• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crise na VARIG parece não afetar o setor aereo.

Omykron

far above
conforme as noticias, a crise da varig está atingindo seu auge, porem, inaugura uma nova linha em code-share com a air china.

Varig pode demitir mais 1,5 mil
A Varig abriu esta semana um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que se junta ao Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA), em vigor desde janeiro, e ao aumento da concessão de Licenças Sem Vencimentos, na política de redução de quadros.
O objetivo é adequar o corpo funcional a uma frota de 63 aeronaves neste semestre, e de 69 jatos até o final do ano. Fontes na empresa revelam, contudo, que a meta é reduzir em torno de 1,5 mil trabalhadores nos próximos dois meses. Hoje, a Varig tem 11,5 mil funcionários.
Enquanto isso, a expansão do número de passageiros no mercado doméstico, que só em fevereiro foi de 22%, fez a Gol revisar para cima seus planos de crescimento. A segunda maior companhia do setor, com 28,77% de participação, vai contratar 1.650 funcionários este ano para os novos 15 aviões que integrarão sua frota.
Fonte: jornal "Zero Hora" 10 mar 2006

porem, em outro lado, o mercado aereo no brasil está em plena expansão.
Gol registrou lucro recorde em 2005


São Paulo, 10 mar (EFE).- A companhia aérea Gol obteve no ano passado um lucro líquido recorde de R$ 513,2 milhões, 33,4% a mais que em 2004, informou hoje a companhia.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguéis de aeronaves (EBITDAR) foi de R$ 897,2 milhões, apontou a Gol em comunicado, sem especificar a variação com relação a 2004. A receita operacional líquida de Gol cresceu 36,1% e alcançou R$ 2,669 bilhões.

A Gol, fundada em janeiro de 2001, é a primeira companhia aérea brasileira do segmento de baixos custos e baixas tarifas.

A companhia é a segunda do mercado interno, com uma participação de 30% nos vôos nacionais, e 13 milhões de passageiros transportados em 2005.

No ano passado a Gol expandiu em 48,8% a oferta de assentos e o índice de aproveitamento de seu aviões foi de 73,5%, 2,4 pontos percentuais acima do registrado em 2004.

"Os resultados de 2005 comprovam a eficiência de nosso modelo de negócios e fortaleceram mais o ciclo virtuoso da Gol, baseado na oferta de tarifas competitivas e na conseqüente popularização do transporte aéreo", expressou o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Junior, incluído pela primeira vez na lista de milionários do mundo da revista Forbes.

A Gol terminou o ano com uma dívida líquida de R$ 54 milhões e uma disponibilidade em caixa de R$ 869 milhões .

Em 31 de dezembro a empresa tinha uma frota de 42 aviões Boeing 737 e este mês receberá outras três aeronaves do mesmo modelo.

A empresa assinou no ano passado com o construtor americano um milionário contrato para a compra de 67 aviões Boeing 737-800 Next Generation, que pode ser ampliado para 101 aeronaves.

Fonte: EFE

e ainda contra a maré de azar que levou a transbrasil e a vasp, e transformou a VARIG em um verdadeiro elefante branco no quesito recuperação (uma divida atualmente estimada em 10 Bilhões de reais), segue a informação que uma nova empresa aerea vai entrar em serviço em ABRIL agora (acho que está muito em cima, mas veremos), chamada Platinum Air (http://www.platinumair.com.br).
 
Infelizmente a gol já deixou de ser uma empresa de tão baixas tarifas, já que desde o ano passado as passagens deles aumentaram consideravelmente. Se a Varig não aguentar mais eles vão estar feitos, só prescisariam criar um novo segmento na empresa sobre mais conforto.

Omykron, esse link que você deu aí não abre, a única coisa que eu encontor de platinum air é uma empresa de cargas. Você tem algo sobre os luvros da bra?
 
Metz disse:
Infelizmente a gol já deixou de ser uma empresa de tão baixas tarifas, já que desde o ano passado as passagens deles aumentaram consideravelmente. Se a Varig não aguentar mais eles vão estar feitos, só prescisariam criar um novo segmento na empresa sobre mais conforto.
olha, custo depende do tempo que vc compra com antecedencia sua passagem e a disponibilidade de assentos com o desconto.
quanto mais perto da data do voo, mais caro.
se a varig quebrar o mercado externo que comemora, o interno não.

se for ver, é menos concorrencia, logo, podem aumentar o preço, vc não quer isso, quer?!
muito menos eu, que torço para a varig retornar... sabe como é, meu futuro emprego.... :mrgreen:

Metz disse:
Omykron, esse link que você deu aí não abre, a única coisa que eu encontor de platinum air é uma empresa de cargas. Você tem algo sobre os luvros da bra?
tenho algo mais sujo sobre a BRA, se vc quiser....
um é do dono da falida soletur falando sobre a bra, outra são acusações de tripulações sobre as falcatruas dos donos e desrespeito com funcionários...
 
Putz, e agora que eu tou com passagem marcada para Brasília pela VARIG? Torço pra não ter greve...

E pior que isso deve prejudicar a manutenção do avião, isso é que me dá mais medo..
 
Omykron disse:
olha, custo depende do tempo que vc compra com antecedencia sua passagem e a disponibilidade de assentos com o desconto.
quanto mais perto da data do voo, mais caro.
se a varig quebrar o mercado externo que comemora, o interno não.

se for ver, é menos concorrencia, logo, podem aumentar o preço, vc não quer isso, quer?!
muito menos eu, que torço para a varig retornar... sabe como é, meu futuro emprego.... :mrgreen:


tenho algo mais sujo sobre a BRA, se vc quiser....
um é do dono da falida soletur falando sobre a bra, outra são acusações de tripulações sobre as falcatruas dos donos e desrespeito com funcionários...
Antigamente mesmo vendo com pouco tempo antes da viagem eu não achava os preços tão caros quanto hoje, é claro que os aviões ainda não eram tão cheios como foi no ano passado mas ainda acho que houve um aumento um pouco grande devido a empresa aproveitar o crescimento de sua credibilidade.
Eu também torço para que a Varig não acabe, por ser gaúcho (mesmo não tendo mais nada a ver) e por medo da dominação total da gol que pelo que ví em algumas críticas ainda deixa a desejar em qualidade de funcionários, organização , etc.

Quanto a bra não é novidade nenhuma que eles são safados (o que me importa é que eles vendem mais barato :lol:) gostaria de saber se em % ela ou a gol cresceu mais esse ano.
 
Metz disse:
Antigamente mesmo vendo com pouco tempo antes da viagem eu não achava os preços tão caros quanto hoje, é claro que os aviões ainda não eram tão cheios como foi no ano passado mas ainda acho que houve um aumento um pouco grande devido a empresa aproveitar o crescimento de sua credibilidade.
Eu também torço para que a Varig não acabe, por ser gaúcho (mesmo não tendo mais nada a ver) e por medo da dominação total da gol que pelo que ví em algumas críticas ainda deixa a desejar em qualidade de funcionários, organização , etc.
Olha, caro está pq tb o petroleo ta nas alturas...
mas com relação a dominação de mercado, tema mais a TAM. ela tem 43% do mercado contra 29~28% da gol.
eu digo isso por conhecimento de causa.
funcionarios da gol são de alto gabarito, tendo maior parte dos comandantes ex-funcionarios da VASP e TransBrasil...
temos de lembrar que avião não é lanchonete, ou restaurante. o lanchinho é um agrado ao passageiro. :D

Metz disse:
Quanto a bra não é novidade nenhuma que eles são safados (o que me importa é que eles vendem mais barato :lol:) gostaria de saber se em % ela ou a gol cresceu mais esse ano.
uma coisa é ser safado, outra é canibalizar o mercado e tirar TODAS as vantagens que é obrigatória aos tripulantes... e vai por mim, colocar comida no porão é tudo menos higienico.

a gol começou o ano de 2005 na casa dos 22%... fechou em 28%
a BRA tem 6% do mercado... começou a operar regular em 2005...
e a VRG despencou de 29% a 18%...

tem a ocean air tb, que tem na casa de 2% ou menos...
 
A principal concorrêcia é mesmo entre a GOL e a TAM. A TAM não quer abaixar o preço das passagens aéreas pra não abrir mão do alto padrão dos seus vôos. E mesmo assim continua a crescer, aumentando a malha aérea, a frota. E a GOL aposta no "low cost, low fare", e é destinada à classe média, financiando suas passagens em até 36 vezes sem juros. Você não pode exigir Whiskey em um vôo da GOL porque você simplesmente não vai ter! A GOL voa pra puramente transportar passageiros. E o mercado, por enquanto, é da TAM. Veja esse gráfico, extraído do site do Departamento de Aviação Civil (DAC):

Gráfico de Market Share (Fatia no Mercado)
 
...mas fim de semana desses na GOL pedi um guardanapo extra...ele veio com cheiro de banheiro...reclamei e disseram que era o desumidificador...mifu pq bananão é isso mesmo...
 
É dose:

Em crise, Varig gasta R$ 6 milhões por ano com caviar.

Apesar do prejuízo anual da Varig beirar o R$ 1 bilhão por ano, a empresa gastou cerca de R$ 6 milhões com caviar no ano passado. Boa parte do produto, no entanto, era desviada para abastecer festas da elite carioca.

A acusação é do promoter Bruno Chateaubriand, citado em reportagem da revista Exame. Chateaubriand diz que comprava o caviar da Varig a um preço cinco vezes menor que o de mercado. O playboy pagava cerca de R$ 90 por lata.

O promoter chegou a declarar que só fazia festas com o caviar da empresa. Em contrapartida, a companhia gastava por ano R$ 6 milhões com produto.

Mesmo com uma dívida de mais de R$ 10 bilhões, a Varig manteve custos altos e sem controle, informa a reportagem da Exame.

A desorganização na companhia foi apontada em relatório elaborado pela Lufthansa Consulting no ano passado, que revelou falta de articulação crônica entre os diversos setores da Varig e apontou dificuldades na comunicação entre os departamentos financeiro, de recursos humanos, comercial e de informática.

Invertia
 
Assembléia aprova venda da Varig em leilão

Com Reuters
Atualizada às 17h13

Os credores Varig aprovaram nesta terça-feira em assembléia a venda em leilão da parte operacional da companhia, que deve ser realizada em 60 dias. O preço mínimo proposto em acordo, que também envolveu o governo, é de US$ 860 milhões para a venda de todas as rotas e 46 aviões da empresa, segundo projeto apresentado pela consultoria Alvarez & Marsal, responsável pelo plano de recuperação judicial.

"Fomos capazes de conciliar interesses e demos um grande passo para a solução da Varig", disse o presidente da Varig, Marcelo Bottini.

A primeira tentativa será a venda integral da companhia e, se o preço mínimo não for atingido, serão vendidas apenas as operações domésticas no mesmo dia por um preço mínimo de US$ 700 milhões e que englobará 30 aeronaves.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá fazer um empréstimo de US$ 100 milhões para manter as operações da companhia até o leilão e também poderá financiar o futuro comprador da empresa. Segundo a assessoria do BNDES, valores e percentuais deverão ser fechados em uma reunião marcada para quarta-feira com a consultoria Alvarez & Marsal.

A Varig tem dívida de mais de R$ 7 bilhões. Parcela desse montante ficará com a unidade comercial da empresa que será uma prestadora de serviços aeroportuários para a parte operacional da Varig. Essa parte comercial, que será vendida mais para frente, será responsável pelo programa de milhagem Smiles, vendas de passagens e marketing da companhia aérea.


segue:http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200605091855_INV_29354773

De agora pra frente só a pintura dos aviões pode ser chamada de brasileira acho eu, não entendo porque chamam isso de "parte do plano de salvação" da empresa.
 
Metz disse:
De agora pra frente só a pintura dos aviões pode ser chamada de brasileira acho eu, não entendo porque chamam isso de "parte do plano de salvação" da empresa.

salva o nome varig, e deixa as dividas esquecidas....


agora o mais vergonhoso da assembleia foi o que o Jornal da Globo mostrou ontem, funcionarios vaiando as demais empresas.... quem garante que elas nao podem comprar a varig (domestica)? e eles la vaiando.......
tem coisas que nem a logica me responde...
 
05/06/2006 - 17h29
Justiça confirma que comprador da Varig não herdará passivo trabalhista

SÃO PAULO - O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, confirmou nesta segunda-feira que o comprador da Varig não herdará as dívidas trabalhistas da companhia aérea. Ele baseou sua decisão no próprio texto da Lei de Recuperação de Empresas, que trata da ausência de ônus do objeto da alienação.


Segundo Ayoub, o propósito da lei é criar um cenário atrativo para garantir e estimular o surgimento do crédito.


O juiz afirmou que caso o comprador herdasse o passivo trabalhista, isso " acarretaria uma desvalorização dos ativos postos à alienação, criando um quadro desfavorável à aquisição por parte de investidores " .


De acordo com Ayoub, a decisão beneficia também os próprios credores e vale tanto na recuperação como na falência. " O juízo não tem outra posição senão aquela já adotada no sentido de não reconhecer a possibilidade de haver sucessão (herança das dívidas). Entenda-se, inclusive, que a eliminação da sucessão é a mais ampla possível " , completou.


Na próxima quinta-feira (8), os investidores interessados nos ativos operacionais da Varig (rotas domésticas e internacionais) deverão apresentar suas propostas durante o leilão da companhia. O preço mínimo estabelecido pelas operações foi estipulado em US$ 860 milhões. Há, porém, a possibilidade de venda apenas das rotas domésticas. Neste caso, o preço mínimo é de US$ 700 milhões.


O leilão, que estava marcado para hoje, foi remarcado para a próxima quinta-feira, para que os investidores tivessem mais tempo de elaborar suas propostas. TAM, Gol, OceanAir e Aero-LB (consórcio formando pela companhia portuguesa TAP e investidores nacionais) são os principais interessados na Varig.


(Murillo Camarotto | Valor Online)
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2006/06/05/ult1913u51643.jhtm

Assim fica fácil.
 
ha, como diz um colega meu funcionario da VARIG no galeao...

Eu ja parecia funcionario de ONG, agora vao me por para trabalhar de graca ate' venderem e me deixar a ver navios
esses interesses obscuros por tras da varig... sei nao....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo