• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Criminalidade

Eönwë disse:
Primula... esse "plano B" de que vc falou provavelmente tb não funcionaria. A policia do Rio é podre. Pra aplicar este "plano B", ela teria que ser limpa. E pra limpá-la, vão demorar anos, e já vai ser tarde demais. E está obvio que, por enquanto, nenhum plano B está sendo desenvolvido.

Eu ainda acredito que o Estado Legitimo é mais forte do que o Estado Paralelo. Eu realmente acredito que o Estado Legitimo ainda tem mais pessoas inteligentes, mais poder bélico e mental. Mas vc, Primula, parece não acreditar. Parece que o Estado Paralelo já te tirou a esperança...

Nope... Usar o exército É prova cabal de que o Estado Legítimo perdeu o controle. Ele só usa o exército somente quando em ESTADO de SÍTIO.

O estado Legítimo não devia perder o controle. Só que ao usar esse tipo de solução é como dizer "olha num sabemos o que fazer e vamus usar o último recurso!!!"

Qualquer ser inteligente sabe que ao usar um "ultimo recurso" é o último passo antes de reconhecer que não tem mais controle algum sobre uma situação.

Há formas de colocar a polícia para funcionar. Mesmo essa corrupta que temos, até a efetivação do "plano B".

O primeiro passo seria tirar a polícia que está corrupta em UM LOCAL transferindo para outro.

Extorsões, propinas, e amizades com os criminosos teriam de ser totalmente refeitas.

Mas não contar apenas com isso para resolver a situação. Tem de se resolver o problema do crime propriamente dito.

Um exemplo: muitos policiais em Sampa reclamavam que eram babás de presos. Houve uma transferência em massa dos presos para penitenciarias. A última notícia que ouvi foi de um corregedor muito insatisfeito com o baixo rendimento policial agora "que eles não tem mais a desculpa de baby-sitter"

Fazer as coisas com radicalismo é um erro. É como jogar xadrez de forma desesperada: o seu oponente quer que você fique em panico e perca.

Ao incentivar o uso do exército, você praticamente está a um passo na minha frente para se entregar para os criminosos, Eonwe. Atitudes desesperadas não ajudam em nada em nossa situação. Precisamos pensar com calma e ver alternativas.

Wendëmahtar disse:
Pra começar, reformular totalmente o nosso Código Penal.

Com certeza seria um bom começo, já que nosso código se bobear ainda considera adultério como crime... Mas não o principal, visto que o problema é que não se faz cumprir as leis, e não que não existam as leis.

Uma coisa que observo é que todos reclamam no Brasil, mas também são os primeiros a tirar vantagem de alguma coisa. Apesar de que isso não configura crime, também não configura honestidade, e isso é ENSINADO de pai para filho. E os filhos aprendem tão bem que muitos da classe mais miserável não pensam duas vezes em matar pais e mães se tiver lucro.

AGORA a classe média se tocou que esse tipo de "moral" ensinada aos filhos é prejudicial, com o caso da Suzana Von Richtoff.

Não é questão de não existir leis, mas de que não temos uma rotina de respeitar essas leis. Seja no trânsito, seja no simples ato de jogar lixo no lixo... implicitamente ensinamos aos nossos filhos que não precisamos respeitar nenhuma lei, porque ninguém respeita.

O que é catastrófico. Ensinando isso, no futuro eles não respeitam sequer ao pai. Pois o pai que devia ser um modelo a ser seguido, um herói, torna-se diante de seus olhos um ser medíocre e pequeno...

Não é apenas questão de refazer um código caduco, mas talvez seja uma boa idéia discutir a elaboração com a sociedade para que ela dê valor às leis. Senão vai ser mais um calhamaço de folhas inúteis na biblioteca.

Dark-Turk disse:
Meu Deus!!! Essa primula escreveu uma Bíblia ai! acabou com o teclado

É minha marca registrada. Pergunte a qualquer um do insônia :mrgreen:
 
Wendëmahtar disse:
Pra começar, reformular totalmente o nosso Código Penal.

Sim, seria uma medida muito importante e a primeira.
Porém falando-se em reforma do código penal há se falar em reforma penitenciária já q as prisões de hoje então longe de enfraquecer o poder do bandido...as prisões estão super lotadas... e os funcionários são corruptos (não estou generalizando ok?). Tínhamos de ter prisões q limitassem, pelo menos, a comunicação com suas respectivas facções.
Só depois de uma reforma no Código Penal e uma reforma no sistema penitenciário é que poderíamos tomar pedidas como invasão em favelas e tlas, sem isso teríamos pessoas q deveríamos ir presas mas não são por causa de um Código Penal ultrapassado, e mesmo os q fossem presos ficariam em suas celas super lotadas, com celular e conseguindo armas p/ seus motins.
Ou seja, não adianta ir lá e invadir a favela mas é preciso dar um suporte para q a lei seja aplicada com rigor. Mas todas essas mudanças são feitas pelos poderosos, os políticos q dominam nosso país e nisso devemos levar em conta q são alguns desses caras q dão suporte p/ q essas coisas, de tráfico e tals, aconteça e eles não acabariam com um negócio q está sendo tão lucrativo pra eles. :evil:
_____________________

"Hail hail the lucky ones, I refer to those in love yeah..."
Pearl Jam - Hail Hail
 
Primula disse:
Qualquer ser inteligente sabe que ao usar um "ultimo recurso" é o último passo antes de reconhecer que não tem mais controle algum sobre uma situação.

No nosso caso, o último passo antes de reconhecer que não tem mais controle seria chamar outro país pra resolver nossos problemas. Como a Colombia, que chamou os EUA pra resolver seus problemas com a guerrilha.

Primula disse:
O primeiro passo seria tirar a polícia que está corrupta em UM LOCAL transferindo para outro.

Extorsões, propinas, e amizades com os criminosos teriam de ser totalmente refeitas.

Você fala como se fosse fácil... Precisaria de mta força de vontade da justiça, dos governantes e da própria policia. Só que essa força de vontade não existe, pq a situação atual está cômoda para os "poderosos". Nunca vamos descobrir todos os policiais corruptos, nunca vamos chegar no fundo de todas relações inescrupulosas do crime com a policia. O único jeito "fácil" de limpar a policia seria demitir todos os policiais e contratar novos. Mas isso é completamente inviável, e ainda seria só uma solução temporaria.

Primula disse:
Nope... Usar o exército É prova cabal de que o Estado Legítimo perdeu o controle. Ele só usa o exército somente quando em ESTADO de SÍTIO.

Primula disse:
Ao incentivar o uso do exército, você praticamente está a um passo na minha frente para se entregar para os criminosos, Eonwe.

Vc já admitiu que na sua opinião o Estado Legitimo perdeu o controle. Eu acho que ele ainda não perdeu o controle. Por isso, vc está mais perto de se entreguer aos bandidos do que eu.

(Primula... não leve nada do que eu digo aqui pro campo pessoal, por favor)
 
Criminalidade.

Primula.Parabens por sua visão responsavel e corajosa.Nos dias de hoje é raro as pessoas encararem o problema da violencia sem passionalismo e preconceito.Existe uma postura "defensiva" de grante parte da classe média impregnada de um revanchismo que só colabora para a guerra.É o pessimo habito de se confundir vingança com justiça.
Infelizmente não existe solução para o problema da violencia que não seja a longo prazo.
Apesar de o mal existir independente de raça, credo ou classe social, as raizes da violencia se encontram na injustiça social e na baixa estima do povo nos governates.Não existe motivação moral para um muleque de favela, que cresce na miséria e convive com a violencia policial , o descaso e os olhares assustados e de reprovação do cidadão de classe média, para que esse mesmo muleque não queira jogar no time dos bandidos que o cercam de proteção e "beneficios" materias que a sociedade de consumo lhe seduz mas lhe nega.
O tenis do anuncio da TV, é um simbolo de status inatingivel pra um garoto desses e só deixa de ser utópico quando o tarficante aponta para o garoto o caminho mais facil (olha o discurso do Sam ai).
Então galera...preparem-se pois solução definitiva a curto prazo não existe.Claro que isso não justifica um conformismo, e a lei deve ser cumprida.Por isso é importante o que a Primula falou.A policia ta errada, não é confiavel e convive com a corrupção.Essa deve ser preparada adequadamente.Investimento em segurança é fundamental, mas não é só equipando e preparando a policia que a violencia vai acabar.A causa ta bem antes...lá no tenis do garoto.Lá na miséria e na injustiça social.
 
Pois bem.Essa é bem polemica.

Já pensaram que as armas dos traficantes não são fabricadas no Brasil assim como as drogas que estes comercializam? Então não seria correto pensar que um circulo de poder bem maior que os traficantes esteja conivente com a entrada de armas e drogas no pais ? E será que um negócio que movimenta tanta grana ia ter seus cabeças morando em favelas, vivendo escondidos...? ou estariam os verdadeiros chefões morando nas coberturas do Rio, ou nas mansões de Brasilia e Sampa ?
Então a quem a proibição de drogas favorece ? Nós ou aqueles que lucram com a proibição ? Cocaina só custa isso tudo por uma razão: É proibido.
 
Eönwë disse:
Primula disse:
Qualquer ser inteligente sabe que ao usar um "ultimo recurso" é o último passo antes de reconhecer que não tem mais controle algum sobre uma situação.

No nosso caso, o último passo antes de reconhecer que não tem mais controle seria chamar outro país pra resolver nossos problemas. Como a Colombia, que chamou os EUA pra resolver seus problemas com a guerrilha.

Esse não é o último passo. Isso já é admitir que foi perdida a guerra. Pedir para outro país resolver nossos problemas é perder soberania nacional.

Sinceramente, o que EU quero é que NÓS resolvamos nossos problemas. Me desculpe, mas parece que VOCÊ tem uma atitude fatalista com essa sugestão de fazer com que alguém resolva nossos problemas, logo depois de concordar com o uso do Exército.

Primula disse:
O primeiro passo seria tirar a polícia que está corrupta em UM LOCAL transferindo para outro.

Extorsões, propinas, e amizades com os criminosos teriam de ser totalmente refeitas.

Você fala como se fosse fácil... Precisaria de mta força de vontade da justiça, dos governantes e da própria policia. Só que essa força de vontade não existe, pq a situação atual está cômoda para os "poderosos". Nunca vamos descobrir todos os policiais corruptos, nunca vamos chegar no fundo de todas relações inescrupulosas do crime com a policia. O único jeito "fácil" de limpar a policia seria demitir todos os policiais e contratar novos. Mas isso é completamente inviável, e ainda seria só uma solução temporaria.

E você fala como se fosse impossível. Sim, vai dar trabalho. Vai ter erros. Como todo mundo sabe, não dá pra resolver da noite pro dia.

MAS O PIOR ERRO é sequer tentar.

Como diz o Mayoros, o pior tipo de gente que existe é o que só reclama mas não apresenta sugestões para melhorar. Reclamar todo mundo faz! Fazer são outros quinhentos.

E o fazer também implica em pensar e discutir com amigos alternativas, sugestões para a comunidade. Como estamos fazendo aqui.

Com o tempo a pessoa desenvolve um senso de participação e começa a apresentar essas idéias para os governantes. Pode não ser ouvido? Pode não dar certo?

Isso é justificativa para sequer tentar?

Porque nos fazem acreditar que o sistema nunca vai mudar, você não tenta? Pelamordedeus, eu não sou da geração de "pra não dizer que não falei das flores", mas já devíamos saber que "quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

Fazer alarde publicitário nào é investir em segurança. Usar o exército não é investir em segurança. Se estivéssemos jogando xadrex, seria como perder a rainha antes mesmo da partida começar.

Primula disse:
Nope... Usar o exército É prova cabal de que o Estado Legítimo perdeu o controle. Ele só usa o exército somente quando em ESTADO de SÍTIO.

Primula disse:
Ao incentivar o uso do exército, você praticamente está a um passo na minha frente para se entregar para os criminosos, Eonwe.

Vc já admitiu que na sua opinião o Estado Legitimo perdeu o controle. Eu acho que ele ainda não perdeu o controle. Por isso, vc está mais perto de se entreguer aos bandidos do que eu.

(Primula... não leve nada do que eu digo aqui pro campo pessoal, por favor)[/quote]

Não estou levando as coisas para o lado pessoal. Mas tem algo terrivelmente mal compreendido em minhas palavras.

Eu considero que o governo perdeu o controle porque ele usou o Exército. E um recurso que é inútil e que fará as coisas ficariam piores que antes.

Por isso que é premente que nós pensemos em alternativas. Como disse Duque, o negócio do crime vem antes, vem "no tenis".

De novo, eu pergunto: quanto realmente somos inocentes em não compactuar com o crime? Aquela coisinha de nada comprado no camelô, aquela fézinha no bicho ou no bingo...

Sou muito ingênua, mas sei que isso lava dinheiro criminoso.

O estado de Direito perdeu o controle. Isso não é motivo para eu me desesperar e querer comprar um 38 para me defender. (Mesmo porque eu lá sei como usar uma arma?)

O ponto é que a maioria das pessoas que acham que o governo ainda está no controle, querem exatamente a solução desesperada. O exército, o direito de portar armas, pena de morte...

Admitir que o governo perdeu o controle não significa que eu perdi o controle de mim mesma e de minhas emoções (medo).

No entanto, uma pessoa pode confiar no governo, mas perder controle de suas faculdades mentais por causa do desespero e pedir medidas drásticas como uso do exército, direito de usar armas, pena de morte que não resolvem nada.

O exército, a pena de morte vai resolver o problema de violência no Brasil? Francamente, pra mim isso é apenas uma forma de acalmar o povão, de agradar o pessoal, fingir que estão fazendo alguma coisa.

Se todos conseguissem pensar com calma, veriam que muito da violência dos grandes centros é porque são grandes: qualquer um pode ir pro cinema depois de matar.

Primeiro: educação. Não apenas para conseguir emprego, mas como disse Roberto Freiro, uma escola para formar cidadões.

Segundo: comunidade. A violência diminui se as pessoas sabem quem são seus vizinhos, quem matou quem... afinal você andaria com um cara que mata sem pensar duas vezes? (e nesse ponto, as pessoas precisam sair de seus casulos, de suas casas e frequentar associacoes de bairro, cuidar da escola do bairro, etc..)

Terceiro: investimento na polícia. Isso inclui limpar as fileiras corruptas, tirando-as de um local e colocando-as em outro. Sem ligação com antigos colegas. Investigação dos casos principais e usar isso como exemplo para inibir futuros abusos.

Quarto: desenvolvimento e pesquisa. Não parece, mas enquanto formos apenas plantadores de cana, soja e laranja não vamos ter desenvolvimento. Temos de conciliar o desenvolvimento tecnológico, criar oportunidades para pequenas e micro empresas que geral milhões de empregos (ao invés de uma Embraero que cria 13000 empregos, conforme propaganda ridícula de campanha do Alckimin). Unir o desenvolvimento pesquisa com a indústria. Cuidar para que a biogrilagem não exporte nossas riquezas biológicas para indústrias farmacêuticas do exterior. Senão não adianta educar: não vai ter empregos para todos no futuro!

Existem outras coisas que não podem ser desconsideradas. Como disse o Duque, tem valores que tem de ser reavaliados... a mídia dá muita importância à roupa de marca e ensina isso para nossas crianças... mas quem escolheu essa babá eletrônica? Quem abdicou de seu direito de ensinar seus filhos?

E não esqueçamos da saúde, do transporte...

Não podemos investir apenas em polícia: temos de investir nas pessoas, no país, na indústria, na pesquisa. Concatenar as ações para que não fiquemos "especialistas de porcaria alguma".

Minha sugestão é muito mais complicada do que "limpar a polícia". Minha ambição é que aos poucos limpemos o país como um todo. Sem essa de desculpar pequenos crimes, pois a tendência é os criminosos ficarem mais audaciosos. E ao ser "intolerante" com coisas pequenas, o povo não aceita passivamente as coisas grandes que um ACM faz no painel eletrônico.

Sim, é MUITO complicado fazer isso. Sozinha vou conseguir? Nunca. Porque acha que gasto dedinhos em fóruns de discussão? Quanto mais gente conseguir raciocinar com clareza e pensar em alternativas a longo prazo, mais chance tenho de ver meus sonhos tornarem-se realidade.

Seria pretensão enorme querer que tudo isso se torne realidade. Pois bem, sou uma louca dessa magnitude. Eu acredito que podemos fazer isso. Nada vai mudar se não mudarmos o jeito de pensar do brasileiro, se não largarmos a "lei de Gerson", se não formos sérios na educação de nossos filhos.

O primeiro passo é convencer pessoas o suficiente que podemos.

O segundo é conciliarmos esforços.

Pode demorar meses, anos... séculos. Pode ser que meus netos tenham netos antes que isso torne-se realidade.

Nunca me entreguei. Sempre lutei. Minha luta não é com armas. Minha luta é com o intelecto. Com discussão e persuasão. Em convencer outros que podemos.

Já leu "sonho de mil gatos"? :wink: (Sandman-Neil Gaiman)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo