1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Criaturas Tumulares e outras coisas

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elendil, 31 Out 2008.

  1. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Olá! Gostaria que que os colegas interessados na questão, lessem as duas citações de A Sociedade do Anel abaixo:

    Tolkien, J. R. R. O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel. Volume I, São Paulo: Martins Fontes, 1998.

    A questão que gostaria de levantar é: que reis e reinados, que lutaram entre si, eram esses que existiu, no passado, naquela região da Terra-média? Que importância, ou influências, essas batalhas tiveram para os rumos dos acontecimentos tomados na TM? Isso têm a ver com alguns dos acontecimentos relatados em O Silmarillion? Confesso que me perco um pouco nas batalhas e quedas de fortalezas e tudo mais do Silma a ponto de me confundir em algumas passagens. É porque só o li uma vez tempos atrás!:mrgreen:

    Posteriormente fala-se de "uma sombra de lugares distantes e escuros". Essa sombra relaciona-se com Sauron? Se sim, pode-se sugerir então que as Criaturas Tumulares estavam a seu serviço, ou não? Imagino que sejam entidades sobrenaturais, mas só agora, relendo a passagem, me questionei mais sobre o assunto.
    Pois na segunda citação, no verso, fala-se de "lorde escuro", "mar morto e terra negra". Sempre entendi isso como referências a Sauron e Mordor. Estou certo ou há outra relação/explicação?

    Agradeço aos colegas que responderem.
    Um abraço!
     
  2. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Bem, eu acho que esses pequenos reinos serão Arthedain, Cardolan e Rudhaur pois as colinas das antas (ou lá como vocês chamam! lol) são no meio de Eriador (+/-) e os únicos reinos que aí existiram que construíram fortalezas foram esses descendentes de Arnor... além de que os Reis de Arnor foram, durante mt tempo, sepultados ali (creio)...

    quanto à influência destes acontecimentos, acho que tem muito a ver com a influencia de Arnor, basta pesquisar sobre a guerra entre Angmar e Arthedain e Cardolan...

    quanto à sombra, ou é realmente Sauron (pelo menos nesses versos parece mt ser ele) ou é mesmo o Rei Bruxo, senhor de Angmar, reino que devastou Arnor...
     
  3. Menello

    Menello Usuário

    Se não me engano, no próprio livro explica, mais pra frente. Gandalf conta pro Frodo esse negocio dos reinos antigos. E diz que foi o rei bruxo que atraiu e deixou espíritos malignos para fica naquelas terras. Algo assim.
     
  4. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Nada impede, também, que esses reis sejam númenorianos negros que decidiram desbravar a TM e acharam um povinho pra dominar. Não estou me baseando em nada pra dizer isso, mas acredito que seja possível.

    PS.: O que diabos são as Colinas das Antas???
     
  5. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    loool... xD

    colinas das antas é o nome português das colinas onde estão essas sepulturas, esses túmulos!...
     
  6. Excluído038

    Excluído038 Excluído a pedido

    Eu tenho a impressão que os pequenos reinos foram sim as divisões feitas pelos herdeiros de Arnor que lutaram entre si. Já as colinas dos mortos tem uma passagem nesse proprio capitulo que fala sobre isso, que erm espíritos antigos influenciados pelas sombras. Provavelmente essa sombra era Sauron, já que quando fala sobre isso, se remete ao rei Bruxo, bem provável que esses mortos lá fossem homens influênciados por ele e pelo poder do Anel, o que traz uma influência indireta de Sauron.
     
  7. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    Bem, logo acima foi colocado tudo que eu tinha pra dizer.. Muito bem colocado por sinal. Só que pode ser que Sauron e nem o Rei dos Bruxos tenham nada a ver com tais criaturas, pois pode muito bem ser que fossem criaturas muito mais antigas, do tempo de Melkor, que se enconderam como o Balrog de Moria e despertaram com o mal do Rei dos Bruxos sob o dominio de Sauron, assim como o proprio Balrog....
     
  8. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Foi uma das possibilidades que imaginei, depois que li um outro tópico aberto aqui sobre o paradeiro dos vampiros e lobisomens. Alguns usuários especularam, e eu concordei, que eles talvez estivessem "perdidos" ou aterrorizando algum lugar distante e esquecido da TM, depois de eras e eras. Talvez as Criaturas Tumulares estejam na mesma situação. Uma possibilidade, claro!:mrgreen:
     
  9. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Também notei isso. O Bilbo em sua caminhada passa por terras com castelos sinistros em "O Hobbit". Me pergunto por que as almas de homens permaneceriam em lugares assim se elas tinham que partir. Só consigo imaginar que se elas forem mesmo almas de homens então elas estão desobedencendo as ordens dos Valares e de Eru se rebelando contra seu destino. A natureza do além é pouco explicada nos textos e a manifestação das almas é bem provável que mereça uma atenção especial traçada pelos criadores de Arda.

    Em todo caso a região aonde fica o Condado até Valfenda penso que era a porção do extremo oriental das terras aonde se passam as aventuras das primeiras eras. Nessas terras foram ficando muitos homens que tinham medo de se aliar aos elfos das primeiras eras. Eles não gostavam de elfos e devem ter ficado mais arredios ainda com a piora das condições de vida.
     
  10. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    São sim...Antes se enterravam as pessoas lá nas Colinas. Segue um trecho que eu achei nos apêndices d'O Retorno do Rei:

    ""Conta-se que os túmulos de Tyrn Gorthad, como eram antigamente chamadas as Colinas dos Túmulos, são muito antigos e muitos foram construídos nos dias do mundo antigo da Primeira Era pelos antepassados dos edain, antes que atravessasem as Montanhas Azuis chegando à região de Beleriand, da qual apenas sobrevive Lindon atualmente. Portanto essas colinas foram reverenciadas pelos dúnedain após seus retorno, e ali muitos de seus senhores e reis foram enterrados. [Dizem alguns que o túmulo no qual o Portador do Anel foi aprisionado fora o túmulo do último príncipe de Cardolan, que pereceu na guerra de 1409.]""

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, Anais dos reis e governantes - O reino do Norte e os dúnedain.

    Sobre as Criaturas Tumulares, eu achei isso na Enciclopédia Valinor:

    Criaturas Tumulares são seres fantasmagóricos, parecidos com zumbis, possivelmente baseadas nos Draugr da Mitologia Nórdica. São espíritos malignos de algum tipo (Maiar corrompidos ou possivelmente espíritos de Orcs, Avari corrompidos ou Homens malignos) que foram enviados para as Colina dos Túmulos pelo Rei Bruxo de Angmar de forma a evitar o ressurgimento do reino Dúnedain destruído de Cardolan.
    Estes espíritos animavam os ossos dos Dunedáin enterrados ali, bem como ossos mais antigos de Edain da Primeira Era, que ali continuavam enterrados.

    Bom, as colinas foram o local em que os edain viveram desde os Dias Antigos e na Segunda Era elas faziam parte do reino de Cardolan. As batalhas que o Eädsohn postou devem ser, como o torugo28 disse, as guerras de Angmar,Arthedain e Cardolan. E sobre o lorde escuro pode ser, eu acho, tanto o Rei Bruxo quanto Sauron, uma vez que eles eram ligados.
     
    Última edição: 20 Jan 2009
  11. Faramir

    Faramir Usuário

    Isso era uma coisa que pretendia descobrir quando li SdA pela primeira vez... isso sempre ficou batando na minha cabeça que que são esses reis e agora que li esse tópico. tem muito sentido o que torugo e o Dunadan falaram....
     
  12. DaniloStinghen

    DaniloStinghen Senhor do Destino

    Muito simples. Essas guerras não se encontram descritas no Silma (o autor apenas comenta que disputas internas e o Rei dos Bruxos trouxeram um fim ao Reino do Norte), mas sim nos apêndices do Senhor dos Anéis. Disputas de sucessão em Arnor levaram à sua divisão em três reinos, que disputavam entre si a posse da fortaleza de Amon Sûl. Em meio ao caos, apenas o reino de Arthedain manteve sua linhagem númenoreana intacta, e foi nessa época que surgiu o Rei dos Bruxos, no norte, em Angmar, e entrou em guerra contra Arthedain e seu aliado Cardolan. Muitos anos depois de destruir Amon Sûl, o Rei dos Bruxos se voltou contra o pequeno povo que restava em Cardolan, que se abrigava nas colinas chamadas de Tyrn Gorthad (as Colinas dos Túmulos), que sempre foram o local onde eram enterrados os nobres e reis daquela terra. Usando de feitiçaria, o Rei dos Bruxos ocupou os corpos dos príncipes e reis mortos com espíritos, e os mortos, saindo de seus túmulos, mataram os poucos dúnedain que restavam em Cardolan. Desde então, as colinas têm tido reputação maligna, e eram evitadas pelo povo de Eriador. A sombra a que se refere os trechos do poema é o Rei dos Bruxos, e, portanto, tem em Sauron sua fonte original.
     
  13. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    meutópico:dancinha:meutópico:dancinha:meutópico

    Bom post Dunadan! ;)

    ;D
     
  14. Excluído024

    Excluído024 Excluído a pedido

    Acho que a maior parte dos vampiros e lobisomens foram mortos na destuição de Beleriand, restando poucos.

    Não sei se em Dol Guldur haviam destas criaturas ainda.

    Haviam? :think: Help :think:
     
  15. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    Valeu! hehe
     
  16. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Se haviam foram mortas pelos exercitos de Lórien e da Floresta das Trevas. (Mesmo sendo mais provavel que todas morreram em Beleriand).
     
  17. DaniloStinghen

    DaniloStinghen Senhor do Destino

    Vampiros vêm à minha mente quando eu leio sobre a batalha dos Cinco Exércitos, que descreve uma massa de morcegos sobrevoando o campo de batalha. Já os wargs se parecem muito com os lobisomens, eu li isso na Tolkien Gateway, uma wiki, portanto a fonte não é inteiramente confiável. Mas, ao meu ver, os lobisomens de Tolkien não eram como os nossos, que trocavam de forma em noites de lua cheia. Eu os vejo como uma raça de lobos demoníacos, que tem predileção (como todos os lobos) por atacar à noite. Eu acho que wargs eram os lobisomens, porque Sauron (desde a primeira era) tinha especial apreço por eles. Seu domínio em Beleriand eram chamado de Tol-in-Gaurhoth, a Ilha dos Lobisomens. E quando a Sociedade abate os wargs próximos ao Portão Leste de Moria, Gandalf os chama de 'cães de Sauron'. Isso serve para fazer a ligação entre as duas coisas. Mas tem outra: Draugluin, Senhor dos Lobisomens de Sauron era um lobo gigantesco, e seu filhote, Carcharoth, também o era. Isso também me convence de que os lobisomens eram os wargs. Talvez 'lobisomem' fosse até um nome antigo para os wargs, não sei. É tudo especulação :P
     
  18. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Os Wargs podem ser primos dos Lobisomens e os Morcegos dos Vampiros (Prímos de terceiro grau).
     

Compartilhar