• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fianna

PrapedirsilêncioeuBERRO,prafazerbarulhoeumesmofaço
Esse tópico é em resposta ao tópico criado por Damon.Alfieri e chamado "quem estaria disposto em criar um universo imaginário",através dele vou tentar ajudar qualquer um a criar um mundo novo que pode servir para livros,quadrinhos,RPGs etc.Espero que seja útil e vocês gostem...

01)MAPAS
Vamos começar pela criação do espaço físico do mundo.A primeira coisa a fazer é criar um mapa,para isso pode-se dar uma olhada em mapas criados por escritores de ficção,ficção científica e de estórias do tipo "espada & magia".
Pode-se aprender bastante olhando os mapas da Terra Média de Tolkien,de Nehwon e Lankhmar de Fritz Leiber e Otto Fish,das estórias de Forgotten Realms e Dragonlance e da Era Hiboriana de Robert E. Howard para citar só alguns exemplos.
Ao criar o mapa para o seu mundo imaginário pense em nosso mundo real e leve em consideração a quantidade de terrenos diferentes e regiões diferentes que podem existir em um mundo,pense nos desertos como o do Saara e de Gobi e do interior da Austrália,nas cadeias de montanhas,como as Rochosas no Canadá,os Pirineus na Europa e as montanhas do Tibet e da América do Sul,em selvas e Florestas tropicais,como a Amazônia,em Ilhas como a Nova Zelândia,Madagascar,Ilha da Páscoa e em Savanas como as que existem na África e estepes existentes na Mongólia.
Olhe no mapa real esses lugares e leia um pouco sobre os animais,plantas clima,povos e seus costumes esse será o primeiro passo para criar o seu mundo.
aqui estão alguns mapas que mencionei acima:
A9fa6.jpg

cartenehwon.jpg

godslayer_map_neu.jpg

1280

ansalon2.jpg


(continua)
 
Última edição:
02)POVOS
Agora que você já tem o mapa do mundo você precisará fazer o quê?Povoá-lo é claro.Para isso você pode olhar novamente e se inspirar em nosso mundo real que é cheio de raças e culturas diferentes que podem inspirar a criação de raças humanas únicas em uma estória de ficção.Para isso a internet é uma ótima fonte de pesquisa e pode-se perfeitamente misturar características de duas ou mais raças desde que elas não sejam contraditórias(cá para nós,não dá pra criar um tuareg do deserto cujo povo tem mais de trinta nomes para neve,dá?...).O uso de povos reais para inspirar na criação de povos imaginários traz verossimilhança a cultura que você está criando e isso é que é bacana.Tolkien,por exemplo,se inspirou nos Inuit(esquimós) para criar os Lossoth da Terra Média e robert e.Howard também usou esse tipo de recurso para criar os personagens de seus contos de Conan,o bárbaro(os aesires e vanires são inspirados nos nórdicos enquanto os Stígios são inspirados nos egípcios,os habitantes de Kush e dos Reinos Negros nos africanos,os habitantes de Kithai nos chineses e japoneses e o próprio Conan foi inpirado nos cimérios que teriam sido,supostamente,um povo real...)
As fotos abaixo são de alguns exemplos de diferentes culturas humanas que podem servir de inspiração para diferentes raças de ficção,informações mais detalhadas sobre cada uma dessas culturas é facilmente encontrada na internet e em livros

Maori
Proveniente da Nova Zelândia esse guerreiros já foram canibais no passado.Tinha uma cultura guerreira marcada pela valentia.
ac2cd2ff95704dc9b0ce5d4a59320889.jpg

O ator Temuera Morrison que fez o Jango Fett em Guerra nas Estrelas-episódio 2 é maori.

Vikings
Tá legal,os Vikings não existem mais,mas sabemos o suficiente de sua cultura para nos inspirarmos nela para criar um povo fictício.(só esqueça os capacetes com chifres dos quais,até hoje,nenhum exemplar foi encontrado...)
vikings_season3_hero_1-H.jpeg


Massai
Os valentes caçadores de leões africanos já serviram de inspiração para James Cameron criar os Na'vi de Avatar.(você não gostaria de puxar uma briga com um cara que puxa brigas com leões,gostaria???)
Massai%20group.jpg


Bosquímanos
Outro povo africano bem interessante.Aparecem no filme "Os Deuses Devem Estar Loucos".podem até parecer primitivos mas tem um vasto conhecimento do habitat onde vivem
quem-sao-os-bosquimanos-homens-do-bosque-5.jpg


Zulus
esse povo deu uma verdadeira surra nos ingleses que colonizaram a África

zulu-zulus.jpg


Inuit
Os inuit são o povo que é conhecido pela maioria das pessoas como "esquimós"
simon_tradcloth.jpg


Xerpas
Os xerpas são um povo que vive nas montanhas do himalaia e na região do Tibet.Eles são normalmente contratados para servirem de guias e carregadores de alpinistas por serem altamente adaptados a lugares com alturas muito elevada
0533.jpg


Ciganos
Os ciganos foram usados como inspiração por Robert E. Howard para a criação dos Zíngaros da Era Hiboriana.Tem uma fama injusta de trapaceiros e ladrões mas a verdade é que gente honesta e desonesta existe em todos os povos,etnias e culturas do mundo.
ciganos-cultura.jpg


Mongóis
esse feroz povo das estepes era conhecido por ser compostos de excelentes cavaleiros e arqueiros e caçar usando águias
final.JPG


Cossacos
Esses guerreiros de origem russa ficaram famosos por sua bravura e ferocidade
saio%2Bcossacos.jpg

(continua)
 
Última edição:
03)RAÇAS NÃO HUMANAS
Ra%C3%A7as-de-Eldenurin-perg.jpg

Alguns autores,como J R R Martin,Fritz Leiber e Frank Herbert gostam de usar apenas seres humanos nos seus livros e contos já outros como Tolkien ,R.A.Salvatore e C.S.Lewis gostam de colocar raças não humanas como personagens de suas estórias tanto como vilões quanto como mocinhos.O uso de uma raça "não humana" é perfeitamente aceitável e,feito de maneira certa pode enriquecer bastante a estória e dar um tempero especial ao mundo criado.
O truque para se fazer algo original e não uma coisa que pareça mais do mesmo é simples:ao invés de copiar o que já viu outros fazerem,fazer algo original.
Por exemplo:ao invés de chamar uma raça de elfos porque não chama-los de Sidhe (nome original escocês/irlandês para tais criaturas)
Nesse caso a mitologia de muitos povos pode se tornar uma fonte valiosa de informação (não se preocupem,eu vou colocar um tópico sobre mitologia nesse tutorial....) para qualquer autor.
Seres como Veelas,Djinns,Goblins,Hobgoblins,Gremlins,trolls e gnomos existem em muitas mitologias e em muitas "versões" diferentes (que podem ser misturadas para se adaptar ao que o autor tem em mente...),assim como seres menos conhecidos como os Tengus,Onis e Kapas da mitologia japonesa,os Kwanokasha e Laurels,Dogwoods e Nunnehi dos índios norte americanos ou os Fomorians,Selkies,Leprechauns e Kelpies irlandeses.Todos eles podem ser pesquisados na internet e em bibliotecas e adaptados para aparecer em boas estórias.
Se autores conceituados como Tolkien,Michael Moorcock,C.S.Lewis e J.K. Rowling fizeram uso desse tipo de personagens de forma que enriqueceu suas estórias não há razão para outros autores não fazê-lo
O legal também é o autor adaptar cada "raça" para que ela se encaixe melhor em sua estória e seu mundo de fantasia.Imagine por exemplo que,ao invés de apenas um Curupira existe uma raça de seres chamada de Kurupira,com "k",que compartilha das mesmas características físicas,poderes e habilidades,ou que Sereias são criaturas metade humano e metade pássaro(como na lenda original grega) que,ao tocar na água,se transforma em metade humano e metade peixe(nas lendas gregas esses não eram chamados Sereias,eram chamados Tritões...) isso seria original e originalidade em estórias de fantasia é sempre bem vinda.
É claro que alguns tipos de criaturas se tornam mais valiosas se forem consideradas "únicas da espécie" e esses podem se tornar bons,vilões,mocinhos ou padroeiros para os personagens principais da estória,mas no momento estou falando de raças não humanas de maneira geral.
Outra coisa é não exagerar, é muito mais interessante um mundo onde humanos são maioria e esse outro tipo de seres não humanos são minoria do que vice versa.É claro que isso é uma questão de opinião pessoal...de qualquer forma se fosse feito o contrário poderia exatamente surgir uma estória original.
Outra coisa a ser lembrada é que,cada raça a ser utilizada,seja ela humana ou não, pode(e até deve)ter sua cultura,costumes,hábitos e religião(vou falar de religião em outro tópico também,ok?).Isso serve para enriquecer o "povo" descrito e torna-lo mais palpável ao invés de algo unidimensional.
O que está escrito aqui também serve para animais que sejam considerados "fantásticos" mas isso também é assunto para um outro tópico.

