• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Criador de histórias macabras, Junji Ito revela o maior medo

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Imagem de Uzumaki, obra de Junji Ito - Reprodução

Imagem de 'Uzumaki', obra de Junji Ito Imagem: Reprodução

Conhecido por criar histórias macabras e assustadoras, Junji Ito, 58, é um dos mangákas — autor de mangás, as histórias de quadrinho japonesas — mais famosos do mundo. Com títulos que mostram a degradação humana e personagens que definham e se entregam à loucura, o escritor assina obras como "Uzumaki - A Espiral do Horror", "Tomie" e "Fragmentos do Horror".

O autor é tido como o Stephen King do Japão e, em conversa exclusiva com Splash, conta que a preferência pelo terror o acompanha desde muito novo. "Eu sempre fui muito assustado, desde criança, mas por outro lado, eu tinha muita vontade de ver coisas assustadores, e por isso procurava assistir e ler conteúdos do gênero do terror."



Junji Ito é conhecido pelo trabalho de terror - Reprodução - Reprodução

Junji Ito é conhecido pelo trabalho de terror Imagem: Reprodução

Uma mente que trabalha com tantos temas macabros não deve se assustar fácil, mas segundo Junji Ito há uma coisa que ele elege como o seu maior medo: "Ser devorado por tubarões."

Além disso, ele revelou que o seu filme de terror favorito é "O Exorcista"."É um trabalho que me impactou quando era criança, e até hoje é o filme mais importante para mim."

Junji Ito - Divulgação - Divulgação

Junji Ito Imagem: Divulgação

Influências​


Para ele, o medo mundial hoje da covid-19 pode influenciar em suas obras em breve. "Nestes dois anos, devido à pandemia, tive menos oportunidade de sair de casa e, por isso, me dediquei mais ao trabalho, mas ela ainda não afetou o que mostro nos meus trabalho, mas é possível que isso aconteça no futuro."

Segundo o autor, suas maior influência está no ""Fun'iki", termo em japonês que significa algo como "ambiente, atmosfera". "É a atmosfera que é gerada por paisagens, impressões e personagens dentro de uma obra."

A descrição dos cenários, a forma como os personagens se portam e as suas falas criam um mood próprio. Muitas vezes tenho vontade de desenhar obras que tenham esse tipo de "fun'iki".

Gatos​


Junji Ito e seus gatos - Reprodução - Reprodução

Junji Ito e seus gatos Imagem: Reprodução

Mesmo com tantas histórias pesadas saídas de sua mente, Junji Ito é gente como a gente e se desliga quando durante um momento bastante específico: "Fico relaxado quando estou alisando os meus gatos". No entanto, os momentos de descanso não duram muito e, segundo o autor, ele se mantém em "estado permanente de trabalho".

Mesmo quando saio para me divertir com a minha família, sinto que em algum lugar de mim estou me importando com trabalho.

Adaptação​


"Uzumaki - A Espiral do Horror", uma das obras mais conhecidas do autor e ganhará um anime produzido pelo Adult Swim em 2022. A trama acompanha os cidadãos de Kurôzu-cho, uma cidade ficcional que é atormentada por uma maldição sobrenatural envolvendo espirais.

A direção da adaptação é de Hisroshi Nagahama, quem Ito considera uma pessoa com "obsessão pelo resultado no
melhor sentido da palavra, e como tal, fazendo uso de processos complexos que não existem na animação tradicional."

Devido à pandemia, o cronograma da produção sofreu atrasos, mas o mangaká conta que mal pode esperar para assistir ao resultado final.


Brasil​


O autor participa hoje, às 10h, de uma mesa de conversa durante a 20ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, mediada pela youtuber Miriam Castro Mikann e a roteirista de HQs Kika Hamaoui.

Junji Ito disse estar empolgado para falar com o público brasileiro e contou não conhecer os quadrinhos produzido fora do Japão, mas espera conhecer a produção brasileira daqui para a frente.

Obras do mangaká são conhecidas pelo macabro e grotesco - Reprodução - Reprodução

Obras do mangaká são conhecidas pelo macabro e grotesco Imagem: Reprodução

Em contrapartida, as obras do mangaká estão sendo cada vez mais traduzidas para o português, fato que o deixa bastante positivo.

Estou muito feliz em saber que os meus livros estão sendo publicados no Brasil e que os fãs brasileiros têm a oportunidade de lê-los.

O autor aproveitou para deixar um recado: "Eu queria dizer que gosto de Bossa Nova."

 
Tá lindão esse teaser, hein? 🥰

Tenho aqui esse quadrinho. Preciso ler. kk. Junji Ito parece ser muito bacana.
 
Estou começando a acompanhar o trabalho dele só agora. Se tiver alguém que já conhece há mais tempo, comentários são muito bem-vindos :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo