1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Hoviel

    Hoviel Usuário

    (...) ali descansaram por algum tempo e fizeram o desjejum que foi possível, cram e água principalmente. (Se querem saber o que é cram, só posso dizer que não conheço a receita, mas que é abiscoitado, conserva-se por tempo indeterminado, supõe-se que seja nutritivo e com certeza não tem graça nenhuma, sendo, na verdade, muito desinteressante, exceto com exercício de mastigação. Era feito pelos homens do Lago para longas viagens). (O Hobbit, cap. 13 Fora de casa).

    Depois de ler o Hobbit, fiquei com uma dúvida: cram e lembas são a mesma coisa, com nomes diferentes, para diferentes povos?
     
  2. Finrond

    Finrond Usuário

    podem n ser a msm coisa, mas ambos sao tipos de pao de viagem feitos para longas viagens com valores nutritivos semelhantes(para longas viagens perfeitos pois ambos sobrevivem varios dias e n perdem o sabor e servem pra satisfazer a fome) :x
     
  3. DW

    DW Usuário

    pelo que eu sei só os elfos fazem o Lembas...
     
  4. Gil_Galad

    Gil_Galad Usuário

    Não... lembas é o pão de viajem elfico e cram do povo do lago(homens)
     
  5. Nandorë

    Nandorë Usuário

    Eles têm o mesmo objetivo, mas não são a mesma coisa... Diz no Senhor dos Anéis que lembas é muito mais saboroso que o cram. De qualquer forma, o propósito é sustentar bem a pessoa com algo que dure bastante tempo, seja fácil de carregar e seja nutritivo.
     
  6. realmente uma informação a mais nunca tinha ouvido falar de cram :tsc:
     
  7. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    Cram tb é um pão de viagem feito pelo povo do povo do lago, mas com certeza ñ tem muita coisa parecida com o Lembas
    primeiro q cram é uma invenção humana e lembas foi um presente dos valar para os elfos. É a coisa mais dificil do mundo eles darem lembas pra alguem
    o cram é bom, mas o lembas é muito melhor :wink:
    como jah foi dito ele sustenta mais e é mais gostoso
     
  8. Nob

    Nob Usuário

    "...) - Pensei que era apenas um tipo de cram, semelhante àquele que os homens de Valle fazem para levar em viagens a lugares desertos - disse o anão [Gimli].
    - E é - responderam eles [os elfos]. - Mas nós chamamos de lembas ou pão-de-viagem, e é mais nutritivo que qualquer comida feita pelos homens, e mais saboroso que o cram, pelo que todos dizem.
    - De fato é - disse Gimli. - E olhe, é melhor até que os pães-de-mel dos Beornings, e isso é um grande elogio, pois os Beornings são os melhores padeiros que eu conheço; mas hoje em dia não estão muito dispostos a distribuir seus pães entre os viajantes. (...)"
    (O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel, capítulo "Adeus a Lórien, página 385-386).

    Acho que isso explica bastante coisa.
     
  9. Eh... acho q já falaram tudo... Lembas são dos elfos, Cram não... :|
     
  10. Ainadhel ¤

    Ainadhel ¤ Usuário

    Não, eles não são a mesma coisa, eles são um alimento tipo vitamina para longas viajens sim. Mas são fabricados por povos diferentes de maneiras diferentes e possuem sabor diferente, é claro que o Lembas, é mais fortificador do que o Cram.

    :grinlove: Keru u Leg!! :grinlove:
     
  11. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    eu ñ sei se isso é verdade, eu li na universo fantastico de tolkien
    mas foi uma vala q deu a receita e o milho para os elfos preperar lembas
    alguem pode confirmar???
     
  12. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Se na terra media existice aminoacido as viagens seriam beeeemm mais faceis.

    Enquanto todo no livro a galera come Cram e Lembas... temos que nos contentar com Nutri, Trio e essas barrinhas de cereal horriveis !!!
     
  13. Mentha Brandybuck

    Mentha Brandybuck Evolution

    Pois é... Cram é o pão-de-viagem dos Homens do Lago... Acho que sua função se assemelha mais ao pão-de-viagem das Grandes Navegações que lembas. Sua função é saciar a fome, mas não nutrir.
     
  14. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost


    O segredo da preparação do Lembas esteve sempre nas mãos de Melian, a Maia, em Doriath, e ela passou esse segredo para Galadriel, e talvez outros. Eu não sei se o Lembas foi uma criação de Melian ou se ela aprendeu com algum Vala ou Valië, mas, se ela aprendeu com algum dos grandes poderes, provavelmente foi com Vána ou Estë, já que eram essas que Melian servia.
     

Compartilhar