Se você(s) que tem lido esse post até agora gostariam que eu abordasse um determinado assunto a respeito da criação de um mundo fictício é só postarem que assunto é esse que eu tentarei abordá-lo da melhor maneira possível,ok?;-)
75d62f47-3148-46dd-aa30-a3251411f794_560_420.jpg
 
Última edição:
04)DANDO NOME AOS BOIS...OU MELHOR AOS PERSONAGENS
content_pic.jpg

Se você tem uma estória, é claro que você tem personagens e se você tem personagens é óbvio que eles precisam ter,cada um,um nome.Para começar a nomear personagens existem coisas simples que se pode fazer.A primeira delas é procurar nomes em livrinhos de nomes de bebê,isso mesmo,livros de nomes de bebê são uma ótima fonte para nomes de personagens,mesmo que eles nunca tenham sido bebês por terem sido criados já com certa idade.
Outra coisa que se pode fazer é procura na internet por nomes de culturas específicas.por exemplo:nomes femininos irlandeses,nomes masculinos maoris,nomes masculinos zulus,nomes femininos árabes e assim por diante.Tenha o cuidado também de procurar um nome para um personagem feminino ou masculino especificamente para que você não acabe dando um nome de mulher a um homem ou vice versa.
Saoirse_Ronan.jpg

A atriz Saoirse Ronan tem um nome irlandês pouco comum.(o nome dela se pronuncia "sorcha")
Review_CloneCommanderCodyTSC_stillB.jpg

O já mencionado ator Temuera Morrison e seu nome maori.
Se você quiser um nome mais exótico,vamos dizer assim,pode misturar as letras de um nome ou palavra já existente formando anagramas até sair algo que seja do seu agrado.
NOMES de FAMÍLIA
Muitos nomes de família antigos se originaram nas profissões originais exercidas pela família ou clã ou pelo fundador da família ou clã ou do lugar onde essa família habitava.Aqui vão alguns exemplos em língua inglesa:
Baker=padeiro
1155159-Harry-Potter-7i.jpg

O personagem Harry Potter pode ter tido antepassados oleiros,que trabalhavam fazendo potes de barro na idade média.
Potter=Oleiro
Brook=morador da beira do riacho
Emilia-Clarke-571248.jpg

Algum antepassado a família da atriz Emília Clarke deve ter sido um professor,clérico ou secretário de algum nobre no passado
Clake=professor,clérigo ou secretário
Fletcher=fazedor de flechas
Taylor=alfaiate
Ward=guardião
james-woods.jpg

Os antepassados do ator James Wood devem ter morado em alguma floresta na Inglaterra...
Wood=morador da floresta
Pontual=o começo do nome "Pont"significa "Ponte".A origem é de uma família francesa que construía pontes.
4436673_x720-e1482927223343-400x270.jpg

O repórter brasileiro Jorge Pontual decende de uma família que construía pontes na França da idade média.Eu sei disso porque eu também sou um Pontual.

PATRONÍMIOS E NOMES DO LUGAR DE ORIGEM
Algo muito usado também era o "patronímio" ou seja um nome que menciona quem era o pai ou o primeiro criador da família ou clã.O patronímio aparece em muitas líguas diferentes:

Irlanda: O' Exemplos:Chris O'Donnel(Chris,filho de Donnel),Renne O'Connor(Renne,filha de Connor)
gabby2.jpg

Renné O'connor,atriz

Escócia:Mac(ou Mc) Exemplo: Connor McLeod(Connor,Filho de Leod)
f047527e0d3e9368939e655a790c5365.jpg

Connor e Duncan McLeod,imortais filhos do clã escocês McLeod!!
Estados Unidos/Canadá:-son Exemplo: Greg Stillson(Greg,filho de Still)

Arábia:Ibn/Binti Exemplo:Altair Ib-al-Ahad (Altair,filho de ninguém) Fátima Binti Ahmed(Fátima,filha de Ahmed)
4cb0758e0718f85dc70e0759adf.jpg

Se Altair Ib Al Ahad fosse mulher o nome seria Altair Binti al Ahad...quer dizer,na verdade não seria "Altair" porque "Altair" é um nome masculino.

Alemanha:Von Exemplo: Manfred Von Richthofen (Manfred,filho de Richthofen)
BAR%C3%83O+VERMELHO+-+Foto+Mat%C3%A9ria+Obluesdoeu.jpg

O famoso aviador a primeira guerra mundial Manfred Von Richthofen,avô de Manfred Von Richthofen que foi assassinado a mando da própria filha Suzanne.Seria um caso de karma na família?
20391710.jpg

Anneliese Van Der Pol,atriz
Holanda:Van Exemplo:Anneliese Van Der Pool(Anneliese,filha dos Der Pol)

Rússia:-Ov/ev/vich ou eva/evna/ovna Exemplo:Miguel Stroggov (Miguel,filho de Strogg)

Romeno -A:adicionado ao final Exemplo Drácula-Dracul(dragão ou demônio) a(filho de)
O famoso príncipe romeno Vlad III,conhecido como Vlad,o empalador(Vlad Tepes) era filho de um homem eu pertencia a uma ordem cristã na época e lutava contra os muçulmanos .O nome dessa ordem era "Dracul Ordo"(Ordem do Dragão).Acrescentando um "A" no final de "Dracul" ele passou a ser conhecido como "Drácula",ou seja,filho do Dragão.(o único problema e que "dracul" também pode significar "demônio" em romeno...principalmente quando o dono do nome e cruel ao extremo...)
vlad013.jpg
O "A" no final de Drácula significava "filho de".

NOME DO LUGAR DE ORIGEM
Vocês sabiam que o nome do Leonardo DaVinci não era exatamente Leonardo da Vinci?Vinci é uma região da Itália então o nome dele poderia ser "traduzido" como Leonardo da região de Vinci o nome dele "oficial" e completo era Leonardo di Ser Piero da Vinci.Também tem um patronímio aí,a tradução ficaria Leonardo,filho de Piero,da região de Vinci.
Leonardo-da-Vinci.jpg

Leonardo da Vinci dispensa apresentações...

latest

O "Da Firenze" do nome de Ezio Auditore da Firenze signifiica "de Florença",cidade de onde o personagem vem...

Vocês sabiam que o nome de capitão dos mosqueteiros que inspirou a criação do personagem D'Artagnan não era D'Artagnan?Na verdade era Charles Baz de Castlemore,Marquis D'Artagnan(ou seja,era um título e não um nome:Marquês,(da região) de Artagnan).O personagem fictício automaticamente tem relação com essa mesma região.
NOMES DE ANIMAIS
Em culturas mais rudimentares se praticava a religião totêmica,relacionada com Totems(espíritos animais ou da natureza)as aldeias poderiam ser dedicadas a um único Totem ou a mais de um Totem.Nesse caso as pessoa poderia ter seu nome associado ao Totem padroeiro de sua aldeia ou sua família.Conan,o bárbaro criado por Robert E.Howard não tinha um sobrenome mas o Totem da aldeia dele era o Falcão da Neve portanto ele poderia muito bem ser conhecido como "Conan,dos Falcões da Neve"
72BuscemaJuskoConanLG.jpg

Atreva-se a errar o nome dele para ver o que te acontece...
Para criar nomes,de raças não humanas vale usar um pouco de imaginação.
 
Última edição:
05)INSPIRANDO-SE EM PERSONAGENS REAIS
Uma boa fonte de inspiração pode ser um personagem real,histórico,que tenha se destacado por algum motivo durante a vida a ponto de ter seus feitos mencionados e,algumas vezes até virado lendas.Muitos bons escritores e quadrinistas já fizeram uso desse recurso e o que não falta na história é personagem histórico para servir de inspiração,seja para vilões,anti-heróis ou mocinhos:Aníbal(general de Cartago),Nero,Wild Bill Hickock.Jack,o estripador,Harry Houdini,o mágico,Leonardo DaVinci,Myamoto Musashi...é só escolher.Abaixo eu coloco ma llista de personagens que foram inspirados em pessoas reais e alguns de seus inspiradores.(alguns personagens como o Zorro,Sherlock Holmes e James Bond foram inspirados em mais de uma pessoa.)

Asterix ,o gaulês
Asterix foi inspirado em um guerreiro real que viveu na Lusitânia(Hoje Portugal) e que lutou e derrotou os romanos mais de uma vez,ou seja o Asterix era português e não gaulês!Assim que eu lembrar o nome desse personagem histórico eu atualizo o post e coloco aqui.
Asterix1.png

Zorro
xhZA5du.jpg

Zorro foi inspirado basicamente em dois personagens primeiro foi o irlandês(sim,IRLANDÊS,ele nunca foi espanhol...) William Lamport,que chegou a usar o pseudônimo Diego de La Vega e a receber o apelido de Zorro(raposa) por sua inteligência em escapar da inquisição,sua inimiga ferrenha,e da morte mais de uma vez.Sua primeira batalha,quando tinha apenas 13 anos, é mencionada no livro "Os Três Mosqueteiros" e ele preferiu se enforcar a ser queimado pela inquisição quando foi finalmente capturado.
O segundo inspirador foi um bandido mexicano camado Joaquim Murieta,reparem que no primeiro filme que Antônio Banderas faz o papel de Zorro o nome dele é Alejandro Murieta e o de seu irmão é...Joaquim Murieta,isso mesmo,o nome original do salteador!E o personagem Jack três dedos,que aparece no filme também foi inspirado em uma pessoa real!Os dois tiveram o mesmo destino do filme,um foi decapitado e o outro depois de morto teve sua mão cortada.A mão e a cabeça foram exibidas ao público como mostra esse cartaz da época.(reparem que o nome do capitão que capturou os dois é o mesmo nome do personagem que é um dos vilões do filme o outro cartaz foi feito para o filme.)
joaquin.jpg

O fac similie do cartaz real com os nomes de Joaquim Murieta,Jack três dedos e do capitão Harry Love...
The-Mask-of-Zorro-Murrieta-Brothers-Wanted-Poster-1.jpg



Três Mosqueteiros e um Guarda Real
D'Artagnan,Athos,Porthos e Aramis,Os mosqueteiros do rei da França também foram inspirados em personagens reais.D'Artagnan,como foi dio no último post,foi inspirado em Charles Baz de Castelmore,o Athos real chamava-se Armand de Sillegue D'Athos D'Autevielle,Porthos era um sujeito chamado Isaac di Portau e finalmente Aramis chamava-se,na vida real, Henri D'Aramitz.Pode-se encontrar informações sobre eles e todos os outros personagens históricos que estou mencionando aqui na internet sem nenhuma dificuldade.E quando alguém perguntar porque os três mosqueteiros são quatro,explique que,no livro,D'Artagnan NÃO É mosqueteiro!Ele é guarda real.Pertencente a uma outra tropa francesa(os mosqueteiros tinham um numero fixo e quando D'Artagnan chegou para se juntar a eles esse número estava completo).Já na vida real todos eles foram mosqueteiros mesmo!!

Sherlock Holmes
Serlock Holmes é a famosa criação de Sir Arthur Conan Doyle,médico e escritor da era Vitoriana.Conan Doyle chegou a ajudar num caso criminal,sugerindo o uso de análise de impressões digitais,tecnologia que acabava de surgir na época,mas ficava furioso quando alguém perguntava se Sherlock Holmes era seu alter ego,o insinuavam que existia um Sherlock Holmes real e o alter ego de Conan Doyle era o Doutor Watson.O personagem é fictício mas elle se inspirou em seu professor da faculdade de medicina Joseph Bell,dotado de brilhante capacidade dedutiva e raciocínio fora do normal,e em um investigador de polícia da época chamado Jonathan Whicher.
acd.jpg
O médico oftalmologista e escritor Arthur Connan Doyle,
latest
O professor e inspirador Joseph Bell,
Jack_Whicher_CDV_s.jpg
e o investigador que também inspirou o escritor...
e seus personagens mais famosos:Sherlock Holmes (à esquerda de quem olha pra foto)& John Watson.
scherlock.jpg


James Bond
James Bond foi inspirado por muitos personagens reais,inclusive o próprio autor Ian Flemming que foi espião durante a segunda guerra mundial.
Um dos mais interessantes desses personagens foi um homem chamado John Dee que trabalhou como astrônomo,astrólogo,alquimista e espião para a rainha da Inglaterra Elisabeth Primeira,avó da atual rainha do Reino unido.Quando mandava mensagens para a rainha John Dee assinava "007" e ela respondia as mensagens assinando simplesmente "M" nas respostas.(Agora vocês sabem porquê o número de James Bond é "007" e porque o chefe dele é denominados "M"...)
JohnDeeElisabethI.jpg

John Dee,o "007" original com a rainha Elisabeth primeira,a "M"original
O autor dos livros de James Bond e,por causa de um trauma de guerra,seu psiquiatra aconselhou-o a escrever suas memórias.Ao invés disso ele se baseou em John Dee e em uma série de espiões reais que conheceu durante a guerra e em si mesmo e começou a escrever livros de ficção com o personagem 007.
medium.jpg

O autor e espião Ian Fleming.
Um espião muito interessante,entre tantos outros,que inspirou o personnagem James Bond(cujo nome vem de um jardineiro conhecido de Ian Flemming...) foi o agente sérvio Dusko Popov,ele é o lado bon vivant,festeiro,bebedor e mulherengo do agente 007.No primeiro livro "Cassino Royalle",James Bond tem que jogar um jogo de cartas chamado bacarat contra o vilão.Ian Flemming comentou uma vez que ele,Fleming,estava jogando bacarat em um cassino quando um outro homem,que depois ele descobriu também ser um espião,começou a jogar e ganhou todo o dinheiro de Flemming.O nome desse homem era Popov,Dusko Popov.
dusko-popov.jpg
Popov,Dusko Popov
Dusko Popov chegou a descobrir e avisar o governo americano a respeito do ataque japonês a Pealr Harbor mas o governo americano decidiu ignorar o aviso porque "não valia a pena acreditar num playboy que gostava de brincar de ser espião".Se deram muito mal por não acreditar...
alguns outros espiões reais serviram para inspirar Ian Fleming a criar James Bond.
E sempre imaginei se o armeiro "Q" foi inspirado numa pessoa real...
BondActors.jpg

"Meu nome é Bond,James Bond."

Vlad III,o empalador, Drácula,filho do dragão
Segundo se diz o autor irlandês Bram Stoker tinha ouvido histórias a respeito desse príncipe romeno durante um jantar,a comida não lhe caiu bem no estômago e ele teve um tremendo pesadelo com o digníssimo nobre romeno,quando acordou escreveu o famoso livro "Drácula" em que se inspirou no príncipe e nas lendas romenas sobre os "strigoi",mortos vivos que perambulam noite afora procurando se alimentar de sangue dos vivos...
3153206c8d7b457cd43dc7c78442d750.jpg
Uma estátua de Drácula,ou melhor Vlad III,na Romenia. Uma das lendas a seu respeito diz que durante seu reinado ele colocou um cálice de ouro cravejado de jóias numa fonte pública para quem quisesse beber água e,durante o tempo em que ele viveu,ninguem se atreveu a roubar o tal cálice por medo do que ele poderia fazer a população do pais em represália.Da pra notar o quanto ele era "gente boa"...

Coronel Percy Fawcett
PercyFawcett.jpg

Esse explorador do exécito inglês inspirou o personagem de Arthur Conan Doyle,Professor Challenger,que pode ser conhecido no livro,filme e seriado "O Mundo Perdido".
Abaixo o traier do fime "Z-A cidade Perdida" que conta a históoria do corone Fawcett:

ZZ:A Cidade Perdida-trailer 2 Leggendado
https://wwwyoutubecomm/watch?v=5obgu50Di6Y


lostworld_.jpg

O professor Challenger é o primeiro a esquerda nessa foto.
Aqui está o trailer da série "O Mundo Perdido",baseado no livro de Arthur Conan Doyle(O mesmo criador de Sherlock Holmes) onde o professor Challenger é interpretado pelo ator Peter McCauley
The Loost World TV-Opening Theme-Season 1


Ele também serviu de inspiração para o famoso arqueólogo que todo mundo conhece:Henry Jones Jr. vulgo Indiana Jones.
indy-pubwhip.jpg

O coronel Fawcett desapareceu na selva amazônica enquanto estava procurando por uma civilização perdida por lá...
Aqui estão todos os trailers dos filmes de Indiana Jones:


Papai Noel
É...ele mesmo!!Papai Noel!!!Quem disse que o bom velhinho não foi inspirado em alguém real?Ele foi inspirado num bispo da igreja católica que viveu nima cidade chamada Mira,na Turquia, que foi ,mais tarde,transformado em santo:São Nicolau.
Nikola_from_1294.jpg


Alexander Selkirk

selkirk2.jpg


Alçexander Selkirk foi o marinheiro escocês que inspirou na criação do personagem Robinson Crusoé pelo escritor Daniel Defoe.Ele pediu para ser deixado numa ilha onde sobreviveu sozinho por quatro anos inteiros antes de ser resgatado e levado de volta para a civilização (mais detalhes sobre a ilha aqui: https://www.wdl.org/pt/item/4383/)


Capitão William Dampier, antigo comandante de Selkirk. Esteve na Bahia em 1699
 
Última edição:
06)FAUNA & FLORA-PARTE 1
FAUNA

E claro eu o mundo que um autor cria deve,naturalmente,ter animais.Não e nem um pouco difícil colocar nesse mundo animais existentes respeitando as condições em que eles vivem no mundo real, condições que permitem sua existência,por exemplo aranhas existem em todos os continentes menos nos pólos sul e norte,elas não se dão bem no frio.Quem também não é chegado a baixas temperaturas são os repteis devido ao fato de serem animais de sangue frio.Animais de grande porte ficam em lugares onde acham presas grandes o bastante e em quantidade suficiente para sustentá-los...(supõe-se que animais como os dinossauros,que hoje se sabe,eram mais aparentados a aves do que a répteis,e como o esmilodonte,mais conhecido como tigre dentes de sabre,podem ter sido extintos por falta de comida suficiente para sustentá-los...)
Essa parte até que não é muito difícil e só o que é preciso e um pouquinho de pesquisa e bom senso para povoar um mundo imaginário de animais.
Três coisas interessantes que qualquer autor pode fazer:
colocar animais reais,já extintos em seu mundo;(como o já mencionado smilodonte,a preguiça gigante,pteranodontes,compsognatos,ou o "tigre da Tasmânia" e os dire wolves.Para saber mais sobre esses animais é só procurar na internet ou em livros...)
colocar animais híbridos em seu mundo(como animais naturais daquele mundo ou ambiente)
e
inventar seus próprios animais(ai entram novamente pesquisa e bom senso)respeitando certas normas de lógica e da natureza.
Animais Extintos mais reais são mostrados no vídeo abaixo para servir como exemplo
9 animais extintos que parecem ter sido de um filme
Já esse próximo vídeo mostra animais híbridos de duas tipos de animais diferentes
top 10 animais híbridos incríveis
aqui vai mais um videozinho para inspirar
top 10 criatiras estranhas encontradas pelo homem
Se não for possível acessar os vídeos pelos links é só procurar os nomes acima dos links no Youtube.
Outra grande fonte para criaturas estranhas,mas reais, é o oceano.Em águas abissais,há quilômetros abaixo da superfície existem,entre outros peixes cegos e/ou que produzem bioluminescência(produzem luz própria como o vagalume e o pirilampo)e lulas tão grandes que se alimentam de baleias cachalotes...
No youtube existem vários vídeos a esse respeito também.
Um grande mérito do filme Avatar foi exatamente criar um ambiente com tamanha diversidade de fauna e flora de forma verossímel e se,você que está lendo esse texto,não assistiu a esse filme eu assistir.
Avatar(trailer legendado)
Esse é apenas um dos muitos animais interessantes do filme Avatar...
avatar-wallpaper-for-pc-11.jpg

Uma coisa que pode ajudar a criar tanto animais,quanto monstros e ate plantas e a criptozoologia,mas não vou falar a respeito disso nesse post porque a crptozoologia merece um post próprio.
 
Última edição:
07)FAUNA & FLORA-PARTE 2
FLORA
PEDNALP.jpg

Para se ter uma idéia do quanto a flora é importante e essencial eu separei uma reportagem do fantástico com a teoria fascinante de um engenheiro florestal alemão:
http://g1.globo.comfantastico/notic...vores-se-ajudam-conversam-e-se-apaixonam.html

A flora num mundo fictício é tão importante quanto a fauna.Ela não só é o habitat dos animais e criaturas existentes naquele mundo como também o cenário por onde os personagens passarão e experimentarão situações de todos os tipos.
Lar de criaturas perigosas e até mesmo de plantas perigosas e,ao mesmo tempo um possível local de refúgio e,ao mesmo tempo,local onde se pode encontrar tanto venenos quanto plantas medicinais, e parte da bioestrutura de qualquer mundo e planeta,sejam eles fictícios ou não.
Quando se fala em flora não se deve pensar só em uma floresta como a Amazônia mas também em cerrados,savanas como as africanas,tundras selvas tropicais e florestas parecidas com as europeias,em lugares mais frios.
Até desertos e montanhas tem a sua cota de plantas típicas como os cactos ou outras plantas mais adaptadas a esses lugares ermos e hostis.Cactos e tamareiras são frutas típicas dos desertos,por exemplo,e enquanto a polpa do primeiro pode suprir uma quantidade de água para um habitante de um lugar tão inóspito a segunda produz uma fruta que não só é saborosa mas também altamente energética.
Deve-se lembrar que,normalmente as plantas estão ligadas diretamente com a produção de oxigênio(e outros gases) de um planeta e muitas vezes também estão diretamente ligadas a produção de alimento e abrigo dos habitantes da região sejam eles pessoas ou animais.
Uma boa pedida para um autor é,quando fazer um esboço do seu mapa,começar a determinar o clima,o terreno e a vegetação de cada área e depois que isso estiver feito,se aprofundar no tópico detalhando cada região.
Os mapas de Tolkien,da Térra Média e da Era hyboriana de Robert E. Howard são ótimos exemplos desse tipo de criação de mundo.os diferentes planetas de Guerra nas Estrelas também dão uma boa idéia de diferentes tipos de flora e de habitats que podem ser usados/descritos em qualquer jogo,livro,conto e estória em quadrinhos como se pode ver nas figuras abaixo:
Landscape_kashyyk2.jpg

