• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crônicas Saxônicas #06: Morte dos Reis (Bernard Cornwell)

Mireille

One ring to rule them all
latest

ATENÇÃO: SPOILERS ABAIXO!

No sexto livro da série Crônicas Saxônicas, Cornwell dá continuidade à saga de Uhtred e do reino de Wessex. Após um longo período de debilidade, o poderoso rei Alfredo está morto. Sua morte dá início a um momento de tensão e incertezas no reino, além de abrir as portas para eventuais traições. Uhtred, braço direito do falecido rei, assume para si a responsabilidade de manter o país em ordem enquanto os problemas a respeito da sucessão não se resolvem, mas não é só com os traiçoeiros inimigos do reino e com os vikings que ele deve se preocupar. Sua relação cada vez mais intensa com a filha de Alfredo, Aethelflaed, o consome cada vez mais, apesar da proibição desse amor. E é preciso estar preparado, pois as rivalidades e intrigas de poder parecem estar caminhando para um desfecho sangrento.

Fonte: Grupo Editorial Record

EDIT: tive que colocar um alerta de spoiler, pois a sinopse que consta no site da editora Record, a qual coloquei aqui, revela coisas do enredo. :(
 
Cronograma de leitura 2017

18/01 - Primeira parte: A feiticeira - pág 19 a 157 (total: 138 páginas)
25/01 - Segunda parte: A morte de um rei - pág 159 a 235 (total: 76 páginas)
01/02 - Terceira parte: Anjos - pág 237 a 295 (total: 58 páginas)
08/02 - Quarta parte: Morte no inverno & Nota histórica - pág 297 a 375 (total: 78 páginas)
 
@Morfindel Werwulf Rúnarmo, só precisa respeitar o cronograma, ou seja, verificar a data de cada uma das partes para comentar; logicamente não se pode falar sobre algo que consta em uma parte cuja data ainda não chegou.

Fora isso, tudo bem.
Sim, sim. Foi o que quis dizer.

Estou um pouco adiantado no cronograma, só falta o quinto capítulo pra terminar a primeira parte. Tá interessante, vou esperar mais gente aparecer pra comentarmos.
 
Sim, sim. Foi o que quis dizer.

Estou um pouco adiantado no cronograma, só falta o quinto capítulo pra terminar a primeira parte. Tá interessante, vou esperar mais gente aparecer pra comentarmos.

Também para mim só falta um capítulo para terminar a primeira parte, que já começou com tudo, matando a saudade da "parede de escudos".
 
Li toda a primeira parte, pra não acabar lendo o livro tão na frente do cronograma vou esperar mais gente aparecer aqui no tópico pra lermos juntos se não termino o livro muito a frente do cronograma.
 
Li toda a primeira parte, pra não acabar lendo o livro tão na frente do cronograma vou esperar mais gente aparecer aqui no tópico pra lermos juntos se não termino o livro muito a frente do cronograma.

Eu também já acabei a primeira parte, porém eu não resisti e comecei a ler a segunda parte. É impossível parar de ler!

Bernard Cornwell é demais.
 
Cornwell é demais mesmo. Eu tinha achado o livro 5 muito "morno", mas esse já começa muito bom e prende a atenção do leitor!

Sobre a primeira parte:

Já sabemos como é o Uhtred, mas sempre me surpreendo com ele... sendo ele mesmo! O quanto ele pode ser um exímio chefe militar, com ideias e estratégias e um "sexto sentido" afiadíssimo pra guerra, e ao mesmo tempo ser tão inocente pra cair nessas balelas de feiticeiras que predizem as coisas! Ok, sei que na época devia ser muito comum estes guerreiros "super poderosos" só agirem conforme previsões baseadas em nada, manipuladas... mas mesmo assim bate a estranheza. :P
Os caras bolam uma super estratégia pra matar o cara - bem inteligente, por sinal - mas o Uhtred sempre está um passo a frente. É ótimo.

Haesten tá com jeito de que vai dar muito trabalho ainda. Confesso que cansei um pouco desse personagem... desses senhores nórdicos, o rei Eohric (da Ânglia Oriental) parece o mais esperto.

Gostei muito da parte da queima da frota de Sigurd. Poxa, o Uhtred faz maior amizade com o cara lá que tava tomando conta dos navios, fiquei com pena dele :think:. Mas foi de uma engenhosidade ímpar. Acabou com o poderio de Sigurd e ainda "causou".

Nossa, e que raiva daqueles padres do Alfredo querendo armar uma pra cima do Uhtred. Ele fez tudo por Wessex e pelo rei Alfredo, mas não adianta. O fato de ele ser pagão anula tudo. :neutral: E... Steapa aparece pra salvar o dia. XD
 
@Mireille, como você mesma falou, principalmente naquela época, os grandes guerreiros sempre procuravam saber sobre o futuro das batalhas; vide os gregos que sempre consultavam os oráculos antes de ir para a guerra.

Além do mais, sendo pagão e inimigo ferrenho da maioria dos padres e do cristianismo em si, mais do que nunca, fica esclarecido o porque de Uthred acreditar em feiticeiras e coisas similares. No entanto, ele já ficou desconfiado de que aquela bruxa que ele quis consultar, estava de conluio com os dinamarqueses.
 
Uhtred não odeia os padres cristãos por motivos teológicos, mas por motivos políticos. Eles se intrometem em tudo, como ele diz, eles acabam com a graça de tudo. E os padres desse tempo são bem chatos, tirando Willibald e Beocca.

Uhtred é um dos maiores responsáveis pela existência da Wessex cristão e foi o mais desgraçado por isso, azar o dele que é honesto e íntegro, pois se tivesse esquecido as promessas e juramentos ele seria um homem muito bem sucedido. E não existiria a Terra dos Anglos, mas uma Terra dos Dinamarqueses.
 
Uhtred sempre se divertindo às custas dos amigos padres:

- Senhor Uhtred! - Como sempre, Willibald reagiu à minha provocação. - Esse peixe - ele apontou o dedo trêmulo na direção dos ossos - foi um dos dois que Nosso Senhor usou para alimentar 5 mil pessoas!
- O outro devia ser um peixe incrivelmente grande - respondi. - O que era? Uma baleia?
 
Uhtred sempre se divertindo às custas dos amigos padres:

- Senhor Uhtred! - Como sempre, Willibald reagiu à minha provocação. - Esse peixe - ele apontou o dedo trêmulo na direção dos ossos - foi um dos dois que Nosso Senhor usou para alimentar 5 mil pessoas!
- O outro devia ser um peixe incrivelmente grande - respondi. - O que era? Uma baleia?
Ri muito disso :lol:

Já podemos comentar a segunda parte?
Por mim já pode! @Morfindel Werwulf Rúnarmo já leu tbm?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo