• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver)

Katrina

Usuário
Consegui recuperar os posts através do Google... :happyt:


Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Katrina Galad - 22-11-2009 12:40 AM

Procurei mas não achei nenhum tópico falando sobre a série...

A saga criada por Michelle Paver começa há seis mil anos, quando os homens ainda eram nômades, viviam em clãs e retiravam da natureza apenas o necessário para a subsistência. A pré-história fascina a autora desde a infância. "Quando eu era pequena, meus pais tinham um livro sobre a Idade da Pedra que eu adorava. Antes mesmo de saber ler, eu costumava colocá-lo sobre a minha barriga e ficava olhando as figuras de caçadores abatendo ursos e perseguindo cavalos pelos penhascos. Quando tinha dez anos, descobri o que mais queria: um arco e flecha para viver como as pessoas daquele período, tendo um lobo como amigo", comenta a autora, em artigo para o jornal The Guardian. Anos de pesquisa e uma sólida carreira literária depois, o sonho de criança ganhou forma e serviu de ideia original para a série Crônicas das Trevas Antigas.

Além da paixão pela pré-história, Michelle Paver também se inspirou nas viagens que fez a países distantes como Noruega, Lapônia e Islândia, e especialmente na experiência que viveu ao encontrar-se frente a frente com um enorme urso, num vale remoto do Sul da Califórnia. "Esta foi a experiência mais aterrorizante que já tive. No entanto, curiosamente, também senti como se tivesse voltado no tempo, como se fosse uma caçadora da Idade da Pedra, tentando persuadir o animal a me deixar viver", afirma ela.


O resultado das pesquisas e impressões de viagens de Michelle Paver dá forma a Irmão Lobo, um livro fascinante, que recria a vida em clãs pré-históricos e a luta diária dos homens pela sobrevivência. O título faz também uma homenagem à força da natureza, fonte de vida e de morte, de magia e de terror. A dupla de protagonistas criada pela autora demonstra o respeito mútuo entre os homens e os animais naquela época.

A Idade da Pedra

A história de Torak, Renn e Lobo se passa há seis mil anos, na Idade da Pedra, logo após a idade do Gelo e a era dos Dinossauros, mas antes do cultivo da terra e do surgimento da agricultura. Naquele tempo, os homens organizavam-se em pequenos grupos, chamados clãs, com hierarquia e leis próprias. Eram nômades e tiravam do local em que estavam acampados tudo que era necessário para a sobrevivência, desde a carne para a alimentação, até ossos para a fabricação de armas e o couro, utilizado para vestimentas e abrigos.

Para dar veracidade a seus protagonistas, Michelle Paver visitou regiões do norte da Europa que ainda conservam algumas características daqueles tempos. A escritora chegou a acampar numa floresta para aprender como se alimentar apenas com recursos encontrados na natureza. Ela pesquisou sobre a utilização de partes de animais abatidos na produção de armas e mantimentos, além de experimentar as sensações que a floresta proporciona – os cheiros, os sons, o amanhecer, o frio e o calor. Ela também passou muito tempo em bibliotecas e estudou, por exemplo, os habitantes do nordeste da Escandinávia no período Mesolítico a fim de conhecer mais sobre seus hábitos.

Mesmo quando um animal era abatido, o caçador agradecia a seu espírito e a caça só era praticada para a subsistência. A Natureza e seus espíritos estavam acima de todas as crenças, já que dela vinha tudo o que era necessário para a vida em harmonia na Floresta de Torak. As superstições dos homens sobre as forças e o poder da Floresta ajudam a construir o clima sombrio, porém maravilhoso, das Crônicas das Trevas Antigas.


A Floresta

A floresta que Michelle Paver criou para encenar as aventuras de Torak tinha como fronteiras o Mar a oeste, os Brejos ao sul e as Montanhas Altas a leste. O norte era distante demais e inexplorado. Antes do Urso, a floresta era rica em presas para o verão e o inverno, como coelhos, veados e salmões. Os clãs dos homens viviam no norte, nas regiões próximas aos rios. Eles eram muitos e estavam sempre protegidos pelo espírito do animal que os identificava. Clãs da Víbora, da Sorveira-brava e do Salgueiro acampavam ao sul; Clãs do Salmão, da Baleia, da Águia-Marinha e da Foca, a leste e perto do Mar; Clãs do Corvo, do Javali da Lontra e errantes como o do Lobo, na região central da Floresta. Na Floresta Profunda viviam os Clãs do Auroque, do Lince, do Cavalo da Floresta, do Veado Vermelho e do Morcego. Nas Montanhas Altas estavam os Clãs do Cisne e da Lebre da Montanha. E ao norte, os Clãs da Ptármiga, da Raposa Branca, do Narval, e da Morsa.


A autora

Michelle Paver nasceu no Malawi, onde seu pai, sul-africano, dirigia um pequeno jornal e sua mãe, belga, escrevia uma coluna de fofocas semanal. Em 1963, a família se mudou para a Inglaterra, devido a dificuldades diplomáticas entre países colonizadores e as colônias, estabelecendo-se em Wimbledon. Michelle sempre gostou e quis escrever, mas como acreditava que esta profissão não poderia sustentá-la, escolheu o Direito como carreira oficial. Em 1996, a morte de seu pai e a insatisfação profissional fizeram Michelle buscar algo que a fizesse mais feliz. Ela negociou um ano de licença no trabalho e partiu para uma longa viagem de pesquisa pelas Américas, África do Sul e Europa, que resultou no rascunho de seu primeiro livro, Whithout charity. Os outros livros da autora antes da série Crônicas das Trevas Antigas, A place in the hills e The Eden trilogy, também foram escritos após muitas pesquisas históricas. Estas obras foram indicadas a prêmios literários e são bestsellers na Inglaterra.

Fonte: Rocco

A saga é composta por seis livros, quatro deles já traduzidos e lançados pela Rocco.

1. Irmão Lobo (Wolf Brother)

[attachment=1888]

No primeiro livro conhecemos Torak, um menino que acaba de perder o pai (assassinado por um Urso cujo espírito está possuído por demônios do Outro Mundo) e que recebe deste antes do derradeiro fim uma missão: encontrar a Montanha do Espírito do Mundo e destruir o Urso que ameaçava a vida na floresta, espalhando sangue entre os clãs e acabando com as presas. Para cumprir essa missão teu pai lhe fala que irá encontrar um guia, o que Torak não sabe é que esse guia nada mais nada menos será um lobo, órfão assim como ele.

2. Espírito Errante (Spirit Walker)

[attachment=1889]

Em espírito errante, Torak precisa vencer os Devoradores de Almas e encontrar a cura para uma terrível doença que abate os clãs durante o verão, ou quando a "Lua de Não Escuro fica cheia no alto". Vivendo há algum tempo no Clã do Corvo, Torak sente muita falta de Lobo, que não encontra há seis luas, mas, corajoso, sabe que não pode desistir de lutar. Sua busca o conduz através do mar até às misteriosas ilhas do Clã da Foca. Ali, ele enfrenta uma ameaça invisível e descobre uma traição que mudará sua vida para sempre.

3. Devorador de Almas (Soul Eater)

[attachment=1890]

Depois de assistir ao assassinato de seu pai e combater o ser que ameaçava a vida na floresta no primeiro livro, e de buscar a cura para uma terrível doença que abatia o seu clã no segundo (Espírito errante), Torak um menino fora-de-série, que tem o dom de conversar com lobos parte agora rumo ao agreste congelado do Distante Norte. Lobo, seu amado irmão de alcateia, foi capturado por um inimigo desconhecido, e ele precisa resgatá-lo. Nessa perigosa jornada, em que contará com a ajuda da fiel amiga Renn, membro de seu clã, Torak terá sua amizade colocada à prova. Em meio a nevascas terríveis e à ameaça constante do grande urso-branco, o jovem fará de tudo para salvar Lobo, até mesmo se aproximar, como nunca antes, de seus inimigos.

4. Desterrado (Outcast)

[attachment=1891]

Neste título, Torak está sozinho e em fuga, separado de sua melhor amiga, Renn, e de Lobo, seu irmão de alcateia tão querido. O jovem fora banido dos clãs? trazia no peito a marca do Devorador de Almas e agora precisava pagar o preço. Em meio a tantos reveses? caçado pelo Clã da Lontra, escarnecido pelo Povo Oculto, consumido pela doença-da-alma, atormentado por segredos e vendo sua crença se esvair? Torak descobre uma fraude que vai mudar completamente seu mundo.

5. Oath Breaker: Chronicles of Ancient Darkness book 5

[attachment=1892]

Quando ele foi proscrito, Torak foi a uma caçada. Na Primavera seguinte, ele se tornou caçador quando jurou vingar a morte de um de seus amigos mais próximos. Para cumprir seu juramento ele deve enfrentar os vales escondidos da floresta, onde os clãs tem demonstrado a selvageria de um tempo anterior. Aqui, Torak finalmente descobre porque ele é o Espírito Caminhante e descobre o verdadeiro custo de vingança.

6. Ghost Hunter: Bk. 6 (Chronicles of Ancient Darkness)

[attachment=1893]

O "Eagle Owl Mage" detém os clãs nas garras do terror. Para cumprir seu destino, Torak deve procurar seu covil. Ele deve desafiar os demônios e "tokoroths" e encontrar o seu caminho através do desfiladeiro do Povo Oculto. Lobo deve superar dor terrível. Renn deve fazer uma agonizante decisão. E na batalha final contra os Devoradores de Alma, Torak precisa enfrentar a mais pungente escolha de todas.


Os aficionados pela série contam com um site e fórum oficial: http://www.torak.info/

Estou lendo Irmão Lobo e estou gostando. O que torna a saga interessante é a época em que ela é ambientada. Fãs de literatura fantástica sabem bem que elas não têm por costume serem ambientadas na pré-história. Só por esse novo foco vale a pena a experiência. Mas, ainda estou no começo depois posto aqui o que achei do livro.

Ah, e para quem se interessou, o primeiro volume da série está em promoção no Submarino, apenas R$ 10,00. Aqui.

-----------------------------------------------------------------------

Segue backup dos comentários no tópico (sem emoticons):

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Rafaela - 23-11-2009 01:40 PM

Katrina, parece muito bom!!! Eu achava que o primeiro livro era daquele desenho da Disney. Tem algo a ver?
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Katrina Galad - 23-11-2009 01:47 PM

(23-11-2009 01:40 PM)Rafaela Escreveu: Katrina, parece muito bom!!! Eu achava que o primeiro livro era daquele desenho da Disney. Tem algo a ver?

Não tem nada a ver não Rafa. Antes de começar a ler eu também achava a mesma coisa.
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Rafaela - 23-11-2009 01:50 PM

Então esse também vai para a minha lista dos livros que vou ler!!
---------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - kika_FIL - 23-11-2009 09:34 PM

Mais um monte de coisa pra ler...hehehe
-----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Katrina Galad - 27-11-2009 10:46 PM

Terminei de ler Irmão Lobo e gostei.
Paver consegue nos fazer sentir os cheiros, sons e sabores da floresta através de descrições ricas porém, não cansativas. O texto flui e a história segue seu próprio ritmo, às vezes mais lenta outras mais ágil assim como a vida do personagem principal Torak.

Destaques:

Descrições do ambiente e do modo de vida dos personagens.
Lobo em muitas partes é quem nos narra a história. Tenho que confessar que estranhei no inicio, mas depois tornou-se divertido ler a história sob o ponto de vista dele.

Agora fiquei com vontade de ver como a história termina, mas livros para entrar na lista de futuras compras.
---------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Aielicram - 30-11-2009 11:48 AM

Irmão Lobo por R$ 9,90 no Submarino
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Rafaela - 14-01-2010 02:32 PM

Katrina, comprei o 1º, está em promoção no Submarino e como peguei outro livro não paguei nada por esse!
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Mi Müller - 15-01-2010 02:05 PM

Carambolas que interessante... é como Kika disse, mais um monte de coisa pra ler
Achei bastante peculiar a época da ambientação, deve render ótimas descrições... e Katrina já nos adiantou que são ricas mas não cansativas... afff alguém ai descobriu a fórmula do dia de 48 horas?

estrelinhas coloridas....
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Lucas_Deschain - 17-01-2010 09:37 AM

Quem me dera ter a grana e o tempo necessários para descravar mais essa série de crônicas. E, como já foi dito: a lista vai crescendo.
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Rafaela - 27-01-2010 08:14 PM

Achei outra série sobre povos primitivos: Os Filhos da Terra - Jean M. Auel, pelo que li na resenha lá no Skoob é sobre uma cro-magnon.
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Lucas_Deschain - 29-01-2010 10:38 AM

(27-01-2010 08:14 PM)Rafaela Escreveu: Achei outra série sobre povos primitivos: Os Filhos da Terra - Jean M. Auel, pelo que li na resenha lá no Skoob é sobre uma cro-magnon.

Fiquei curioso sobre a série das Crônicas das Trevas Antigas e essa que a Rafaela falou também.
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Rafaela - 29-01-2010 01:36 PM

Lucas sobre Os Filhos da Terra procure lá no Skoob, foi lá que eu vi. Agora a que a Katrina falou comprei o primeiro mas ainda não li!
----------------------------------------------------------------------

RE: Crônicas das Trevas Antigas (Michelle Paver) - Lucas_Deschain - 29-01-2010 03:48 PM

(29-01-2010 01:36 PM)Rafaela Escreveu: Lucas sobre Os Filhos da Terra procure lá no Skoob, foi lá que eu vi. Agora a que a Katrina falou comprei o primeiro mas ainda não li!

Pode deixar, vou dar uma conferida sim, o problema é que estou na correria ainda. Mas assim que der um tempinho, dou uma pesquisada pela Internet afora e confiro, nem que for uma sinopsesinha.
 
Comprei o 1º por ver aqui e gostar muito, mas ainda não tive tempo de ler, principalmente pq estou com a verba muito curta e terei de comprar os outros!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo