1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Criatura do Sirannon

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Decipher, 25 Abr 2004.

  1. Decipher

    Decipher Usuário

    Gente gostaria de saber qual criatura é aquela que agarra o Frodo nas margens do rio Sirannon nas portas de Moria.

    Frodo diz ter sentido a presença da criatura desde que seu pé tocou a agua do rio pela primeira vez e quando pergunta Gandalf o que era aquela (ou aquelas) coisas até mesmo Gandalf parece confuso

    "Não sei- disse Gandalf- mas os braços estavam todos sendo guiados por um único propósito. Alguma coisas se arrastou ou foi trazida para fora das aguas escuras sob as montanhas, existem seres mais velhos e repugnantes que orcs nos lugares profundos do mundo." (A sociedade do Anel, uma jornada no escuro)

    Já devem ter respondido isso, mais não achei, me indiquem o forum ou algum texto sobre o assunto por favor :wink:

    Elfa Laurelin
     
  2. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Eu também já procurei essa resposta nos livros e em sites tipo 'a enciclopedia de arda' mais não achei nada sobre o assunto.

    Mais uma perguntinha, existiam mais seres como aqueles rondando pelos rios da TM? :o?:
    Ou seria esse bichinho mais um enigma unico tipo Tom Bombadil?
     
  3. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Eu acho que esse ser é uma incognita, assim como aqueles que gandalf ve no fundo do abismo em Moria.
    Não ha nada que possa ser dito sobre ele se baseando nos livros... não sei se Tolkien citou algo a respeito nas Cartas, mas se alguem souber bota aí...
     
  4. Ange||us

    Ange||us Usuário

    Na TM existem varios seres que sao um misterio, e isso que torna a TM tao interessante... esse dai provavelmente deve ter a sua historia porem eu nao a conheço, ou se nao tiver intao e pq ele e outro misterio igual ao Tom...
     
  5. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    o proprio Gandalf responde.... "Existem seres mais velhos e repugnantes que orcs nas profundezas do mundo", Parece-me que que obras corrompidas, que remetem ao inicio dos tempos habitavam as profundezas da TM... Um exemplo eh o Balrog de Morgoth...
     
  6. Ephemera

    Ephemera Usuário

    O Balrog é sim um exemplo dessas criaturas mais repugnantes que os orcs, será que aquela criatura do rio sirannon era tb um Maia corrompido? Assim como o Balrog e a Laracna??? :o?:
     
  7. Pode ate ser uma criatura dos tempo de Morgoth...mas aquela criatura estava com cara de "arte" de Saruman.

    ate mais...
     
  8. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Arte de Saruman? Bem eu nunca tinha pensado nisso naum, mais vc acha que o Saruman pode ter "feito" aquela criatura e levado até o lago? Sei lá viu :o?:
     
  9. Ange||us

    Ange||us Usuário

    Ah tambem nao creio que saruman possa ter feito akela criatura, mesmo pq qual seria a finalidade dela naquele lago ?? nao sei... me parece um pouco estranho...
    :wink:
     
  10. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Saruman não era nem capaz de fazer um anel de poder decente pra ele, é pouco provável que ele tenha feito aquela criatura. Aquela criatura deve ser algum bicho corrompido por Morgoth que se mudou pro Sirannon depois que Moria foi abandonada.
     
  11. Ephemera

    Ephemera Usuário

    É, acho muito remota a possibilidade dela ter sido criada por Saruman, ele era muito idiota como ja disse o Charlie, mais sera que ela era mesmo um Maia ? Pq se fosse um animal que animal seria aquele? Nossa essa criatura é muito sinistra, está alem do meu poder de imaginação.
     
  12. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Talvez alguma corrupção de um octópode de água doce (não sei nem se existem octópodes em água doce... O Pandatur deve saber, ele é biólogo). Quanto a ser um maia, pode ser, por que não? Mas a idéia de corrupção de algum animal acho que é mais plausível.
     
  13. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Octopodes em agua doce? Creio que não mais Pandatur, ajuda agente! :lol: Mais eu já acho a ideia dse ser um maia mais provavel que a de ser um mero bicho convertido, sei la, mais se bem que se fosse um Maia corrompido ele teria dado mais trabalho né? Tipo a laracna mesmo ou o Balrog, a sociedade se livrou do bicho do sirannon com muita facilidade.
     
  14. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Laracna não era maia. Era só uma aranha gigante.
     
  15. Pessoal...

    Não quis dizer que ele "fez" a criatura..quis dizer que ele podia ter "enfeitiçado" ela para atacar Frodo....pois ele estava com o UM..pensei nisso.

    ate mais...
     
  16. Não há,repito,NÃO HÁ nenhuma explicação OFICIAL da origem daquele "polvo" guardando a Porta de Durin em Moria.

    A explicação mais aceita pelos estudiosos em Tolkien,é que aquele monstro do lago foi corrompido por Morgoth,e que possivelmente tenha se "instalado" na mesma época do Balrog de Moria ou até mesmo anteriormente.Alguns acham que foi a intenção de Morgoth espalhar criaturas corrompidas para guardar lugares...
     
  17. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    Quanto a isso, os balrogs por exemplo eram espiritos do fogo (valaraukar) que foram corrompidos por melkor, entao essa criatura nao necessariamente precisava ser um polvo, pra virar aquilo que virou. Acho que ele nao sabia nada do anel, acredito que ele ter pego o Frodo primeiro foi da historia mesmo. O que eu acredito é o que o Elendil Senhor de Andúnië disse,
     
  18. Elentari R*

    Elentari R* Usuário

    Se a criatura fosse um Maia, relamente não (mas nesse caso tb acho que teria dado mais trabalho...). Se a criatura fosse um animal corrompido por Morgoth (como acredito que seja), então deveria ser algo perto de um polvo.
    Mas eu acho, de qualquer forma, que a criatura atacou Frodo não por acaso. O poder do Anel agiu nesse momento, e ela foi atraída por ele.


    Qto à instalação da criatura... Antigamente, ali havia um rio, não? A chegada do bicho deveria ser depois que o rio virou lago, não? Qdo foi que isso aconteceu? (E aliás, quem fez isso com o rio?) E como a criatura chegou lá?
     
  19. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

     
  20. Mith

    Mith This server is too busy!

    Para mim, a criatura é mais um mistério e assunto de discussão que nunca dá em nada.
    Pode ser um servo de Morgoth, sendo que ele veio à Terra-Média para conseguir servos, mas sua missão faliu, e ele deixou pequenas maldades que serviam apenas de meros informantes.
     

Compartilhar