• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Criança de oito anos é estuprada

Sim, perdem, principalmente porque facilitam demais o acesso da criança a todo tipo de informação, mesmo as mais inadequadas. Então, o que podemos culpar nessas famílias é a permissividade e a liberalidade excessiva, e não uma influência direta ( tipo, o pai é um estuprador, a mãe uma piranha, etc.). Mesmo assim ainda acho o caso exagerado e sensacionalista: como alguém disse, estas crianças talvez nem tivessem uma real noção do que estavam fazendo...

De qualquer forma foi uma agressão, e deveria ser punida ( não sei se com tanto rigor, mas...). O que me implica é a conotação de crime sexual que se dá ao fato...
 
Vela disse:
Era por essas e outras que eu disse que as famílias mais abastadas são as que mais perdem o controle.
Vela, cê tá viajando nisso de famílias abastadas x famílias pobres.
 
Bruce disse:
Vela, cê tá viajando nisso de famílias abastadas x famílias pobres.
Até porque o acesso à internet hoje está mais difundido. Além do mais, a malícia é grande nas classes mais baixas, desde a infância.

Então, essa guerra de classes não existe neste ponto.
 
Crianças de classe baixa são má educadas, são criadas com mais liberdade e soltas, etc, etc, etc. São tantos os fatores, que o simples fato da criança de classe alta ter acesso a internet (entre outras coisas) não chega a compensar todos os contras da classe baixa. Além do mais esses fatos bizarros são mais difundidos quando ocorrem entre as classes mais altas, enquanto o que ocorre entre a classe baixa se restringe a imprensa sensacionalista e programas pra povão. Vide Ratinho e afins. Se vc ficar assistindo um Ratinho da vida por uma semana vc tem a impressão que a classe baixa vai sucumbir no meio de tantos estupros, homicídios, incestos, etc.
 
Não acho que classe social seja mesmo a maior influenciadora dessa sexualidade precoce. A cada dia que passa eu fico mais confuso quanto à tal influência dos meios de comunicação na "malícia" da criança. Antes eu condenava quem acusava TV/Videogames de tornar crianças mais violentas ou maliciosas... mas quando penso no que eu via/jogava quando eu era criança eu começo a considerar que pode mesmo ser verdade. Era muito mais "light"...

---

E essa reportagem em inglês é muito mais relevante hein? A outra é um baita resumão. Essa mergulha até no lado "psicanalítico" na coisa. Já considera que o ocorrido foi fruto de uma reação de stress pós-traumático e informa que já até estão reagindo a isso criando organizações de resposta. (STAR, for Specialized Treatment of Sexually Reactive Children ou Especializada no tratamento de crianças sexualmente reativas [ETSR na sigla de tradução informal])

E os fatos mostram que uma das crianças tem um passado de violência sexual. Pode até ter sido o gatilho, que "passou a informação" pros colegas, provavelmente na pratica, como coloca o tipo de desordem psicológica identificado.

Mas reli um trecho interessante:

but you can’t make that blanket assumption anymore. We’ve dealt with kids acting out and saying they saw it in Dad’s porn

Ou seja, a criançada pode estar mesmo sendo reativa (gostei do termo... pois não "nasce" com a criança esse conhecimento) ao que conseguem nos meios de comunicação e não necessariamente a instabilidade forçada na libido.

E agora? Culpa dos pais, culpa da falta de controle nos meiso de comunicação? "Culpa do governo"? Essa discussão está longe de ter um fim.

Sem mais, abraços
 
Ninguém se lembra de culpar também as escolas, né. :tsc: Onde alunos fazem e acontecem, e são tratados como verdadeiros clientes mirins... donos do mundo, os autênticos "tô pagando".
 
Não dá pra generalizar Lasgalen. Ao passo em que temos escolas com esse pensamento mesmo há também as que aceitam atitudes ruins mas tentam realmente corrigí-las, afinal o papel da escola nessa fase é mesmo educar tanto ou mais que a família. E no processo educacional surgem muitos problemas e crianças mesmo que são mais difíceis de lidar.

Até porque culpar a escola privadas (que têm os "tô pagando") seguiria uma lógica em que as "públicas" são melhores, o que não é verdade (FATO). As privadas se preocupam com o lucro mas têm um serviço mais eficiente e eficaz. Além disso, punir crianças o tempo todo por cada deslize seria um triplo erro para o admnistrador: os pais não querem uma ditadura em plenos "tempos modernos", ele perderia muito dinheiro o que não é bom para nenhum negócio e finalmente ele acabaria gerando crianças traumatizadas.

A grande verdade é que a educação da criança depende em grande parte de sorte. Não existe meio conhecido de controlar o que ela vê e ouve o tempo todo, a não ser para os mais abastados que pagam professores particulares e controlam o ambiente.

Sem mais, abraços
 
Bem, Shazan... se formos tratar de casos isolados, fica difícil defender qualquer argumento. É claro que existem escolas boas e professores melhores ainda... porém, no geral, as escolas são mesmo falhas, omissas e coniventes.
E acredite: as públicas/privadas não diferem muito nesse aspecto, exceto pelo teor das reclamações. Eu mesma sou professora, convivo com muitos professores de ambas as instituições, e noto que as queixas são quase equivalentes. A diferença é que os particulares lamentam a arrogância, a petulância e a indisciplina dos seus "clientes"... enquanto os públicos temem as ameaças constantes, a agressividade, e principalmente a impotência em relação ao futuro destas crianças.
O fato é que as escolas seriam bem melhores se alunos fossem tratados como... alunos! :tsc:

E isso me fez pensar em uma outra coisa: enquanto estamos aqui nos indignando e condenando esses dramalhões americanos, nossas crianças andam praticando tiro-ao-alvo no peito dos coleguinhas... agredindo professores e colegas a facadas... roubando velhinhas nas ruas. Isso sim é um sinal alarmante de infância perdida, pois os americaninhos provavelmente não vão se tornar estupradores - foi apenas um caso isolado - ao passo que os nossos jão são autênticos marginais ...:neutral:

Mas, como o Sha adora frizar... isso já é uma outra história! :uhum:
 
afinal o papel da escola nessa fase é mesmo educar tanto ou mais que a família. E no processo educacional surgem muitos problemas e crianças mesmo que são mais difíceis de lidar.

Shazam permita-me um aparte.
Educação é prerrogativa e obrigação dos pais. A escola está lá para transmitir conhecimento e auxiliar na sociabilização da criança. Cabe aos pais cuidarem da educação e não fazer como muitos casos que temos visto onde os pais usam a escola como simples depósito de crianças. Isso quando não deseducam os filhos por meio de exemplos vergonhosos, tais como ameaçarem professores, o que contribui para a arrogância dos filhos. Isto independente de poder econômico.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo