• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Criptografia..a agora??

July

Usuário
bom...eu n sei se aq é o lugar certo pra postar isso..bla bla bla..
mas a bronca é essa: nesse ano o tema do meu grupo na MIC (mostra de iniciação cientifica) do meu colégio é "criptografia.." o problema é que não sei nem pra onde vai esse assunto, não consigo encontrar na net..já tentei buscar em livros, mas não consegui entender nada..
já to ficando deseperada..pq eu nao posso desistir..pois o trabalho vai substituir a nota da av2 na segunda unidade do segundo semestre de matematica..e eu preciso muito de nota boa..alem disso vou poder escolher outras 3 materias pra fazer um relatorio pra cada uma q valera de 0-1 ponto na media! :|
agora eu queria a ajuda de vcs..sei lah..um livro bom, um link, qq coisa relacionada a criptografia..por favor!! :wink:
 
:D ..valeu..vou ler! qnd acabar de ler direitinho e venho aq e digo oq sei e oq n sei... :roll:
 
Criptografia simétrica? Assimétrica? PKI? Acredite, há mais coisas legais sobre isso do que você imagina... :D
 
Humm eu acho que estes nâzgul da informática estão confundindo a mente da pobre July.

Criptografia não tem necessariamente a ver com meios de comunicação modernos. A história é muito mais bonita do que isto.

E acho que para um trabalho de colégio acho que a história e o como funciona básico já está mais do que suficiente ;)
 
Sercelda disse:
Humm eu acho que estes nâzgul da informática estão confundindo a mente da pobre July.

Criptografia não tem necessariamente a ver com meios de comunicação modernos. A história é muito mais bonita do que isto.

E acho que para um trabalho de colégio acho que a história e o como funciona básico já está mais do que suficiente ;)

nao eh um simples trabalho de colegio..tipo..eu sou primeiro ano e n sei porra nehuma de criptografia enquanto os pirraias de quinta serie tao fazendo um trabalho de robotica.. :|

outra: o prof que deveria estar nos munitorando mandou a gente ir na federal, achar p prof de criptografia do quinto periodo da galera de engenharia pra ele dar noçoes e especificar cm sera um trbalho perfeito.. :evil:
 
Criptografia é um assunto muito vasto. Como o Sercelda disse, isso existe desde a história.

Algumas idéias interessantes:
- Um panorama geral da criptografia, desde o tempo de Júlio César (e sua famosa cifra) até os dias de hoje, e quem sabe falando de idéias para o futuro. Isso é interessante para você pois sendo uma coisa geral não há necessidade de entrar em detalhes de como funciona a criptografia RSA ou coisa assim.

- A quebra da cifra Enigma. Seria descrita a máquina, e em seguida o processo de quebra do código. Se tiver acesso a um computador, seria legal colocar um programinha que simule a enigma disponível para os visitantes verem.

Uma referência excelente é O Livro dos Códigos, de Simon Singh. Mesmo sem o trabalho, é um livro excelente e fácil de ler. O que você precisaria para os trabalhos citados acima tem nesse livro, mas naturalmente você não vai fazer o trabalho baseado em um livro só...
 
nossa..graças a esses links eu sai da estca zero no projeto..ja pequei um livro aq do meu pai e to programando no c ++ um coisa q codifica e descodifica textos!! acho que agora o projeto sai!! valeu..mas se ainda tiver alguma dica pra ele (na apresentaçao.. uhuh..n quero nd neh??) nao deixem de postar!
 
Só lembrando que funções hash não são criptografia.

São fortemente relacionadas com criptografia, e usadas por muitos sistemas que usam criptografia para verificação de integridade das mensagens, pois uma função hash é uma função em um sentido só: ela transforma um texto qualquer num outro, mas tendo apenas o resultado da função é impossível encontrar o texto original. Já funções criptográficas transformam um texto qualquer num outro que a princípio não permite a recuperação do texto original, a não ser que se tenha uma informação extra (como a chave utilizada para criptografar o texto).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo