• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Crônicas de Artur" (Bernard Cornwell)

aaa gente..esse tópico merece ser reavivado, neh!?!?

"crônicas de artur" eh simplesmente o melhor livro q jah li na minha vida... pra mim eh melhor ainda q sda...

escrito em flashbacks, em 1ª pessoa, de acordo com a visão do melhor amigo de artur... tem frases mt emotivas... passagens de guerra mt boas... com personagens readaptados da maneira de cornwell, naum apenas uma imitação da lenda de artur (como "brumas de avalon", que por sinal, leva de 11 a 0 do "crônicas")...

fora as capas q são perfeitas!!
 
£ara, eu não li Crônicas (ainda), mas se for para se basear no que você comentou, de que o livro tem personagens adaptados da maneira de cornwell, bem... no caso de As Brumas de Avalon a Marion Zimmer Bradley também adaptou as personagens a sua maneira. Longe de mim dizer que a adaptação dela foi boa, mas não é mera cópia não :wink:
 
O Cornwell não adaptou muita coisa.

O cara é um historiador. Escreveu o Crõnicas à partir de anos de pesquisa sobre o assunto.

E ele consegue acabar com alguns personagens que todo mundo adora! :lol:
 
ele dá tanta vida nova aos personagens que eu agora acredito piamente que Lancelot eh malvado... em todas as adaptações ele era o bonzão, mas em "crônicas" ele eh um falso que paga a bardos para mentir sobre suas bravuras...

cornwell eh historiador sim, por isso "crônicas" eh considerado a adaptação da lenda do rei artur que mais chega perto da realidade, que melhor retrata a vida na grã-bretanha na idade média. um professor de uma faculdade aqui na minha city recomendou esse livro para seus alunos... :wink:

mas naum eh essa veracidade que faz com que a trilogia naum tenha vida própria... mt pelo contrário, a torna ainda mais emocionante e bela...
 
por que eu acho que já ouvi tudo isso antes? :assobio:

se vc pensar bem, a Marion retrata a Morgana como boazinha, coisa que ela não é em nenhum outro livro sobre Rei Arthur. :wink:

entenda, não estou tirando os méritos do Cornwell (mesmo porque ainda não conheço, estou ne baseando no que você falou). Só acho que, pelo menos na questão dos personagens, ele não me parece diferir muito da Marion, não.
 
Olha, sério msm, o : crônicas"foi o livro mais perfeito q eu já li na minha vida!
Crnwell escreve de uma forma que nos faz pensar que conhecemos mt bem aqueles personagens, eles são mt humanos!
Cornwell tbm foi o autor que eu melhor vi retratar cenas de batalha, eh mt perfeito, sem comparacao!
O "brumas" eu achei um saco! nem consegui ler o quarto, no meio do terceito eu me arretei e parei, eh mt frescura pro meu gosto!

ps: aliais, meu nick eh baseado no nome de uma personagem do cronicas :mrgreen:
 
eh verdae...seren, a estrela...a ceywin e a filha do dervel neh?? eu adoro ela, mas seu adoro mesmo o dervel!! :grinlove:
 
Acabei de ler O Inimigo de Deus! É fantastico!!!
Achei melhor que o primeiro. Cheio se suspense e reviravoltas! Mto foda! uns dos melhores livros que eu já li!!!

Joy, é completamente diferente de Brumas. Tanto a qualidade narrativa de Cornwell, qto a qualidade das historias são imensamente superiores as de Bradley. São tão diferentes que eu ficava confuso no inicio por ainda estar com as coisas das Brumas de Avalon gravadas em minha mente, e As Cronicas de Artur praticamente batia de frente com tudo. Recomendo mto que vc leia.
 
eh o melhor livro que eu jah li na minha vida :obiggraz: :obiggraz:

sériu mesmo, melhor que sda ou qualquer outra coisa... naum sei explicar pq... soh entende quem le mesmo...
 
Eu li faz pouco tempo. Realmente um dos melhores livros que já li. Alias, enquanto eu estava lendo, passou no Discovery civilization um documentario falando sobre as descobertas arqueologicas sobre artur, provavelmente as mesmas que levou Cornwell a escrever o livro.

A morgana nesse livro tbm tá mais pra boazinha do que pra malvada.
 
As batalhas descritas por Bernard são muito reais.Ele nos transportam para o meio da ação.
O mais emocionante nos três livros é quando Ceinwyn sofre o feitiço de nimue e está a beira da morte.Derfel descobre que tem que amputar a mão esquerda para poder salvar a sua amada.Foi a prova de amor mais fantástica que eu já li.
O livro emociona e vc muda depois que vc le as cronicas.É difícil encontrar um livro que faça isso com quem le.O outro que eu li e mexeu comigo foi SDA.
 
Realmente emocionante este livro, mas fiquei muito triste com a morte de Merlin e a de Artur.
Simplesmente um dos melhores livro que eu já li ao lado de SDA.
 
Eu nem deveria estar fazendo isso, mas...

Avisem que existem spoilers em seus posts ou usem a opção spoiler que é disponível aqui no fórum. Tem gente que não leu todos os livros.
____________________________________________________________________

Esses livros vão me render um trabalho de antropologia na faculdade...
Vai ficar show!
 
Ah! Valeu H...

Tava lendo um post ae em cima e tive q baixar a tela rapidin.... :|

O(s) livro(s) eh mto bom... to na metade de "O Inimigo de Deus"... n vejo a hora d ler o proximo....

No começo eu fiquei meio confusa c/ a historia, tava indo td d acordo c/ as Brumas...
Principalmente na lista de personagens.. nossa como boiei :lol:

Tem ums personagens insuportaveis... akeles netos do Tanaburs, por exemplo :puke:

Mas tem uns apaixonantes :grinlove:

Ateh onde eu li... Derfel, Tristan, Galahad... :obiggraz:

As capas tb sao lindas... Principalmente a do "Rei do Inverno"... a d "Excalibur" seria liiinda tb, mas o rosa enjoa um pouco :?

Agora eu vou parar d escrever e voltar a ler :obiggraz:
 
Eu começei a ler e estou gostando pra caralho. Cara, as descrições da idade média me fazem vomitar.
As vezes eu acho que a humanidade não evoluiu nada, mas lendo esses livros e aprendendo nas aulas de história, etc eu fico com a convicção que a humanidade evolui sim


obs: não se deve julgar o livro pela capa, mas as capas desses livros são supercool... o problema é que aquele papel que sai da capa atrapalha um pouco a leitura, não?
 
Anigel disse:
Agamennon Warren disse:
Anigel disse:
Gostaria de entender mais a respeito de geografia, ficava meio perdida com os lugares..

Vc precisaria consultar um mapa da Inglaterra que fosse bem detalhado. Além que em todos os livros tinham mapinhas com os lugares que apareceriam naquele livro.

8-) Eu vi os mapinhas, mas queria saber, por exemplo, que país é hoje Powys.

No segundo livro "O Inimigo de Deus" Tem uma lista dos equivalentes dos lugares q cada um corresponde hoje, e ainda tem aqueles nomes que foram criados, os ficticios. Mas todo mapa é a Britania, incluindo Inglaterra, Escocia, Pais de Gales. Espero ter ajudado.

Para falar um pouco do livro. Eu estou lendo o segundo volume "O inimigo de Deus" E eu estou adorando de paixão :grinlove: É um livro que prende a anteção, que faz vc entrar na historia nos personagens e tbm o leva a creer que a história poderia ser, sim, verdadeira. E apesar de tornar mais realista, ainda está cheia de magia, e nos faz pensar se um lugar assim, se um mundo assim realmente já existiu, então é meio um jeito Tolkeiniano de se pensar, magia sim, mas com sutiliza :mrgreen: . O mais interessante é a desmistificação de alguns personagens, como o proprio Artur, e ainda maior entendimento de outros, que poucos são citados em historias de Artur. Religião é um tema muito tratado no livro tbm. A gente sabe pela historia que a Britania mudou de religião ainda outra vez, na epoca da rainha Elizabeth, mas mesmo assim o livro faz a gente odiar os cristão, do que muita coisa a gente sabe que é verdade mesmo sobre a igreja, mas é outro tema muito interessante que pode-se encontrar no livro.

Eu gosto de livros que nos envolvem como se a gente conhecesse os lugares personagens, pois nos intentificamos com eles, nos fazem defender o lugar como nossa propria casa, assim nos fazendo acreditar na história. É um otimo livro que tem tudo isso e de extra ainda um autor maravilhoso :mrgreen: . Recomento para qqer um dar uma olhadinha pq vc vai se apaixonar. :wink:

Eu adoro Merlin! Ele é um dos personagens que mais me intrigaram, mais me deixam ligada quando ele está em cena. Eu tbm me apaixonei por Tristan desde a 1º vez q ele apareceu.:grinlove: E claro Drefel é outro, não tinha como não gostar dele, só detesto a ideia dele ter virado cristão :roll:
 
Eu terminei de ler "Excalibur" recentemente,já no "Rei do inverno" eu fiquei profundamente interessado na história,Cornwell dá enfase à reconstituição histórica da época,tanto que na contra capa ele fala:"romance baseado em recentes descobertas da arqueologia".
Eu prefiri "As Crônicas de Artur" à "As brumas de Avalon",eu acho o lado "mulherzinha" da história de Artur um saco!O excesso de dramatização prudica a narrativa que se torna lenta e um tanto maniqueísta demais...Pô.A Marion trata o Artur como se fosse um santo que nunca erra(por querer é claro)!Tudo bem que chifrudo como em todas as narrativas de Artur contemporâneas.
Mas eu acho que o foco central das duas histórias tem seu senso comum:Artur tem as melhores intenções do Mundo,mas acaba fazendo tudo errado e paga por esses erros.Mas deixando esse papo "piseudo-crítico-literário"...As descrições das batalhas são Maneiríííssimas!!!O tal do Cornwell sabe mesmo prender a atenção do leitor quando põe uma lógica naquelas lutas tão inimagináveis para nós que vivemos em um mundo de bombas atômicas e metralhadoras ultra-modernas.
Eu recomendo "As Crônicas de Artur"(principalmente para jogadores de rpg!) e também para quem gosta de mitologia e acima de tudo de fatos históricos concretos,sim,pois Cornwell usa a "alegoria de Artur" para nos dizer como era a vida naquela época e naquele lugar,esses dois unidos sendo consideramos um dos períodos mais sombrios da história da humanidade,mas o escritor nos mostra que mesmo ali havia alguma luz,na forma de u cavaleiro co uma capa branca ,plumas alvas na crista de seu elmo brilhante e uma espada co o peso da esperança de todo um povo.
Como diria Merlim(o COM escravos!):"O destino é inexorável." Por Joaquim(jjjoaquim@hotmail.com) e Rafael(peregrino_cinzento@hotmail.com)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo