• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cram?!

Hoviel

Usuário
(...) ali descansaram por algum tempo e fizeram o desjejum que foi possível, cram e água principalmente. (Se querem saber o que é cram, só posso dizer que não conheço a receita, mas que é abiscoitado, conserva-se por tempo indeterminado, supõe-se que seja nutritivo e com certeza não tem graça nenhuma, sendo, na verdade, muito desinteressante, exceto com exercício de mastigação. Era feito pelos homens do Lago para longas viagens). (O Hobbit, cap. 13 Fora de casa).

Depois de ler o Hobbit, fiquei com uma dúvida: cram e lembas são a mesma coisa, com nomes diferentes, para diferentes povos?
 
podem n ser a msm coisa, mas ambos sao tipos de pao de viagem feitos para longas viagens com valores nutritivos semelhantes(para longas viagens perfeitos pois ambos sobrevivem varios dias e n perdem o sabor e servem pra satisfazer a fome) :x
 
Eles têm o mesmo objetivo, mas não são a mesma coisa... Diz no Senhor dos Anéis que lembas é muito mais saboroso que o cram. De qualquer forma, o propósito é sustentar bem a pessoa com algo que dure bastante tempo, seja fácil de carregar e seja nutritivo.
 
Cram tb é um pão de viagem feito pelo povo do povo do lago, mas com certeza ñ tem muita coisa parecida com o Lembas
primeiro q cram é uma invenção humana e lembas foi um presente dos valar para os elfos. É a coisa mais dificil do mundo eles darem lembas pra alguem
o cram é bom, mas o lembas é muito melhor :wink:
como jah foi dito ele sustenta mais e é mais gostoso
 
"...) - Pensei que era apenas um tipo de cram, semelhante àquele que os homens de Valle fazem para levar em viagens a lugares desertos - disse o anão [Gimli].
- E é - responderam eles [os elfos]. - Mas nós chamamos de lembas ou pão-de-viagem, e é mais nutritivo que qualquer comida feita pelos homens, e mais saboroso que o cram, pelo que todos dizem.
- De fato é - disse Gimli. - E olhe, é melhor até que os pães-de-mel dos Beornings, e isso é um grande elogio, pois os Beornings são os melhores padeiros que eu conheço; mas hoje em dia não estão muito dispostos a distribuir seus pães entre os viajantes. (...)"
(O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel, capítulo "Adeus a Lórien, página 385-386).

Acho que isso explica bastante coisa.
 
Não, eles não são a mesma coisa, eles são um alimento tipo vitamina para longas viajens sim. Mas são fabricados por povos diferentes de maneiras diferentes e possuem sabor diferente, é claro que o Lembas, é mais fortificador do que o Cram.

:grinlove: Keru u Leg!! :grinlove:
 
*£*Êlwen_Ëarwen*£* disse:
Não, eles não são a mesma coisa, eles são um alimento tipo vitamina para longas viajens sim. Mas são fabricados por povos diferentes de maneiras diferentes e possuem sabor diferente, é claro que o Lembas, é mais fortificador do que o Cram.

:grinlove: Keru u Leg!! :grinlove:
eu ñ sei se isso é verdade, eu li na universo fantastico de tolkien
mas foi uma vala q deu a receita e o milho para os elfos preperar lembas
alguem pode confirmar???
 
Se na terra media existice aminoacido as viagens seriam beeeemm mais faceis.

Enquanto todo no livro a galera come Cram e Lembas... temos que nos contentar com Nutri, Trio e essas barrinhas de cereal horriveis !!!
 
Pois é... Cram é o pão-de-viagem dos Homens do Lago... Acho que sua função se assemelha mais ao pão-de-viagem das Grandes Navegações que lembas. Sua função é saciar a fome, mas não nutrir.
 
MaxDirty disse:
eu ñ sei se isso é verdade, eu li na universo fantastico de tolkien
mas foi uma vala q deu a receita e o milho para os elfos preperar lembas
alguem pode confirmar???


O segredo da preparação do Lembas esteve sempre nas mãos de Melian, a Maia, em Doriath, e ela passou esse segredo para Galadriel, e talvez outros. Eu não sei se o Lembas foi uma criação de Melian ou se ela aprendeu com algum Vala ou Valië, mas, se ela aprendeu com algum dos grandes poderes, provavelmente foi com Vána ou Estë, já que eram essas que Melian servia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo