O grande problema com as comparações do
Legendarium com outras mitologias é que muitas das mitologias citadas têm intersecções (como já expressado no caso de Jesus).
É inegável, entretanto, as citações cristãs na obra do Professor, principalmente no Silmarillion, a obra de maiores comparações bíblicas que Tolkien escreveu. Deus uno, exôdos, hereges, até dilúvios de proporções
bíblicas. Entretanto, algumas das características são também compartilhadas por outras mitologias (me vem a mente agora o dilúvio da mitologia grega, como exemplo).
_x_fairy_x_, a noção de deus menor é primitivíssima, como você mesmo compreende. A nomeclatura de deus menor é usada em etapas primárias da construção da mitologia tolkeniana, sendo rejeitada posteriormente. As comparações dos valar e dos maiar com deuses da mitologia greco-romana ou nórdica são claras, mas dentro da obra eles são espíritos dotados de grande poder, mas que em momento algum são chamados de deuses (a não ser em escritos primitivos, como já disse). Reconheço essa noção de deuses menores, mas trato-as mais como comparação do que como verdade num âmbito maior da obra. A comparação dos valar e maiar com anjos é válida também, mas eles são mais ativos no mundo do que os anjos ou os deuses gregos, o quais agem muito mais no Olimpo do que fora dele.
Os valar e maiar seriam um misto, por assim dizer, de muitas mitologias, como toda a obra de Tolkien o é. Devido a tal misto é que torna-se difícil encontrar um personagem para se comparar diretamente com Cristo. As comparações são muitas, Frodo, Aragorn, Gandalf. Particularmente, eu não creio em nenhuma relação direta, mas posso estar enganado (estou meio fora de contato com as obras, tenho que reler muita coisa), mas apenas em traços de semelhança (que muitos heróis de povos o têm

).