• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cristo

Bom, Tolkien não cita Jesus na obra pelo que eu me lembre, mas se pode ter uma idéia de quem seria analisando os "salvadores". Na minha humilde opinião eu acho que quem se destacou mais foi o Frodo, eu classificaria ele como Jesus, mas como o professor já declarou que não :think:

Como eu não conheço nada de Quenya, prefiro não opinar sobre o resto da discussão :/


Abraços!
 
Acho que Tolkien guardou Cristo para uma outra era, não a 3ª, talvez para quando a raça dos homes entrasse em crise.

Acho que o professor pode não ter mandado "O salvador" mas como o Gosb disse, ele mandou vários "Salvadores", que na verdade nem eram salvadores eram pessoas normais (frodo,sam, merry e pippin) que tiveram que passar por muitas provas, e descobrir que eles tinham um grandes poderes dentro de si, como coragem e amizade.
acho que o Professor não quis mandar "O cara" para salvar a terra-média, porque ele queria passar a mensagem tão linda que ele nos passou:
Que cada um de nós tem uma força por dentro, que vai nos ajudar, as vezes nós não sabemos qual é essa força, e ela pode ser uma coisa que esta dentro de cada um, e nós nem damos atenção, como o amor.

Me corrijam se estiver errada :cerva:
 
Lessandri disse:
Acho que Tolkien guardou Cristo para uma outra era, não a 3ª, talvez para quando a raça dos homes entrasse em crise.

Acho que o professor pode não ter mandado "O salvador" mas como o Gosb disse, ele mandou vários "Salvadores", que na verdade nem eram salvadores eram pessoas normais (frodo,sam, merry e pippin) que tiveram que passar por muitas provas, e descobrir que eles tinham um grandes poderes dentro de si, como coragem e amizade.
acho que o Professor não quis mandar "O cara" para salvar a terra-média, porque ele queria passar a mensagem tão linda que ele nos passou:
Que cada um de nós tem uma força por dentro, que vai nos ajudar, as vezes nós não sabemos qual é essa força, e ela pode ser uma coisa que esta dentro de cada um, e nós nem damos atenção, como o amor.

Me corrijam se estiver errada :cerva:
Ao contrário....acredito que esteja correta....ele tenta como que dar uma lição de superação...
"Até a menor das criaturas pode mudar o curso do futuro" :mrgreen:
 
(Eu acho que como Tolkien disse, ele não teve escolha de quem salvaria o mundo).

Mas como já foi discutido aqui, em um texto (Athrabeth) Finrod diz que Eru viria em forma de humano. Ou seja, isso comprova que a nova mitologia de Tolkien era sobre um passado que foi esquecido pelos humanos (e não um conto paralelo aos tempos atuais) e a vinda do filho dEste, seria num futuro.
 
Todos os Poderes tomavam formas corpóreas, sendo talvez essa a semelhança mais saúdavel a citação de Finrod. Creio que mesmo que podendo assemelhar-se ao mito cristão não era esse o desejo de Tolkien. Pois não seria esse o primeiro mito onde um Deus encarnado andaria sobre a Terra.

Abraços.
 
Só pra complementar meu post, creio eu que O SALVADOR, O ÚNICO, que salvaria todas as raças não aparece na mitologia, mas eu creio que a vários salvadores e sub-salvadores, creio que cada raça, de acordo com seu tempo e sua necessidade possuíu um salvador, aquele que aparecesse na hora que todos mais precisassem, mas Frodo falou por todos os povos do bem destruíndo o Anel.....essa é minha opinião.


Abraços!
 
Claro Gosb, e respeitamos tua opinião.
O que eu e Fairy diziamos era a respeito do texto Athrabeth, um diálogo entre Finrod e uma sábia humana Andreth. Neste texto poderia ser feita uma alusão a Cristo, mas como disse, não somente no mito cristão temos um Deus andando sobre a Terra, e Tolkien não tinha simpatia por alegorias nem desejava colocar religiões pre-existente e preceitos morais em sua mitologia.

Abraços.
 
Embora haja contradições sobre Tolkien citar ou não a vinda de Eru, pelo seguinte: Jesus é o filho de Deus, não Ele próprio, em muitos momentos Cristo apela a teu pai.
E assim como já foi dito por Aracáno, Tolkien não gostava de alegorias.
 
Aracáno Elessar disse:
Todos os Poderes tomavam formas corpóreas, sendo talvez essa a semelhança mais saúdavel a citação de Finrod. Creio que mesmo que podendo assemelhar-se ao mito cristão não era esse o desejo de Tolkien. Pois não seria esse o primeiro mito onde um Deus encarnado andaria sobre a Terra.

Na citação fala-se no "Único", não tem como ser algum dos Valar, Aracáno. Tolkien não desejava ser explícito sobre religião, e foi coerente com isso pois pretendia criar uma mitologia que se passa milênios antes do nascimento de Cristo. O legendário de Tolkien é uma visão mitológica do passado da Terra, mas da Terra que Tolkien acreditava, e esta é uma realidade cristã. Teríamos uma incoerência se Tolkien estivesse se referindo a alguma outra religião.


Fairy disse:
Embora haja contradições sobre Tolkien citar ou não a vinda de Eru, pelo seguinte: Jesus é o filho de Deus, não Ele próprio, em muitos momentos Cristo apela a teu pai.

Na teologia cristã Jesus é Deus e Filho de Deus ao mesmo tempo. Deus é um só e ao mesmo tempo são três: Pai, Filho e Espírito Santo. É o que o cristianismo chama de Trindade.
 
Última edição:
É Aracáno, to aprendendo bastante com esse fórum hehe. E já to mudando minha opinião, porque tá díficil achar aquele que seria Cristo, até porque acho que Tolkien não colocou O Próprio em pessoa, mas acho que existem os salvadores né, mas se for relacionar ao cristianismo, Deus é dividido em 3 pessoas, quem seriam essas três na mitologia vai de cada um.... :think:


Abraços!
 
Bom, definitivamente Tolkien não colocou Cristo em suas obras, não faz o menor sentido.
Mas no livro Explicando Tolkien, o Ronald Kyrmse diz que há um dilúvio no fim da Quarta Era e que com o fim da Quinta Era começa a Era Comum, que corresponde ao nosso ano 1, teoricamente quando Cristo veio a Terra.
 
Mesmo tendo a citação da vinda de Eru a Terra não creio que seja Cristo, mesmo vindo a parecer. Quanto a Cristo nas obras, não o vejo, e por alguns motivos como os que já citei da Carta 131, creio que Tolkien não colocaria algo explicitamente pré-existente em sua mitologia.

Abraços.
 
Aracáno Elessar disse:
Mesmo tendo a citação da vinda de Eru a Terra não creio que seja Cristo, mesmo vindo a parecer. Quanto a Cristo nas obras, não o vejo, e por alguns motivos como os que já citei da Carta 131, creio que Tolkien não colocaria algo explicitamente pré-existente em sua mitologia.

Abraços.

Até porque não faz o menor sentido, tendo em vista que a Mitologia se passa milhares de anos antes de Cristo.
 
Cavalheiros e damas, com todo o respeito, penso que Tolkien é muico claro, no Diálogo entre Andreth e Finrod: os atani julgam que Eru entrará em Arda e a curará, dando fim ao mal de Melkor.

Mas alguém dira (e talvez diga bem e certo) que "não é Tolkien falando; são Andreth e Finrod"; não é o escritor, mas o personagem...

Mas Tolkien era católico apostólico romano. Não estaria ele, falando pela boca da mulher humana e do rei élfico?...
 
N'liärien disse:
Mas Tolkien era católico apostólico romano. Não estaria ele, falando pela boca da mulher humana e do rei élfico?...

Com certeza, eu acho que é isso mesmo. Ali era Tolkien mostrando a crença de uma humana que ainda tinha algo do estado imaculado de antes da Queda. Temos mais alguns outros exemplos como esse ao longo da obra.
Olorin Roux, sobre o livro do Kyrmse, essa aproximação que ele faz é mesmo muito interessante, eu adoro, mas não foi Tolkien que fez. Fica mais como uma curiosidade mesmo.
 
Hum, mas Eru só entrará em Arda depois da Última Batalha onde Morgoth finalmente será vencido e Arda destruida. Assim ele descerá para curar as feridas de Arda que será reconstruída. Se for realmente assim não vejo semelhança com a vinda de Cristo a Terra, que veio na verdade salvar a alma dos homens. (não sei ao certo, não conheço a história).
Maglor disse:
Olorin Roux, sobre o livro do Kyrmse, essa aproximação que ele faz é mesmo muito interessante, eu adoro, mas não foi Tolkien que fez. Fica mais como uma curiosidade mesmo.
Perdoe-me, não sabia, achei que ele tinha tirado isso de algum lugar da obra do Tolkien :oops: .
 
Nhé... Eru seria Deus na história. Não acho que tenha bem um Jesus Cristo de Tolkien. Quem mais se enquadra um mínimo no perfil é o Manwë por ter sido colocado como um Rei na Terra. Mas ainda assim ele foge muito do perfil de Jesus (ele nem mesmo morreu de uma forma humilhante pra salvar os homens :blah: ). Beren, por outro lado, rescussitou dentre os mortos apesar de ser mortal. Mas Beren salvou os homens de alguma forma? :gotinha:
 
Cálion_Erupoldon disse:
Nhé... Eru seria Deus na história. Não acho que tenha bem um Jesus Cristo de Tolkien. Quem mais se enquadra um mínimo no perfil é o Manwë por ter sido colocado como um Rei na Terra. Mas ainda assim ele foge muito do perfil de Jesus (ele nem mesmo morreu de uma forma humilhante pra salvar os homens :blah: ). Beren, por outro lado, rescussitou dentre os mortos apesar de ser mortal. Mas Beren salvou os homens de alguma forma? :gotinha:
Não acredito...como se me lembro já ter dito isso aqui mesmo ...que Tolkien colocaria Cristo tão evidente em suas obras...seria um insulto à sua "modéstia"...acredito que ele "distribuiu as qualidades dele entre os seus personagens...tornando-os mais humanos...com qualidades e fraquezas...
 
Duas coisas, amigos{as}:

1ª - gostaria q Maglor falasse um pouco mais sobre o livro do Kyrmse, acima citado;

2ª - novamente recomendo a leitura do Diálogo de Andreth & Finrod.

Acho que aí está a idéia do Cristo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo