• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crítica negativa na Folha Online

" "Senhor dos Anéis" faz sentido apenas para os iniciados na obra

LEONARDO CRUZ
da Folha de S.Paulo

O que você pensaria se uma emissora de TV produzisse uma minissérie, em três partes, baseada em um famoso romance e decidisse exibir apenas um capítulo por ano? Frustrante, não?!

Pois é isso o que a produtora New Line fez com sua versão cinematográfica de "O Senhor dos Anéis", romance de fantasia de J.R.R. Tolkien, um dos maiores sucessos editoriais em língua inglesa em todos os tempos.

O filme "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" representa o primeiro terço da obra de Tolkien. As versões para as telas de "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei", já filmadas, só serão lançadas em dezembro de 2002 e dezembro de 2003, respectivamente.

Essa divisão da história em três partes torna "A Sociedade do Anel" uma frustração para espectadores que não conhecem a obra de Tolkien, já que, após quase três horas, a fita termina sem que haja um desfecho para a trama.

Outro fator que enfraquece o filme de Jackson é consequência de sua excessiva fidelidade ao livro -o diretor fez poucas alterações na trama para manter a maioria das passagens importantes.

Esforço louvável, porém o resultado deixa a desejar. Nas telas, "A Sociedade do Anel" torna-se um amontoado de sequências de perseguição e batalha, e os personagens perdem relevo.

Exemplo dessa simplificação é Aragorn. No livro de Tolkien, o herdeiro do trono de Isuldur surge como figura muito mais obscura e misteriosa do que no filme, em que é, quase imediatamente, transformado em herói.

Razões como essas tornam "A Sociedade do Anel" uma aventura só recomendável para iniciados no universo de Tolkien -os que conhecem a história e sabem qual será o desenvolvimento da trama nos próximos filmes.

Para os novatos no assunto que quiserem evitar decepções, é melhor ler a obra antes ou aguardar que a saga completa saia em vídeo, o que só deve ocorrer depois de 2003."

____________________

O q vcs acharam? Será q tem fundamento?
Tomara q não...
 
AO MESMO tempo que o critico fala um negócio certo, fala uma merda...
O diretor fez poucas alterações...
isso é pq ele não leu o livro...
Mas uma coisa eu concordo...o Sda é mais pra quem leu mesmo o livro...
Que nem Harry POtter e outros. Isso não foi um insulto pra mim

A ponte estalou. Bem aos pés do Balrog se quebrou, e a pedra sobre a qual estava caiu dentro do abismo,enquanto o restante permaneceu, oscilante, como uma língua de pedra estendida no vazio.
 
Ah, se tem fundamenteo, tem sim. As poucas modificações de PJ fez, ao contrário do q diz a Veja, já dificultam o entendimento pleas pessoas não iniciadas na obra tolkieniana.
Apesar, de tudo, é a melhor maneira encontrada e discponível manter a estreia dos filmes, apesar de após três horas vc alcançar somente 1/3 aproximado do da Guerra e da história completa.
Eu contordo no caso de que Aragorn deixa de ser obsucor e misterioso e se torna logo um he´rois, uma vez que ele logo começa a lutar centrado em um tema aberto, e tb devido ao romande com Arwen. è, mais ficou do jeiot que ficou, e Aragorn não perdeu as características principais.
Qto aos quadros se tornarem um amontoado de batalha e perseguição, ah, a fieldade mantido para com o livro foi certa e esse "amontoado" em nada atrapalha, pois faz parte do enredo.


-------------------------
Drizzet

Futebol pobre, dirigente rico.
Provébio popular(brasileiro)
 
naum entendi, se as pessoas q naum leram os livros saum as q estaum gostandu mais (pelo menos, eh issu q leio), eh pq elas entenderam a historia! naum axu q o filme seja para os fans... foi justamente para issu q houve as "mudanças" (tirandu o tempo)... conforme pareceu na reportagem, ele eh mais um q leu o livro e fikou um tanto "revoltado" qm as adaptaçoes... ele foi mto pessoal...


"... I know what to do and I do it well...."
Fundamentally Loathsome M.M.

votem ODO TUK na categoria melhor nick baseado em geradores de nomes, do Forum Awards! conto cm vc! ;)
 
Que crítica infeliz.
Tudo que se considerava bom no filme ele pôs como ruim.
Ele queria o q? Que pusessem toda a Guerra do Anel em um filme só, Ou que lançassem os 3 filmes ao mesmo tempo? Aí sim se tornaria um "amontoado de sequências de perseguição e batalha".
Foi uma ótima idéia a de filmar os 3 filmes ao mesmo tempo, ao fim do primeiro, sabemos que o segundo já foi filmado e sairá em exatamaente em um ano.

Realmente essa crítica não me preoculpou muito.
 
Realmente o cara foi infeliz mas isso eh normal hj em dia.

"Tudo seria fácil, não fossem as dificuldades."
 
quote:
naum entendi, se as pessoas q naum leram os livros saum as q estaum gostandu mais (pelo menos, eh issu q leio), eh pq elas entenderam a historia!

Cara, sem chance.... Primeiro decifra isso aqui em cima.
Depois, entra numa aula de interpretação.

-------------------------
Drizzet

Futebol pobre, dirigente rico.
Provébio popular(brasileiro)
 
Ele falou muito bem quando disse que é decepcionante cortar o filme em partes mas quanto ao resto...
Aragorn, o melhor personagens de todos na minha opinião, é "transformado" logo de cara em um herói?
Ele já é um grande herói, imagine, você é o herdeiro de todo mais poderoso reino da terra média e fica vivendo como um mendigo ou um marginal. O autor ignora o conteudo da outra e a analisa de uma forma leviana por esse motivo.
E por favor sem chingamento ou palavrões, nunca ouviram o ditado (adaptado):
"O chingamento é a linguagem dos ignorantes ou dos que não tem nada melhor a dizer"

--------------------------------------------------
O Nacionalismo é o Caminho para o Desenvolvimento.
 
quote:
quote:
naum entendi, se as pessoas q naum leram os livros saum as q estaum gostandu mais (pelo menos, eh issu q leio), eh pq elas entenderam a historia!

Cara, sem chance.... Primeiro decifra isso aqui em cima.
Depois, entra numa aula de interpretação.

-------------------------
Drizzet

Futebol pobre, dirigente rico.
Provébio popular(brasileiro)



!!! estamos na net !!!

bm:

eu falei que as pessoas que não leram o livro gostaram mais do filme do que as que leram! pois os fans, fikaram chateados com as "adapataçoes", agora os nao fans, entenderam a historia e gostaram! CONTRARIANDO o q o autor diz....

e "cortar o filme em partes" é necessário, apesar de decepcionante tbm! ora, com um conteudo tao complexo nao caberia (logicamente) td em um filme soh!

e pq "aula de interpretaçao"??? vc tah precisandu umas aulas de net...



"... I know what to do and I do it well...."
Fundamentally Loathsome M.M.

votem ODO TUK na categoria melhor nick baseado em geradores de nomes, do Forum Awards! conto cm vc! ;)

Edited by - Odo Tûk on 25 December 2001 22:31:19

Edited by - Odo Tûk on 25 December 2001 22:35:20
 
Não penso que a critica tenha sido infeliz. Mas tão pouco foi feliz.
Primeiro, a New Line fez um negócio super arriscado colocando US$ 270 milhões em jogo em três filmes. Hoje em dia nenhum estúdio faz isso. Na verdade, nunca foi feito.
Segundo, seria muito pior colocar os três livros em um único filme, seria inaceitável, ou pior, fazer um único filme de 5 ou 6 horas. Quem iria ao cinema (os fãs não contam...).
E terceiro e último, considerando-se a fase de pós produção de um filme, em qualquer outra alternativa escolhida pela New Line, certamente não estaríamos vendo o filme agora, iria demorar mais 6 meses ou um ano para terminar.
Eu ainda não vi o filme mas ando lendo muito a respeito e vi que quem não leu os livros está gostando tanto quanto quem leu (ou até mais). Acredito que não seja frustrante ver três horas de filme sem um desfecho, se o filme for realmente bom as pessoas ficarão "doidas" para ver as continuações.
Ruim mesmo é assistir um filme de duas horas e após 45 minutos você está rezando para que o mesmo acabe.

Parabéns para a New Line que aprovou o projeto, parabéns para Peter Jackson que convenceu os executivos a realizarem este sonho e parabéns para a Warner por lembrar que estamos em um país de terceiro mundo, deixando de lado o Senhor dos Anéis para empurrar Xuxa e os Duendes (este último foi sarcástico).

Abraço a todos.
 
soh poderemos saber se eles esta completamente certo ou naum
apos ver o filme neh


O irmão do Gollum
A diferença q eu so gatão e papo todas..

Eae Preciosa, quer tc?

"Quando uma coisa tem tudo para dar errado,dá errado"
 
Uma coisa que eu já esperava que a crítica falasse é do fim. Deve ficar meio sem sentido pra quem não leu o livro o filme acabar daquele jeito, uns morrendo e os que estão vivos indo cada um pra um lado.

"Let s sing The Bard s Song..."
 
Naum é a toa que esse filme esta arrasando nos cinemas.
afinal, naum é essa estoria de aguardar um desfecho que faz popular uma novela, por exemplo?
quanto a critica, acho que o cara se perdeu um poco nas propias criticas( ex. filme fiel ,depois so fala de mudancas).
 
É tudo uma questão de senso, e acho que PJ utilizou todo um senso de fã para as telonas. Vocês, fãs, iriam gostar do filme SDA tendo um final adaptado?, A obra é assim... o desfecho é no "Retorno do Rei". Quanto aos leigos em SDA, acho que ficaram igual a mim, quando LI o primeiro livro, sedento pela continuação (ja que não comprei o volume único). Contudo, esta análise se mostra um pouco contraditória, pois, ele reclama do "amontoado de personagens" e reclama da ascensão do Aragorn, sem contar no desfecho. Tenho certeza que este filme foi feito com a alma de todos nós, fãs. E por favor, não entrem numa dessas de ir ao cinema só para pesquisar os defeitos, as adaptações, se o filme tem desfecho... Porque uma vitória nós ja conseguimos, a de ter um SDA com alma e garra nas telas do cinema.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Apoiado!
Eu lembro a agonia que foi quando eles cogitaram de fazer um filme só!
 
Bom, depois do que aquele "ser" da Capricho escreveu, não duvido de mais nada...

We are the power inside, We bring to fantasy, We are the kingdom of light and dreams, gnosis and life, Avantasia.
 
Por isso que eu falo até dizer chega: a mídia desse país é uma mer**



Edited by - saruman on 26 December 2001 21:08:09
 
acabo de ver o SDA pela 2 vez... uhehueuhe

so tinha umas pestes de umas mulheres ao lado, q queriam saber mais... daahh...
mas escutei elas e outros falando " nao vejo a hora fde ver o segundo filme..." " hue?acabo?? tao..." "quando sera q vai passar o segundo filme?""nossa... nao esperava que esse filme fosse melhor do que..."

os "..." foram as partes que nao consegui pegar....

-------
Dragon code: DC2.Dw Gm L15m5t2l W T8256k Pafhltwv Sks Cau+au- Bfl/ic A+++!Nm M O H++ $ F/c R+++ Ac+++! J+ S- U+ I V++ V++[tk] Tc++

www.tdwcla.com.br

O futuro conhecerei
O passado esquecerei
O presente lembrarei
 
Eu acho que o filme é mais para os que já leram mesmo. E também vai servir para incentivar as pessoas a lerem, pois quando elas assistirem o filme elas vão ficar ansiosas para saber como acaba e vão ler o livro.

------------------------
Senhor dos Anéis-Mais do que um livro: Uma Bíblia ;-)

"One Ring to rule them all.
One Ring to find them.
One Ring to bring them all,
And in the darkness bind them."

DarkMaster
E-Mail: jpja@bol.com.br
ICQ# 87351573
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo