• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Críticos de Berçario

Zzeugma

Usuário
Adorei isto. Da coluna sobre TV na Folha de São Paulo, escrita pela jornalista-escritora-"maluquete" Vanessa Barbara. Aliás, adoro a Vanessa Barbara. Quem não conhece, "conheça".

*****

Críticos de berçário

Empunhando o estandarte do jornalismo de utilidade pública, abrimos um espaço para a crítica de programas do Discovery Kids, conforme avaliação e receptividade do meu sobrinho de um ano e familiares correlatos -- a saber, meu irmão.




1. Mecanimais (20h30): Moderadamente bem conduzida, a obra não consegue criar um envolvimento do espectador com as criaturas. Há que destacar a boa intenção de fazer o não dito expressar mais que qualquer diálogo, mas, ainda assim, toca apenas na superfície dos temas que levanta. Avaliação: regular.



2. Peixonauta (11h30, 19h30): Construído no improviso de sua narrativa, fala de seres involuntariamente deslocados de seu habitat. Ao optar por uma estética menos clássica e mais frenética, provoca discussões entre o tradicional e o vanguardista. Preocupado em recriar a "nouvelle époque" na animação, o "Peixonauta" consegue acertar na maioria de seus intentos, embora os segmentos com a bola mágica flutuante sejam forçados. Avaliação: bom.



3. Backyardigans (10h, 21h30): Tolo e frágil, é uma ilusão comercial que fracassa na intenção da realidade alternativa. O duelo verbal entre os personagens não convence o mais ignóbil, e a trama perde ridiculamente o impacto graças à incapacidade de o espectador materializar o "páthos" da obra. Em suma, "Backyardigans" é um desperdício irritante e inócuo. Avaliação: ruim.



4. Rob, o Robô (13h30): Intrigante e enigmático, "Rob, o Robô" é arrebatador. Os efeitos visuais prendem a atenção do infante, que se envolve emocionalmente com as descobertas do sujeito ativo enquanto desbravador de mundos. Um marco na arte e um título obrigatório aos amantes da vida. Avaliação: ótimo.



5. Meu Amigãozão (12h30, 22h30): As técnicas de colorização estendida, frames duplicados e narração em off fazem de "Meu Amigãozão" uma obra estranha. Tal inovação exige maior empenho de sua contraparte (o público), que precisa digerir o trabalho burocrático de personagens como o canguru Bongo. Ainda assim, a conjuntura bivalente do traço expressionista e os diálogos intensos merecem uma análise mais profunda. Avaliação: bom.
 
Essa Vanessa Barbara é aquela mesma que escreveu "O verão do Chibo"?
Não gostei do livro, mas gostei dessas críticas aí. Especialmente quando mete o pau nos Backyardigans. :rofl:
 
Essa senhora não bate muito bem. Conforme avaliação do "sobrinho de um ano"? Um bebê vai entender um programa de TV ou ainda "pathós" ou "belle epóque"?

Mecanimais é um lixo, pior CG e tema que vi há tempos no DK. Peixonautas e Backyardigans estão no mesmo nível, mas a produção brasileira obviamente leva aquela vantagem do nosso natural ufanismo. Backyardigans eu costumava acompanhar com minha filha na primeira temporada, mas notei que não conseguiu manter a qualidade pelas seguintes. Seria difícil, pois a idéia era ter um estilo musical por episódio. Episódios como "Cowboy", "Princesa do Nilo" ou "Monstro do Futebol" eram imaginativos, engraçados e musicalmente estimulantes. Peixonauta só tem "Quem te ensinou a nadar?"! Em suma, não me afilio com aqueles que detonam o programa apenas por ser sucesso comercial. E também ainda estou por ver alguma criança que não goste, então é melhor a crítica ser mais honesta.
 
Mas acho que a criança "gostar" não deve ser o bastante, né?
 
"conforme avaliação e receptividade do meu sobrinho de um ano"

palavras dela, ao interpretar a crítica em choro do sobrinho.
 
Quanto ao fato dela não bater muito bem, deve ser verdade, ela é muito, muito engraçada

Eu não li "O Verão de Chibo", mas li "O Livro Amarelo do Terminal" e adorei.

***

Pessoal, não é pra levar estas críticas a sério. É uma piada com o "jargão dos críticos"...
Dá pra fazer pensar se as críticas e resenhas (de qualquer obra) servem efetivamente pra alguma coisa... Já que afinal de contas o que pesa é o gosto do "consumidor" (Leitor, Espectador, o que quer que seja)

***
Mas se é pra comentar mesmo...

Backyardigans é bobinho mesmo. A ideia do desenho é boa, pena que ficam aquelas musiquinhas e dancinhas.

Peixonauta é carismático. Mas só.

O Amigãozão é "ok".

Na verdade, o Discovery Kids já foi melhor...
Há um excesso de desenho com "moralzinhas"... Do DK, gosto do Pocoyo e dos Octonautas. O Pocoyo é interessante porque alguns episódios são "farra" pura, sem a preocupação de (sempre) ensinar algo. Os Octonautas são muito carismáticos... e o design é fabuloso. De quebra, estão antenados com as últimas descobertas da Oceanografia.

E, esticando a conversa, porque não vou tocar de novo neste assunto... Entre os desenhos educativos (estes do Nicklodeon), "Dora a Aventureira" (que ensina inglês) e "Ni hao Kai Lang" (que ensina mandarim), eu prefiro a última que conta histórinhas com situações típicas de criancinhas pequenas... sem contar que parece mais estratégico saber chinês diante do quadro atual.
 
Saber chinês pode vir a ser mais estratégico num cenário hipotético futuro; no quadro atual, inglês é indiscutivelmente mais útil para qualquer ocidental. Ainda assim, por mais que a China dê pinta de que vai continuar crescendo sem freio, duvido que a língua chegue a sobrepor-se ao inglês nesse sentido, que não chegou ao status de "língua universal" somente por influência política, mas sim porque é uma língua verdadeiramente simples.

Bem, mas isso não tem nada a ver com os desenhos... =D


E eu não acho que um desenhor ter "moralzinha" seja ruim; "He-Man" sempre tinha uma no fim do episódio (algumas até hilárias), e era ótimo. É preferível a moralzinha misturada com aventura pura e simples do que musiquinhas educativas retardantes ("Backyardigans"). Minha opinião.
Mas como eu não sou criança e não tenho criança na família, nem pretendo ter filho, nem trabalho com crianças... é um assunto que realmente não me esquenta a cabeça.
 
Eu vejo que não só ensinar a lingua às crianças é o que conta, ao mostrar uma chinesinha como personagem principal de um desenho e passar às crianças algumas palavras de sua lingua em meia a aventuras, ela passa aceitação e aproxima as crianças do conceito e da China . è uma abordagem de negócios, formando os futuros dirigentes do país para desde pequenos saberem que há algo na China, que é bom conhece-la... pois crescendo com esse desenho e outros, eles serem mais abertos às mudanças e negocios vindos de lá ;)
 
Ela se baseou nas opiniões de uma criança de um ano.


(...)


Só pra eu ter certeza. :uhum:


É difícil e até complicado um adulto falar que esse ou aquele desenho é bobinho, visto que o público alvo tem menos de três anos. Eu acredito que a grade da Discovery Kids está bem balanceada atingindo a todas as fases da infância. Aliás, eu acho Meu Amigãozão e Peixonauta muito divertidos e didáticos. Principalmente em Meu Amigãozão, onde questões como: medos e aceitação são bem trabalhadas.
 
Ironia né gente. Adoro quando ela começa a falar de nouvelle époque, é assim mesmo que muito crítico faz, bota um conceito vazio de difícil entendimento pro povão e não necessariamente relacionado ao objeto da crítica e pronto. Tá feita a "crítica".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo