• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cristo

Acredita-se que as religiões seriam parecidas para a maior aceitação do povo.
 
hmm o que os cristãos tem a ver com os nordicos?
se analizarmos várias mitologias tem semeljaça com a RELIGIÃO cristã: os egipcios acreditavam que no começo do mundo tudo era água...até que Ptah fez tudo (do mesmo modo que relata a Biblia); Para os Persas sempre houve conflito entre duas forças superiores (Arimã e Marduk) na qual uma representava o bem e outro o mal; de acordo com os os povos que adoravam Baal (bom para os que não sabem Baal não é um deus, mas sim um "cargo" divino de muitas divindades e várias regiões adotavam seus proprios "baals") acreditavam que haviam um baal que imolou o proprio filho (conhecido na Biblia como Moloque) com o fim de salvar a humanidade; entre os Hindús um dos deuses (Vishnu ou Krisna...não lembro muito bem, se alguém souber me corrija) assumia várias vezes formas mortais, e dentre elas uma vez foi de leão (Jesus é Deus que também é conhecido como o Leão de Judá) e no fim do mundo o tal deus indiano virá montado em um cavalo branco para guerrear contra o mal (na Biblia Jesus virá em um cavalo branco para fazer guerra ao Diabo, na guerra do Armagedom).

vocês viram quantos casos de semelhança? isso porque eu não citei os casos dos dilúvios e arcas que tem em outras crenças (como nos chineses, ou o Utnapshitin para os mesopotâmicos...até mesmo os indios do Brasil tem uma crença igual ao dilúvio relatado na Biblia).

E a minha opinião sobre as influências cristãs nas obras de Tolkien já foram escritas. Só escrevi isso porque eu amo mitologia e sou cristão.
Esse manja...:mrgreen:

Mas assim... eu acho que é tudo igual, mas não por no fim ser a mesma coisa, mas sim porque o raciocinio levaria a isso...
Deixa eu tentar explicar melhor...
Vejamos... o mundo não existia ai veio uma entidade superior e cria um mundo. Oras... isso vai ser igual em qualquer religião. Vamos criar um mundo imaginário onde existam 3 religiões: A, B, e C.

Bem os que seguem o deus A dizem que do nada o Deus deles fizeram o mundo.
B também
C também

Oras é igual porque cada um quer que o seu Deus tenha criado o mundo. São as mesma religião? Não!

Seguindo a mesma lógica na criação do homem...
Sempre o Deus criou o homem de uma parte sua, do nada, ou usando algo que existia na Terra.
Bem.. o que dá pra ter idéia é que todas as religiões são parecidas mas não iguais.

O que difere, é a forma de encarar o seu Deus. punições (ou não) e tambem das lições aprendidas.
 
vocês viram quantos casos de semelhança? isso porque eu não citei os casos dos dilúvios e arcas que tem em outras crenças (como nos chineses, ou o Utnapshitin para os mesopotâmicos...até mesmo os indios do Brasil tem uma crença igual ao dilúvio relatado na Biblia).

Isso acontece porque Tolkien não referencia religiões em suas obras, mas arquétipos de personalidade e de Virtude (ou a falta delas...). Assunto comum entre psicólogos, principalmente aqueles que estudam aspectos de mitologias, como Carl Jung (recomendo).
Se ficarmos procurando semelhanças entre atitudes dos personagens e fatos mitológicos/religiosos, encontraremos aos montes, por um siples fato, o ser humano é o mesmo, a cultura pode ser diferente, mas ainda é o mesmo ser.


Nota: o mito do dilúvio é constante em inúmeras mitologias e religiões, o que leva à hipótese de que ele realmente ocorreu em algum ponto da História da humanidade.
 
Nota: o mito do dilúvio é constante em inúmeras mitologias e religiões, o que leva à hipótese de que ele realmente ocorreu em algum ponto da História da humanidade.

No ponto cientifíco acredita-se ter sido uma espécie de Tsunami.
 
No ponto cientifíco acredita-se ter sido uma espécie de Tsunami.

Sou da hipótese de ter havido alguma espécie de descongelamneto, elevando o nível do mar, o que ajuda explicar a presença da lenda em diversas partes do mundo, da América do Sul à Ásia Oriental.
 
Sou da hipótese de ter havido alguma espécie de descongelamneto, elevando o nível do mar, o que ajuda explicar a presença da lenda em diversas partes do mundo, da América do Sul à Ásia Oriental.
Também acredito no degelo. Isso é cíclico no tempo geológico. A cada período interglacial os oceanos subiam uns 200m. Imagina quanta terra alagada, mas será que aconteceu alguma glaciação tão recente para entrar na história das religiões?
 
(na Biblia Jesus virá em um cavalo branco para fazer guerra ao Diabo, na guerra do Armagedom).
Sério? Não sabia disso... tem certeza, Molusco?

Também acredito no degelo. Isso é cíclico no tempo geológico. A cada período interglacial os oceanos subiam uns 200m. Imagina quanta terra alagada, mas será que aconteceu alguma glaciação tão recente para entrar na história das religiões?
O interessante aqui é notar que esses grandes acontecimentos ficam na memória dos povos que o presenciaram e são transmitidos de geração para geração. Assim sendo, se existisse algum homem na época de um degelo desses (não sou muito bom com datas :roll:) e ele o presenciasse de alguma forma, certamente o transmitiria a outros homens, a seus filhos, netos e assim vai. No futuro, um monte de anos depois, os homens se lembrariam que houve uma "grande inundação" há tempos atrás, pois ouviram histórias contadas por seus tataravôs (e pelos tataravôs desses) sobre o acontecimento. Aí é simples para eles, principalmente naquela época, inventarem uma história qualquer de salvação de animais com uma arca.

Isso é possível pois, imaginemos que acontecesse um degelo desse no ano fictício 1000 (há muito tempo atrás, na época dos humanos com nomes científicos esquisitos que viviam com lascas de pedra). No ano 5000, por exemplo, quando os homens já se organizavam em tribos e adoravam Javé, caso as pessoas se lembrassem ao menos da história, lembrassem-se que "no passado houve um inundação do caralho", eles poderiam criar uma história com base nela, mesmo não sabendo há quantos anos havia acontecido. É bom desconsiderar meu sistema de datas evolutivas, porquê não sei mesmo mexer com isso, apeguem-se só na idéia :mrgreen:


EDIT. Btw, isso é só uma hipótese que vem do fato de, apesar de eu ser cristão católico, procuro embasar minhas crenças em fatos científicos. Caso as coisas acontecessem assim, caso o Grande Dilúvio tenha sido um degelo recontado por pessoas que viveram milhares de anos depois dele, ainda, pra mim, restariam algumas hipóteses dele ter sido ocasionado pelo meu Deus.
 
EDIT. Btw, isso é só uma hipótese que vem do fato de, apesar de eu ser cristão católico, procuro embasar minhas crenças em fatos científicos. Caso as coisas acontecessem assim, caso o Grande Dilúvio tenha sido um degelo recontado por pessoas que viveram milhares de anos depois dele, ainda, pra mim, restariam algumas hipóteses dele ter sido ocasionado pelo meu Deus.[/quote]
Esse não é bem o tópico para se discutir sobre isso, mas eu também penso assim. Deus pode não ter criado o mundo em 6 dias e descansado no sétimo, mas com certeza ainda está criando. Quando eu digo criando é porque acredito que ele se manifesta em tudo, dando condições para a existencia da vida, independente das histórias que foram criadas para explicar esses mistérios. A cada dia que passa, a ciência evolui e nós criamos novas histórias para esses mistérios. Os macacos não teriam descido das árvores e evoluído para o que somos hoje se não tivessem as condições necessárias, dadas por Ele.
 
Caranthir disse:
EDIT. Btw, isso é só uma hipótese que vem do fato de, apesar de eu ser cristão católico, procuro embasar minhas crenças em fatos científicos. Caso as coisas acontecessem assim, caso o Grande Dilúvio tenha sido um degelo recontado por pessoas que viveram milhares de anos depois dele, ainda, pra mim, restariam algumas hipóteses dele ter sido ocasionado pelo meu Deus.
Esse não é bem o tópico para se discutir sobre isso, mas eu também penso assim. Deus pode não ter criado o mundo em 6 dias e descansado no sétimo, mas com certeza ainda está criando. Quando eu digo criando é porque acredito que ele se manifesta em tudo, dando condições para a existencia da vida, independente das histórias que foram criadas para explicar esses mistérios. A cada dia que passa, a ciência evolui e nós criamos novas histórias para esses mistérios. Os macacos não teriam descido das árvores e evoluído para o que somos hoje se não tivessem as condições necessárias, dadas por Ele.
Pois é, concordo contigo. Mas pena que esse não é o tópico para se discutir isso. Mas se você quiser, pode mandar uma MP ou pegar meu MSN, caso queira continuar a conversa ;)
 
Esse tópico é pra discutir religião "terrestre" e teorias científicas?:mrgreen: :lol:
 
Sério? Não sabia disso... tem certeza, Molusco?


O interessante aqui é notar que esses grandes acontecimentos ficam na memória dos povos que o presenciaram e são transmitidos de geração para geração. Assim sendo, se existisse algum homem na época de um degelo desses (não sou muito bom com datas :roll:) e ele o presenciasse de alguma forma, certamente o transmitiria a outros homens, a seus filhos, netos e assim vai. No futuro, um monte de anos depois, os homens se lembrariam que houve uma "grande inundação" há tempos atrás, pois ouviram histórias contadas por seus tataravôs (e pelos tataravôs desses) sobre o acontecimento. Aí é simples para eles, principalmente naquela época, inventarem uma história qualquer de salvação de animais com uma arca.

Isso é possível pois, imaginemos que acontecesse um degelo desse no ano fictício 1000 (há muito tempo atrás, na época dos humanos com nomes científicos esquisitos que viviam com lascas de pedra). No ano 5000, por exemplo, quando os homens já se organizavam em tribos e adoravam Javé, caso as pessoas se lembrassem ao menos da história, lembrassem-se que "no passado houve um inundação do caralho", eles poderiam criar uma história com base nela, mesmo não sabendo há quantos anos havia acontecido. É bom desconsiderar meu sistema de datas evolutivas, porquê não sei mesmo mexer com isso, apeguem-se só na idéia :mrgreen:


EDIT. Btw, isso é só uma hipótese que vem do fato de, apesar de eu ser cristão católico, procuro embasar minhas crenças em fatos científicos. Caso as coisas acontecessem assim, caso o Grande Dilúvio tenha sido um degelo recontado por pessoas que viveram milhares de anos depois dele, ainda, pra mim, restariam algumas hipóteses dele ter sido ocasionado pelo meu Deus.

Me desculpem por estar escrevendo isso em um topico inapropiado.
Sim, tenho certeza. Li isso (pela primeira vez) na enciclopédia Larousse (eu acho q é assim que se escreve, ela está na minha casa) e depois eu vi em uma enciclopedia chamada Universo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo