1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[crônica] Pós dia do amigo

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por JLM, 21 Jul 2009.

  1. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    [size=x-large]PÓS DIA DO AMIGO[/size]
    por Jefferson Luiz Maleski


    Ontem foi o dia do amigo. Isso mudou muito a minha vida. Bah, é mentira. Eu poderia ter escrito esse texto ontem - até economizaria um pós no título - mas sou sempre do contra quando todos resolvem ir em uma direção sem pensar porque vão para lá. Talvez, se ninguém estivesse falando do dia do amigo, se não fosse mais um modismo empurrado pela mídia, eu teria escrito esse texto ontem. Talvez eu escrevesse sobre o dia do amigo no dia do amigo. Mas não.

    Amigo do peito. Amigo de fé. Amigo imaginário. Mui amigo. Amigo da onça. Amigos para sempre. Amizade colorida. Tudo isso é sobre o que não vou falar aqui. Nem vou falar do argentino que teve a idéia de criar o dia do amigo no mesmo dia em que o homem pisou na lua porque, segundo ele, abriu-se a oportunidade de se fazer amigos em outras partes do Universo. Rá. Argentino idiota. Ele só esqueceu de mencionar quem era o amigo dele e perdeu a chance de eternizá-lo. Tirando os lunáticos e os fãs nostálgicos do filme ET, particularmente não conheço ninguém desde 1969 que tenha feito sequer um amigo alienígena. Pelo contrário, muitos perderam amigos depois que algumas naves foram para o espaço, literalmente. E não consigo me imaginar sendo amigo de um ser interplanetário, chamando um marciano pra um churrasco aqui em casa. Preconceito? Não, questão de gosto estético mesmo. Mas se aparecer uma alien igualzinha a Jessica Alba na minha frente vou querer ser bem mais que amigo, uma amizade bem profunda.

    Meus amigos não são "estereotipinhos" que aparecerem no dia do amigo. E muito menos aliens. Eles não precisam de um dia específico para que me lembre deles. Aliás, desculpinha sem-vergonha essa de criar um dia só, para se lembrar de alguém, não? Feliz aniversário, fulano, muitos anos de vida. Isso depois de um ano sem trocar duas palavras com o fulano e levando um presentinho ordinário que ele depois não vai saber onde enfiar, já que quem deu o presente foi embora logo após comer três pedaços de bolo e deixar a louça toda pra lavar. Feliz dia dos namorados, meu amor. E o presente vem sempre acompanhado de algo a mais por trás. Estou falando de intenções, seu malicioso. Pode prestar atenção: ou se dá o presente no dia dos namorados esperando ganhar outro, do mesmo valor, é claro, ou se dá o presente querendo apimentar um pouco mais a relação naquele dia. Não que eu considere isso ruim, mas esperar um ano inteiro pra isso é falta de espontâneidade. Depois não sabem porque o Ricardão chegou antes e fez tudo o que você esperou tanto para sugerir. E sem dar presente algum. Feliz Natal! Época de nos reunirmos com a família e refletirmos sobre o nascimento do salvador da humanidade e a paz entre os homens. Paz para quem, cara-pálida? O que geralmente acontece é um campeonato em se comer de mais, beber de mais, fofocar de mais, mentir de mais e aturar aquele tio bêbado torrando a paciência pedindo algum emprestado com a última idéia de negócio milionário. Demais, não? Feliz Páscoa! Feliz Ano Novo! Feliz Hanuká! Feliz dia de Finados! Bah.

    Meus amigos não estão vinculados a datas. Aparecem algumas vezes nas horas certas, mas sempre nas erradas. Amigo que não empata pelo menos uma foda não é amigo. São os que riem comigo, de mim e quando rio deles. Amigo bebe a marca de cerveja barata que você comprou, mesmo sabendo que vai ter uma ressaca desgraçada no dia seguinte. É o amigo que te apresenta a amiga feia da garota bonita com quem ele tá saindo, só pra você fazer a mesma coisa na próxima vez. Afinal, amigo que é amigo te sacaneia e é sacaneado por você. Peida e sai correndo sem avisar. Vomita no seu carro e dá em cima da sua prima. Te socorre quando você sofre um acidente, te consola quando você leva um pé na bunda ou quando o teu time cai pra segunda divisão. Não sem tirar uma onda, é claro. Mas a onda de amigo sempre vira a sua onda.

    Você não sente saudades de amigo. Isso porque, se ele não estiver onipresente na sua vida, deixou de ser amigo. Virou passado, fotografia, lembrança para ser contada aos amigos atuais. Você não tem inveja de amigo. Mas sempre vai querer que ele faça um precinho especial pra você, seja qual for a profissão dele. É dentista? Vai ter que arrancar dois dentes pelo preço de um. É advogado? Além de ganhar a causa, obrigatoriamente, tem de cobrar metade do honoráio e descolar o telefone da estagiária. É garoto de programa? Bem, aí a gente aceita tomar um chopp mesmo, não dá pra misturar negócios e amizade, não é mesmo?

    E o mais importante, o essencial: o amigo é um espelho que mostra como você é. Você tem os amigos que merece. Se os teus amigos vivem pedindo dinheiro ou a furadeira elétrica emprestados e nunca devolvem, é porque você tem a capacidade de emprestar para eles sem cobrar, e continuar amigo. Se tem amigos chatos, ignorantes, boêmios, namoradores, fãs de telenovelas ou de livros de vampiros, enfim, se tem como amigo aquele que ninguém mais aguenta, é porque o papel da vida dele foi escrito exclusivamente para trazer emoção à sua vida, a fazer você viver o que nunca viveria sem ele. Mas se você não tem nenhum amigo, não se desespere, não é porque você não merece. É porque o seu amigo ainda não está pronto, deve estar cozinhando por aí até chegar ao ponto de ser seu amigo. De um jeito que só você e ele serão capazes de definir, curtir e valorizar, como amigos.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


     
  2. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Teus amigos devem ser umas figuras, assim como tu.
    Mas tu tens razão. Simplesmente não existe amigo de verdade, que não empata pelo menos uma foda! :rofl:
    E o pior, depois de passado um tempo do episódio, a gente dá risada!

    só uma coisinha [modo mala on] Mas o onda do amigo? Não seria a onda? [modo mala off] :timido:

    Agora a coisa mais chique, foi eu ter chegado à conclusão que dentre todos os tipos de crônicas, essa se trata de uma Crônica Dissertativa. Tou "me achando" aqui! XD
     
  3. Anne

    Anne Visitante

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    :babar: Muito bom mesmo JLM! Seus textos sempre me impressionam, criatividade sem limites.
    Uma pena que os escritores são realmente reconhecidos quando morrem.:hahano:
     
  4. Marcileia

    Marcileia Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Parabéns!
    Excelente temática, disposição do texto, bem escrito. Continue escrevendo e nos propiciando bons momentos de leitura.
     
  5. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    again, thx! acho q vou te contratar como revisora oficial. topas? ou seria mais discreto um pedido de casamento pra disfarçar?

    jlm ñ é só um corpinho sexy pras girls abusarem, jlm tb é curtura, oras!

    ô elogio funesto esse, minina! um dia quero ser assim.

    fica tranquila, marci. escrever é uma das minhas duas maldições. a outra é ser extremamente lindo.
     
  6. Anne

    Anne Visitante

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Ops...:oops:.. foi mal aí JLM, peguei "meio" pesado. Tenta olhar mais pro lado positivo da coisa, preste mais atenção no que escrevi antes..hihi.

    :rofl:
     
  7. Thorondir

    Thorondir Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Boa :D
     
  8. Marcileia

    Marcileia Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Essas tuas respostas me lembraram do Ramalokion! Bem "atiradinho" :rofl:
     
  9. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    ae vc pegou pesado, marci. comparar eu ao rama ofende profundamente. a mim e a ele, :hahano:. faz isso ñ. até pq ñ dei em cima de ngm como ele costuma fazer em companhia do breno... ¬¬
     
  10. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Hmmm. Será que isso tem a ver com o pedido de casamento?
    Pô Marci! Agora vc estragou todos meus planos! :disgust:
    Já tava aqui com a resposta prontinha, ó:

    Aceito, mas tem que ser em regime de comunhão total de bens. Já estou imaginando aqui o estrondoso sucesso no lançamento de O Príncipe Maldito. O livro vai ficar meses e mais meses na lista dos mais vendidos, será traduzido para 18 outros idiomas, turnês de divulgação por todo o mundo, até que, em um contrato milionário, uma produtora de Hollywood comprará os direitos de adaptação para o cinema! Vamos ficar milionários! J.K. que se cuide! O filme, estrelado por Brad Pitt no papel do Príncipe Nadj e Dakota Fanning como a terrível BB, já no final de semana de estréia, arrecadará em torno de 120 milhões de dólares só nos EUA!

    Agora falando sério, gosto demais do que o JLM escreve e tou sempre atazanando ele com as correções porque sei que ele leva muito a sério esse negócio de texto perfeito, uma característa que admiro muito nele. Além disso, Jeff, ser tua revisora seria o trabalho mais barbadinha que uma pessoa poderia ter, afinal em um texto de sei lá quantos mil caracteres, encontrar um único errinho é o que há! ;)
     
  11. Marcileia

    Marcileia Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Desculpe, retiro o que eu disse :calado:
    :hahano:

    Como retirei o que disse pode dar sua resposta!
     
  12. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    tá desculpada. é só enviar para o meu email o seu telefone e uma foto sua. de preferência, de biquíni amarelinho.
     
  13. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    interesseira. :babar:

    só se salvou pq as interesseiras ocupam o 4º lugar na minha lista de mulheres pra dar um trato. afinal, o interesse sempre acaba sendo, de uma forma ou de outra, recíproco, ñ?
     
  14. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    What?
    Sorry, eu não falarrrrrr o seu língua. :anjo:

    E pra isso não ser um flood total, posta logo novos capítulos do Príncipe Maldito, pombas! :pray:
    Tá, confesso. Eu menti quando falei que ia esperar com serenidade pelos próximos capítulos.
     
  15. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    terminei o px cap. hj. e com uma surpresa aos leitores. ñ, ñ vou matar todo mundo...
     
  16. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Vocês aprem de usar meu santo nome em vão.

    J é um calhorda de marca maior. Logo é meu camarada; mas ele precisa aprender muito pra chegar num nível de maestria igual o meu! :lendo:
     
  17. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Muito bom, como sempre.

    Esse texto me fez pensar em algumas pessoas... Não sei o que estou sentindo agora. :(
     
  18. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Que bacanaaaa (alguem ainda usa essa expressao? rsss)

    Seu texto faz correr um filme na cabeça, dos amigos que temos, dos deboches, das fotografias.... mas amigo mesmo é o da cerveja barata, e ainda ri bebendo isso.... tenho dito!!
     
  19. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Eu uso, Palazo. :vergonha:
     
  20. Marcileia

    Marcileia Usuário

    RE: [crônica] Pós dia do amigo 2009

    Lembrei dessa crônica ontem...
    Mas que é perfeita para hoje XD
     

Compartilhar