Kashyyk,o planeta dos wookies
latest

Dantooine,um planeta de planícies
tumblr_o8l62nLcZK1s15ztyo1_1280.jpg

Cato Neimoidia,o habitat faz o lugar ser impressionante
maxresdefault.jpg

A lua de Endor é cheia de sequoias

O próprio Tolkien inventou árvores especiais para sua obra prima:
mellorn4.jpg
A famosa Mellorn
lotr-rotk-002.jpg

e a árvore branca de Gondor
image-20150917-7545-daaf8x.jpg

Os baobás de "o pequeno príncipe"
salgueiro%20lutador.jpg
E o salgueiro lutador de "Harry Potter"
O que deve ser lembrado é que apesar de faias,sequoias,salgueiros,baobás e etc a flora de um ambiente não se resume apenas a ávores e sim a vegetação.As árvores mencionadas não aparecem em regiões pantanosas mas ainda sim a flora pantanosa não deixa de ser riquíssima e.se bem descrita numa estória,formará ,com certeza,um clima envolvente para a estória que está sendo contada.
O próprio Tolkien fez uso da flora em seus livros ao descrever magistralmente as florestas de Mirkwood,Fangorn e Lothlórien,a Floresta Velha e os arredores do condado e Rivendel(Valfendas),outro bom uso de uma floresta em um livro aparece no primeiro livro da "trilogia dos dragões" de Dragonlance "Dragões do crepúsculo de outono"
Da mesma fora a descrição de um lugar com planícies,estepes,savanas.montanhas,desertos o mesmo uma imensidão ártica,quando bem trabalhados,são um bom trunfo para a criação de m ambiente memorável
Agora,se você,caro leitor,pensa que as plantas servem apenas para serem usadas como ambientação,deêm uma olhadinha nos vídeos abaixo para terem umas ideias de como usá-las como perigosos oponentes.Tenho certeza que um mundo como o mostrado no filme Avatar teria mais de uma espécie desse tipo:

Não mencionei os ents de Tolkien aqui porque não os considero "árvores" e sim seres vivos semelhantes a árvores.
 
Última edição:
08)RELIGIÃO
Se a idéia do escritor é criar um mundo de fantasia torna-se essencial,para fazer com que esse mundo pareça real,a criação de uma ou até mesmo mais religiões que existem nesse mundo,Aqui,novamente,J.R.R.Tolkien fez um trabalho majestoso ao criar Eru Iluvatar,osAinur,os Valar e os Maiar.Mas ele não foi o único a fazer um trabalho fantástico nesse ponto. Outros mundos ficcionais também se esmeraram em fazer um trabalho digno de nota no que se refere a religião de mundos ficcionais, a série de livros "A Guerra dos Tronos" e os livros de romance e RPG situados nos mundos de Dragonlace e Forgotten Realms são exemplos bem sucedidos disso,assim como os deuses criados por Robert E. Howard,criador de Conan,para sua Era Hiboriana ,os Deuses Antigos do escritor H.P.Lovecraft e,mais recentemente,de algumas "entidades" e criaturas criadas por Neil Gaiman tanto em sua série de quadrinhos "Sandman" quanto em livros como "O Oceano no Fim do Caminho" e "Stardust".
350px-Ned_%26_Ice.jpg
Ned Stark,de "Guerra dos Tronos" em seu lugar de culto religioso

Todos esses trabalhos mencionados acima podem(e devem)ser lidos por qualquer escritor iniciante para ajuda-lo a ter idéias de religião para seu mundo e seus personagens.Até mesmo videogames se esmeram na criação de um panteão religioso/mitológico para ajudar os jogadores a entrarem em seu enredo.Prova disso é a série de jogos "Diablo" da empresa Blizzard.
Tumblr_n2cn1tJpre1s3svhbo1_1280.png

Os Valar criados por J.R.R.Tolkien
Um bom recurso para criar a(s) religião(ões) de um mundo ficcional são as mitologias e as religiões de povos antigos,Celtas,Egípcios,Gregos,Romanos,orientais e habitantes do continente americano pré-colombiano e do norte europeu.Há uma grande quantidade de material que pode ser lido e pesquisado pelo autor que queira criar.
Egipcio.jpg

Acima o panteão de deuses do antigo Egito.(se vocês estiverem imaginando: "Que diabo de bicho emprestou a cabeça para Seth?!?" a resposta é: "foi um Aardvark!"
Uma maneira "fácil" de criar um panteão de deuses fictícios é a segunte:cada deus deve ter um nome,pelo menos um epíteto(uma ou mais frases que definam um aspecto daquele deus ou deusa específico),um portfólio (a(s) área(as) que e´(são) de responsabilidade daquele deus ou deusa,um símbolo e um animal símbolo que é dedicado aquele deus ou deusa,(opcional)
181
Símbolo da deusa Mystra do universo de Forgotten Realms do Jogo de AD&D
mystra.png
A deusa Mystra,dona do símbolo acima,deusa da magia em Forgotten Realms,em pessoa.

Cabe-se mencionar aqui que cada cultura ,raça e/ou povo a ser abordados,no livro,conto,jogo de RPG,videogame,filme ou qualquer outra mídia a ser utilizada para passar a estória provavelmente terá suas próprias religiões,seus próprios deuses e deusas,seus próprios mitos a respeito da criação do mundo em que vivem e seus próprios pontos de vista sobre suas religiões e as religiões alheias.Esses últimos nem sempre serãoamigáveis e concordantes,pelo contrário,em muitas vezes podem ser exatamente opostos e rivais.(Ou você acha que um orc iria rezar para algum deus élfico e vice versa???)
Essa oposição religiosa de personagens e culturas pode perfeitamente ser usada para enriquecer a estória a ser contada.
3.png

A comparação entre os panteões nórdico(dos vikings) e grego.Na verdade Cronos era o deus do tempo e não o deus do mal e Loki era o deus da mentira,da trapaça e do fogo que ,às vezes é benfazejo e,às vezes destruidor.(hécules era um semi deus,filho de Zeus com uma mortal,e não exatamente um deus)

Aliás mitos de criação do mundo estão,muitas vezes,diretamente ligados à religião.Enquanto um povo élfico pode ter um mito de criação delicado do tipo:"As libélulas que saíram das lágrimas da deusa do amor pousaram nas flores do Éter e espalharam seu delicado pólem,criando assim umuniverso de mundos infinitos,inclusive o nosso",o mito de criação humano,do mesmo mundo pode ser:"no início havia apenas o nada e um ovo cósmico,quando o sol aqueceu o ovo cósmico e esse se partiu dando origem aos deusea e ao universo,incluindo nosso mundo.",e o mito de criação orc,do mesmo mundo pode ser:"Um dia o Frunglesbrorg,deus da esbórnia estava com muita fome e comeu e bebeu todo o universo que existia antes do nosso,então ele teve uma terrível diarreia e correu para a latrina e,da "obra" que soltou nela(na latrina),surgiu um novo universo,incluindo nosso mundo!"

Outros mitos bem comuns em diferentes culturas e religiões são o mito do pós vida que existe em culturas como a egípcia,viking,cristã e greco/romana.A idéia de recompença/punição no pós vida em diferentes culturas como visto abaixo e o mito da destruição do mundo como é visto no Ragnarok viking e no Apocalipse cristão.

CULTURA: PÓS VIDA (RECOMPENSA) PÓS VIDA(PUNIÇÃO)
Greco/Romana Campos Elísios Tártaro
Cristã Céu Inferno
Viking Valhalla Hel

5571fe1749795991699a9961.png

Acima a comparação entra os deuses gregos e os deuses romanos.Apesar de ter dominado a Grécia,Roma praticamente absorveu o panteão grego de divindades.Abaixo o Grande Cthulhu,um dos grandes Deuses Antigos criados pelo autor H.P.Lovecraft,na década de trinta
cthulhu_rising_by_spenzer777-d32jscx.jpg

Uma maneira fácil de criar um panteão de deuses e deusas é criar epítetos para eles e elas e ,a partir desses epítetos.Um epíteto pode ser uma frase curta que defina a função ou o portfólio de atuação de um deus ou deusa,cada deus ou deusa pode ter mais de um epíteto assim como pode ter mais de uma área de atuação. Vamos pegar meu deus grego/romano favorito como exemplo,Mercúrio(ou Hermes)...
scaledown

alguns epítetos de Mercúrio/Hermes:
"aquele que não pode ser ferido"
"presidente das assembleias e dos mercados"
"condutor das almas do submundo"
"guardião das encruzilhadas"
"rei dos ladrões"

O portfólio de um deus inclui suas áreas de atuação,no caso de Mercúrio/Hermes algumas áreas de atuação e patronagem são
viagens,mensageiros,ladrões e buscas,ginástica,diplomacia,astronomia e eloquência.(essas são só algumas)

Símbolo de Mercúrio/Hermes:O Caduceu
medical_logo_by_vishal.png


Animais dedicados a Mercúrio/Hermes
Carneiro,tartaruga,galo falcão.(apesar das cobras fazerem parte do caduceu elas não eram obrigatoriamente dedicadas a ele.)
622.jpg
O falcão,um dos animais dedicados a Mercúrio/Hermes

Quanto mais detalhado e mais diversificado for o panteão de deuses e deusas de seus personagens fictícios mais interessante,e mais trabalhoso vai ser o resultado final.De qualquer forma o que não faltam são diferentes mitologias e obras de outros autores para procurar inspiração.(ATENÇÃO:se inspirar em outros autores NÃO significa copiar ou plagiar escancaradamente o trabalho deles!!!)
e5af92da794049b2cef0d30f5738ad00.jpg

Os Perpétuos de Neil Gaiman: (da esquerda pra direita)Desespero,Delírio,Desastre,Sonho,Morte,Destino & Desejo
 
Última edição:
09)CRYPTOZOOLOGIA-parte 1
Nem todo mundo sabe o que quer dizer o que é cryptozoologia e o que significa.Para os estudiosos do assunto Cryptozoologia seria a ciência(?) que estuda a existência de criaturas folclóricas como o curupira,o saci,fadas,panteras negras que aparecem e desaparecem onde não deveriam,o chupacabras,o homem mariposa e o monstro do lago Ness e também de animais que foram supostamente extintos como os dinossauros e que,novamente,supostamente ainda existem...
130297.jpg

O misterioso "slender man",o que será que ele é?amigo ou inimigo?uma força do bem ou do mal??

Agora vejam só essa sequência de fotos com fadas tiradas no final do século 19 e começo do século 20 por duas garotas inglesas:
tumblr_n52qrmdQ1J1s7e5k5o1_500.jpg

Essas fotos foram tiradas na Inglaterra,no final do século 19 e começo do século 20 por duas meninas,numa época que não existia nem computador,quanto mais photoshop.Existe uma série dessas fotos em que as meninas se revezavam atrás da câmera e brincando com as fadinhas.As fotos foram testadas várias vezes com diferentes tipos de tecnologia mas não foram detectados sinais de dupla exposição ou outros tipos de fraudes em nenhuma delas.
af4f7624f54cfbd027c052a454cdc211.jpg

As fotos levaram os ingleses a loucura e muitos deles saíram escavando jardins procurando por fadinhas...até Sir Arthur Conan Doyle,criador de Sherlock Holmes e o famoso mágico Harry Hudini foram enganados pelas fotos.
fairy.jpg

Só em meados dos anos 80,quando a menina mais velha já tinha falecido,a mais nove,então com cerca de 80 anos,contou como elas fizeram para tirar as fotos.
5051070_f520.jpg

a estória ficou conhecida como "O caso das fadas de Cottingley" caso alguma das pessoas que tiverem a curiosidade de saber mais a respeito queiram procurar na internet.
elsie-and-the-gnome.jpg

Tem até um filme com o ator Harvey Keitel como Harry Houdinni,essa é acapa do dvd para o caso de alguém se interessar:
S_5031-MLB4943623531_092013-O.jpg

O caso é que durante séculos o ser humanos acreditou numa série de criaturas que,hoje em dia,são consideradas fantasiosas e inexistentes ou,no mínimo extintas.Diz o ditado que "toda a lenda tem um fundo de verdade",em certas regiões da África os nativos se recusam a matar escorpiões pisando em cima deles porque dizem que de cada pedaço do animal despedaçado surgirá um novo escorpião.Essa é a lenda,a verdade é que a mãe escorpião costuma carregar os filhotes em suas costas e,sendo pisada ela pode morrer mas alguns dos seus filhotes podem escapar vivos o que daria a impressão de que pedaços do escorpião maior se tornou pequenos escorpiões.
hqdefault.jpg
Um desenho do famigerado "Cupacabras",como ningém nunca capturou ou mesmo fotografou o meliante não dá pra saber se ele é mesmo assim...
Também se deve levar em consideração que,desde a antiguidade o ser humano vem dando as explicações mais estapafúrdias para ocorrências que poderiam ser explicadas de forma bem menos fantasiosa,o fato é que a cryptozoologia busca provar a existência de seres que nenhuma das outras ciências como a biologia e a zoologia costuma levar a sério hoje em dia(excetuando-se, é claro,os dinossauros...)mas o caso é que a cryptozoologia pode ser uma ótima fonte de pesquisa para qualquer autor de fantasia ou ficção científica.
144.jpg

Essa é a foto mais famosa(e mais "nítida) de "Nessie",o monstro do Loch Ness,na Escócia.Hoje em dia ja se dabe que é uma fraude e como foi feita.No Canadá também haveria um monstro semelhante:O Ogopogo

Uma coisa legal a respeito da cryptozoologia é que um autor pode pesquisar qualquer criatura pesquisada por ela e depois escrever uma estória que se passa em nosso mundo dispensando assim o trabalho de criar mundos,povos,linguagens,panteões de deuses etc...

Podem ser usados desde as criaturas mais famosas como Nessie(o monstro do Loch Ness) e o Pé grande até as criaturas menos conhecidas como o Mothman(O Homem Mariposa que teria aparecido nos Estados Unidos e que acabou nem filme com Richard Gere,tentem pesquisar por "indrid cold" na internet...) e os "shadow cats" (gatos da sombras) que dizem aparecer na Inglaterra (eu mesmo tenho uma idéia para uma estória com esses últimos.)
mothman01.jpg
Essa seria uma concepção artística do Mothman ou homem mariposa,que foi visto nos Estados Unidos e teria se apresentado como "Indrid Cold".Pode-se pesquisar por "mothman","indrid cold" ou "the mothman profecies" na internet para saber mais sobre ele...
maxresdefault.jpg

Uma suposta fotografia onde o homem mariposa aparece em cima de uma ponte.ele teria pravisto e avisado sobre uma acidente nessa ponte mas...será que previu mesmo...ou foi o causador?...Isso ninguém nunca vai saber...

Aliás,lendas urbanas(que vão ganhar um post em breve) como a estória do Slenderman também podem ser perfeitamente usadas para inspirar estórias de fantasia,ficção,terror e suspense como fez,magistralmente,diga-se de passagem, o brilhante escritor H.P.Lovecraft.O que é preciso é só um pouco de imaginação e,é claro,pesquisa.
h_p_lovecraft_alone.jpg
o escritor H.P.Lovecraft

Uma outra estória curiosa estudada pela cryptozoologia é a estória dos "gatos das sombras"("shadow cats") também conhecidos como "exmoor beasts" é só procurar no google por esses nomes que vocês vão achar bastante coisa a respeito deles...não vou lhes tirar o prazer e o gostinho de pesquisar...isso seria sacanagem da minha parte.Mas,como eu disse,eu mesmo tenho uma idéia para um conto envolvendo tais criaturas...
exmoor-beast.jpg

O que uma pantera negra estaria fazendo solta em plena Inglaterra???Será uma pantera normal que fugiu de algum lugar ou algo sobrenatural?
10308631-large.jpg
essa aqui teria sido vista supostamente perto da região de Covington.
Beast.gif
E esse aqui,que parece um puma?O que estaria fazendo solto na Escócia,região que não é seu habitat natural?
No século dezoito houve até um caso conhecido como o caso da "Fera de Gevaudan" na França,que também originou um filme com o ator Marc dcascos mas eu vou falar a respeito desse caso na parte 2 do post sobre cryptozoologia.

fotos de dos gatos das sombras/exmoor beasts

Aqui estão dois filmes(documentários ficcionais)feitos pela National Geographic sobre sereias e dragões que valem muito a pena serem vistos:
Mermaids-the body found
e
The Last Dragon-a fantasy made real
https;//www.youtube.com/watch?v=8FIDeOOL52Q
 
Última edição:
Excelente, meus parabéns! Ótimo tópico, sensacional! E eu, de minha parte tive uma idéia parecida com este tópico: criar, aqui no fórum, um mundo fictício, de domínio público, no qual todos podem participar ou opinar, como treino para nossa habilidade em criar mundos e personagens (e contos ou histórias fantásticas). Por isto, trago até vocês: Galbriond!


grifo.jpg



Vamos criar todos juntos aqui neste tópico o mundo de Galbriond? Será de domínio público, ninguém deverá patentear como seu o que for aqui criado, certo? Todos poderão contribuir com personagens, raças, história, contos, e imagens (estas de domínio público). Sintam-se à vontade para participarem também com opiniões e feedbacks...

Uma das inúmeras raças que habitam este mundo são os Krórghs, cuja origem é desconhecida. Eles vivem principalmente em cavernas e florestas de clima temperado, tem a pele verde e são muito fortes - mas não tanto quanto os trolls e ogros, seus parentes distantes...

latest


Outra raça existente neste mundo são os Boarmans, meio humanos, meio javalis, semi-racionais adversários temíveis e selvagens habitantes das florestas e planícies:
wild-boar-head-mount-wall-decor-1278-580-2.jpg


Outra raça muito perigosa deste mundo são os temidos lobisomens:

lobisomens-lobisomem-werewolf-by_sullivan-d5d828l.jpg
 
Última edição:
Excelente ideia amadenaro. Estaria disposto a criar um Grupo. No whats para criar esse mundo. Se tiver interessado mande seu número pra mim te add e fazermos o grupo
 
10)CRYPTOZOOLOGIA (parte 2)
Aqui estão três programas que tratam de cryptozoologia.Os episódios podem sem encontrados no Youtube,tanto dublados quanto legendados.Como sempre,se o vídeo não aparecer aqui pode ser visto no próprio youtube pesquisando-se pelo nome acima do vídeo.

Monster Quest

In Search of... com Leonard Nimoy

Destination Truth-Chupacabra and Ropen
** Posts duplicados combinados **
O link abaixo leva a uma página que pode perfeitamente servir para inspirar a criação de contos e estórias:
https://ahduvido.com.br/50-criaturas-lendarias-animais-da-criptozoologia
 
Última edição:
11)UM BOM EXEMPLO DE CRIAÇÃO DE UM MUNDO IMAGINÁRIO
Abaixo eu coloquei três filminhos de um canal existente no youtube que é um bom exemplo de criação de um mundo de "espada & feitiçaria" Tem mais filmes no canal de onde esses vieram,é só pesquisar por "tales of Alethrion" e seguir o canal...

The Reward-Tales of Alethrion-The First Hero
Travelling Deity-Full Episode
The Reward (by The animation Workshop/Sun Creature Studio)
 
12-CRYPTOZOOLOGIA-PARTE 3
Vvamos começar essa terceira e última parte sobre crptozoologia com um filminho(em inglês) que teoriza como seria realmente o monstro do lago Ness(Loch Ness)...

Could Loch Ness Monster be a Plesiosaur?


E então vamos fazer uma pequena lista de criaturas famosas em cryptozoologia:

1-a fera de Gevaldan

2-o diabo de jersey

3-O Pé Grande(Bigfoot),Yeti,Sasquatch e o yehren-Essas são criaruras que se assemelhariam a macacos grandes ou "elos perdidos" entre o homem e o macaco que "povoam" diferentes partes do mundo como os Estados Unidos/Canadá,o Tibet/Nepal e a China.

4-trolls,goblings e orcs

5-duendes,goblings e gnomos

6-lusca,kraken e akkorokamui

7- o basilisco e a cocatrice

8-elfos,fadas e leprechauns

9-faunos e sátiros-criaturas vindas das lendas da mitologia grega que seriam metate cabra(ou bode) e metade humanos.

10-unicórnios,kelpies e pegasus

11-sereias e kappas

12-mokele mbembe-Este seria um suposto dinossauro que ainda estaria vivo no território congolês.Muntas pessoas alegam terem visto essa criatura...
mokele-imagerie6.jpg


13-dragões

14-a "minhoca da morte"-essa criatura seria uma minhoca que chegaria ao tamanho maior do que um antebraço de um adulto,altamente agressiva.Ela foi a inspiração para o filme "O Ataque dos Vermes Malditos" com Kevin Bacon e,supostamente,viveria na Mongólia,no deserto de Gobi.
110121bai18-sau-24h-a3.jpg.jpg

esse seria o verme(ou minhoca) da morte da Mongólia...

15-Grifos e hipogrifos-Os Grifos são criaturas metade leão,metade águia enquanto os hipogrifos seriam metade cavalo,metade águia.A princípio eles seriam inimigos mortais já que o prato preferido dos grifos é cavalo e o hipogrifo é metade cavalo e por isso entraria no menu...
grifos.jpg

Grifo
large.jpg

e o hipogrifo

Muitos dos animais "estudados" pela cryptozoologia acabam sendo animais que aparecem também na mitologia de algumas culturas então existe aí uma fronteira entre crptozoologia/mitologia que,se não é totalmente inexistennte,com certeza se cruza em alguns pontos.Também existem criaturas reais que acabaram por inspirar os monstros da criptozoologia/mitologia como mostra o vídeo abaixo:

mythical creatures that were found in real life


O blog (em espanhol) The Bestiarion tem um material interessante sobre criaturas lendárias e monstros de criptozoologia.
No próximo post eu começo a falar de mitologia...
 
Última edição:
MITOLOGIA

mitologia-mundial.jpg

Uma imagem com os diferentes lugares mitologicos de várias culturas ao redor do mundo...

Dá-se o nome de MITOLOGIA ao grupo (panteão) de deuses,semi-deuses,heróis,monstros,lugares e lendas de um povo.
Ao criar a mitologia de seu mundo ficcional você vai juntar todos os assuntos tratados nos tópicos anteriores em um molde homogênio.
Existem várias mitologias diferentes para servir de inspiração para qualquer autor/escritor.Entre elas:
-Greco-Romana;
-Celta;
-Nórdica(vicking);
-Índigena americana;
-Oriental(japão,china,etc)
-Indiana;
-Aborígene australiana...
e muitas outras.
A civilização ocidental foi bastante inspirada pela mitologia greco-romana.
Nessa mitologia as coisas são organizadas da seguinte forma:
Deuses(acima de semi deuses,heróis e humanos normais.)
Semi deuses[filhos de um Deus(a) com um(a) mortal](acima de heróis e humanos "normais" mas abaixo dos deuses sendo que alguns deles também são considerados "heróis")
Heróis(abaixo de deuses e semi deuses mas acima de "humanos normais",são a minoria da população)
Humanos "normais"(mortais que constituem a grande maioria da população que habita o mundo,estão abaixo de todos os outros e "não mandam nada",não aspiram a nada e não fazem "P.N." espetacular!Fazer o quê...são uns coitados,só servem como "bucha de canhão".
Deuses,semi deuses e heróis podem receber um "epíteto",uma frase que os definam por algum feito ou alguma área de definição_Os exemplos de epítetos abaixo foram tirados de um dicionário de mitologia greco romana(como qualquer outro recurso é bom usar os epítetos com moderação,já imaginou um mundo onde todos os habitantes tem seu próprio epíteto?!):
mitologia_eg_pcia.JPG

Os deuses da mitologia egípcia

Adéfago-epíteto de Hércules depois de ter comido um boi inteiro para ganhar uma aposta.Significa "voraz" ou "insaciável";
Calífron-"aquele que está no estado de embriaguez",epiteto de Baco,deus do vinho;
Elafebolia-"aquela que fere o cervo",epíteto de Diana,deusa da caça;
Hoplóforos-"Aquele que porta armas",epíteto de Marte,deus da guerra.

No caso de Deuses os epitetos eram usados depois do nome para simbolizar a "face" do deus ou deusa para do qual se estava falando.
Diana Elafebolia, Marte Hoplóforos, etc.
hqdefault.jpg

Monstros da mitologia japonesa

Com a internet tornou-se muito fácil pesquisar as mitologias de diferentes regiões e povos,mesmo as mais obscuras mitologias existentes.Não há problema em "misturar" as mitologias de diferentes povos/regiões juntando lugares,heróis,deuses e semideuses,monstros e etc. para formar seu próprio mundo fictício.
É claro que o bom senso e a moderação de cada contador de estórias é que vai fazer com que o mundo fictício criado se torne ruim ou memorável por isso esses princípios devem ser usados para que a criação acabe não se tornando um "samba do crioulo doido".

cu_chulainn_by_napalmito-d2zu7dj.jpg

Cú Chulainn,herói da mitologia Celta.(o nome dele original era Setanta,Cu Chulain era um apelido que ele recebeu e significava "O cão de guarda de Cullan" porque ele passou a vigiar a forja de um ferreiro depois de ter matado o "cãozinho" de estimação do cara que,aliás,era um lobo ENORME...)
 
A JORNADA DO HERÓI (FASES)

A "Jornada do Herói" é um conceito de jornada cíclica presente em mitos, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell. Como conceito de narratologia, o termo aparece pela primeira vez em 1949, no livro de Campbell The Hero with a Thousand Faces ("O Herói de Mil Faces").Não é um coceito que precise obrigatóriamente ser usado mas ajuda bastante,principalmente a escritores de primeira viagem...


Star_Wars_07_-_Binary_Sunset.jpg


1) Mundo comum – É o ambiente que o personagem ou herói conhece bem, a zona de conforto. É a vida cotidiana e suas atividades: a casa, o trabalho, a escola, a academia. Ex. Luke Skywalker em Tatooine, Frodo e Bilbo no Condato.

2) O chamado da aventura – É o ponto quando o herói se dá conta de que as coisas à sua volta vão mudar. É o mesmo que um profissional que se vê obrigado a sair da mesmice. Ex. Luke vê a mensagem em R2 e encontra com Obi Wan pela primeira vez,Bilbo encontra com Gandalf,Gandalf diz a Frodo para partir do Condato.

3) Recusa do chamado – O personagem recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura. Geralmente, porque tem medo. Logo, porém, vem uma motivação desconhecida.
Ex. Luke diz que tem que ajudar o tio na colheita e não pode sair do planeta.Bilbo NÃO QUER sair numa expedição e Frodo exita em sair do Condato

4) Palavra do mentor – É quando o herói encontra o mentor, que o convence a aceitar o chamado e passa a ser o responsável pelo desenvolvimento de suas habilidades.
Ex.Ben "obi wan" Kenobi e Gandalf são os mentores que incitam Luke ,Frodo e Bilbo a ir atrás de aventura.

5) Travessia do limiar – Ponto no qual a pessoa deixa os limites conhecidos de seu mundo e se aventura em um ambiente novo, desconhecido e perigoso. Ex. Luke sai de Tatooine na Milleniun Falcon,Frodo e Bilbo deixam i Condato para trás e seguem viagem.
images

6) Aliados e inimigos – Quando entra no novo mundo, o herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos. Assim, ele aprende as regras desse ambiente. Ex. Aliados: Han Solo,Chewbacca,R2D2 e C3P0,princesa Leia, Lando Calrissian,Os Treze anões de Thorin Escudo de carvalho,a "irmandade do Anel"

7) Fronteira de perigo – O herói tem êxito nas provações e segue a jornada. Ele chega, então, a outra fronteira: um lugar mais perigoso, onde está o objeto de sua busca. Ex. A Estrela da Morte,A Caverna de Shelob em Mordor,A montanha onde Bilbo encontra o Dragão Smaug.
1521534.jpg

8) Provação difícil – A maior situação de crise da aventura. É o momento de maior tensão, que pode pôr tudo a perder ou definir o êxito da jornada do herói.Ex. Em "O Império Contra Ataca" o momento que Luke confronta Darth Vader e descobre a respeito de seu pai,O momento que a "Irmandade do Anel" sofre um ataque e se separa,o momento em que Thorin se torna doentiamente ganancioso.

9) Recompensa ou elixir – O herói enfrentou seu maior desafio, se sobrepôs ao seu medo e obtém uma recompensa (que pode ser metafórica): o elixir. É hora de regressar. Ex.Quando Luke se sente preparado para confrontar Vader novamente,Quando a batalha do Abismo do Elmo e vencida e Saruman é derrotado,quando o Dragão Smaug é morto.

10) O caminho de volta – O caminho de volta é onde começa o terceiro ato da trajetória. O herói ainda está no mundo novo e corre perigo. Os inimigos estão de olho.Ex. O encontro com Darth Vader e o Imperador em "O Retorno de Jedi",O Reencontro da maioria da "Irmandade do Anel" se reencontra quase toda, A volta de Thorin e seu grupo ao combate.

11) Ressurreição do herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte e deve usar tudo que foi aprendido. Essa etapa é uma espécie de exame final, a última provação. Ex. A última batalha nos portões de Mordor,A Guerra Dos Cinco Exércitos,As batalhas em Endor,no espaço para destruir a segunda Estrela da Morte e o confronto definitivo com Datrh Vader.

12) Regresso com o elixir – A volta para o ambiente original. Metáfora para o líder que aprendeu algo novo e agora tem a chance de dividir o conhecimento que detém. A volta para o Condato(Bilbo),A partida de Frodo com os elfos,A comemoração da vitória na lua de Endor.
 
Última edição:
Esse tópico criado por @Fianna , como diria o humorista Paulo Bonfá é totalmente excelente! Tomei a liberdade de adicionar mais algumas palavras-chave para que apareça com mais facilidade em sites de busca.

Lá no literatura, clube dos bardos e RPG vire e mexe aparece um pessoal afim de criar algo no gênero da fantasia, mas muitos simplesmente não sabem por onde começar.

O que é bem legal desde o início do tópico é abordar primeiramente os elementos um a um como o mapas, povos, raças não humanas, inspirações do mundo real, flora e fauna, religiões, etc. Até cabe mais um que são idiomas, já que Tolkien teve a genialidade de desenvolver isso e é fantástico.

Ficou simplesmente um excelente tutorial! Parabéns!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo