1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Criação e Desenvolvimento de Personagens em jogos de RPG

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por bombadil, 2 Mar 2004.

  1. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Continuando com a produção de novos artigos sobre o RPG (role-playing-game), a equipe de Colaboradores Valinor, mediante autoria de Eru, o Ilúvatar preparou um texto rico e detalhado abordando a criação de personagens e seus problemas, como construir um personagem e sua evolução.

    "O primeiro passo para o jogador que se predispõe a iniciar uma campanha de RPG é a criação do personagem. Curiosamente, o grande problema da maioria dos jogos de RPG pode estar começando já nessa fase embrionária, e explico o porque: o role-playing-game muitas vezes transcende sua função primária, de entretenimento, e assume características quase que de uma terapia, uma fuga do mundo real, onde podemos ser o que sempre sonhamos, e viver em um mundo que se conforma melhor a nossas expectativas (aliás, esse é inclusive o mote de alguns jogos de RPG eletrônico da série Final Fantasy). "

    Você, jogador de RPG costumeiro ou "de vez em quando" não pode deixar de ler o texto
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Bom aprendizado!
     
  2. Mith

    Mith This server is too busy!

    Aeee...sorte dos jogadores de RPG! Mas eu não gosto muito, he he he he he...
    Bom texto para vocês! ^^

    _______________
    Mithrandir the White to Mith
     
  3. The White

    The White Usuário

    O prazer em se jogar RPG

    Nossa, ler este texto me faz lembrar o quanto era bom jogar RPG, mas este problema em se criar um personagem muito forte ou desigual sempre foi um motivo para intriga e desunião entre os personagens, é difícil alcançar a igualdade quando cada jogador decidi o seu personagem, mas como foi dito, jogar os dados para definir o mesmo, acaba tirando o prazer em se tornar algo em que sempre se desejou ser.

    Mas acho que isso faz parte do RPG, temos que aprender a jogar sem richas como estas, aí é que mora a dificuldade, mudar a nós mesmos.
     
  4. Muito louco RPG mas naum tenho tempo pra joga, quando eu entrar na universidade acho q vou comecar a jogar. :D
     
  5. **Aragorn**

    **Aragorn** Usuário

    Cara RPG e muito bom!!!
    alguem joga rpg na terra media?! ou alguem mestra um em tal lugar?!?!
    gostaria de jogar com um mestre que entende muito do assunto...
     
  6. *Elbereth*

    *Elbereth* Usuário

    fala serio, jogar rpg eh mto bom!! :D
    ainda bem q meu amigo mestra mto bem!! hehe
     
  7. Red Chocobo

    Red Chocobo Usuário

    Sera q ninguem q comentou esse txt joga RPG EFETIVAMENTE?

    (desculpe pela falta de pontuacaum esse teclado naum ta configurado)
    Muito bom seu texto! Em muitos momentos tenho a mesma atitude que vc em uma campanha de RPG, realmente a ideia de interferir na criacao de personagens, tanto na determinacao dos seus valores(o que faz sentido, o que naum faz), na historia(ate para aloca-lo melhor no cenario, ou para evitar estapafurdias incoerentes), e diria ate na interpretacaum(vc naum pode fazer isso sem me explicar o porque), porem vc fala de coisas q eu naum concordo inteiramente.
    Naum acho problema nenhum um personagem querer ser mais forte(seja por niveis ou pontos de personagem) e ficar empolgado isso e um ponto do RPG legal, eu mesmo gosto de subir de nvl qd jogo D&D, gosto de ganhar poder, vc acha mesmo q os hobbits em OSdA naum queriam "subir de nivel" para poderem enfrentar as forscas de Morgoth?
    Conversei com meu mestre de D&D e ele me permitiu q eu usasse uma humana guerreira com a pericia violino como se fosse de classe e que alem disso tivesse uma graduacaum na mesma a mais do que seria permitido se fosse da classe por motivos da historia(5!!!!) ou seja gastei 5!!! valiosos ptos para ter o raio da habilidade ... alem de ter q gastar ptos para ter habilidades domesticas tais como costurar.... tudo bem era o meu personagem eu queria jogar com ela dessa forma... so que por conta do historico ela seria muito arrogante na e segura de si(na verdade naum taum segura de si, mas o fato e que ela gostaria q as pessoas acreditassem nisso), entaum o que acontece c um personagem desses qd acontece de os pcs terem de escolher entre si um personagem para entrar em um duelo para se verem atraves de uma situacaum penosa? Ela se oferece cacete!! E em desvantagem!!!! (No final para minha surpresa eu venci.... e estava em desvantagem...acho q o mestre deve ter me ajudado) Eu acho perfeitamente normal querer subir de nvl e acho q a nvl de d&d essa expectativa legal... Ja mendiguei sim xps... pq naum estou entre amigos e acho divertido....(acho que nunca consegui... ams td bem) e quando mestre dificilmente dou experiencia a mais... mas as vezes os jogadores mendigos vem com um argumento bom pra terem ganhado mais experiencia.... as vezes eles estaum certos...

    Agora tenho q ir... estou na facul e estou atrasado!!!!!!!!

    Saudacoes cordiais!
    (maldito teclado)

    obs. as dicas naum funcionam em um grupo iniciante... as vezes ate em grupos experientes as pessoas so querem pilhar mesmo... e quem somos nos para dizer q elas estaum erradas?
     
  8. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Não. Morgoth estava confinado no vazio e, até onde me consta, os hobbits só pensavam em voltar pro condado pra fumar um bom cachimbo de ervas da quarta sul e fazer a quinta refeição do dia acompanhada de uma boa cerveja.

    Veja bem, o problema não é necessariamente querer evoluir o personagem, o problema é tornar isso uma obscessão e ignorar o desenvolvimento daquilo que tira ele do lugar comum de qualquer guerreiro ou mago genérico.

    Salve!
     
  9. Link

    Link The Hero of Time

    Preciso achar urgentemente um lugar pra jogar RPG aqui em Curitiba. Com esse texto facilita muito a minha vida. Parabéns! :)
     
  10. liana

    liana Usuário

    muita gente vai rir de mim, mas eu nunca joguei rpg :osigh: 8O
     
  11. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    ja joguei muito RPG e ainda jogo. Comecei a jogar SdA ha pouco tempo, até q estou gostando, mas a mestra é muito ruím :puke: . Agora, com a ajuda deste texto vai ficar melhor ainda!!!
     
  12. Nob

    Nob Usuário

    :clap:
    Muito bom. É claro que não se deve simplesmente retirar a maioria das regras de um jogo para torná-lo mais interpretável, mas sim conscientizar-se de que é essa a razão do jogo, e não apenas criar um personagem "overpower", muitas vezes obrigando o mestre a recorrer a maiores obstáculos.
     
  13. Dårk_Fëanor

    Dårk_Fëanor Usuário

    Bem legal o texto :D
    Eu mestro p/ um grupo e uma das minhas maiores preocupações ultimamente é realmente a falta de interpretação por parte de alguns jogadores. Eu geralmente faço que eles criem toda a história p/ o person mas mtas vezes isso não basta ...
    Tem jogador que cria a história e tal e na hora de jogar esquece completamente dela na hora de jogar p/ se tornar um caca xp ....
     
  14. Red Chocobo

    Red Chocobo Usuário

    Ih... me confundi...

     
  15. Dordek

    Dordek Usuário

    naum eh retirar mais sim refazer a regra a ponto dela tornar o joga mais interpretavel............e c o seu mestre eh ruim fala pra ele q ela ta mestrando mto mal e q ela devia ter uam experiencia antes....tipo com pequnas campanhas ante d mestra uma grande campanha......eu jogo D&D aki em ksa.......meu irmao mestra razoavelmente bem....mais tipo seguindo o exemplo dele....ele ajuda agente a fazer uma ficha unica tentando conbinar bons atributos com qualidades unicas tipo eu q gosto d ser ladino eu escolho Halfling Ladino com um cabelo longo Verda Abacate e os olhos azul turqueza......tbm coloko ele como um personagem frio na ora d tomarr decisoes mais brincalahao com o gruppo.........essas caracteristicas unicas saum talvez mais importantes do q os atributos no desenvolvimento do personagem......tipo se seu personagem tem 32 em Esconder #5 em FUrtvidade mais tem 5 em Arte da FUga .prae de colcvar pts em Esconder e Furtividade e coloque em arte da fuga....poi assim vc faiz com q o mestre coloeq obstaculos mais dificies e dexa o jogo bem mais legal
     

Compartilhar