• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Cristiano Ronaldo: o maior jogador europeu de todos os tempos

Discussão interminável essa.
Vai depender do que você coloca como parâmetro de comparação.

Até onde entendi o FCM compara um C. Ronaldo hoje com um cara dos anos 60, comparação direta. Sem ficar imaginando como seria um Messi com preparo físico dos anos 60 ou Pelé com os dos anos 2000.
Nesse sentido absoluto, concordo que jogadores vão sempre ser capazes de mais.
Assim, nesses termos, podemos dizer que hoje em dia qualquer secundarista colegial é mais inteligente e detém mais conhecimentos do que Da Vinci. Em termos absolutos isso é um fato.

Não sei se dá pra fazer esse tipo de comparação usando algum parâmetro que você próprio já escolhe pra favorecer a sua opinião, mas que outros não concordarão ser um bom parâmetro.



Enfim.
Sobre os prêmios que o C. Ronaldo levou, tem os bastidores da bola de ouro.

 
  • Curtir
Reactions: fcm
Sobre a tecnologia, pelo menos em esporte de competição um contra o outro esse efeito deveria ser neutro, afinal, joga-se contra pessoas sempre da mesma tecnologia. (esporte de competição um contra o outro eu quero dizer é o oposto de esportes de competição contra notas - ginástica - ou contra o tempo - natação).

Agora, comparar jogador é uma coisa subjetiva e sempre será. O @Neithan considera Pelé o melhor de todos, já eu tenho plena convicção que o Messi é o melhor de todos, e até o CR tb é melhor que Pelé. 8-) Mas não importa, não tneho como provar, nem fazer nada com essa informação, é uma opinião que não vale nada, só um passa-tempo mesmo! O que importa MESMO são os três pontos.
 
A tecnologia nos uniformes, estrutura de treinamento, etc ajuda sem dúvida, mas não é tudo. O talento ainda faz toda diferença.
 
Aí é que está Fúria. Hoje o físico é quase tão importante quanto o talento.
Eu acho impossível comparar jogadores de gerações diferente, porque o Pelé hoje teria um físico melhor e poderia ter rendido ainda mais. Assim como um Messi na década de 60 seria outro jogador. Enfim, isso pra mim é perca de tempo, o que eu tentei dizer é que a tecnologia hoje ajuda a construir verdadeiros "monstros" nos esportes que estão quebrando vários recordes.
 
1-Já que não se compara com épocas diferentes, sabemos que Pelé tinha um físico extremamente superior aos demais de sua época. Como o Ronaldo hoje em dia.
2-Não vi nenhum jogador atual quebrando recordes de Pelé. Messi e Ronaldo mesmo, precisam de TRÊS copas no currículo, e umas centenas de gols.
3-Talento de hoje em dia é piada perto de 40 anos atrás, sério. Podemos usar até o futebol brasileiro, temos vários monstros fisicamente falando, mas cadê o talento? A tecnologia não cria talento não.
 
A distância do talento de Pelé para a média da época é muito maior do que a distância do talento de Messi e Ronaldo para a época de hoje. Mas não porque Pelé era melhor, mas porque a média na época era mais baixo e menos competitiva. Então não da pra comparar números absolutos.
 
Menor? Garrincha, Gérson, Rivelino, Zagallo, Tostão, Didi, Vavá, Ademir, Coutinho, Pepe, isso só pra citar brasileiros.

Hoje tem quem de craque? Se citar Rooney ou Falcao eu paro a discussão por aqui.
 
Tem mais um discussão interessante de passado x presente que de certa forma até tem haver um pouco com que tá sendo discutido é:

Quem tem condição de ser mais talentoso? Um jogador que começa jogando pelada na várzea em campinho ruim de terra, mas jogando do seu jeito, sem treinos táticos sem estrutura ou...

um "afortunado" numa escolinha de futebol com treinamento tático, com tudo do bom e melhor em matéria de gramado e estrutura?

Essa dá o que falar também!
 
Lembrando que temos que separar habilidade com técnica. A palavra talento meio que acaba embolando os 2 num mesmo pacote.
Habilidade pode ser bem treinada, mas é mais inato, da capacidade natural do jogador de ter uma noção espacial, de controle motor e velocidade de raciocínio pra fazer os malabarismos.
Técnica é mais treino, repetição, aprimoramento. Principalmente quando jovem. Óbvio que ajuda se o cara tem uma ajuda genética, mas dá pra fazer quase qualquer um saber dar um bom passe, um bom chute, um bom lançamento.

Nesse sentido, a evolução natural dos métodos de treinamento e condicionamento eu acredito que faz aprimorar em média os jogadores com boa técnica. Mas Garrincha é Garrincha ontem e hoje, gênio é e sempre será gênio.
 
No tempo dele eram quem? Zidane, Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Del Piero, Raul, Nedved, Shevchenko, etc.
Caralho, como o futebol era melhor nos anos 90 e início dos 2000. Hoje só existem dois (ou, apelando) 5 craques no mundo. Naquela geração eram dois ou três por seleção (entre as grandes, claro)
 
Caralho, como o futebol era melhor nos anos 90 e início dos 2000. Hoje só existem dois (ou, apelando) 5 craques no mundo. Naquela geração eram dois ou três por seleção (entre as grandes, claro)
como disse, acho que tu ta apaixonado pelos anos 90.
:-P


Concordo que em relação a seleção brasileira especificamente, nós tivemos uma geração fantástica recentemente. Incomparável a hoje em dia.
Mas no mundo, não sei se você pegou Raul e Shevchenko da minha lista como craques para incluir nesses 2 ou 3 por seleção. Porque sinceramente eu não os considero, são muito bons, mas não craques.
Se for pra colocar eles nessa categoria, então não é apelação ir pra 5 ou mais craques hoje em dia também (considerando que os 2 que você toma como incontestáveis sejam C. Ronaldo e Messi). Pois Raul ou Shevchenko não são nem de longe acima de Ibra, ou Rooney. Nedved não está acima de Lampard, Xavi, Iniesta.
Todos ali, na minha concepção, horizontalmente como grandes jogadores, muito bons jogadores. Se você quiser chamá-los de craques, pra mim tem que levar esse bolo todo junto.
 
Quem eu considero craque, dos anos 90 pra cá, são esses abaixo. Sendo que os em negrito são os que podem ser chamados de gênios.

Laudrup
Roberto Baggio
Romário
George Weah
Ronaldo
Zidane

Rivaldo
Ronaldinho
Riquelme
Kaká
Pirlo
Cristiano Ronaldo
Messi

Ibrahimovic
Xavi
Iniesta
Neymar

Acho que não estou esquecendo ninguém. São esses os craques. Todos os outros são no máximo ótimos, excelentes ou extraordinários jogadores.
 
Caralho, como o futebol era melhor nos anos 90 e início dos 2000. Hoje só existem dois (ou, apelando) 5 craques no mundo. Naquela geração eram dois ou três por seleção (entre as grandes, claro)

Na realidade dos anos 90 pra trás né, porque as décadas anteriores do século passado tiveram safras excelentes.

Apesar de 2015 estar apenas no começo, acho interessante esse comparativo dos 15 anos iniciais desse século (2001-2015), com os 15 anos finais do século que encerrou (1986-2000) onde vejo uma ligeira vantagem de melhor qualidade técnica pra esse período.
 
VSF véi.

:lol:

Não muito distante ok, mas um degrau acima sim.

E em termos de grandes jogadores, anos 90 >>>>>>>>>>>>>>>>>>> Abismo >>>>>>>>>> anos 10.

Só no Campeonato Italiano tinha, de ótimos jogadores e craques: Buffon, Del Piero, Nedved, Seedorf, Batistuta, Totti, Davids, Shevchenko, Ronaldo, Zidane, fora os superestimados que hoje seriam chamados de craques, como Trezeguet, Salas, Inzaghi, Crespo...
 
Laudrup
Roberto Baggio
Romário
George Weah
Ronaldo
Zidane

Rivaldo
Ronaldinho
Riquelme
Kaká
Pirlo
Cristiano Ronaldo
Messi

Ibrahimovic
Xavi
Iniesta
Neymar
Eu colocaria ai o Roberto Carlos como craque e alguns outros jogadores, como o Batistuta e a geração 94/98 da Holanda, com o Bergkamp, Davids, Stam, Van de Sar e até mesmo o Overmars, que eu acho superior ao Van Persie.

Ah, e pra mim o Riquelme é craque, o melhor jogador argentino dos anos 90 e inferior apenas ao Messi desde então
 
Esqueceram do mito Van Basten que se não tivesse fodido o joelho e encerrado a carreira tão cedo, arriscaria apostar que teria ganho tranquilo o prêmio de melhor do mundo pelo menos duas vezes!
 
Eu colocaria ai o Roberto Carlos como craque e alguns outros jogadores, como o Batistuta e a geração 94/98 da Holanda, com o Bergkamp, Davids, Stam, Van de Sar e até mesmo o Overmars, que eu acho superior ao Van Persie.

Mas aí pra colocar esses você precisa colocar 100 jogadores a mais. Seedorf, Ryan Giggs, George Finidi, Maldini, Alex, Djalminha, Kanu, Drogba, Di Maria, David Silva, Eto'o, Neuer, Petr Cech, Schmeichel, Djorkaeff, Schweinsteiger, Nedved, Robben, Totti, etc. Aí o leque abre muito. É uma forma razoável de se categorizar "Craque", mas aí você tem que ser justo com os outros jogadores do mesmo nível também. Não acho que tenhamos menos craques hoje do que no passado não... Nos anos 2000 tiveram tantos craques quanto nos anos 90. E os anos 10 estão chegando na metade só agora... Tem muita bola pra rolar ainda.


E, @Fúria da cidade, não coloquei na lista Van Basten, Maradona, Rijkaard e outros, por considerá-los mais jogadores da década de 80 do que de 90.
 
Última edição:
Nossa, Djalminha comeria todos esses meias "Modernos" no café da manhã, com cerveja e torresmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo