• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Critica negativa sobre o livro.

esse cara naum entende nada. a profundidade naum está no sauron. ele é puramente mau. mas o que vc pode dizer do boromir, um nobre guerreiro corrompido pelo poder e ganancia? ou saruman, que já foi o mais sábio de todos mas acabou desejando o anel, o que o levou a sua destruição?

isso sem contar com outros personagens muito bem trabalhados. aragorn e sua preocupação com o seu destino e a divisão das suas duas vidas: um guardião do norte ou um nobre do sul? e denathor?? galadriel??? FRODO??????

o verdadeiro vilão do SdA naum é o sauron, são os próprios heróis.
 
Gente, relaxa, o cara não leu Tolkien, nunca leu.
Não adianta ficar reclamando dele, deixa o coitado pensar assim, ele nunca vai reparar na fraternidade, nos laços de respeito, de camaradagem na obra de Tolkien. Nunca vai reparar quantos sacrifícios vc tem de fazer pelas pessoas q vc ama e pelas pessoas que nunca viu, nunca vai perceber que uma segunda chance, que pena, são virtudes e nunca fraquezas. Ele não vai se sentir acolhido numa terra que não é a dele, ele não vai ouvir palavras e cantos qnd le o livro, ele não vai pisar em grama e imaginar a beleza da senhora de lórien a sua frente...
nada disso ele terá.
deixem que assim ele pense, que um dia tenha o prazer de ler a obra de Tolkien, só isso desejo a este sujeito

nhoto
 
Putz, esse deve ser aquele cara que acha que tude tem que ter uma mensagem incompreensivel, nao vo fazer mais comentarios pq nao se discute com quem nao sabe o que fala, é perda de tempo.
 
Cara, assim foi demais!!! O Deriel devia acorrentar este louco!!! Mas, falando sério, esdse cara merecia queimar na fogueira dos infernos!!! o q q eh isso?
um hospício? Shakespeare e cia. como, aliás, já foi lembrado, atuam em areas diferentes e tem propostas diferentes das de Tolkien. Aliás, cara, do q eh q vc gosta? daquele vilao tipo mr. freeze, do batman( aliás, aquilo foi uma das piores experiencias da minha vida!), q eh bonzinho, no final? q fuleragem!!!
[b15]ABAIXO ESSES MODELOS D Q TODO MUNDO EH BONZINHO, ESSES FINAIS ADOCICADOS E POLITICAMENTE CORRETOS DE NOVELA MEXICANA :!: :!: :!: [/b]
PS: Ogden, eu voto na alternativa tres!!! Quero ve-lo gritando ateh virar cavão...
 
Balbo Bolseiro disse:
Se realmente Shakespeare é o que ele diz, então deve ser muito bom. a qustão é que Shak. se aprofundava muito mais no lado psicológico, de um só indivíduo, enquanto Tolkien falva de um mundo completo, com todas as suas mitologias, ele se aprofundava de uma maneira muito mais abrangente.

Foi exatamente isso que eu pensei em escrever ao ler o post da crítica desse suposto crítico.

Feanor, não ficou muito claro pra mim se esse cara era um critico de verdade ou uma pessoa qq do forum.

E Ogden, eu voto na opção 3, mas prefiro que ele seja empalado enquanto algúem lê em voz alta o sda pra ele. :twisted:
 
Cara, se ele esperava por personagens ambíguos, ele deve ter se apaixonado pelo Gollum. Quem nunca sentiu ódio por ele em certos momentos e pena em tantos outros?
 
Apesar de nao concordar totalmente com a critica (principalemte pelo fato dele nao ter lido o livro e criticar o Tolkien! ora, critiquem o PJ por terem feito um filme mais superficial! rs)

Mas agora eu quero criticar os fãs de Tolkien (eu jah fui assim como vcs mas comecei a reparar no que eu estava fazendo).
Vcs nunca repararam que toda a critica negativa sobre Tolkien, vcs atacam e fazem sobre criticas ao cara?
Eh melhor ouvir (ou ler) e calar, não ficar chamando o kra de idiota etc. Leia a critica, pondere os fatos e respeite a opinião.
Tipo, eh claro que você pode discordar da opiniao da pessoa (um critico tem que estar aberto a criticas :lol: :lol: ). Mas com certa ponderação neh? Tolkien tb nao eh isso tudo, não eh o melhor escritor do mundo (mas eh o meu favorito! hehehe)!

Tentem ver o lado do kra, ele prefere livros mais "psicologicos" onde o SDA nao eh tao profundo qto os livros que ele citou...


Algo me diz que ainda vou ser malhado por este post... :osigh:
 
pergunta para vcs todos que concluíram que o cara não leu o SdA porque achou os personagens fracos, ou sei lá o quê: e agora só leu SdA quem gostou de SdA?

bom, como ele diz nitidamente que a crítica é ao livro, estou movendo lá para o Obras.. tenho certeza que o titio Maglor e o titio Fox vão cuidar direitinho dele :lily:
 
Tia Joy disse:
pergunta para vcs todos que concluíram que o cara não leu o SdA porque achou os personagens fracos, ou sei lá o quê: e agora só leu SdA quem gostou de SdA?

Não, qualquer um pode criticar o que quiser. Mas criticar alguma coisa bem, é complicado. Tem que ter base, e parece que o tio lá não tinha. :P

Eita, esse tópico é de abril do ano passado. 8O
 
Concordo de cabo a rabo com o Black Pilot.

Agora, uns adendos...

Maglor disse:
Não, qualquer um pode criticar o que quiser. Mas criticar alguma coisa bem, é complicado. Tem que ter base, e parece que o tio lá não tinha. :P

Exceto pela comparação exagerada do Sauron com o Scooby Doo, não vi falta de base na opinião dele.

O maniqueísmo é algo palpável (ou pelo menos interpretável) nos livros.

E realmente não há uma exploração aprofundada como nas obras citadas por ele.

Onde discordo da crítica é que ele ignorou por completo a proposta da saga. Ignorando algo tão básico, qualquer crítica séria é fadada ao parcialismo injusto.
 
Vou colocar a crítica aqui de novo. Tá na outra página, assim facilita a leitura.

Comentário: Me desculpe, mas filme deve se sustentar por si só e não ficar se apoiando em outras mídias. Se o filme "O senhor dos anéis" precisa do respaldo de ter sido baseado numa obra "legendária" blá blá para se sustentar como grande arte, então há algo errado com ele. Grandes filmes existem por si só, e os maiores chegam até a influenciar a literatura e não o contrário. Você quer comparar Shakespeare com Tolkien?! Perá lá. Não cometa sacrilégios. antes do tatataravô do Tolkien nascer, Shakespeare já escrevia peças excepcionais, com profundo painel psicológico, coisas que não vejo na obra de Tolkien. Que eu tenha errado o nome do vilão isso é o mínimo. O que conta é que ele não possui ambiguidades, é raso, é "malvadão" e pronto. Parece vilão de Scooby-Doo. Bem diferente de grandes personagens da literatura, como Don Quixote, em que fica a dúvida se ele é louco ou não, como Raskolnikov em "Crime e castigo", em que ningúem sabe dizer ao certo se ele é "mal" ou "bom". SDA pode até ser boa diversão descompromissada, mas está longe de ser grande literatura. Tolkien é mais maniqueísta que George Bush!! O passado de cristão ortodoxo deste escritor pode explicar muita coisa...

Comentário: Que me perdôem os fãs de SDa, mas o filme/livro é maniqueísta sim. Não consegui ver nenhum atraço ambíguo em Sauron, nenhum atenuante. Ele é todo "malvadão". é caricatural demais, personagem perfeito para ser inserido em histórias infantis. E me desculpem se eu não ligo pro fato do livro ter bilhões de detalhes de relevo, vegetação, o escambau. Quero um livro e não um compêndio de Geografia . SDA é como um lago enorme com uma aréa de extensão vastíssima, mas com pouca profundidade. Como literatura não se equipara a um Dante, Shakespeare ou a um Cervantes, que podem até serem lagos de menor aréa mas muito profundos. E me descupem mais uma vez. Acho que grandes filmes devem se justificar por si só e não serem derivativos de outras mídias como teatro e literatura. Fazer decalque é muito fácil. A fantasia já está toda lá mastigadinha na cabeça dos espectadores. A tendência é o segundofilme da série ganhar menos oscars ainda. Apesar de tudo é uma boa historinha de faz-de-conta... e os efeitos são bem-feitos. Até a próxima!

A complicação na crítica começa quando o críticsa não se decide o que está avaliando, se o livro ou o filme. Parece que a intenção era falar do filme, até porque o texto é do Cinema em Cena. E depois ele quis fazer um "comentário", que parecia ser para falar sobre o livro somente (pelo menos eu cheguei a imaginar isso), e de novo ele confundiu as coisas.

Mas que seja, vou falar só do que se relaciona ao livro, ou que pode ser relacionado a ambos sem prejuízo.

A primeira crítica que ele faz é baseada numa comparação com Shakespeare, dizendo que este já escrevia antes do tataravô daquele nascer. Sim. E daí? :eek:
Um dos méritos de Tolkien foi escrever o que gostava numa época em que o que vigorava artisticamente era oposto ao que ele considerava como realmente bom. Era um medievalista em pleno século vinte Moderno.

Depois ele fala do Maniqueísmo na obra, o que, de certa forma, é inegável. Até porque faz parte do processo criativo, que é essencialmente mitológico. Se o crítico diz "não ligo pro fato do livro ter bilhões de detalhes de relevo, vegetação, o escambau", ele, além de envolver seu gosto pessoal na crítica, que deve ser ao máximo imparcial (ou seja, foi quase um "é ruim porque eu não gosto"), ignora que nem tudo é maniqueísta não. Se Sauron é Mau e Gandalf é Bom, e maniqueísmo pressupõe apenas essas opções, por que tantos leitores odeiam o Boromir e Denethor, que afinal de contas, são os líderes do reino dos homens que o Bem quer salvar? E por que tantos adoram o Gollum, que se opõe ao personagem principal da história no clímax máximo? Ele é, por acaso, Bom ou Mau? Só estava defendendo o interesse dele, como pensava estar fazendo Boromir. Acho que o raso na crítica foi o crítico.

No final ainda tme um comentário preconceituoso sobre Fantasia/ Contos de Fadas. O Professor Hobbit teria alguma coisa a dizer, como inclusive disse. Um texto do Imrahil sobre o ensaio "On Fairy Stories", de Tolkien:
"O coração do livro[The Monster and the Critics], sem dúvida, é o texto On Fairy Stories (Sobre Contos de Fadas). Mais que um ensaio, ele é quase um manifesto das convicções de Tolkien a respeito da literatura e do papel do escritor enquanto criador de mundos e renovador da própria Existência. É leitura obrigatória para quem desejar entender a obra e a personalidade tolkieniana."
 
Pow, que kra otário. É dificil acreditar que tem gente que critica sem saber PO*** nehuma do que critica. O cara nem deve saber que o Sillmarilion existe :|

Pra min, realmente só o fato do Tolkien estar sendo comparado à grandes autores como shakespeare já mostra como ele era um grande autor, embora os 2 escrevam coisas diferentes. Acho que Shakespeare era mais voltado para o teatro e talz.

Que kra mais animal.... :?
 
Eu respeito críticas bem fundamentadas. Críticas como essa aí eu não me vejo no dever de respeitar...

Tá na cara que o autor da critica assistiu o filme e não leu o livro, ou leu um resumo desses de internet. O filme realmente é superficial e etc, e não podia ser de outro jeito.

E outra coisa: acho que o Tolkien não tinha nenhuma pretensão de escrever um livro profundo, psicologico e com significados ocultos. Queria escrever apenas uma bela história de ficção, e ele fez isso. Só que o autor da crítica não entende como alguém pode escrever algo que não seja profundo.

O único "lago enorme com uma aréa de extensão vastíssima, mas com pouca profundidade" aqui é o autor da crítica...
 
Pô, e eu que acho Sauron um dos personagens mais profundos de toda a Mitologia de Tolkien. O cara tem que analisar a personalidade do bicho em um contexto mais amplo e não somente pontual, no momento da Guerra do Anel. Mas até fazer uma figura dessas entender isso...
 
Pô o cara compara Tolkien com Don Quixote, simplesmente considerado o melhor livro de todos os tempos pela comissão do Nobel de literatura. E Shakespeare nem era autor de literatura, era de teatro. Fala sério, que crítico que usa de parâmetro Dante 8O ?! Eu não vou ver um filme esperando ver um "Cidadão Kane".

Tolkien sofre de muito preconceito. Escrevia sobre um mundo fantástico em um século que preza a 'inovação' e ousadia, mesmo que essa seja somente uma alternância entre simbolismo e iconoclastia. É a mesma coisa, fazendo um paralelo, uma banda hoje, ela tem que ser pesada e/ou anti-comercial para ser respeitada pelos críticos, mas se for assim não tem público (toda regra tem exceção). Ou um pintor que enquanto pinta um quadro perfeitamente realista é considerado sem criatividade, mas quando faz um borrão assimétrico em um lado de uma tela em branco é gênio. Tolkien sim foi ousado, nadando contra a corrente, escrevendo o que lhe interresava, poderia ter escrito outro "Hobbit" e se contentado em ser um escritor infantil. Mas não, lançou uma obra complexa e vasta, correndo o enorme risco de nunca atingir um público que o aceitasse. SdA é uma epopéia sem comparação com nenhuma outra em muito tempo.

Fico pensando, se Goethe tivesse escrito uma história sobre o diabo como "Fausto" hoje em dia o que a crítica não falaria dele.
 
É verdade...
Fausto é um dos meus livros preferidos, mas se fosse nesta época iam chamar de satanista, demoníaco, e um monte de coisas (das quais Tolkien também é acusado).

Mas falo agora como um apreciador de livros, e não como fã de SdA. Em Fausto, por exemplo, há uma relação de certa forma semelhante à de SdA (Mephisto-Fausto/Gollum-Frodo). Não é igual, apenas semelhante!!

Quanto ao meu caro Shakespeare, Romeu e Julieta foi uma peça também de certa forma semelhante a um romance do Silmarillion: Lúthien e Beren. Amores divididos, provações e um final trágico. Não é igual, é apenas semelhante.

Se olharmos para uma versão em prosa da Odisséia veremos que a idéia de apresentar aventuras é maior que qualquer outra. Fora o fato de ser originalmente uma poesia (muito difícil, metrificada e em grego arcaico), o que vemos é apenas esta intenção. Não há "profundidade" como nosso querido pseudo-crítico diz haver em obras consideradas até menores que Odisséia. Mas em SdA vemos conflitos internos tão complexos quanto os de Shakespeare, ou até de Tchekov. Tolkien chega a ser um meio termo entre os dois.

Mas os tempos são diferentes, e fora a linguagem trivial, Tolkien escreveu um livro em estilo Barroco. Seria uma obra tão grande como Dom Quixote, se tivesse sido escrita naquela época. Mas muitos escritores foram criticados, e por críticos muito melhor elaborados que este que nos inflamou a Ira. Mesmo assim hoje são lidos com peso de clássico. O maior exemplo é Moby Dick, que é um romance de aventuras que fala tanto de baleias e baleeiros que chega a ser um guia bio-marítimo.
 
Esse carinha de fato leu Shakespeare ou se baseou em pressuposições? Shakespeare era sem dúvida um gênio, um escritor de peças baseadas em contos e fábulas que eram na sua maioria já folclóricos. Tolkien concebeu todo um universo e critou uma mitologia e um mundo para o qual inventou toda uma história, geografia e criaturas que lhe eram próprios... Dá pra comparar? Não, são coisas totalmente diferentes. É como querer comparar John Lennon com Stravinsky, Charles Chaplin com Kirk Douglas, Enrico Caruso com Bruce Dickinson ou Picasso com Vermeer... QUer comparar, que compare o Tolkien ao C.S. Lewis ou outros que tentaram fazer o mesmo que ele...

E quanto a personagens simples, bom, esse cara não leu os livros, provavelmente viu o filme e concluiu que os mesmos foram baseados nele... Saberia ele que Sauron foi um mayar caído, que tentou se redimir mas temeu a punição? Sabe ele de Feänor? Boromir é totalmente mal? E Gollum? Ele é tão fácil de entender? É mal e pronto? E o Frodo, que no fim resolve ficar com o anél para ele, é totalmente bom?

Me poupem...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo