1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Finrond

    Finrond Usuário

    como o senhor dos anéis foi recebido pela critica especializada em literatura, e o Tolkien o q achou das criticas, e como as recebeu???
     
  2. Até onde eu sei.....inúmeras revistas publicaram que esse livro era muito ruim....que era uma mania passageira...que não adicionava nada para as pessoas....e inúmeras outras críticas....principalmente pq o livro fez muito sucesso entre os hippies....mas Tolkien parecia ficar chateado algumas vezes...o que passava conforme ele recebia inúmeras cartas de leitores....principalmente ingleses e americanos....elogiando seu trabalho....

    P.S.:Vou procurar saber o nome das revistas...e algumas de suas críticas... :cerva:
     
  3. Almië

    Almië cute as a button

    hummm...isso sim... com passar do tempo, alguns foram vendo que não era modismos coisa nenhuma, mas eu estava lendo algo sobre a reação dele diante das cartas, em um site, que no momento não estou achando.... mas se vc for em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    vc achará, sobre este assunto e sobre mt mais...

    ...só que com a sucesso do filme As Crônicas de Narnya, vários "novos" críticos afirmaram que é só um "fase" de belos contos trazida pela genialidade de PJ...


    :abraco:
     
  4. Já ouviram falar também que Tolkien recebia ligações de seus leitores?E por esse motivo(...ou um deles..) resolveu se mudar...para dar uma despistada...ele ficava realmente irritado porque ligavam americanos no meio da madrugada....esquecendo do fuso horário... :lol: ....
     
  5. Pandatur

    Pandatur Usuário

  6. Calendula

    Calendula Usuário

    :eh:

    Coitado...

    ...


    Americanos inconvinientes... :tsc:
     
  7. :lol: ...realmente....
     
  8. Parisio

    Parisio Usuário

    Parece que um dos críticos mais renomados da época, Edmund Wilson, desaprovava Tolkien...
     
  9. realmente... ó o q ele disse: "algumas pessoas, especialmente da Grã-Bretanha, têm um facínio eterno por LIXO JUVENIL."
     
  10. Realmente Beatriz....já tinha ouvido essa frase...de se relacionar o SdA como "lixo juvenil"....é falta do que fazer... :tsc:
     
  11. Lessandri

    Lessandri A última rainha de Luni

    é gente com inveja..., lixo juvenil - pode ser qualquer coisa ,mas d cara da pra ver q SDA é bem bolado d+ paraser lixo juvenil...lixos juvenis são mil vezes mais faceis d ler!! quem foram os bobos q disseram isso??
    *extremamente ofendida por terem subestimado as obras do professor!! *
     
  12. Acredito ser este o espírito de todos aqui também....é a maior injustiça....é uma obra bem mais complexa e bem escrita do que muitas outras consideradas "bestsellers"....
     
  13. Calendula

    Calendula Usuário

    Tem certesa que ele não estava confundindo?
    :think:

    facil de ler?
     
  14. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    O problema de quem disse essa frase é, e precisam ter em conta isso, que esse crítico vivia numa época em que a fantasia na literatura era considerada, como ele disse, literatura infantil. Tinha crescido à volta da ideia de que esse género de livros não merecia atenção por parte de gente séria. É preciso dizer que isto não era de todo mentira, visto que grande parte da literatura deste género era realmente lamentável. Mas isto fez com que se criasse a ideia, na cabeça dos "sérios" da época, que toda esta literatura, escrita bem ou mal, era fraca, superficial. Ora, o Senhor dos Anéis veio mudar isto, e demonstrou que a fantasia é até uma das melhores maneiras de se expôr toda a nossa realidade, desde que bem escrita, e com uma história sólida. Mas mesmo assim este crítico continuava com a ideia enraizada de que o Senhor dos Anéis, independentemente da qualidade da escrita, era um livro inferior, pois, e este é o maior problema, ele não compreendia a história. A camada considerada "mais culta" do mundo da literatura, principalmente numa sociedade tão conservadora como a inglesa, tinha tão vincada a ideia de que fantasia era "literatura comum" que nada abalava a sua convicção.

    Felizmente hoje em dia a obra já é mais aceite e o género mais compreendido (ainda que muitos dos "fãs" apenas gostem da obra por ser engraçada de se ler), mas mesmo assim ainda encontram muita gente com esta mentalidade.
     
  15. Smaug

    Smaug Cacho

    No livro Explicando Tolkien, do Ronald Kyrmse (cujo o mesmo não se encontra em minhas mãos agora), há um capítulo dedicado às críticas que Tolkien recebeu na época da publicação e do sucesso de "O Senhor dos Anéis". Kyrmse cita inicialmente as críticas positivas, que são várias até, e depois cita algumas negativas.
    Quem é fã, compreende a grandiosidade das obras, e conhece no mínimo um pouco da biografia de Tolkien, lendo as críticas negativas, dá risada. Eu me diverti com essas críticas.

    Há por exemplo quem dizia que O Senhor dos Anéis não seria lido mais de uma vez, por ser cansativo e tudo mais. O ator Christopher Lee, só para citar um exemplo dos extras dos DVDs, que fez o Saruman, diz que já leu mais de 20 vezes. E há também aquelas críticas que dizaim que os livros cairiam no esquecimento.
     
  16. Calendula

    Calendula Usuário


    :rofl: esses críticos.

    ps.: o ator que iterpreta Gandalf *me foge o nome agora* le a trilogia uma vez por ano...
     
  17. Mith

    Mith This server is too busy!

    Não é o Gandalf (interpretado pelo Ian McKellen), é o Christopher Lee (que faz o Saruman) quem lê a trilogia uma vez por ano. ^^

    O Peter Jackson também fazia isso, mas agora com a grande oferta de trabalho, né. :roll:
     
  18. Calendula

    Calendula Usuário

    :ahn?: Ops... furo meu.
    Sorry Mith. :obiggraz:
     
  19. Idril

    Idril Usuário

    Mas então, críticos também tem fama de errar muito. Muita gente apostou mesmo que O Senhor dos Anéis seria um fracasso por ser grande e até mesmo por ter uma história mais complexa que aquela encontrada em O Hobbit.

    Hoje em dia ainda existe quem fale que o livro tem essa fama toda por mera sorte. Essas pessoas também tem a mania de questionar cmo um livro imenso, que precisou ser dividido em três partes, é um dos mais lidos no mundo todo. =]


    Ri muito com isso, viu. Obviamente, com críticas infundadas.


    Tem um outro livro que fala sbre Tolkien, cujo nome do autor me fugiu da cabeça, que aborda sobre essas críticas um pouco mais profundamente que o bom livro do Kyrmse. Chega a falar que Tolkien se irritava às vezes com alguns críticos.
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    O Tom Shippey?
     

Compartilhar