o sul e conquistar terras da Nortúmbria. Porém, Uhtred está determinado, e nada, nem novos nem antigos inimigos, será capaz de mantê-lo afastado de seu direito de nascimento.


    Quem vai se juntar a nós na leitura e discussão do 10º volume dessa obra-prima de Cornwell? Segue o cronograma:

    PRIMEIRA PARTE (O rei) - 46 págs. - 04/08
    SEGUNDA PARTE (A armadilha) - 96 págs. - 11/08
    TERCEIRA PARTE (o bispo louco) - 94 págs. - 25/08
    QUARTA PARTE (O retorno a Bebbanburg) e EPÍLOGO - 67 págs. - 01/09

    Considerem a data como o limite para a leitura do capítulo, a partir da qual serão liberados os spoilers no tópico.
     
  2. Spartaco

    Spartaco James West

    Vou começar a ler mais pro final de semana.
     
  3. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    Então se cuide, porque sexta já vou postar minhas impressões. Comecei ontem. :lol: Essa primeira parte é bem curtinha.
     
  4. Spartaco

    Spartaco James West

    Calma @Eriadan; não tenha tanta pressa, afinal parece que somos poucos a ler e comentar sobre o livro em questão.
     
  5. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    Mas eu me preparei, com folga, para seguir o cronograma mesmo, e o primeiro capítulo já está para esta sexta... mas de qualquer forma eu posso deixar para postar mais tarde. :wink:
     
  6. Jhulha

    Jhulha Lurker

    Consegui uma versão em Pt, acho que acompanharei o calendário. :D

    Mal começou o livro e ele ja esta cercando Bebbanburg, sera que agora vai?
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    Tô achando cada vez mais improvável que Uhtred recupere Bebbanburg algum dia! Não tô lembrado agora se, nas raras partes que ele narra partindo do presente ("hoje estou velho...", como Cornwell faz muito nas Crônicas de Arthur), fica implícito o local onde ele está, mas tudo leva a crer que Uhtred vai morrer tendo vencido todas as guerras de sua vida, exceto a única que ele realmente queria ganhar, por ele mesmo, e não por seus juramentos.
     
  8. Jhulha

    Jhulha Lurker

    Eu não lembro bem dos detalhes das narrações dele velho/Aposentado, mas do modo como ele narra o castelo onde ele vive, eu sempre imaginei que ele ja teria tomado Benbanburg, nunca parei para pensar, que talvez esse fosse o maior arrependimento dele nunca ter tomado o lugar, :think: isso é um ponto para se anotar, quando tiver tempo, vou olhar as introduções dos livros e ver se tem vestígios disso.

    Não vai ser dessa vez também, que Uhtred vai tomar Benbanburg, com todo um bom planejamento de saques e pilhagem, e uma ótima localização para manter seus soldados, ele não contou com uma simples ação do primo, serio, porque não usou o ouro que tinha para ter barcos para manter afastado os possíveis aliados do primo, ele deixou que os noruegueses entrassem sem prolemas, acho que ele anda amolecendo com a idade.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    Eu também queria ter uma memória melhor dos outros livros. Eu não lembro exatamente o contexto agora, mas vocês lembram de um encontro de Uhtred com um rei, chefe ou jarl, uns 3 ou 4 livros antes, em que eles fazem uma espécie de acordo e Uhtred comenta na narração algo como: "se eu soubesse ali o quanto esse sujeito ainda iria me dar trabalho no futuro...". Era Constantin?
     
  10. Jhulha

    Jhulha Lurker

    Não resisti a duvida e fui procurar, achei a referencia a Uhtred ter tomado Benbanburg, achei no primeiro capitulo do quinto livro.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Ainda fui checar para ver se não seria um erro de tradução, pelo visto ele tomara Benbanburg em breve.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Pela narração do Uhtred realmente parece, que Constatin era aquele cara, ele se refere ao tempo em que o garoto passou sobre os cuidados dele.
    Apenas lembro do Constatin no tempo em que ele fez a cabeça da Aethelflaed para ela casa-lo o com a Stiora.

    p.s. Não coloquei em Spoiler, porque isso é referencia do quinto livro.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    Boa, @Jhulha! Acredito até que isso tenha sido um vacilo de Cornwell! O suspense sobre ele conseguir reconquistar Bebbanburg ou não - para mim, porque não tinha prestado atenção a esse trecho - é uma das coisas que eu vinha considerando ponto forte da leitura.
     
  12. Jhulha

    Jhulha Lurker

    Realmente foi um grande vacilo, deixar todo mundo apreensivo, se ele conseguia ou não tomar Bebbanburg seria uma grande estrategia, mas ainda temos o mistério de saber quando e como ele vai toma-la.

    Espero que nesse livro ele der um jeito nesse Constatin, como assim ele chega na cara de pau, e começa a falar daquele jeito com Uhtred, a versão televisiva dele ja teria partido para a batalha, mas Constatin perdeu tempo contando sua estrategia para Uhtred, ele pode talvez fazer uso disto, estou apostando que Constatin vai tentar tomar o Bebbanburg, para frustra o Uhtred, estou pondo minhas fichinhas em uma possível aliança entre os Uhtreds.:think:

    Finan está parecendo que sera o próximo companheiro morto deste livro, ele esta narrando Finan muito semelhante ao Leofric, ou é so minha imaginação?
     
  13. Eriadan

    Eriadan Oromë Aldaron Usuário Premium

    Eita, eu cubro sua aposta! Considerando o orgulho de Uhtred, acho isso pouco provável!

    Não percebi isso. :neutral:

    Eu tô lendo o próximo capítulo e tô aqui agoniado querendo chegar em casa para ver o que acontece! Como de praxe, os inimigos estão se movendo de forma misteriosa e Uhtred já descobriu, numa sacada, qual o plano deles. Está traçando a estratégia, mas ainda não revelou ao leitor!
     
  14. Jhulha

    Jhulha Lurker

    :think:

    Depois da conversa com dono da taberna, minha aposta esta pendendo ao fracasso, se o Uhtred Junior bobear vai virar barganha de casamento. :hihihi:

    Esta surgindo uma guerra silenciosa e o Uhtred foi ouvir os conselhos da filha e seguiu!

    Aqueles padres foram tomar uma terra no meio do nada com um exercito, que historinha mal contada foi aquela de montar igreja, ja estou perdendo aposta da união dos primos, acho que perderia tambem se apostasse que ela vai para aquele encontro na pedra sem matar ninguem. :think:
     

Compartilhar