1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Criação dos Anéis...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rabinson, 26 Ago 2013.

  1. Rabinson

    Rabinson Usuário

    Bom dia amigos. Desculpem se estou postando algo que já está aqui no fórum ou se está em local errado.

    Existe alguma história que conte a criação dos anéis do poder?? Incluindo a parte de Sauron colocar o anel e os elfos retirarem os três anéis do poder deles???

    Obrigado amigos.
     
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Não existem narrativas detalhadas. O texto mais completo sobre o assunto é o Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, que se encontra no fim d'O Silmarillion
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Rabinson

    Rabinson Usuário

    Vlw Meneldur...
    Vou começar a ler o Silmarillion e devo me deparar com esse texto então...
     
  4. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    É no finalzinho, mas é bem superficial mesmo... há algo com um pouco mais de detalhes no "Contos Inacabados".

    Me surpreendi ao ler o Dos Anéis de Poder e da Terceira Era", pois um livro enorme como "O Senhor dos Anéis" ficou tão resumido ali... imagine se o professor tivesse tido tempo hábil de narrar com detalhes todas as ocorrências do Silmarillion + Dagor Dagorath... 8-O
     
  5. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Então, você acha isso no final do Silma, no Contos Inacabados e nas apêndices do SdA.

    Mas resumindo em poucas palavras (estou sem livros aqui):

    Na Segunda Era, muitos dos elfos que continuaram na Terra Média após o fim da interdição dos valar, foram morar em Eriador, e se fixaram em Eregion, ao lado Oeste do reino dos anões de Khazad-Dum. Entre eles estavam muito dos noldor, e seu principal artífice era Celebrimbor, filho de Curufin e portanto, neto de Fëanor. Ele sempre buscava uma fama, e superar seus descendentes em suas obras. Entre seus principais trabalhos, está a pedra Elessar, além dos Grandes Anéis de poder.

    Durante a segunda Era, Sauron voltou a ativa, e sob o nome de Annatar (senhor dos presentes, algo assim), e a melhor forma que pôde criar dele mesmo, foi para Eriador e Lindon, mas Gil-Galad, rei supremo dos Noldor não confiou nesse disfarce, e o mandou embora. Em Eregion porém, foi recebido de portas abertas, pois os elfos de lá buscavam muito conhecimento e técnicas sobre confecção de pedras, anéis e etc...

    Os Sete e os Nove foram criados em Eregion, com a ajuda direta de Annatar. Vários outros anéis "Menores" foram forjados, mas em nenhum lugar falam sobre seu destino. Esses menores não deviam ter grandes poderes e panz. Já os três grandes anéis élficos foram feitos apenas por Celebrimbor, em segredo de Sauron, pois o elfo buscava um maior reconhecimento por seus feitos. Após isso, por volta de 1600, ACHO, Sauron forjou em segredo o Um Anel. Mas assim que o colocou, Celebrimbor percebeu a traição, e a verdadeira origem de Annatar. Enviou os Três para os três elfos mais poderosos, Gil-Galad, Galadriel e Círdan.

    Dez anos após a forja do Um, Sauron invadiu Eriador, matou Celebrimbor e destruiu Eregion, roubando os Sete e os Nove. Mas nunca colocou as mãos nos Três. Posteriormente, Gil-Galad deu seu Anel para Elrond, e Círdan para Gandalf. Com a destruição do Um, os Três perderam seu poder, e os guardiões se retiraram para as Terras Imortais.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Muito bem, Neithan, isso aí.

    Mas, se não me engano, no Contos Inacabados tem também uma versão da história que não foi Sauron que deu os Sete aos anões, mas o próprio Celebrimbor, com a finalidade de fortalecer ainda mais a amizade principalmente com Dúrin III de Khazâd-Dûm. Sauron então teria pego em Eregion apenas os Nove, mas ficou contente com o presente de Celebrimbor, visto que seu plano inicial era com o Um controlar posteriormente também os anões. Mas então, os anões começaram a enriquecer e tornar seus reinos ainda mais poderosos e Sauron mudou o plano. Ao invés de se corromperam, como os homens, os anões com os anéis apenas se mostraram mais sedentos por tesouros, mas continuaram com seus caráretes incorruptíveis e nunca se submeteram a Sauron. Assim, o maia começou suas investidas para roubar os Sete. Os que ele não conseguiu roubar foram consumidos por fogo de dragão e assim, (pelo que se sabe) os anéis dos anões foram retirados de seus portadores. Não deu tempo de Sauron se apoderar dos Três, e principalmente do Um.
     
    Última edição: 27 Ago 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  7. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Na verdade, os sete portadores dos anéis dos anões se corromperam, Gerbur. Mas não da mesma forma que os humanos, eles (os anões portadores dos anéis) tiveram os clássicos defeitos dos filhos de Aulë - a avareza e a ganância - altamente ampliados, assim conseguiram amealhar imensas fortunas, mas estas acabaram sendo a sua ruína. Penso que Sauron, percebendo que não poderia domá-los, optou por destrui-los usando os citados defeitos.

    Quanto ao pouco material sobre como os anéis de poder foram confeccionados, é o que eu mais lamento na obra de Tolkien.

    .
     
    Última edição: 27 Ago 2013
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Agora com os livros:

    No Contos, Sauron encontra os Nove, obras menores, e tortura Celebrimbor, e por meio do espanco, descobriu onde estavam os Sete. Mas não diz nada ali de quando ele conseguiu tomar posse deles:

    Fuçando nos Apêndices, encontrei isso:

    Sobres os demais Anéis, não me recordo se são nomeados os seus donos. Possivelmente, cada um dos líderes das Sete Casas ganhou um. Mas isso não é dito em nenhuma das obras publicadas, a não ser que tenha nos HoME, mas ai já não sei te dizer.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  9. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Não vejo assim, Tar-Mairon. Não acho que os anões se corromperam.

    Se eles tivessem se corrompido, Sauron não precisaria persegui-los para se apoderar desses anéis, pois os anões entregariam seus anéis de bom grado a Sauron como fizeram os portadores dos Nove, os Espectros do Anel. Lembre-se que os nazgûl não estavam com seus anéis quando eles foram perseguir Frodo para se apoderar do Um. Os anéis dos homens estavam com Sauron. E eles mesmo entregaram para ele. Por isso eles são chamados "espectros", porque eles não tem mais pensamento próprio. Eles se corromperam e agora são escravos de Sauron. Fazem tudo o que Sauron quer. E por isso que Sauron manda eles irem atrás do Um. Porque se eles conseguissem se apoderar do um, eles não o desejariam e o entregariam a Sauron, uma vez que estão corrompidos.

    Nem de longe vejo os anões dessa forma.

    Os anões são resistentes. Duros na queda. Não se subjugam. Não se corrompem. O "Necromante" teve que enlouquecer Thráin para conseguir recuperar o anel dele (ultimo dos Sete). E mesmo assim, Thráin conseguiu manter em segredo o mapa e a chave de Erebor. Isso é porque os anões são resistentes. Não se corrompem facilmente como os homens.

    Sauron teve que perseguir os anões e atacá-los com orcs, dragões e o que mais tivesse a disposição para retirar os Sete dos anões. Ele faz isso porque percebe que o "tiro saiu pela culatra", os anéis não funcionaram com os anões da forma como funcionaram com os homens. Tem uma passagem que Thráin diz a Thorin (se não me engano) que ele quer "fazer ouro" se utilizando do anel, mas que "é preciso ouro para se fazer ouro" e assim começa sua última demanda. Isso mostra como os anéis agiram nos anões: enriquecendo-os, tornando-os ainda mais poderosos econimicamente e militarmente (Moria nunca foi conquistada pelo lado de fora, o reino era inexpugnável). Sauron no fim percebeu que os anéis nas mãos dos anões eram uma ameaça a ele (Sauron) e não aos naugrim.

    Então, o que os Sete fizeram aos anões? Aumentaram sua ganância, seu desejo por tesouros, pedras preciosas, etc. Mas não os transformaram em conquistadores de outros povos e tiranos como aconteceu com os nazgûl.

    Além disso, essa característica (ganância) não é uma característica nova que os Sete criaram em seus portadores. Os anões já são gananciosos por natureza (vide Thorin, mesmo sem anel é super ganancioso), porque os anões são criaturas da terra, das entranhas da terra, na verdade. Estão profundamente ligados à tudo que remete a terra, pedras e cavernas e rios subterrâneos, etc. Isso tudo é muito anão. O que os Sete fizeram foi aumentar esse desejo já presente nos anões. E Sauron percebeu que isso foi ruim para ele, resolvendo se apoderar desses anéis à força (já que os portadores dos Sete não os entregariam a Sauron numa boa, não se juntariam e ele, não seriam dominados, corrompidos).

    E os anões juntaram suas riquezas não roubando outros povos, guerreando e saqueando, etc. Mas minerando. Trabalhando em suas minas. Os tesouros dos anões são legítimos! Eles não tiraram de ninguém, eles trabalharam duro, e cavaram fundo para obtê-los.

    Assim eu vejo essa questão.
     
    Última edição: 29 Ago 2013
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. -Failivrin-

    -Failivrin- Amaterasu

    Isso não tiraria a questão proposta por Tar Marion, os anões serem corrompidos não de forma a servir Sauron, mas viver às custas da própria avareza e ganância, gerar uma riqueza sem propósitos maiores do que o de ostentação.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Uma curiosidade: Alguém sabe se há explicação para as quantidades de anéis? Tipo, entendo que talvez os anéis dados para os anões foram sete, pois há sete famílias de anões. Mas pq nove anéis para os Homens? E só três para os elfos?
     
  12. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

    Lendo o tópico agora interpretei que os nove não eram "para os Homens", e sim um conjunto de nove anéis poderosos, que depois que Sauron se apoderou deles teve a ideia de utilizá-los para dominar os Homens. Mesmo assim permanece a dúvida de porquê nove... :roll:
    Os três talvez sejam três por serem correspondentes a elementos da natureza. Poderiam corresponder a Valar de grandes poderes. O anel do ar é o mais poderoso, "representando" Manwë, tem o da água que seria Ulmo, mas e o do fogo? O único ser bonzinho relacionado a fogo que vem na mente é Gandalf. :think:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Você tem razão. Possivelmente Sauron se viu com 16 anéis do poder e pensou no poderia ser o óbvio: "Como existem sete famílias de anões, então vou dar um anel para um representante de cada família... E o resto eu dou para os Homens.". Os filmes enganam a gente "um pouco", já que PJ criou uma estética específica para os anéis dos anões. Só que não acho Tolkien tenha dito algo sobre a aparência dos anéis (excluindo os Três), de modo que é bem coerente dizer que estavam no mesmo saco os Sete e os Nove.

    Sobre os três anéis élficos, se o princípio era criar anéis inspirados nos elementos da natureza, pq não fazer quatro (incluindo a terra)? O elemento do fogo, já vi em algumas conversas aqui, pode ser associado a Melkor, o que torna essa análise mais estranha ainda.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Como curiosidade, uma das especulações que contam por aí dizia que eram 3 anéis para elfos pela tendência de haver 3 famílias élficas. Seriam sete para os anões pensando nos 7 pais dos anões e 9 para os homens pensando que eles eram a família mais numerosa e com mais líderes. Mas vai saber, existem várias razões e simbolismos nos números de Tolkien e essa hipótese poderia ser apenas por causa de uma coincidência secundária...
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Sem falar que se invertemos esses números, 3 para os elfos, 7 para os anoes e 9 para os homens o Um anel para sauro; temos o numero 1973, ano da morte do professor, isso é muito sinistro :uau:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1

Compartilhar