1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Criação dos elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Laninha, 7 Mai 2006.

  1. Laninha

    Laninha Usuário

    Aqui é o lugar certo?:think:
    Bom, é o seguinte: toda a historia que cerca os elfos, seus costumes, origem, familias, poderes e etc... Tudo isso foi criado por Tolkien ou ele se inspirou em alguma coisa antes? Já existia toda essa literatura falando de elfos ou Tolkien foi o primeiro a dar tanto destaque a essa raça? Eu li em algum lugar que primeiro ele criou as linguas e depois as raças que iriam falar cada uma delas. Alguem sabe me responder?
     
  2. Bagrong

    Bagrong RaG

    Os elfos, assim como boaparte da mitologia de Tolkien têm bases em lendas antigas, mitologias de povos antigos. Mas ele não copiou história nem uma, apenas recebeu influência em alguns aspectos.

    A história dos elfos é criada por Tolkien, sim, mas talvez ele tenha se inspirado em algumas outras coisas para fazê-los (o nome "elfo", por exemplo, já existia em outras mitologias).

    Se você quer ler artigos sobre eles, eu recomendo este aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  3. Asca

    Asca Usuário

    Bom o que eu sei Laninha, é que Tolkien, para dar rumo ao seu mundo se baseou em Mitologias.
    Quanto a questão dos elfos a um diferença, como Tolkien especifica, seus elfos não são iguais aos de contos de fada e talz... se eu não me engano eles não tem nada haver, Tolkien apenas denominou eles porque havia certas semelhanças, como orelhas pontudas, vida eterna, morar em floresta e tal. Mas em questões de vida e costume é tudo diferente.
    E isso é verdade.
    Não confie muito no meu parecer, porque não tenho completa certeza, mas espero poder te ajudado.
     
  4. Bagrong

    Bagrong RaG

    É, ele criou os povos para dar realidade, sustentação às línguas que ele adorava desenvolver. Pelo menos foi o que ele disse....
     
  5. Laninha

    Laninha Usuário

    Então tudo o que vem depois a cerca dos elfos vem de Tolkien, não é mesmo?
     
  6. Sano

    Sano Porque né

    bem, os elfos existiam na mitologia nórdica, mas erm parecidos com orcs, só q menores, e de pele azul XD pior q é verdade.
     
  7. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Há vários contos em que elfos são retratados como seres parecidos com gnomos, duendes. Em outros casos, como o de Rownling, ela deu à eles uma função caseira, os "Elfos Domésticos". Tolkien não inventou os elfos, mas sim deu sua versão a eles.
     
  8. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Não, os elfos da mitologia nordica não eram parecidos com orcs. Os nordicos os dividiam em duas raças distintas: os alfar (elfos da lúz) e os dokálfar (elfos das trevas). Estes ultimos poderiam ser considerados semelhantes aos orcs, mas os Alfar eram bem parecidos com os Quendi. Eram belos, altos, imortais, etc... Seu país, Alfhein, ficava no mesmo nível de Asgard, o mundo dos deuses.

    Com o cristianismo, os simbolos e seres pagãos foram transformados. O tridente de netuno e o pentagrama de venus se tornaram simbolos do tinhoso, enquanto que o unicornio e o grifo se tornaram simbolos de cristo. Os elfos nordicos foram transformados em demonios, tomando a forma de duendes e gnomos. É mais ou menos essa versão que Rowling dá aos elfos domesticos (em relação à aparencia, não ao fato de serem demonios)

    Os orcs sim, esses são uma invenção tolkieniana
     
  9. JunkeR

    JunkeR Usuário

    Agora fala ae......o cara era muito doido né? (Em "doido", favor leia gênio)
    Criar toda essa mitologia q ele criou não é pra qualquer um. Línguas, povos, costumes, mapas, genealogia...........putz......... Na escola eu não conseguia sequer criar um contexto pra um boneco palito. :loser:
     
  10. Asca

    Asca Usuário

    Eu sempre pensei que a Mitologia Nordica era sobre, Thor, Odin... ou é?
    Esses elfos da luz e elfos das trevas, são apenas parte dela?
     
  11. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Odin, Thor, Elfos, Gigantes do Geloe cia são parte da mitologia Nórdica! Vale a pena dar uma pesquisada!! Várias guerras, trapalhadas (dos deuses mesmos!!), trapaças... vale a pena mesmo! É uma das melhores (só perde pra grega que é imbátivel!!)

    (Isso sem contar a história do Thor se vestindo de "mulher" pra recuperar o Mjolnir!! Impagável!!)
     
  12. Laninha

    Laninha Usuário

    Eu também gosto da mitologia nórdica, mas eu não me lembro dos elfos lá (mas tambem não me lembro se li tudo a respeito:oops:), e sempre que eu procuro as descrições dos elfos ou eu encontro o Tolkien como referencia ou os elfos são descritos como os seres pequenos, tipo gnomos que viviam na floresta, ou se parecem com o Pã da mitologia grega(coisa estranha) por isso a minha duvida. Parece que foi o Tolkien que deu a eles uma origem e um fim, tipo o que ele fez com hobbits, não há hobbits em lugar nenhum exceto nos livros dele.
     
  13. Saerwen

    Saerwen The little one :)

    Os elfos na mitologia sempre foram vistos como seres da floresta ou espectros, mas nunca vi nenhuma história completa sobre eles, como Tolkien criou, dando-lhes nomes, histórias, personalidades...posso estar errada, mas acho que Tolkien foi o primeiro a inseri-los numa história dessa maneira
     
  14. Sano

    Sano Porque né

    dessa maneira, profundamente enraizados no cenário, foi sim o primeiro
     
  15. Laninha

    Laninha Usuário

    Isso é um ponto para Tolkien, muitas vezes ele melhorou coisas que já existiam, o que não deixa a gente com aquela sensação "já vi isso em algum lugar" até as coisas insignificantes tomam proporções epicas. Mas vou fazer outra pergunta qual é a sequencia correta de publicações dos livros de Tolkien? Pergunta tola eu sei, mas alguém sabe?
     
  16. Olórin

    Olórin ai que uó

    A sequencia correta de publicação dos livros referentes a TM é:
    O Hobbit
    O Senhor dos Anéis
    O Silmarillion
    Os Contos Inacabados

    Os outros, como os HoME e o RGEO, eu não sei a ordem correta de publicação...
    Aliás, não estou certo se os CI entram aí mesmo onde eu coloquei.
     
  17. Laninha

    Laninha Usuário

    Então ele criou as historias do Silmarilion depois da queda do Senhor dos Aneis? No Hobbit ele escreve sobre a importancia que o Elrond tinha. Será que ele já tinha o Silmarilion escrito e depois que ele foi publicado?
     
  18. Olórin

    Olórin ai que uó

    Sim, sim! O Silmarillion começou a ser escrito em 1915, antes de qualquer outro livro, mas só foi publicado na década de 70, depois da morte dele, quando o Cristopher Tolkien organizou o livro pra publicação.
     
  19. Laninha

    Laninha Usuário

    Há sim! :D Então justifica no Hobbit ele já saber a importancia que Elrond teria. Mas a minha preocupação toda era apenas relacionada aos elfos e o seu imaginario, ou sua origem. Como eu disse o Tolkien é a maior referencia em elfos que eu já encontrei. Mas é o primeiro que os mostra com mais emoção, como o Feanor por exemplo, a gente sempre encontra os elfos como se eles fossem espiritos da floresta, todos bonzinhos. Mas tirando o Tolkien alguem sabe de algum lugar que eu possa saber mais sobre eles?
     

Compartilhar