1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Críticas sobre Tolkien

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por TT1, 12 Ago 2004.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Novo Texto na Valinor, desta vez uma compilação de críticas e análises literárias feita por estudiosos, sobre "O Senhor dos Anéis". Confira no link abaixo:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Smaug

    Smaug Cacho

    O texto é bom, só que ele é muito direto de mais na 1º página , eu estava acostumado com o Martinez :mrgreen: que narrava bem explicadinho, no estilo com intodução e tal. Mesmo assim dá para retirar mensagens destas criticas e discuti-las. Depois as páginas começaram sim a ser mais envolventes. Mas tudo bem.

    Opa, assuntos ao estilo ambição, como o Saruman de SdA, me interessa. Gosto desta ganância que as pessoas tem. Nós, o publico que vê, pode julgar a pessoa e ver o quanto ela é capaz de ser boba e se meter e criar várias armadilhas.

    Saruman foi fraco e tolo, mesmo considerando-se Sábio; Gandalf, antes de tornar-se Branco, mesmo mais fraco - fisicamente - que Saruman, foi Sábio na inteligência.

    Saruman não resistiu em lutar contra o mal, e por isso resolveu se juntar a ele; porém, ele juntou-se ao seu perigo sem saber, pois mais tarde acabaria tornando-se independente e querendo tomar o lugar de Sauron. Já Gandalf, foi esperto, ele sabia que ainda muitas lutas iriam rolar antes de o verdadeiro mal de sauron entrar em ação diretamente.

    Pippin disse que não sabia que a guerra iria acabar assim (em Minas Tirith), mas Gandalf, em seu estilo velho-sábio disse que muita coisa iria acontecer ainda. É claro que se o caso fosse Saruman, já estaria declarada a perda dele...

    E/ou se alguem usasse as mesmas armas de sauron, estaria se rebaixando ao nível do Senhor do Escuro. Uma das tantas coisas que adimiro na obra SdA de Tolkien é que ele consegue conduzir os personagens do bem a usar outras maneiras de derrotar o mal.

    Ao invés de juntar-se ao inimigo, ou usar as mesmas armas dele, é preciso ser sábio nas ações a serem tomadas: como poderia uma simples Sociedade destruir o Um Anel ? "Ora bolas, usaria o próprio poder do Senhor do escuro contra ele". Mas e aí, como fica ? Usando o poder do Senhor do Escuro, o responsável iria provar do mal, e acabaria gostando dele.

    Portanto este é um dos casos que vc não deve tentar arriscar para saber como é, pois antes de arriscar, a pessoa já percebe de cara que aquilo lhe trará problemas.

    Eu penso que, o que nos é dado para resolver é preciso enfrentar aquilo como mais um desafio na sua vida, seja ela de nível difícil ou fácil. Ela pode ser especial no momento, mas quando você a derrota, percebe o quanto era fácil se você soubesse que armas poderia usar. É claro que no momento a pessoa se vê na cituação mais difícil da sua vida, mas depois disso ela percebe o quanto poderia ser fácil se ela usasse determinadas armas.

    No auge do momento, ninguem pensa no que poderá acontecer, detalhadamente, se você não fizer aquilo. Então no momento o indivíduo vê-se obrigado a usar o mal para o bem; isso é, usar o poder maléfico para escapar dele temporariamente no objetivo de fazer o bem. É claro que há fatos a serem ocasionados por isso, mas grande parte das coisas é no improviso, nestes casos de momentos decisivos. Mas antes de tomar uma decisão na hora, que seja benéfica, pois maléficamente estaria fazendo o mal. É nessas horas que o mal usado para o bem é a melhor coisa de se ver :twisted:

    É o ciclo normal da vida: uns tem que morrer para outros viverem, mas no caso de Frodo, uns tem que se sacrificar num objetivo para outros desfrutarem. Frodo dá o presente para o seu povo [Condado] e eles o desfrutam. É adimiravel ações como estas, que são tomadas por verdadeiros heróis livre da ambição (negativa) e com a ambição (positiva) de uma esperança deixada para seus descendentes: "eles que vivam, eu já fiz minha parte"

    Como já disse, Frodo poderia ser num certo caso Tolkien, pois é a representação de um ser lutando pelo seu lugar. Foi dito num texto > a angustia de ver sua Inglaterra ser derrotada, faz com que tolkien lute pelos seus objetivos em defender sua pátria <...

    _______
    E agora, mais de uma hora depois termino isto, embora tenha faltado duas páginas :oops: , quem sabe eu volto outra hora terminar os comentários... :obiggraz:
     
  3. Belo texto é sempre valido analizar Tolkien sem olhos de Fans (como eu) q sempre elogiam e nunca veem os defeitos ou as pequenas particularidades da historia so umas questoesinhas e comentariozinhos!!

    Leiam bem todos q acham q SDA tem um Mau é Bom bem definidos em seus lugares, e o Mau é mau prq é mau e o Bom é bom por gostar de ser Bom....
    Isso é criticar sem saber na minha opiniao!

    :o?: :o?: Pergunta
    O que seria "cancioneiro"???
    esta no texto!!!

    O Anel é uma analogia Classica diz Fuller em
    Partindo desse comentario queria fazer uma pergunta, nao sei bem c é uma perugunta na verdade...mas assim em uma analize literaria, o Personagem principal de SDA é Aragorn, mesmo que tudo gire em torno do Anel personagem principal é aquele que sofre mais mudanças ao decorrer da historia porem algums ate afirmam que a propria TM(terra media) seria o personagem principal, c isso for valido, acredito que dar credito a TM seria pelo conjunto das obras(SDA,SILMA) mas separadamente vejo o Anel como Personagem principal partindo da ideia de dizerem q a TM é isso.
    Em fim....Pode se dizer isso mesmo, fora das regras de analize literatura???
    :o?: :o?: :o?:
    Mais duvidas?
    Nao sei c foi erro de traduçao(sem desmerecer a Claurelin pelo belo trabalho)
    ou se foi erro do proprio Auden mas ele sitou da seguinte maneira os versos do anel na lingua negra:
    A lingua negra nao foi inventada por Sauron? foi?
    é nao seria um feitiço e mesmo q possam dizer q foi logo acima desse comentario o mesmo Auden comenta a rima do anel como somente uma rima, algo passado pelas eras inventado dentro e fora da historia para demarcar akele feito(o da construçao do anel e dos planos de sauron)
    Em fim, é um erro do Auden?;Da traduçao?;Ou eu estou errado?????

    Duas coisas que lingua é essa e outra existe traduçao de Beowulf em portugues ?
    a onde posso comprar um?... dez q saiu aki no valinor a materia do Tolkien e das comparaçoes com Hobbit e esse livro venho me interessando por ele!

    Nao vejo o Balrog como algo de desajuste, sim ele é de outras eras, praticamente inabalavel, temido por todos, mas seus feitos sao indiretamente ligados ao plano maior de Morgoth e seu braço direito Sauron que cumpri e continua as ordens e desiginos deixados á ele apos a derrocada de Morgoth contra os Valar....
    Vendo mais amplamente o Balrog e Laracna(Ungoliante) e Tom(Yavanna) noa consigo dizer q sao eles alegorias(algo que esta na historia para infeitar, ser o que sao lembrando algo verossimel ao nosso mundo)
    Tolkien ja disse muito polco sobre Tom mas em todas as vezes q tocavam nesse asusnto ele disse eu o inventei e queria q estivesse ali, eu nao citei a fala do tolkien prq nao achei ela em sua exatidao mas procurem no site do Duvendor q ela estara la, Resumindo eles sao alegorias do proprio mundo de Tolkien representaçoes do passado assim como toda a historia q se repete(a 3º era comparada com as outras eras passadas)

    Ingraçãdo o mesmo comentarista agora explica muito melhor seu conceito por alegoria e sua visao sobre o livro ter alegorias, confuso no meu ver.....
    Ps: C.S Lewis para mim é o melhor comentarista de Tolkien!

    Sr. Cachopardo
    Eu iria em meu post apenas dizer isso :

    Assim como foi no conto da Odisseia , a Grecia e as derrocadas de seus reinos que queriam a uniao entre eles, entoa surgia uma egemonia e os outros voltavam a querer uniao sem egemonia e quando esses mesmos que queriam a uniao derrotavam a antiga egemonia e viam-se mais forte (provando o mal) tentavam controlar a Grecia.

    E sobre os trexos que sitam o livro como alegorico so iria comentar :
    Nao do mesmo jeito que vc mas depois de ver seu comentario similar e minhas duividas e lembrar q estamos aki para discutir mesmo fiz esse post gigante mas so levei 40 minutos (somando enquanto eu estava lendo o texto)Em fim vc me inspirou ehheh! PS: vc tem so 13 anos mesmo?
    Nossa vc é um ser raro c posso ter esse disrespeito ao analiza-lo....mas meninos e meninas da sua idade (q nao sao raros em minha amizade, tomando de prima meu irmao) nao tem a desenvoltura nem a intelectualidade (ou procura dela)
    Parabens cara me sinto uma criança grande perto de vc :D :oops: :D
    ------------------------------------------------------------------------------------------

    Mais um otimo trabalho de Valinor lembrando que eu entrei para o Forum depois de
    tanto ler os "textos e ensaios" que mais me fizeram apaixonar pelo site e so fui tomar coragem esse ano de entrar para a comunidade do Forum!
    Abraço a todos !e termine de comentar quando der Cachopardo para discutirmos...! :mrgreen:
     
  4. Bem gente, nem Jesus agradou a todos. Se formos analisar, toda grande obra e todo grande autor tem lá seus escorregos... coisas da vida...
     
  5. Mesmo depois de falar tudo akilo nao considero uma critica o texto e seus comentaristas, e sim uma analize é logico que existe erro existe erro em tudo!
    Mas estamos dicutindo sim sobre critica certa ou errada construitiva ou depreciativa!
    Nao que eu veja o texto como negativo mas algumas analizes eu vejo como infundadas .!
     
  6. Smaug

    Smaug Cacho

    Eu considero que você pode sim analizar de diferentes pontos de vista. Pois é dífícil de se dizer que há apenas um personagem principla na história de Tolkien - SDA -. Existem deiferentes personagens principais em diferentes áreas: Frodo é o principal personagem que esta ligado ao rumo do Anel; o Um Anel é a coisa na qual todos giram ao seu redor; Sauron é o principal inimigo, ele é o nucleo do que esta aconteçendo; Aragorn é o personagem Rei que voltará ao seu trono real; E assim como muitos outros exemplos, tanto objetos inanimados quanto personagens reais.
    Sendo assim a TM é o lugar princiapal onde acontece a Guerra do Anel, isso no SdA principalmente, e o Silma seria mais em Arda, pois há tanto acontecimentos na TM quanto nas terras imortais e tal... e assim segue...

    É verdade, é impossível dizer que Beowulf não influenciou Tolkien no geral. Num dos casos, no O Hobbit Smaug é roubado, sendo levada sua taça de ouro por Bilbo e em Beowulf o dragão perde sua taça...

    Na Livr. Cultura eu encontrei isso aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que aparentemente são em inlês, embora eu não tenha visto as 4 páginas por completo. :wink:

    :mrgreen:

    Só 40 minutos ? Aff... eu fiquei mais tempo ainda e faltou 2 páginas, aliás, eu volto sim comentar as outras depois, mas outro dia para frente.

    Sim, alguns já disseram que eu tinha uns 20 anos, pelos posts grandes :mrgreen:, mas eu tenho sim 13 anos, em setembro faço 14.

    Eu raro :o?: Bem, é verdade, não se encontra um Sr. Cachopardo toda hora, né ? :mrgreen: ( :lol: ).

    Bem, eu me sinto lisongeado diante destes elogios, como já disse, eu sempre tento argumentar o melhor possível nas minhas explicações. Vai ver é o meu problema com perfeccionismo :roll: Mas isso é só parte do meu esforço 8-) em Janeiro vocês vão ver o que é esforço mesmo :mrgreen: ( 8-) :twisted: 8-) )

    :obiggraz:
     
  7. Nao c vc tiver falando do encontro nem comenta, eu nun vo e nun gosto de quem vai :disgusti:
    Brincadeira mais fikei decepcionado quando soube q seria logo nos dias q eu nao poderia ir! bem so novo aki fika para um proxima!
    A valeu pelo site contendo o Beowulf, eu achei mas é tudo em ingles mesmo bem eu ate conseguiria ler mas tenho q esperar e sair a grana mesmo e ler em ingles no meu caso o intendimento maior depois fika estranho mas lendo umas 3 vezes eu consigo! ehehhe!
    inte...!
    (editando) achei nesse momento em Portugues no mesmo site q vc me passou valeu mesmo cara...! esta esgotado mas da para reservar ! :)
    Valeu agian! :obiggraz:
     
  8. Fox

    Fox Visitante

    Bom, não é exatamente uma questão só de agradar, simplesmente. Isso nunca deveria ser critério pra nada, já que gosto é uma das nossas coisas mais aleatórias.

    Já escorregos... bom, livros não sofrem tanto diso quanto filme, por exemplo. Até porque vários escorregos de filme são detalhes meio insignificantes mesmo, que ficam dificeis de se ver dentre milhares de outros durantea produção.

    Por isso mesmo escorregos de livros costumam ser mais gritantes, como a produção é mais centrada. SdA não é falho, longe disso. Mas como eu já disse antes, apesar de Tolkien ter sido o primeiro (até onde eu sei) a fazer uma mitologia de estrutura meio autoral, outros já fizeram épicos assim de uma qualidade tremendamente superior.
     
  9. Olá. Olha, pelo que eu me lembre, eu traduzi corretamente... se de fato Sauron não inventou a Língua Negra, então creio que é um erro do autor... ou talvez ele tenha usado a palavra errada para se expressar. Não estou querendo puxar a sardinha pro meu lado, mas não acho que seja um erro de tradução meu. :mrgreen: :wink:
     
  10. TT1

    TT1 Dilbert

    Tanto o autor como a treadução estão corretos:

     
  11. Opa! Thanks, TT1! :D
     
  12. Erro meu :)
    hhe mas nao é um feitiço akilo ! ou to errado de novo? :mrgreen:
     
  13. Smaug

    Smaug Cacho

    Parte 2

    Eu vou ao meu costumeiro comentário de textos, finalizando então as partes restantes:

    Dá para se retirar muitas coisas deste paragrafo. Eu reli algumas vezes, pois é muito interessante. É verdade, eu tambem penso que a ficção fantástica é a mais belas das fantasias, pois mexe muito com as emoções de quem lê e que vê (filmes no caso). A Ficção Fantástica é a que mais chega perto da pureza de sentimentos dos seres do mundo: nela é a demonstração das verdadeiras amizades, sacrifícios, amores, rivalidades e várias outras. Sam e Frod no mais conhecido dos exemplos são a demonstração profundamente simples da amizade, sem mais delongas, simplesmente é a amizade.

    ________
    Apenas isso eu considero necessário comentar. Já a página 9, há só poemas e tal, na qual não é meu forte. E a ultima página ficou muito boa, a fala de Aragorn sobre Gandalf como o Cavaleiro Branco me deixou bem revigorado. Fez eu sentir uma emoção especial, por ser aquelas falas que marcam.
    ________

    Feitiço ? Hum, pode ser, pois Sauron criou a língua negra como forma de seduzir os seres e fazê-los seus escravos. A língua negra é praticamente falas para invocar o mal e assim ser usada contra os inimigos de Sauron.

    Ate pode-se ver o exemplo de quando Frodo escuta o "Ash Nazg durbartulûk...", que são as escrits do anel: ele fica "aterrorizado" e começa a se sentir mal, como se o mal estivesse o possuindo. Já no caso mais evoluido estão os Nazgûls, corrompidos pelo mal de Sauron.
     

Compartilhar