• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Criaturas Tumulares

Bom, em primeiro lugar, queria dizer ola, sou novo no forum. Mas, enfim, esses dias tava lendo o senhor dos aneis quando cheguei no capitulo das criaturas tumulares.
Na parte em que Frodo ta no châo, as criaturas tumulares falam algo sobre a destruição do sol e da lua, e de q o lorde escura iria erguer sua mão sobre a terra negra. Bem, a lorde escuro nesse caso seria o propio Morgoth, se nao me engano, ja que a destruição do sol e da lua acontece na Dagor Dagorath.
Enfim, pode ser uma dúvida noob, e se for me perdoem, mas mesmo assim eu pergunto: é sobre morgoth e a Dagor Dagorath que eles cantam? E se for, como as criaturas tumulares sabem disso, ja q essa e uma profecia de mandos da qual ate mesmo os elfos valinoreanos apenas sabem rumores? E afinal, quem sao as criaturas tumulares:think:?
 
Olá e bem-vindo à Valinor, ancalagon_killer! Não creio que as Criaturas Tumulares tivessem o poder de prever a Dagor Dagorath ou que o próprio Melkor tivesse ciência dela. Os espíritos que lá habitam foram despertados por Khamûl, o segundo em comando entre os nazgûl. O local foi palco de muitas guerras entres os dúnedain contra os reinos de Cardolan e Rudhaur na Segunda Era e posteriormente contra os guerreiros de Angmar.
 
Bem-Vindo amigo!
Mas acho que a teoria mais plausível é que:
O Senhor do Escuro seja Sauron, e a destruição do Sol e da Lua seja o fato da obstrução de suas luzes, e que a Montanha da perdição iria lançar um véu de cinzas sobre a Terra-Média.
 
"Frio haja nas mãos, no coração e na espinha
e frio seja o sono sobre a pedra daninha;
que nunca despertem de seu pétreo leito,
nunca, até a Lua morta, até o Sol desfeito.
Ao soprar negro dos ventos os astros vão morrer,
e eles sobre o Ouro ainda irão jazer,
até que o lorde escuro sua mão soerga
sobre o mar morto e sobre a terra negra."
Achei a parte em q as criaturas tumulares falam o poema. E ali diz literalmente q os astros vão morrer e jazer sobre o ouro. Por isso acho improvavel que ali se fale da obstrução de suas luzes pela fumaça da montanha da perdição. Enfim, tambem duvido que as criaturas tumulares poderiam prever o fim do mundo, mas não vejo em que outra parte do legendarium essa canção se encaicharia.Alguem pode resolver essa duvida:think:?
Olá e bem-vindo à Valinor, ancalagon_killer! Não creio que as Criaturas Tumulares tivessem o poder de prever a Dagor Dagorath ou que o próprio Melkor tivesse ciência dela. Os espíritos que lá habitam foram despertados por Khamûl, o segundo em comando entre os nazgûl. O local foi palco de muitas guerras entres os dúnedain contra os reinos de Cardolan e Rudhaur na Segunda Era e posteriormente contra os guerreiros de Angmar.
Obrigado, não sabia disso. E obrigado também por me receberem tão bem, há foruns onde se é recebido com uma ameaça de morte8-O.
 
Bom, ancalagon_killer, aqui a gente não recebe com uma ameaça de morte.. não logo de cara, pelo menos.



Enfim, acho que por ser uma canção, pode ter um pouco de exagero. Portanto o Senhor do Escuro provavelmente é Sauron.
Tenha em mente que Sauron seduziu os Nazgul, e estes provavelmente acreditariam que ele tinha poder até para destruir as carruagens da lua e do sol.

Mas por outro lado, Sauron "converteu" mesmo os numenorianos e fez cultos para Melkor em Númenor, dizendo que ele voltaria e daria poder aos seus seguidores e que somente o Escuro era digno de adoração. Claro que o que Sauron dizia era uma mentira, pois ele mesmo não tinha conhecimento da profecia. É provavel que essa canção seja apenas um vestigio dessas mentiras de Sauron.
 
Última edição:
Bom, ancalagon_killer, aqui a gente não recebe com uma ameaça de morte.. não logo de cara, pelo menos.
Bem, então vou tentar não receber uma ameaça de morte:lol:.
Enfim, acho que por ser uma canção, pode ter um pouco de exagero. Portanto o Senhor do Escuro provavelmente é Sauron.
Tenha em mente que Sauro seduziu os Nazgul, e estes provavelmente acreditariam que sauron tinha poder até para destruir as carruagens da lua e do sol.

Mas por outro lado, Sauron "converteu" mesmo os numenorianos e fez cultos para Melkor em Númenor, dizendo que ele voltaria e daria poder aos seus seguidores e que somente o Escuro era digno de adoração. Claro que o que Sauron dizia era uma mentira, pois ele mesmo não tinha conhecimento da profecia. É provavel que essa canção seja apenas um vestigio dessas mentiras de Sauron.
Mesmo assim, é meio estranho que essa parte da canção tenha tal semelhaça com o inicio da Dagor Dagorath, não? Afinal, quando li isso achei que a tal criatura estivesse o amaldiçoando para só acordar no fim do mundo, que nem a esquadra de Númenor. Mas é mesmo + provavel q isso seja simplismente fanatismo por Sauron.
 
Bem, antes demais nada: seja bem-vindo, ancalagon_killer, tenho certeza que vai gostar bastante do fórum e de seus membros.

Bom, quanto a sua questão...

Acho pouquíssimo provável que os versos da Criatura Tumular se referiam a Morgoth ou a Dagor Dagorath.

Primeiramente, porque como Elring disse, as Criaturas Tumulares são espíritos que resultaram das guerras entres os dúnedain contra os reinos de Cardolan e Rudhaur na Segunda Era e posteriormente contra os guerreiros de Angmar. Logo, eles nada poderiam saber sobre Morgoh ou Dagor Dagorath.

"Segundamente", porque as lendas sobre as Criaturas Tumulares no Condado falavam sobre os encantamentos que essas criaturas jogavam em suas vítimas e quando Frodo acorda deitado com a mão no peito ao lado dos hobbits, a primeira coisa qe ele teme é o fato de ter sido amaldiçoado e já estar sob os encantamentos da Criatura.

Os hobbits também estão posicionados de maneira bem peculiar. Estão todos deitados de costas para o chão com as mãos sobre a barriga (como os mortos), estão todos vestidos de branco e com muitos adornos: anéis, diademas, colares, coisas dos príncipes dunadein que morreram e foram enterrados naquele lugar maldito. Como os encantamentos não sã só palavras e muitas vezes necessitam de toda um topografia caraterística para funcionar, imagino que essa forma peculiar em que os hobbits se encontravam era justamente por causa do feitiço que a Criatura estava tentando lançar neles.

Que feitiço? A morte, a idéia é que eles dormissem para sempre. Como a forma em que estavam e os versos da Criatura sugerem.

"Frio haja nas mãos, no coração e na espinha,"

Qual é a temperatura dos mortos? O frio. Os corpos dos mortos perdem o calor da vida, se tornam frios, gélidos.

"e frio seja o sono sobre a pedra daninha:"

Sono frio sobre uma pedra? A morte. O corpo descansando eternamente em seu leito, a morte.

"que nunca despertem de seu pétreo leito,
nunca, até a Lua morta, até o Sol desfeito."

Morte, morte, morte. Se alguém te diz que quer que você durma e só desperte quando o sol for desfeito essa pessoa quer que você NUNCA acorde, ou seja, que você morra.

"Ao soprar negro dos ventos os astros vão morrer,
e eles sobre o Ouro ainda irão jazer,"

Quando Sol e Lua não exitirem mais, "eles" ainda irão jazer sobre o ouro. "Eles" quem? Os hobbits! Não o Sol e a Lua. Quem está deitado bem vestido e cheio de ricos ornamentos? Os hobbits. É um encantamento para manter os hobbits deitados em seu sono eterno sobre o ouro até mesmo quando os astros morrerem.

"até que o lorde escuro sua mão soerga
sobre o mar morto e sobre a terra negra."

Estejam e continuem dormindo até que o mal prevaleça e tudo o que for bom e bonito na terra esteja morto e desaparecido. Para mim, o lorde escuro (independente de quem seja) levanta sua mão em sinal e vitória, ele finamentdominou o mundo e subjugou todas as formas de vida e tudo o que restou do mundo é morte e escuridão.

Para mim então, a Criatura nada fala sobre o fim do mundo, ela fala sobre o fim dos hobbits, está condenando os hobbits à morte.

Bem, pelo menos, esta é minha interpretação desses versos.
 
Bem, Gerbur Forja-quente, muito obrigado. Voce respondeu minhas perguntas sem deixar margem para as duvidas. Eu me senti intrigado com essa parte, mas vc me respondeu claramente:yep:.
Bem, espero me dar bem nesse forum, to animado:joy:, e obrigado denovo, + uma vez.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo